Sie sind auf Seite 1von 21

Ateno e Doenas Neurodegenerativas

Os deficits atencionais surgem relativamente cedo na Doena de Alzheimer: Aps a instalao de profundos dficits mnsicos (formao de novas memrias episdicas), mas antes da manifestao de perturbaes severas da linguagem e visuo-espaciais. Perfil de dficits atencionais na Doena de Alzheimer (ligeira e moderada) Alerta Fsico ----- Relativamente pouco afectado em tarefas simples (e.g.. tarefas de tempo de reaco simples vs tarefas de escolha). No entanto, o intervalo pista-alvo com benefcio mximo tende a ser mais longo, e o efeito de benefcio desvanece-se mais rapidamente com o aumento desse intervalo. Ateno sustentada ----- relativamente bem preservada, mas o tempo-na-tarefa tende a afectar mais a qualidade do desempenho na DA do que nos controlos, sobretudo nas fases mais avanadas do estdio moderado e com tarefas de discriminao, sugerindo alteraes na vigilncia. Vigilncia ----- Sugesto de perturbaes no estdio moderado tardio (cf. supra) Ateno dividida ----- Perturbada (investigaes com tarefas calibradas por forma a equalizar os desempenhos das tarefas isoladas no grupo de controlo e grupo DA). A deteriorao progride enquanto os desempenhos isolados se mantm estveis, existe mesmo quando as tarefas no implicam reteno mnsica, e afecta tarefas automatizadas (e.g., andar e falar). As perturbaes da ateno dividida (controlo executivo?) so caractersticas precoces da DA.

Ateno e Doenas Neurodegenerativas


Perfil de dficits atencionais na Doena de Alzheimer (ligeira e moderada)
Ateno Selectiva em tarefas espaciais : -- No afectada no investimento (pistas correctas|TR DA = TR Controlos) e desinvestimento em tarefas de deteco (pistas incorrectas| TR DA = TR Controlos) . -- Perturbao da funo de desinvestimento (pistas incorrectas|TR DA > TR Controlos) em tarefas de discriminao.

Ateno Selectiva em tarefas baseadas em atributos do estmulo:


-- Perturbao em tarefas de busca assentes sobre conjunes de atributos (distino alvo-distractores baseadas em dois ou mais atributos) -- Perturbao na mudana da focalizao da ateno entre nveis de organizao de componentes de estmulos complexos (e.g., tarefas com alt. ensaios local global). Inibio: Sensibilidade aumentada interferncia (tarefa de stroop com distractor: respostas aos distractores, efeito de priming positivo e no negativo para alvos na mesma localizao que o distractor anterior); perturbao da inibio semntica (TR na tarefa de stroop e erros de nomeao)

Ateno e Doenas Neurodegenerativas


A Doena de Parkinson caracteriza-se por uma perda severa de neurnios na substncia negra, resultando em valores criticamente baixos de dopamina, e consequente perturbao dos circuitos dependentes desse neurotransmissor.
Perfil de dfices atencionais na Doena de Parkinson Alerta Fsico ----- No afectado (MAS: Abrandamento generalizado dos TRs) Ateno Selectiva em tarefas espaciais : -- No afectada no deslocamento e investimento, incluindo ajustamentos na extenso do foco. -- Desinvestimento anormalmente rpido -- Sugerindo problemas na ateno sustentada e vigilncia (processos pouco/no estudados nesta populao) Ateno dividida ----- Perturbada, mesmo qdo a dificuldade em cada tarefa individual emparelhada com o grupo de controlo (efeito directamente ligado ao dfice dopaminrgico). Resultados contraditrios quando utilizadas tarefas mobilizando skills automatizados. Inibio: Sensibilidade aumentada interferncia; perturbao da inibio semntica NB: Medicao e estdio da doena deficientemente controlados em grande parte dos estudos

Ateno e Doenas Neurodegenerativas


A Doena de Huntington caracteriza-se por movimentos coreiformes (rpidos, involuntrios, com incio numa das metades do corpo), abrandamento da movimentao voluntria, deteriorao cognitiva e perturbaes afectivas. Perfil de dfices atencionais na Doena de Huntington Alerta Fsico ----- Ligeiramente afectado (MAS: Abrandamento generalizado dos TRs) Ateno Selectiva em tarefas espaciais : -- Afectada no deslocamento e investimento, na ausncia de orientao exterior tarefa. Ateno dividida ----- Perturbada (aumento de TRs da condio mono-tarefa para tarefa-dual idntico ao controlos, mas maior aumento de erros). Resultados contraditrios quando utilizadas tarefas mobilizando skills automatizados. Inibio: Perturbao da inibio de respostas no paradigma Go-NoGo

Ateno e Doenas Neurodegenerativas


A Paralisia Supranuclear Progressiva neurodegenerescncia subcortical afectando os sistemas colinrgicos e dopaminrgicos. Caracteriza-se por disfuno executiva e abrandamento da velocidade de processamento precoces. Os dfices mnsicos so ligeiros.

Perfil de dficits atencionais na Paralisia Supranuclear Progressiva Alerta Fsico ----- Afectado --- gravidade associada com a durao da doena. Vigilncia ----- Perturbada (diminuio mais acentuada dos Acertos). Ateno Selectiva auditiva e visual : -- Afectada em tarefas de discriminao. Inibio: No ocorre maior sensibilidade interferncia (paradigma Stroop)

Ateno e Doenas Neurodegenerativas


A Demncia Fronto-Temporal neurodegenerescncia cortical afectando os lobos frontais e/ou os lobos temporais. Caracteriza-se por disfuno executiva, perturbaes comportamentais, perturbaes da sintaxe e da memria semntica. Perfil de dficits atencionais na Demncia Fronto-Temporal Alerta Fsico ---- Afectado Vigilncia ----- Intacta Ateno Selectiva: -- Afectada -- tarefas baseadas em atributos do estmulo. -- Preservada -- tarefas puramente espaciais. Ateno Sustentada: Afectada Inibio: Afectada

Ateno e Doenas Neurodegenerativas


A Demncia com Corpos Lewy uma doena neurodegenerativa resultante do aparecimento de incluses neuronais formadas a partir de protenas de neurofilamento anormalmente fosforiladas (corpos Lewy). A perda neuronal resultante afecta os ncleos do tronco cerebral (e.g., substncia negra), bem como estruturas paralmbicas e neocorticais (e.g., hipocampo e cortex transentorinal). A DCL representa 15-20% dos casos de demncia de diagnstico confirmados por autpsia. A doena apresenta-se com uma larga sobreposio de sinais e sintomas com as doenas de Alzheimer e de Parkinson. Os dficits atencionais e a ocorrncia de alucinaes visuais so traos distintivos relativamente DA. Perfil de dficits atencionais na Demncia com Corpos Lewy Ateno Selectiva Visual: Mais afectada do que na DA

Ateno Sustentada: Mais afectada do que na DA


Ateno Dividida ---- Mais afectada do que na DA Inibio: Mais afectada que na DA? (Stroop -- dados sugestivos, mas inconclusivos).

TEST FOR ATTENTIONAL PERFORMANCE


O TAP uma bateria de provas, implementadas para Windows, destinada a avaliar a presena de dfices atencionais. Baseia-se em tarefas orientadas para a recolha de tempos de reaco, constitudas por estmulos simples e facilmente distinguveis, quase exclusivamente no-verbais, aos quais o paciente reage atravs de uma resposta motora simples. Teste de Desempenho Atencional: Lista de tarefas Alerta Tnico e Alerta Fsico Tarefa de Tempo de Reaco com e sem pista (estmulo visual e pista acstica) Deslocamento Oculto da Ateno Tarefa de Tempo de Reaco visual com pista visual, com elevada probabilidade de validade da pista (80%)

Ateno Dividida Tarefa Dual: Uma tarefa de inspeco visual (determinar se num padro aleatrio 4X4 de cruzes esto presentes os cantos de um quadrado) e uma tarefa de deteco de irregularidades em sequncias acsticas.

TEST FOR ATTENTIONAL PERFORMANCE


Teste de Desempenho Atencional: Lista de tarefas Movimentos Oculares Tarefa de Tempo de Reaco, utilizada para avaliar o desinvestimento da ateno e subsequente movimento ocular para o hemicampo visual direito ou esquerdo. (ponto de fixao central, estmulo direita ou esquerda, duas condies: ponto de fixao desaparece 200msec antes do aparecimento dos estmulo; ponto de fixao mantm-se presente, dificultando o desinvestimento da ateno. Flexibilidade A flexibilidade da gesto do foco atencional avaliada numa Tarefa de Tempo de Reaco visual em que um estmulo de um de dois conjuntos (e.g., formas angulares e formas redondas) surge aleatoriamente direita/esquerda do ponto de fixao, alternando-se a definio do alvo de ensaio para ensaio. O paciente deve responder o mais rapidamente possvel, primindo o boto do lado em que surgiu o alvo. Go-nogo Exame da capacidade para suprimir a resposta a estmulos irrelevantes e da latncia associada seleco do estmulo (duas verses disponveis, com nveis diferentes de dificuldade --- dois estmulos ou cinco estmulos diferenciados, implicando em menor ou maior medida a memria de trabalho).

TEST FOR ATTENTIONAL PERFORMANCE


Teste de Desempenho Atencional: Lista de tarefas Integrao inter-modal Examina-se a capacidade para integrar informao proveniente de diferentes modalidades perceptivas (controlo supramodal), um processo bsico associado ateno selectiva. O sujeito deve avaliar a concordncia entre estmulos acsticos (graves/agudos) e estmulos visuais (direco de setas). Incompatibilidade Examina-se a capacidade, associada ateno selectiva, para rejeitar informao irrelevante. Os pacientes devem primir o boto indicado pela direco de uma seta, que surge direita ou esquerda do ponto de fixao, ignorando a localizao em que surgiu a seta . 2 condies : Compat./Incompat Vigilncia Disponveis quatro tarefas com diferentes estmulos (3 unimodais: 1 acstica, 2 visuais, 1 bimodal: visuo-acstica), permitindo examinar a Ateno Sustentada e a Vigilncia propriamente dita. Cada tarefa pode ser aplicada com elevada ou baixa incidncia de estmulos crticos. Busca Visual Exame da capacidade para perscrutar o campo visual em busca de determinado estmulo (um tipo de quadrado em padres 5x5 de quadrados). Avaliao de latncias, qualidade das respostas e estabelecimento e manuteno de uma estratgia eficiente de busca.

TEST FOR ATTENTIONAL PERFORMANCE


Teste de Desempenho Atencional: Lista de tarefas

Campo Visual/Negligncia Exame genrico do campo visual (um campo visual central intacto um pr-requisito para a maior parte dos testes da bateria): nmeros aleatrios surgem no zona correspondente ao campo visual central, a intervalos aleatrios. O paciente deve responder assim que vir o estmulo. Uma latncia mxima de 3 sec permitida, acima da qual o estmulo tido como no-visto. O teste permite tambm diferenciar uma hemianopia de uma heminegligncia: o estmulo surge/no surge mascarado por distractores, no hemicampo esquerdo/direito. Pressupem-se que em casos de heminegligncia o estmulo alvo tende a no ser percepcionado quando surge mascarado no hemicampo contralateral leso. No caso de hemianopia, tal ocorrer mesmo na ausncia de distractores.
Memria de Trabalho Exame da capacidade para monitorizar continuamente o fluxo de informao na memria de curto prazo: So apresentados nmeros que devem ser comparados com o nmeros previamente apresentados. A repetio de um nmero deve ser assinalada. O teste pode ser administrado com trs nveis de dificuldade.

Alerta tnico

Tempos de Reaco

Go-nogo

Tempos de Reaco

Alarmes Falsos

Go-nogo Trade-off Velocidade /Correco

Tempo De Flexibilidade

Reaco

Reaces
Falsas Flexibilidade Trade-off Velocidade

/Correco

Alerta Tnico DA

Tempos De Reaco

Ateno Dividida DA

Tempos De Reaco

Ateno Dividida DA

Omisses

Flexibilidade DA

Tempos De Reaco

Flexibilidade DA

Reaces Falsas

Das könnte Ihnen auch gefallen