Sie sind auf Seite 1von 55

Deficincia Mental/Intelectual Novos Olhares

Jacqueline Duret Prof Especialista Deficincia Mental

A incluso s deixar de ser um devaneio quando crianas com deficincia mental tiverem acesso a todas as oportunidades de aprendizagem informal e formal que oferecemos s outras crianas, do lazer ao trabalho, passando pela escola. O contrrio uma forma de discriminao muito bem disfarada pela idia de que o afeto resolve tudo. Amor fundamental para o desenvolvimento psicossocial saudvel para qualquer pessoa. Mas isso no basta. Quem aprende ums profisso porque foi amado?
(WERNECK, 2007, p.66)

Algumas informaes
Segundo a ONU, existem 650 milhes de pessoas com deficincia no mundo. Este nmero representa 10% da populao mundial. 20% das pessoas mais pobres do mundo tm deficincias. A sua marginalidade se reflete em estudos que demonstram, por exemplo, que 90% das crianas no freqentam a escola. O ndice mundial de alfabetizao de adultos com deficincia no passa de 3%, sendo 1% no caso das mulheres, segundo dados do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNDU). Segundo o censo de 2000 do IBGE, 14,5% da populao do Brasil tem algum tipo de deficincia, o que representa cerca de 25 milhes de pessoas. Dentre estas, 70% vivem abaixo da linha da pobreza. A legislao brasileira para a pessoa com deficincia uma das mais avanadas do mundo, com prticas de aes afirmativas que muitos pases ainda no possuem, como as cotas, que obrigam empresas com mais 100 ou mais funcionrios a contratar um percentual de pessoas com deficincias (2 a 5%) e a reserva de vagas nos concursos pblicos (5 a 20%).

I.A neurobiologia da deficincia mental


Os mais recentes estudos tm demonstrado a importncia dos primeiros anos de vida na formao e no desenvolvimento do crebro humano. Quanto mais se avana na compreenso sobre o funcionamento e as conexes cerebrais, mais se comprova a necessidade de proporcionar criana um meio ambiente em que os estmulos se faam constantemente presentes.

O crebro humano composto por

Neurnio e Clulas gliais

Os neurnios so clulas especializadas em gerar, receber, modificar e transmitir sinais eltricos a outros neurnios.

Neurnio

Neurnios conduzem atividade eltrica atravs do axnio

A comunicao entre os neurnios ocorre na sinapse, estruturas cuja funo vital para o desenvolvimento de capacidades sensoriais, motoras e cognitivas do crebro humano. As sinapses so intermediadas pelos neurotransmissores, mediadores qumicos no processo de transmisso de impulsos eltricos entre os neurnios. Os pulsos eltricos se propagam de neurnio a neurnio, estabelecendo assim uma complexa atividade nas redes neuronais.

Transmisso sinptica:transferncia de informaes entre neurnios

Na gestao os neurnios se multiplicam e se deslocam para formar as vrias regies do crebro. Erros nos mecanismos de proliferao e de migrao de neurnios resultam em graves anomalias no desenvolvimento do crebro microcefalia, anencefalia. Alteraes mais sutis vo resultar em erros de comunicao entre os neurnios, o que a chave para a compreenso da deficincia mental.

Estudos recentes mostram que a estimulao ambiental ps-natal no s contribui para a formao dos respectivos circuitos neuronais como tambm o seu aprimoramento. fato que, sem estmulos ambientais adequados, nenhum indivduo desenvolver as adaptaes herdadas geneticamente. O crebro em desenvolvimento uma estrutura extremamente adaptvel, extremamente sensvel s condies ambientais.

A plasticidade do crebro em desenvolvimento ocorre durante uma janela temporal perodo crtico em que fatores ambientais vo modelar os circuitos neuronais. A riqueza e a variao dos estmulos ambientais podem ser benficos para o desenvolvimento, principalmente em crianas com necessidades especiais. A viso moderna sobre o desenvolvimento do crebro indica que a capacidade plstica de reorganizao dos circuitos neuronais deve ser explorada ao mximo, a despeito de restries impostas pelas condies biolgicas.

Espinhos Dentrticos so stios especficos para comunicao sinptica. Espinhos Dentrticos esto alterados em condies de baixa estimulao sensorial e tambm nas deficincias mentais

Como resultado do desenvolvimento dos circuitos neurais, reas corticais especficas se desenvolvem durante os primeiros anos de vida Perodo crtico.

Programas de estimulao de crianas com DM devem ser adotadas o mais cedo possvel, visto que a capacidade plstica do Sistema Nervoso Central decai aps os primeiros anos de vida (perodo crtico de desenvolvimento) contudo, no devem deixar de ser utilizados em crianas e adolescentes de qualquer idade. A possibilidade de se criar novos caminhos de desenvolvimento, com base na compreenso da plasticidade do crebro, associada importncia do papel da interao social, sinaliza outras formas de se estudar e entender o processo de desenvolvimento das pessoas com deficincia.

II-Diferentes recursos de avaliao


Referncias a.Definio de Deficincia Mental AARM
Refere-se a limitaes essenciais ao desempenho intelectual, e caracterisza-se por funcionamento intelectual significativamente abaixo da mdia, existindo concomitantemente, com limtaes associadas duas ou mais reas de habilidades adaptativas seguir:
Comunicao, cuidados pessoais Vida escolar, habilidades sociais Desempenha na comunidade Independncia na locomoo Sade e segurana Desempenho, lazer, trabalho Manifesta-se antes dos 18 anos Associao Americana de R.M., 1992,com atualizao em 1197.

Atualmente a AAMR entende a deficincia mental levando em considerao o aspecto funcional e contextual.

O retardo mental uma incapacidade caracterizada por importantes limitaes, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, e est expresso nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e prticas. Essas incapacidades tm incio antes dos 18 anos.

(AAMR,2006, p.20)

A ultima definio da AARM valoriza a forma como a pessoa funciona dentro de uma perspectiva sistmica, sendo importante que a equipe ao avaliar o aluno tenha em mente os aspectos globais e a singularidade do sujeito, na identificao de reas, atividades e nvel de apoio que o indivduo necessita. A avaliao no deve nunca ser utilizada para rotular e sim permitir a desconstruo da idia de que no se obtm avanos, tendo como objetivo identificar a intensidade de apoio que se deve oferecer para o aluno.

b. CID-10 Critrios Diagnsticos dos Transtornos Mentais e de Comportamento Classificao F70: deficincia mental leve (QI 50 a 69)

F 71: Deficincia mental moderada ( QI 49 a 36)


F 72: Deficincia mental severa ( QI 35 a 20) F 73: deficincia mental profunda (QI abaixo de 20)

Principais componentes de avaliao


Nvel de capacidade cognitiva (QI) dependentes de
normas de espectativas culturais dos indivduos e seu meio.

Nvel de Competncia Social escalas de maturidade


social.

Caracteres
1.
2.

3. 4.

0 Nenhum ou mmino compromentimento comportamento . 1 a 7 Comprometimento significativo do comportamento requerendo ateno ou treinamento. 8 Outro comprometimento do comportamento. 9 Sem meno de comprometimento do comportamento.

Consideraes
Avaliao mais simplista. Recurso de utilizao mais fcil e acessvel em nosso meios Na publicao geral no acrescenta nenhum critrio orientador podendo gerar riscos de erros no diagnstico do grau de deficincia e perfil individual. Pode gerar uma anlise esttica da incapacidade/deficincia sem considerar as competncias, influncia de fatores ambientais e possveis modificaes no grau de dependncia.

c. DSM IV Manual Estatstico de Transtorno Mentais/AAP


Critrios diagnsticos:
1. 2. 3. Funcionamento intelectual significativamente abaixo da mdia /QI. Limtaes significativas no funcionamento adaptativo. Decorrentes de vrios processos patolgicos que comprometem o SNC.

1. 2. 3. 4. 5.

Nveis de Gravidade:
317- Retardo Mental Leve ( QI entre 50/55 e 70) -85% 318.0 Retardo Mental Moderado ( QI 35/40 a 50/55) 10% 318.1- Retardo Mental Severo ( QI 20/25 a 35/40) 3 a 4% 318.2 Retardo Mental Profundo ( QI abaixo de 20/25) 1 a 2% 318 Retardo Mental gravidade no especificada.

Consideraes
Descreve os principais itens influenciam o grau de deficincia. que caracterizam e

Considera de forma pouco detalhada as necessidades relacionadas faixa etria bem como as condies de stresse e scio-economico a que est exposto. Pontua a importncia das diferenas que influenciam na aplicabilidade dos testes e que podem gerar falhas nos resultados e comprometer a confiabilidade da avaliao. No leva em considerao as competncias de cada indivduo. Pobre como considera as necessidades indivduais.

d.Classificao internacional de funcionamento incapacidade e da sade - CIF


Considera o funcionamento corporal, a sade, o bem estar e os estados relacionados sade. Classificao: 1. 0- Sem deficincia 2. 1- Deficincia leve 3. 2- Deficincia moderada 4. 3- Deficincia grave 5. 4- Deficincia completa 6. 8- Sem especificao 7. Sem aplicao

Fatores corporais ( estruturas e funes): 1. Funes mentais globais incluindo a intelectual. 2. Funes mentais especficas. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Atividades e participao: Aprendizagem e aplicao do conhecimento. Tarefas e demandas gerais. Vida domstica. Interaes e relaes interpessoais. Educao. Vida comunitria social e cvica. Fatores ambientais

Consideraes

Avaliao complexa porm abrangente. Merece equipe multidisciplinar embora possa com riscos, ser aplicada por profissional treinado e qualificado. Riscos de se tornar to complexa dificultando o diagnstico. Dificil avaliar hierarquicamente a importncia dos vrios fatores envolvidos na origem, agravamento e manuteno da deficincia.

e. Tabela de Valoracin de las situaciones de minusvalia/ Espenha.


Avalia por sistemas. Determina o grau de incapacidade para ter direito a beneficos e assistncia. Utiliza tabela de pontos Captulo 15 Retardo Mental 1. Psicomotridade, linguagem, habilidades de autonomia pessoal e social, processos auditivos, processo ocupacional laboral, conduta. 2. Considera o QI. 3. Considera habilidades relacionais e grau de dependncia. 4. Considera habilidades relacionadas a faixa etria. 5. Considera condies pessoais sociais e de acessibilidade.

Classificao 1. Incapacidade Mental Limitrofe ( QI de 70 a 80) (incapacidade entre 15 a 29%, sendo de 33% naquele com claro diagnstico de incapacidade). 2. Deficincia Mental Leve ( QI de 51 a 60) ( incapacidade entre 30 e 59%). 3. Deficincia Mental Moderada ( QI de 35 a 50) ( incapacidade entre 60 e 75%). 4. Deficincia Mental Severa/Profunda ( QI de 34 a 20) (incapacidade acima de 76%).

Consideraes

Avaliao complexa, necessita de equipe multidisciplinar. Confiabilidade significativa. Dificil aplicabilidade num pas com a exteno, com as diferenas regionais, com a variao na acessibilidade aos servios qualitativos como o Brasil. Exige capacitao profissional.

f. Valoracin de la dependencia VD/Espenha


Lei de promoo da autonomia pessoal e proteo das pessoas em situao de dependncia 2006/2007. Considera pontuaes diferenciadas para os deficientes mentais e doentes mentais em relao aos parmetros gerais. Considera por faixa etria.

Valoriza a autonomia para atividades de vida diria e a necessidades de superviso.


Itens avaliados, grau de incapacidade ou dificuldade para: comer e beber, regulao da mico de defecao, lavar-se, outros cuidados corporais, vestir-se, manuteno da sade, mudanas posturais, deslocamentos dentro e fora do domiclio, capacidade de tomar decises. Grau e nivel de Dependncia: moderada (I/I e II ), severa (II/I e II), grande dependncia (III/I e II).

III Causas
1. 2. 3. Causas Pr-natais Distrbios cromossmicos, autossmicos, associado ao cromossomo x, entre outros. Sndromes neurocutneas, musculares, esquelticas, ... Erros inatos do metabolismo.

4.
5. 6. 7.

Distrbios embrionrios da formao cerebral,


Defeitos do tubo neural, defeitos de migrao neuronal. Influncias ambientais. Desnutrio materna, drogas, toxinas e agente teratogenos entre outros.

Causas perinatais Distrbios intrauterinos Insuficincia placentria. Distrbios de parto.

1. 2.

3.

Gestao mltipla.
Distrbios neonatais Encefalopatia hpxia-isqumica. Hemorragia intracraniana Crises epilticas neonatias Distrbios respiratrios. Infeces Traumatismos vranianos. Distrbios metablicos, ...

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

1.

Causas Ps-natais Traumatismos cranianos.

2.
3. 4. 5. 6.

Infeces do sistema nervoso central.


Distrbios desmielinizantes. Distrbios degenerativos. Distrbios epilticos. Distrbios txico-metablicos.

7.
8.

Desnutrio.
Privao ambiental.

IV - Escola
A deficincia mental coloca em xeque a funo primordial da escola comum que a produo do conhecimento, pois o aluno com essa deficincia tem uma maneira prpria de lidar com seu saber, que, invariavelmente no corresponde ao ideal da escola. Na verdade, no corresponde ao esperado pode acontecer com todo e qualquer aluno, mas os alunos com deficincia mental denunciam a impossibilidade de atingir esse ideal, de forma tcita. Eles no permitem que a escola dissimule essa verdade. As outras deficincias no abalam tanto a escola comum, pois no tocam no cerne e no motivo de sua urgente transformao: entender a produo do conhecimento acadmico com uma produo indivdual.

(MEC/SEESP.Escola Inclusiva:atendimento educacional especializado para deficincia mental, Braslia, 2006)

A escola deve estar atenta para o fato de que o indivduo que possui deficincia mental apresenta um padro diferenciado de desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor. Necessitando de interferncias planejadas que auxilie em seus processos evolutivos, na capacidade de aprender, na constituio de sua autonomia, nos processos de relao com o mundo, apresentado uma forma de organizao qualitativamente diferente de seus pares da mesma idade. A escola ainda presa a estruturas conservadoras e norteada por mecanismos elitistas de promoo dos melhores alunos em todos os seus nveis de ensino e contribui para aumentar e/ou manter o preconceito e discriminao em relao aos alunos com deficincia mental. Se as escolas no se reorganizarem para atender a todos os alunos, indistintamente, a excluso generalizada tender a aumentar provocando cada vez mais queixas vazias e maior distanciamento da escola comum dos alunos que supostamente no aprendem.

O apredndizado uma das principais fontes da criana em idade escolar e tambm uma poderosa fora que direciona o seu desenvolvimento, determina o destino de todo o seu desenvolvimento mental. (Vygotsky) A escola nesta perspectiva transforma-se em espao privilegiado, interativo por excelncia, tem um papel importante no desenvolvimento, oportunizando a integrao social, impulsionando a aprendizagem, propiciando as concepes s deficincias. Aprender uma ao humana criativa, individual, heterognia e regulada pelo sujeito da aprendizagem, independentemente de sua condio intelectual ser mais ou ser menos privilegiada. So as diferentes opnies, nveis de compreenso que enriquecem o processo escolar e clareiam o entendimento dos alunos e professores. Essa diversidade deriva das formas singulares de nos adaptarmos cognitivamente a um dado contedo e da possibilidade de nos expressarmos abertamente sobre ele.

Ensinar um ato coletivo, no qual o professor disponibiliza a todos os alunos , sem exceo, o mesmo conhecimento. Ao invs de adaptar e individualizar/diferenciar o ensino para alunos, a escola comum precisa recriar suas prticas, mudar suas concepes, rever seu papel, sempre reconhecendo e valorizando as diferenas. As praticas escolares que permitem ao aluno aprender e ter reconhecidos e valorizados os conhecimentos que capaz de produzir, segundo suas possibilidades, so prprias de um ensino escolar que se distingue pela diversificao de atividades. O professor, na perspectiva da educao inclusiva, no ministra um ensino diversificado para alguns. Ele prepara atividades diversas para seus alunos ( com e sem deficinciamental) ao trabalhar um mesmo contedo curricular. Essas atividades no so graduadas para atender a nveis diferentes de compreenso e esto disponveis na sala de aula para os alunos as escolham livremente, de acordo com seus interesses.

A prtica escolar inclusiva provoca necessriamente a cooperao entre todos e o reconhecimento de que ensinar uma truma , na verdade , trabalhar com um grupo e com todas as possibilidades de subdividi-lo. Dessa forma, nas subdivises de uma turma, os alunos com deficiencia mental podem aderir a qualquer grupo de colegas, sem formar um grupo parte, constitudo apenas com alunos com deficincia e/ou problemas na aprendizagem.

Qual o ponto de partida para o trabalho pedaggico com alunos com deficinca mental/intelectual?

Realizar avaliao pedaggica para conhecer :


Os aspectos cognitivos conhecimentos). As potencialidades. Habilidades adaptativas do aluno. (forma como produz

A investigao (avaliao) pedaggica necessria e essencial, para elaborar estratgias educacionais (aluno, escola e na ao docente) que atendam de fato, maneira que o aluno processa e constri suas estruturas cognitivas.

As estratgias educacionais devem possibilitar ao aluno com deficincia intelectual:


Planejar e monitorar o seu desempenho escolar; Regular suas aes, isto , favorecer a tomada de conscincia

dos processos que utiliza para aprender;


Auto-avaliar seu desempenho.

As estratgias educacionais devem possibilitar a escola: Valorizar as potencialidades; Acessibilidade ao currculo: adotando metodologias de ensino diversificadas, reconhecendo as singularidades do aluno; Adaptao Curricular; Apoios especializados.

Ao invs de adaptar e individualizar / diferenciar o ensino para alguns, a escola comum precisa recriar suas prticas, mudar suas concepes, rever seu papel, sempre reconhecendo e valorizando as diferenas. A Escola deve oferecer oportunidades para que TODO aluno seja incentivado a se expressar, pesquisar, inventar hipteses e reinventar o conhecimento livremente.

Trabalhando suas potencialidades e no seu limite.

V- Famlia
no ambito familiar que acontecem as relaes significativas para o processo evolutivo da criana com deficincia mental.
O vnculo emocinal precoce necessrio e fundamental para a autoformao do beb. As demandas excessivas provenientes da deficincia podem gerar na me muitas vezes sentimentos negativos, como desnimo, tristeza, culpa, luto, perda, dor, insegurana, vergonha, etc. Estudo mostram que esses sentimentos colocam a deficincia das crianas como um fator de risco ao malrato. A hospitalizao necessrias em virtude da condio fsica do beb, requer um tempo de isolamento, no qual necessidades fsicas se satisfazem por meio de um mnimo de manejo e contato humano.

Os profissinais de sade atualmente entendem que a participao da me importante, porque o impacto da separao poder afetar a ambos, o beb no seu desenvolvimento emocional e nos pais a readaptao da entrada do beb diferente em suas vidas.

A criana com deficincia para desenvolver uma percepo como sujeito integrado na sociedade se desenvolver um conceito saudvel e realista de si mesma. Para tanto necessrio que as pessoas que convivem com ela evitem sentimentos exagerados de proteo, o que certamente prejudicar o seu desenvolvimento global. Importante lembrar que por outro lado sentimentos negativos dever ser combatido, por favorecer a hostilidade e agressividade.

Sexualidade Mitos e tabus marcam o tema da sexualidade da pessoa deficiente ao longo do tempo. Hoje tenta-se modificar a realidade, buscando respeitar e conhecer melhor as necessidades desses indivduos.

Em relao aos deficientes mentais consideram que possuem impulsos sexuais exacerbados ou so assexuados, outros os acham ingnuos, ou efusivos demais em seus carinhos e ainda os que os vem e os tratam como crianas.
Embora a sociedade geralmente veja o deficiente como um sujeito incapaz de despertar interesse sexual, porm pesquisas apontam um nmero significativo de deficientes que sofrem abuso e violncia sexual.

Dificuldade em relao comunicao verbal, o pouco conhecimento corporal, seu comportamento corporal ser compreendido como conotao ertica tornam-no vulmervel ao outro. Barreiras que o deficiente encontra na questo da sexualidade: 1. Barreiras fsicas: dizem respeito aos cuidados com a higiene pessoal, aos comportamentos estereotipados, aos medicamentos e dificuldade de comunicao verbal. 2. Barreiras psicolgicas: dizem respeito a viso social de que so pessoas pouco atraentes, auto-estima negativa, ao isolamento social e at depresso, ao tdio em virtude de restries fsicas. 3. Barreiras sociais: dizem respeitto discriminao e ao preconceito social que repercute no convvio social, afastando-o da interao com outros jovens.

Nas mulheres com deficientes mentais, a fertilidade possvel e os riscos genticos de gerar bebs com a mesma Sndrome de 50%, com aumento na probabilidade de aborto. Nos homens, alguns so infrteis ou com quantidade reduzida de espermatozides. A maternidade e patermidade, quando diz respeito a pessoa com deficincia envolve uma discusso bastente polmica, pois pressupes condies fsicas, emocionais e econmicas, geralmente os deficientes necessitam de ajuda de familiares.

VI- Trabalho

O trabalho fator de integrao social forte, que todos devem ter acesso, inclusive as pessoas com deficincia, porque leva a participar da sociedade como cidados. importante que se enfatize a importncia da escola na capacitao e treinamento do deficiente, para que no futuro ele possa se sentir seguro no desempenho de uma funo e garantir um emprego que gere seu prprio sustento, e estabelea realizao pessoal inserido no mundo do trabalho.

A preparao deve envolver: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Atividade da vida diria Competncia social e emocional Habilidades psicomotoras Informaes bsicas de comunicao e expresso Informao profissional Atividades ocupacionais e profissionalizantes. O direito a iguais oportunidades de participao est consagrado na Declarao dos Direitos Hmanos, e deve ser estendida a todas as pessoas, sem excluir aquelas que apresentam deficincia de qualquer tipo.

A Lei n 8.112 ( 11 de dezembro de 1990) e a de n 8.213 ( 2 de julho de 1991) determinam que 20% de vagas para concursos pblicos , e 2% a 5% de cotas de vagas em presas com mais de cem funcionrios, respectivamente , devem ser destinadas a pessoas com deficincias. Ainda so poucas as empresas que cumprem as leis. Habilidades sociais da pessoa com deficincia mental para o trabalho: 1. Ter comunicao expressiva (verbal, escrita ou sinais). 2. Ter aparncia adequada. 3. Ter aparncia adequada. 4. Responder a instrues e execut-las 5. No se ausentar do posto por longo tempo, sem justificativas slidas.

VII- Envelhecimento
1. 2. 3. 4. 5. Propostas: necessria maleabilidade e flexibilidade para lidar com dificuldades do envelhecimento. O envelhecimento biolgico precoce das pessoas deficientes. A necessidade de apoio e orientao aos cuidadores em relao ao planejamento do envelhecimento. Adequao das expectaticas das famlias em realao pessoa deficiente e suas prprias aspiraes. Promoo de sade fsica.

6.Promoo de saude fsica. 7. Garantia dos cuidados legais e sociais.

Desafios 1. Mudanas de paradigmas no contexto familiar, escolar e social. Implementao dos recursos multiprofissionais de atendimento ao deficiente idoso e seus cuidados.

2.

3.

Investimento em estudos e pesquisas sobre as peculiaridades do envelhecimento na pessoa deficiente mental.


Mudana na mentalidade a respeito da velhice.

4.

Perspectivas 1. Propostas de centros scio ocupacionais voltados para o deficiente idoso. Programas sociais, grupos de comunidades integrao de pessoas idosas, deficientes ou no. Centros de sade especializados. Capacitao de professores para atendimento e apoio das pessoas deficientes mentais, em todas reas de conhecimento. de

2.

3. 4.

VIII- Desafios no Brasil


Transformar a legislao em planos, programas, projetos e aes efetivas para o conjunto das pessoas com deficincia. Ampliar o atendimento em todos os servios da comunidade com qualidade e garantia de no discriminao. Fortalecer o controle social (Conselhos de Direitos e Conferncias) e a participao das pessoas com deficincia nas propostas e tomada de decisa. Pessoas com deficincia na agenda poltica e no oramento das trs esferas de governo.

Bibliografia
BOBBIO, Norberto et. al. Dicionrio de Poltica. Braslia, UNB, 1992. _________. A era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 2004. CAMPELLO-COSTA, Paula. Aspectos biolgicos da Deficincia mental. Rio de Janeiro: Editora UNIRIO, 2008. CARVALHO, Rosita Edler. A nova LDB e a Educao Especial. Rio de Janeiro: WVA, 1997. _________. Temas em Educao Especial. Rio de Janeiro: WVA, 2003. _________. Removendo barreiras para a aprendizagem: Educao Inclusiva. Porto Alegre: Editora Mediao: 2002. COSTA , Valdelucia Alves da . Os processos de incluso de alunos com necessidades educativas especiais: polticas e sistemas. Rio de Janeiro: Editora UNIRIO, 2008. CROCHIK, Jos Leon. Preconceito, Indivduo e Cultura. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2006. DAVILA, Mrcia. Psicologia do desenvolvimento e da linguagem do deficiente mental. Rio de Janeiro: Editora UNIRIO, 2008. DURKHEIM, Emile. Educao e Sociologia. So Paulo: Edies Melhoramentos, 1968. FRY,Peter. Divises perigosas: polticas raciais no Brasil contemporneo.Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa.Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1998. GLAT, Rosana (Org.). Educao Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. MANTOAN, Maria Teresa Eglr. Incluso Escolar: O que ? Por qu? Como fazer? So Paulo: Moderna, 2006. MANTOAN, Maria Teresa Eglr e PIETRO, Rosngela Gavioli. Incluso Escolar: pontos e contrapontos. Valria Amorim Arantes (organizadora). So Paulo: Summus, 2006. MITTLER, Peter. Educao inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003. MORAES, Maria Cndida. O paradigma educacional emergente. Campinas, So Paulo: Papirus,1997. RAIA, Darcy. Dez questes sobre a educao inclusiva da pessoa com deficincia mental. So Paulo: Avercamp, 2006. SASSAKI, Romeu Kazumi. Incluso: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2003. SILVA, Benedito (ORG). Dicionrio de Cincias Sociais.Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1986. SILVA, Tomaz Tadeu da (Organizador). Identidade e diferena: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrpolis-RJ: Vozes, 2008.

SOBRINHO, Francisco de Paula Nunes (organizador). Incluso Educacional: pesquisa e interfaces. Rio de Janeiro: Livre Expresso, 2003. STAINBACK, Susan e Willian. Incluso: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999. VELHO, Gilberto (Org.). Desvio e divergncia: uma crtica da patologia social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. WERNECK, Claudia. Ningum mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. 3 ed. Rio de Janeiro: WVA, 2007. ________. Sociedade inclusiva: Quem cabe no seu todos? Rio de Janeiro: WVA, 1999. Stios Visitados www.mec.gov.br/seesp

Das könnte Ihnen auch gefallen