Sie sind auf Seite 1von 27

LOANA B. S. CAMPOS CLUDIA F.

REIS
Hidrossedimentologia - Agosto/2011

Consiste no processo de desprendimento e transporte das partculas do solo; um fenmeno que, com intensidades diferentes e em conseqncias diversas, acarreta perdas de gua, de solo, de nutrientes e de colides orgnicos.
A eroso do solo pode ser classificada quanto:

Origem

Agente causador

Forma

Importncia e consequncias da eroso do solo


A eroso do solo um problema srio e crescente no Brasil e em diversos pases do mundo. Juntamente com os sedimentos em suspenso, o escoamento superficial transporta tambm nutrientes, M.O., sementes e defensivos agrcolas que causam prejuzos produo agropecuria e a poluio dos recursos hdricos.

Danos causados pela eroso (hdrica)


Perda de solo
- Mais malfico dos prejuzos; - Perda irreversvel por vrias geraes.

Danos causados pela eroso (hdrica)


Perda de solo
Primeira fase da eroso - retirada da camada mais frtil do solo.

No Brasil, os prejuzos devido eroso hdrica tm alcanado propores alarmantes. Segundo BAHIA et al. (1992) so perdidas, a cada ano, 600 milhes de toneladas de solo agrcola por causa da eroso. Estado do Paran so perdidos 15 a 20 t ha-1 de solo, por ano, em reas intensivamente mecanizadas

Danos causados pela eroso (hdrica)


Perda de solo
Estado de So Paulo, a perda anual devido eroso de aproximadamente 194 milhes de toneladas de terras frteis.
No Estado de So Paulo, so perdidos em torno de 10 kg de solo para cada kg de soja produzido e 12 kg de solo para cada kg de algodo produzido (BERTOLINI e LOMBARDI NETO, 1993).

Perdas de nutrientes
Juntamente com as partculas de solo, so perdidas grande quantidade de nutrientes qumicos.
Anlises da gua da represa da Itaipu mostraram que as concentraes de sedimentos, P e N so mais elevadas durante o perodo de preparo e plantio nas reas agrcolas.

Danos causados pela eroso (hdrica)


Perdas de nutrientes
Somente no Estado do Paran, com seis milhes de hectares de rea agrcola, o prejuzo pela perdas de nutrientes devido a eroso da ordem de 121 milhes de dlares por ano (DERPSCH et al., 1990). Com base em parmetros obtidos na literatura e s perdas de solo obtidas por Bahia et al. (1990), estima-se que o prejuzo com as perdas de nutrientes ordem de 4 bilhes de dlares.

Aumento do custo de produo


As perdas por eroso causam aumento da necessidade do uso de corretivos e fertilizantes e da reduo do rendimento operacional das mquinas agrcolas.

Danos causados pela eroso (hdrica)


Reduo da produo de reas agrcolas
Cerca de 1,5 bilhes de hectares (aproximadamente 10% da superfcie terrestre), j foram irreversivelmente degradados pelo processo de eroso, o qual geralmente ativado e acelerado pelo inadequado uso e manejo do solo (ROSA, 2000). A produtividade agrcola em aproximadamente 20 milhes de ha ano-1 reduzida a zero ou pelo menos torna-se economicamente invivel devido a eroso do solo e degradao induzida pela eroso. A eroso representa srios riscos ao meio ambiente e aos setores de produo de energia eltrica e captao de gua em funo do assoreamento, poluio e eutrofizao dos corpos hdricos.

Danos causados pela eroso (hdrica)


Assoriamento dos corpos hdricos
Reduz a capacidade de armazenamento dos reservatrios devido sedimentao, reduzindo, conseqentemente, o potencial de gerao de energia eltrica e elevao dos custos de tratamento da gua. Nos Estados Unidos, 60% dos sedimentos transportados pelos rios (um bilho ton) advm de terras cultivadas, promovendo prejuzos da ordem de 6 bilhes de dlares anualmente. Dos 194 milhes de toneladas de terras frteis perdidas em SP 48,5 milhes de toneladas chegam aos mananciais em forma de sedimentos transportados.

Danos causados pela eroso (hdrica)


Poluio e eutrofizao de corpos hdricos
Alm das partculas de solo em suspenso, o escoamento superficial transporta nutrientes qumicos, matria orgnica, sementes e defensivos agrcolas, que, alm de causar prejuzos diretos produo agropecuria, causam a poluio dos corpos hdricos.

Danos causados pela eroso (hdrica)


Eutrofizao

Nutrientes Crescimento de algas

oxignio para plantas e organismos

Diante de inmeras e alarmantes conseqncias do processo erosivo, a conservao do solo e da gua tornou-se, nos ltimos anos, uma preocupao mundial, sendo o seu controle necessrio quando a quantidade de solo removida atingir valores acima de um nvel considerado aceitvel (tolervel).

A expresso tolerncia de perdas de solo caracteriza a quantidade mxima de solo que pode ser perdida pela eroso sem que a rea apresente queda na sua produtividade. Limite admissvel de perdas de solo

dependente de fatores:
- Fsicos (tipo de solo, declividade do terreno e eroso antecedente) - Econmicos - Relativos ao prprio tempo requerido para a formao do solo.

Estados Unidos - perdas da ordem 2 a 12,5 t ha-1ano-1 Brasil - perdas da ordem 2 a 4 t ha-1ano-1 so admissveis em solos com subsolo pouco profundo (BERTONI et al., 1990).

Itens de importncia primordial ao considerar as taxas admissvel de perda do solo


Nutrientes minerais perdidos;
- Manuteno da profundidade do solo adequada para a produo vegetal; - Manuteno da capacidade e da eficcia das estruturas de controle da gua e sedimentao de vrzea; - Preveno do desenvolvimento da eroso em sulcos; - Produo e rendimento das culturas por cm de perda de solo; - As perdas de gua por escoamento superficial; - Perdas mudas

A perda de solo deve ser reduzida a um nvel que ir manter adequada a profundidade do solo favorvel ao cultivo e manter a produo por um longo perodo de tempo; As perdas de solo devem ser reduzidas nos sulcos, que causam graves danos nos campos e assoreamento nos cursos de gua, e valas, terrao, canais, valas de drenagem e construo de estradas;

Perdas de nutrientes das plantas no deve ser excessiva.

As equaes de clculo de perdas de solo permitem a

estimativa da eroso esperada em uma determinada rea sob as mais variadas condies existentes ou de uso, manejo e prticas conservacionistas. Os resultados devem ser comparados com as taxas mximas aceitveis como tolerncia de perda de solo
Calc Valor_A = Fator_ R* Fator_K* Fator_LS* Fator_CP

- Fator de erodibilidade do solo (K) - Fator topogrfico (LS) - Fator uso e manejo do solo (C) - Fator prticas conservacionistas (P) - Fator erosividade das chuvas (R)

FIORI et. al 2004.

SILVA et al. (2003) classificam as perdas de solo como sendo:


- (1) < 10 t ha-1 ano-1: nula a pequena; - (2) 10-15: moderada; - (3) 15-50: mdia; - (4) 50-120: mdia forte; - (5) 120-200: forte.

Valores de tolerncia de perdas para os solos da bacia do Rio Uberaba

GALBIATT et. al (2010)

Mapa de perdas de solo da bacia do rio Uberaba (t ha-1 ano-1).

MANNIGEL el. al (2002)

Perdas de terra associadas aos diferentes tipos de uso dos solos agrcolas no Estado de So Paulo

Perdas de terra (t ha-1 ano-1) Culturas anuais Algodo 24,8 Amendoim 26,7 Arroz 25,1 Feijo 38,1 Milho 12,0 Soja 20,1 Outras 24,5 Culturas temporrias Cana 12,4 Mamona 41,5 Mandioca 33,9 Culturas permanentes Banana 0,9 Caf 0,9 Laranja 0,9 Outras 0,9 Pastagem 0,4 Reflorestamento 0,9 Cultura

Prticas de conservao do solo


As prticas conservacionistas podem ser divididas em:

- Edficas, - Vegetativas e, - Mecnicas.


Cada uma dessas prticas resolve apenas parcialmente o problema e, para que a soluo seja realmente eficiente, elas devem ser aplicadas simultaneamente.

Prticas de conservao do solo


Prticas de carter edfico
So aquelas que, com modificaes no sistema de cultivo, alm do controle da eroso, mantm-se ou melhoram a fertilidade do solo. Dentre elas, podem-se citar: - Controle das queimadas - Adubao adequada (verde, qumica e orgnica) - Calagem do solo.

Prticas de conservao do solo


Prticas de carter vegetativo - So aquelas que se valem da vegetao para proteger o solo contra a ao direta da precipitao e, conseqentemente, para minimizar o processo erosivo. - A manuteno de cobertura adequada no solo um dos princpios bsicos para a sua conservao. A intensidade da eroso ser tanto menor quanto mais densa for a cobertura do solo.

Prticas de conservao do solo


Prticas de carter vegetativo: - Florestamento e reflorestamento - Cobertura do solo com pastagem - Cultivo em contorno

- Cultivo em faixas
- Cordes de vegetao permanente - Faixas de reteno - Uso de cobertura morta - Rotao de culturas - Cultivo mnimo do solo.

Prticas de conservao do solo


Prticas de carter mecnico So aquelas em que se utilizam estruturas artificiais, visando a interceptao e, ou, conduo do escoamento superficial.

Esta interceptao pode ser feita por meio de terraos, canais escoadouros ou divergentes, bacias de captao de guas pluviais, barragens, etc. O terraceamento de terras agrcolas uma das prticas de controle da eroso hdrica mais difundidas entre os agricultores.

Prticas de conservao do solo


Prticas de carter mecnico
Terraceamento So obstculos fsicos capazes de reduzir a velocidade do escoamento e disciplinar o movimento da gua sobre a superfcie do terreno. A eficincia de um sistema de terraceamento depende da combinao de outras prticas complementares, como plantio em nvel, rotao de culturas, controle das queimadas e manuteno de cobertura morta na superfcie do solo. Tem-se dois tipos de terraos terrao de absoro e terrao de drenagem.

Prticas de conservao do solo


Prticas de carter mecnico
Terraceamento A seleo do tipo de terrao funo:
- da topografia do terreno - das caractersticas do solo - das condies climticas - da cultura a ser implantada - do sistema de cultivo utilizado - da disponibilidade de mquinas na propriedade.

A declividade do terreno fator determinante tambm na largura da faixa de movimentao de terra (base estreita, base mdia ou base larga).

Prticas de conservao do solo


Prticas de carter mecnico
Terraceamento

Tipos de terraos recomendados em funo da declividade do terreno Declividade (%)


28 8 12 12 18 18 50

Tipo de terrao recomendado


Base larga Base mdia Base estreita Em patamar

OBRIGADA PELA ATENO!

Das könnte Ihnen auch gefallen