Sie sind auf Seite 1von 21

M2 Dispositivos e Perifricos

Trabalho do grupo 4 executado por: -Marco Labreco -Ricardo Simes - Eduardo Mangueira -Antnio Castro

Rato
Caractersticas fsicas:
Um dos modelos de rato tem : boto esquerdo ,Boto direito, esfera , bota de rodagem, rolamentos com discos , led e sensor de luz vermelha . O rato normalmente ligado ao computador atravs de uma porta serial, PS2 ou, mais recentemente, USB (Universal Serial Bus). Tambm existem conexes sem fio, as mais antigas em infravermelho, as atuais em Bluetooth.

Rato
Para que serve :
O rato um aparelho que se comunica com o computador para mover um cursor em sua tela. Esse cursor serve para manipular e mover determinados recursos exibidos. Para isso, o cursor deve se movimentar na tela conforme a movimentao do rato feita pelo usurio. Este ltimo tambm pode accionar funcionalidades ou modificar recursos atravs dos botes existentes no mouse. Quando o usurio pressiona qualquer desses botes para executar uma determinao aco, diz-se que ele efectuou um clique

Rato
Como funciona: Bolinha
Junto bolinha existem duas pequenas rodas, as quais esto conectadas cada qual a um eixo. Na outra ponta desses eixos existem rodas maiores e cheias de furos nas bordas. Alm disso, ainda existem dois LEDs (LightEmitting Diode, ou diodo emissor de luz) infravermelhos e dois sensores infravermelhos. Ao lado de cada uma das rodas com furos existe um par LED/sensor, o qual capta os movimentos realizados pela roda com furos.Em suma, voc move o mouse, a bolinha move uma roda, a qual move o eixo, que gira uma das rodas com furos, ento, o sensor infravermelho percebe a interrupo do recebimento das luzes do LED infravermelho e interpreta isso como um movimento vertical ou horizontal, dependendo

Rato
Como funciona: ptico De modo geral, mouses pticos utilizam um par LED/ fotododo (conversor de luz em corrente elctrica) para captar o movimento ocorrido na superfcie abaixo do mouse, ao contrrio do mouse de bolinha que precisa mover partes internas para captar o movimento. Em termos simples, como se ao invs de o par LED/(foto) dodo captar o movimento do giro de uma roda, ele tivesse sido movido dentro do perifrico de maneira tal que passou a captar o movimento da superfcie abaixo do mouse. A sensibilidade de um mouse ptico depende da qualidade do chip de processamento de imagens contido nele, assim como tambm depende do tipo de luz emitida.

TECLADO
- Introduo
- Estrutura Bsica - Arranjos - Teclas adicionais (teclas internet) - Tipos de conexo - Uso de teclados - Os teclados usados em Portugal e Brasil

O teclado de computador um tipo de perifrico utilizado pelo usurio para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, nmeros, smbolos e outras funes, baseado no modelo de teclado das antigas mquinas de escrever. Basicamente, os teclados so projectados para a escrita de textos, onde so usadas para esse meio cerca de 50% delas, embora os teclados sirvam para o controle das funes de um computador e seu sistema operacional. Essas teclas so ligadas a um chip dentro do teclado, responsvel por identificar a tecla pressionada e por mandar as informaes para o PC. O meio de transporte dessas informaes entre o teclado e o computador pode ser sem fio (wireless) ou a cabo (PS/2 e USB).

Estrutura bsica

Os teclados so essencialmente formados por um arranjo de botes rectangulares, ou quase rectangulares, denominados como teclas. Cada tecla tem um ou mais caracteres impressos ou gravados em baixo relevo em sua face superior, sendo que, aproximadamente, cinquenta por cento das teclas produzem letras, nmeros ou sinais (denominados caracteres). Entretanto, em alguns casos, o ato de produzir determinados smbolos requer que duas ou mais teclas sejam pressionadas simultaneamente ou em sequncia. Outras teclas no produzem smbolo algum, todavia, afectam o modo como o microcomputador opera ou age sobre o prprio teclado

Existe uma grande variedade de arranjos diferentes de smbolos nas teclas. Essas caractersticas em teclados diferentes surgem porque as diferentes pessoas precisam de um acesso fcil a smbolos diferentes; tipicamente, isto , porque elas esto escrevendo em idiomas diferentes, mas existe caractersticas de teclado especializadas matemtica, contabilidade, e programas de computao existentes. O nmero de teclas em um teclado geralmente varia de 101 a 104 teclas, de certo modo existem at 130 teclas, com muitas teclas programveis. Tambm h variantes compactas que tm menos que 90 teclas. Elas normalmente so achadas em laptops ou em computadores de mesa com tamanhos especiais. J h no mercado teclados para canhotos, para deficientes fsicos, etc..

Os arranjos mais comuns em pases ocidentais se baseiam no plano QWERTY (incluindo variantes prximo-relacionadas, como o plano de AZERTY francs). At mesmo em pases onde diferentes alfabetos ou sistemas de escrita so usados, o plano fsico das teclas bastante semelhante (por exemplo, o layout de teclado tailands).

Teclas adicionais e teclados da "Internet


Os teclados de computadores mais modernos (incluindo PC e Apple Mac) so baseados em verses padro, mas normalmente no incluem teclas adicionais, como teclas de funo (encontradas em mquinas de escrever), teclado complementar numrico, e assim por diante. Nos ltimos anos, denominados teclados de Internet ficaram tambm populares. Estes incluem botes extras para aplicaes especficas ou funes (tipicamente um navegador ou cliente de e-mail).

Tipos de Conexo
Conector DIN de um teclado, usado nos modelos mais antigos. H alguns modos diferentes de conectar um teclado a um computador. Isso porque o prprio teclado evoluiu ao longo dos anos. Estas conexes incluem PS/2, conexes USB e at conexes sem fio, por exemplo, o Bluetooth e infravermelhos. Computadores mais antigos (padro AT) utilizam conectores DIN

USO DO TECLADO
No uso normal, o teclado usado para digitar texto em processadores ou editores de textos, correio eletrnico, planilha eletrnica ou qualquer aplicao que tenha entrada manual de dados por digitao. Comandos Um teclado tambm usado para comandos em um computador. Um exemplo famoso no PC a combinao Ctrl+Alt+Del - teclas Control, Alt e Delete pressionadas simultaneamente. Nas verses atuais de Windows, isto expe um cardpio, inclusive com opes para controlar as aplicaes atualmente correntes e desligar o computador, entre outras coisas. No MS-DOS e em algumas verses mais antigas de Windows, executa-se o Ctrl+Alt+Del para reiniciar o computador.

Teclado usado em Portugal.

Teclado usado no Brasil.

Monitor
O MONITOR CARACTERIZA-SE TECNOLOGICAMENTE DIGITAL LIQUDO NO MUNDO DA INFORMTICA.POSSU DIVERSOS TIPOS DE RELGIOS E DISPLAYS QUE SE ADAPTAM A ESSA TECNOLOGIA A MUITOS ANOS.POR EXEMPLO OS CELULARES,E OUTRAS MQUINAS DIGITAIS.A NECESSIDADE DE UM TUBO LIGADO A ELETRICIDADE,PARA PRODUO DE IMAGENS,GERANDO OUTROS BENEFICIOS,TAMANHO NO SEU IN TERIOR E UMA SRIE DE FILTROS,COM INTUTO DE DIRECIONAR LUZ POLARIZADA,MOLCULAS DE CRISTAL LQUIDO QUE PERMITE ORIENTAR LUZPOR TODA A SUPERFCE DA TECLA.

A LUZ QUE PRODUZ COM O OBJECTIVO DE CRIAR IMAGENS COM UM CONJUNTO DE LMPADAS FLORESCENTES,O CONSUMO DE ELECTRICIDADE PELOS MONITORES,DE QUALIDADE FINAL,E SERVE PARA USO ESPECIFICO DOS COMPUTADORES,PORTATEIS,CELULARES ETC. O MONITOR FUNCIONA COM:FACTORES ADICIONAIS. POLEGADAS. TEMPO DE RESPOSTA. CONTRASTE,BRILHO,ANALGICO OU DIGITAL,VIDEO,E TEM AS SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS.(LCD,CRT,E PLASMA).

Disco Rgido

Caractersticas Fsicas!
Os discos Rgidos/Duros (HD), esto ligados Mather Board atravs de um controlador de discos. Tm velocidades compreendidas entre as 5400 e as 10 000 rpm, sendo que a mais comum de 7200 rpm. A velocidade dos discos tem vindo aumentar consideravelmente, como iremos ver atravs dos exemplos.

Para que Serve?


O Disco Rgido, cujo nome em ingls Hard Disk (HD), serve para armazenar dados permanentemente ou at estes serem removidos.

Como funciona?
Para serem usados pelo computador, os HDs precisam de uma interface de controle: IDE (Intergrated Drive Electronics) SCSI (Small Computer System Interface) SATA (Serial ATA). A imagem abaixo mostra a parte interna de um HD. Repare nos discos (pratos), o local onde os dados so gravados:

Como ocorre o processo de gravao em discos IDE?


Durante o processo de gravao, o campo magntico gerado pelos ms presentes nas cabeas faz com que as molculas de xido de ferro presentes na superfcie magntica dos discos se reorganizem, alinhando os plos negativos delas com os plos positivos da cabea. Da mesma forma, os plos positivos se alinham com os plos negativos.

Discos SSD

Caractersticas Fsicas!
Trata-se de um tipo de dispositivo para armazenamento de dados que, de certa forma, concorre com os discos rgidos. Tem um desempenho de cerca de 100 mil operaes de leitura e escrita por clula.

O termo "Estado Slido" em si faz referncia ao uso de material


slido para o transporte de sinais elctricos entre transstores.

Para que Serve?


O SSD, cujo nome em ingls Solid-State Drive (SSD), serve para armazenar dados permanentemente.

Como ocorre o processo de gravao em discos SSD?

Os SSD`s so memrias do tipo ROM, que significa que no so volteis, no necessitam de energia para guardar informao. O processo de gravao feito atravs de impulsos elctricos, sendo que o acesso aos dados feito quase em tempo real a isto se da o nome de RAID 0/ RAID 1 . Sendo o preo por MB muito caro.

Das könnte Ihnen auch gefallen