Sie sind auf Seite 1von 32

LEGISLAO ADUANEIRA

CONTROLE CAMBIAL CONTROLE CAMBIAL NA EXPORTAO CONTROLE CAMBIAL NA IMPORTAO ORGANOGRAMA DE EXPORTAO BRASILEIRA DATA DE EMBARQUE NACIONALIZAO PROCEDIMENTOS PARA PAGAMENTO ANTECIPADO PROCEDIMENTOS PARA REMESSA SEM SAQUE

CONTROLE CAMBIAL
O controle cambial no comrcio exterior executado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e se baseia na definio de normas cambiais aplicveis aos pagamentos de mercadorias importadas e aos recebimentos pelas exportadas.

CONTROLE CAMBIAL
Uma das definies do Banco Central acerca das formas de pagamento ou recebimento que os importadores e exportadores podem adotar no comrcio internacional. O contrato pode ser celebrado prvia ou posteriormente ao embarque das mercadorias.

CONTROLE CAMBIAL NA EXPORTAO


Na exportao, a liquidao do contrato se d mediante a entrega da moeda estrangeira ou do documento que a represente Ao banco, com o qual tenha sido celebrado o contrato de cmbio.

CONTROLE CAMBIAL NA IMPORTAO


Na importao, o pagamento deve ser processado em consonncia com os dados constantes na DI registrada no Siscomex ou na documentao da operao comercial, no caso de ainda no estar disponvel a DI. - Declarao de Importao. No caso de importaes realizadas por meio de Declarao Simplificada de Importao (DSI) registrada no Siscomex, pagamento pode ser conduzido mediante utilizao de carto de crdito internacional emitido no Pas.

CONTROLE CAMBIAL NA EXPORTAO


Exportaes realizadas por meio de declarao registrada no Siscomex
O que SISCOMEX? um sistema informatizado, a nvel nacional, que interliga eletronicamente os exportadores e importadores ao DECEX, BACEN e Secretaria da Receita Federal, permitindo a emisso de RE Registro de Exportao, LI - Licenciamento No Automtico e DI Declarao de Importao, documentos indispensveis ao desembarao aduaneiro das mercadorias e realizao da exportao ou importao. A emisso de RE, LI e DI so solicitados diretamente pela prpria empresa exportadora ou importadora, ou por despachantes aduaneiros, corretores de cmbio ou bancos credenciados pelo exportador ou importador, mediante simples acesso informatizado ao SISCOMEX, o qual atravs de seus rgos gestores e anuentes, automaticamente, analisa as operaes, aprovando ou registrando eletronicamente eventuais exigncias a serem cumpridas pelo exportador ou importador, cujo somatrio dos valores dos registros de exportao (RE ou RES) no exceda o limite de US$ 20,000.00.

DECEX (Departamento de Comrcio Exterior) a parte operacional da SECEX. encarregado por elaborar e implementar os dispositivos regulamentares, no aspecto comercial, do comrcio exterior brasileiro. Envolve o licenciamento de mercadorias importao e exportao, alm da gesto do Sistema Brasileiro de Comrcio Exterior (SISCOMEX O BACEN uma autarquia federal que autoriza os estabelecimentos bancrios a comprar ou vender moedas estrangeiras no Brasil. Esta obrigao se d pelo fato de no Brasil no ser permitido o livre curso de moedas estrangeiras, tanto a pessoas fsicas como jurdicas. Esta regulamentao do controle cambial se encontra no Regulamento do Mercado de Cmbio e Capitais Internacionais (RMCCI)

DATA DO EMBARQUE
Conforme dispe a Circular BACEN n 3.454, de 18 de maio de 2009, considera-se , em regra, que a mercadoria embarcou no Brasil, com destino ao exterior, no dia que o conhecimento de carga foi emitido. Observando que, nos casos em que essa data no estiver disponvel, considerada como data de embarque, para fins deste Regulamento, uma das datas abaixo: I data de averbao do despacho. II no caso especifico de mercadoria admitida em regimes alfandegados especiais, data do documento equivalente ao conhecimento de transporte internacional. Para importao, tambm havia este conceito de, em regra o embarque ser considerado ocorrido no dia da emisso do conhecimento de carga. No entanto, a Circular BACEN n 3.454 revogou o conceito e silenciou quanto a isso.

NACIONALIZAO
Considerando que toda mercadoria importada sofre procedimento de despacho aduaneiro, que Consiste na verificao da regularidade fiscal da importao temos:

PAGAMENTO ANTECIPADO
a operao onde a contratao e a liquidao ocorrem antes do embarque da mercadoria. Nesta modalidade de pagamento a responsabilidade pela vinculao do contrato de cmbio D.I. do importador.

PROCEDIMENTO

Remessa sem saque

Esta modalidade de pagamento de alto risco para o exportador, uma vez que, em caso de inadimplncia, no h nenhum ttulo de crdito que lhe garanta a possibilidade de protesto e incio de ao judicial. Sem saque significa sem Letra de Cmbio.

COBRANA DOCUMENTRIA

A cobrana documentria caracterizada pelo manuseio de documentos pelos bancos. Os bancos intervenientes nesse tipo de operao so meros cobradores internacionais de uma operao de exportao, cuja transao foi fechada diretamente entre o exportador e o importador, no lhes cabendo a responsabilidade quanto ao resultado da cobrana documentria.

BIBLIOGRAFIA
www.receita.fazenda.gov/braduana/procaduexpimp/controlecambial/htm www.aprendendoaexportar.gov.br Livro Comercio Iinternacional e Legislao Aduaneira Rodrigo, Luiz

FACULDADE METROPOLITNA
GESTO DE LOGSTICA LEGISLAO ADAUANEIRA

TURMA: 2B noite ALUNAS: Roseline Vitor Rayane Danielle Patrica Moucelin Simone Cristina Laudicia Galvo Helena Regina

Das könnte Ihnen auch gefallen