Sie sind auf Seite 1von 7

A produo apenas uma medida de resultados, ou seja, um dado sobre o que foi produzido em determinada empresa por um perodo

o de tempo. Estas informaes so importantes para o planejamento e controle de produo , que controlar a atividade de decidir sobre o melhor uso dos recursos de produo. Este planejamento e controle de produo trabalha solucionando as seguintes questes:

O que produzir; Com quem produzir. Quanto produzir;

Com o que produzir;

Onde produzir;

Quando produzir;

Como produzir;

Para ajudar neste processo, h estudos como o estudo de Curva de Possibilidades de Produo, que um conjunto terico com o qual se ilustra como a questo da escassez impe um limite capacidade produtiva, como tambm a ociosidade de produo. Pode ser usado tambm para um estabelecimento de metas. Sanadas estas questes, o planejamento e controle de produo pode ser considerado pronto.

A produtividade a capacidade de se produzir mais utilizando cada vez menos em menos tempo. Produtividade minimizar cientificamente o uso de recursos materiais, mo-de-obra, mquinas, equipamentos etc., para reduzir custos de produo, expandir mercados, aumentar o nmero de empregados, lutar por aumentos reais de salrios e pela melhoria do padro de vida, no interesse comum do capital, do trabalho e dos consumidores.

Estudando a produtividade, podemos diagnosticar e projetar tendncias que interfiram nos resultados desejados, como por exemplo, o estoque de produtos acabados sem demanda. So muito utilizados para estes estudos, grficos e tabelas.

Toda organizao necessita gerenciar os processos e as operaes pelas quais esses produtos so executados. O sistema de produo formado por um conjunto de processos, que devem ser planejados, coordenados e controlados. Para realizar tais operaes que esto includas aos sistemas de produo, utiliza-se de uma variedade de habilidades e tecnologias como mode-obra e equipamentos. Estas desempenham um papel fundamental na determinao da produtividade, que o principal fator determinante da lucratividade. Pois com a diminuio na quantidade de recursos utilizados e aumento nas quantidades produzidas, h uma reduo no custo da produo e, por conseguinte, crescimento dos lucros.

Tem-se como objetivo levantar e analisar a situao da rea de produo em uma empresa, diagnosticando o sistema de produo, os recursos necessrios para a transformao de insumos (combinao de fatores de produo) em produto acabado, desde fator humano at a tecnologia utilizada, identificando como esses fatores interferem na produtividade da empresa. O aumento na produtividade fornece os meios para a reduo nos preos, aumento nos lucros, segurana no trabalho e maiores salrios. Quase sempre aumentos na produtividade requerem mudanas na tecnologia, na qualidade ou na forma de organizao do trabalho, ou ainda em todo o sistema de produo.

Das könnte Ihnen auch gefallen