Sie sind auf Seite 1von 16

ORIGEM E DEFINIO DO SISTEMA DESCENTRALIZADO E PARTICIPATIVO DE ASSISTNCIA SOCIAL

Sistema Descentralizado e Participativo da Assistncia Social


rgos Gestores Instncias Deliberativas Instrumentos De Gesto Estruturas Financeiras

Secretaria Nacional

Conselho Nacional

Plano Nacional

Fundo Nacional

Secretarias Estaduais

Conselhos Estaduais

Planos Estaduais

Fundos Estaduais

Secretarias Municipais

Conselhos Municipais

Planos Municipais

Fundos Municipais

Entidades e Organizaes de Assistncia Social

Destinatrios

SISTEMA NICO DE ASSISTNCIA SOCIAL SUAS: A NOVA CONCEPO DA ASSISTNCIA SOCIAL NO BRASIL

Assistncia Social inserida como poltica da seguridade social brasileira


1988: marco no transito para... Campo do direito; Universalizao do acesso; Responsabilidade estatal; Superao do assistencialismo; Ampliao do protagonismo dos usurios; Participao da populao; Descentralizao poltico - administrativa.

O desenho do SUAS foi possvel pela existncia de vrios agentes processos e lutas:

Desde 1988 at 1993 as lutas pela construo da LOAS;


Fruns de debates nos estados, municpios e entidades na ressignificao da assistencia social;

Estudos e pesquisas nas universidades, trabalho, dissertaes e teses;


Fruns municipais, estaduais e nacional articulando a sociedade civil; A construo do Sistema Descentralizado e Participativo com Secretarias de A. S. nos quase 5.564 municpios brasileiros e Conselhos Municipais de A. S. (ainda que em estgios diferentes); As experincias das Secretarias Municipais e algumas estaduais no esforo de operacionalizao dos novos conceitos; Atores annimos e militantes na rea; Conferncias nacionais, estaduais e municipais;

O QUE O SUAS? Sistema articulador e provedor de aes de Proteo Social Bsica e Proteo Social Especial Junto a municpios e estados

PROTEO SOCIAL BSICA Objetivo: Prevenir situaes de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisies, e o fortalecimento de vnculos familiares e comunitrios.

Populao alvo: Famlias e indivduos que vivem em situao de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privao (ausncia de renda, precrio ou nulo acesso aos servios pblicos, dentre outros) e, ou, fragilizao de vnculos afetivos relacionais e de pertencimento social (discriminaes etrias, tnicas, de gnero ou por deficincias, dentre outras).
Aes: Os Servios de proteo social bsica sero executados de forma direta nos Centros de Referncia da Assistncia Social CRAS e em outras unidades bsicas e pblicas de assistncia social, bem como de forma indireta nas entidades e organizaes de assistncia social de rea de abrangncias dos CRAS.

PROTEO SOCIAL ESPECIAL Objetivo: Destina-se a proteger situaes de risco s famlias e indivduos cujos diretos tenha sido violados e, ou, que j tenha ocorrido rompimento dos laos familiares e comunitrios. A tica da ateno da proteo especial pressupem o respeito cidadania, o reconhecimento do grupo familiar como referncia efetiva e moral e a reestruturao das redes de reciprocidade social.

De Mdia Complexidade: Destina-se s famlias e indivduos com seus direitos violados, mas cujos vnculos familiar e comunitrio no foram rompidos.
De Alta Complexidade: Destina-se s famlias e indivduos que se encontram sem referncia e, ou, em situao de ameaa, necessitando ser retirados de seu ncleo familiar e, ou, comunitrio.

O QUE O SUAS? O sistema nico de Assistncia Social SUAS a regulao, em todo o territrio nacional, da hierarquia, dos vnculos e das responsabilidades do sistema cidado de servios, benefcios e aes de assistncia social, de carter permanente ou eventual, executados e providos por pessoas jurdicas de direito pblico sob critrio universal e lgica de ao em rede hierarquizada e em articulao com iniciativas da sociedade civil.

O QUE O SUAS? A implantao do SUAS como Sistema nico supe unir para garantir o rompimento com a fragmentao programtica entre as esferas de governo aes por categorias e segmentos sociais

A implantao do SUAS compromete-se com a cobertura dos servios de Assistncia Social na perspectiva da universalidade e qualidade dos resultados.

O QUE O SUAS?
Afianador de seguranas sociais prprias da poltica: acolhida convvio autonomia rendimento garantias de direitos, de medidas, de equidade e de proteo social.

USURIOS DO SUAS Cidados e grupos que se encontram em situaes de vulnerabilidades e riscos, tais como: Famlias e indivduos com perda ou fragilidade de vnculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade; ciclos de vida; identidades estigmatizadas em termo tnico, cultural e sexual; desvantagem pessoal resultante de deficincias; excluso pela pobreza e, ou, no acesso s demais polticas publicas; uso de substancias psicoativas; diferentes formas de violncia advinda do ncleo familiar, grupo e indivduos; insero precria ou no insero no mercado de trabalho formal e informal; estratgias e alternativas diferenciadas de sobrevivncia que podem representar risco pessoal e social.

EIXOS ESTRUTURANTES O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindveis execuo da poltica de assistncia social possibilitando a normatizao dos padres nos servios , qualidade no atendimento, indicadores de avaliao e resultado, nomenclatura dos servios e da rede socioassistencial. Matricialidade Scio-Familiar; Descentralizao poltico - administrativa e Territorializao; Novas bases para a relao entre Estado e Sociedade Civil; Financiamento; Controle Social; A poltica de Recursos Humanos; A Informao, o Monitoramento e a Avaliao.

ALGUNS PRINCIPIOS E DIRETRIZES DO SUAS universalizao territorializao da rede de assistncia social (sob os critrios de oferta capilar de servios baseada na lgica da proximidade do cidado do cidado e localizao dos servios nos territrios com maior incidncias de vulnerabilidades e riscos sociais) descentralizao poltico-administrativa de modo a garantir a municipalizao e o comando nico em cada esfera de governo Implantao gradual do SUAS Padronizao dos servios Regulao da dinmica do SUAS Integrao de objetivos, aes, servios, benefcios, programas e projetos (atravs da organizao em rede hierarquizada) articulao institucional de aes e competncias com os demais sistemas Unidade entre as trs esferas de governo

nesta direo que se efetiva a interface entre o suas, novo modelo de gesto da poltica de assistncia social, com a poltica de segurana alimentar e a poltica de transferncia de renda, constituindo-se, ento, uma Poltica de Proteo Social no Brasil de forma integrada a partir do territrio, garantindo sustentabilidade e compromisso com um novo pacto de democracia e civilidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen