Sie sind auf Seite 1von 15

cidos nucleicos

Objetivos: RECONHECER A ESTRUTURA DOS ACIDOS NUCLICOS COMPREENDER AS FUNES DO DNA E RNA COMPREENDER AS CAUSAS DAS MUTAES GENTICAS CONHECER AS VARIAS DOENAS GENTICAS E SUAS CAUSAS FAMILIARIZAR-SE COM A CLASSIFICAO DAS DOENAS GENTICAS

cidos nucleicos
cidos nucleicos carregam informao gentica. Existem dois tipos de cidos nuclicos: RNA e DNA. DNA (cidos desoxirribonucleicos): responsvel pela transferencia de informao gentica. So encontrados dentro do ncleo da clula. RNA (cidos ribonuclicos): responsvel pela sntese de protenas. So encontrados no citoplasma fora do ncleo da clula. Os cidos nucleicos so constitudos de nucleotdeos.

O nucleotideo se consiste em trs partes: unidade de cido fosfrico, Um acares(pentose),por exemplo, desoxirribose base orgnica heterocclica (Ex.: contendo nitrognio, adenina). DNA e RNA tm acares diferentes (desoxirribose versus ribose).

Existem apenas cinco bases encontradas no DNA e RNA: adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T, encontrada apenas no DNA) e uracila (U, encontrada apenas no RNA). Os cidos nucleicos so formados pela condensao de dois nucleotdeos (o cido fosfrico condensa-se com o grupo O-H do acar).

O DNA consiste de duas fitas de cido desoxirribonucleico unidas em uma hlice dupla. As cadeias de fosfato esto enroladas em torno do lado de fora da molcula de DNA. Pares complementares de base que otimizam a ligao de H: T e A ou C e G. Os pares complementares de base so mantidos juntos por ligao de hidrognio. Durante a diviso celular, a hlice dupla do DNA se desenrola.

A diferena entre as molculas de DNA a ordem das bases heterocclicas: A, T, C, G. Essa diferena constitui o cdigo gentico. O cdigo preservado durante a diviso celular.
O cdigo do DNA est agrupado em trades

A estrutura do DNA nos fornece a compreenso do modo como a sntese da protena ocorre, como os vrus infectam as clulas e como outros problemas biolgicos ocorrem.

Modelo de Watson-Crick

RNA
Encontrado no ncleo e no citoplasma da clula. Parceiro da Adenina a Uracila e no a Timina. Existem trs tipos: RNA mensageiro: transferncia de informao gentica do DNA no local de sntese de protenas, os ribossomos. RNA ribossmico: combina-se com protenas para formar os ribossomos. RNA de transferncia: possui um aminocido especfico para ser incorporado em uma molcula de protena.

Mutaes
Substituio de uma das letras(nucleotdeos) no grupo de cdigo do DNA por outra. Cpia da mensagem incorreta pelo RNAm mutao. A mudana na sequncia de nucleotdeos pode: resultar em efeitos no detectveis; causar a incorporao de aa diferentes na cadeia; causar a terminao prematura da cadeia. Podem ocorrer em virtude de exposio radiao(na indstria, hospitais, natural, etc.) e pela exposio a produtos qumicos.

Projeto Genoma Humano/ doenas genticas

Esforo internacional com o objetivo de determinar a sequencia completa do genoma humano. Uma vez sequenciado, ser possvel determinar as bases moleculares das doenas genticas e talvez desenvolver a tecnologia de diagnstico e tratamento dessas doenas. A maioria das doenas genticas: causadas por gene defeituoso, resultado da perda de atividade de alguma enzima.

Doenas genticas comuns: Fibrose cstica 1/2000 nascimentos (obstruo bronquiolar) Anemia Falciforme encontrada entre hispnicos e negros. (anemia e trombose) Fenilcetonria 1/10000 nascimentos (retardo mental) teste do pezinho Galactosemia concentrao de galactose no sangue (catarata) Albinismo, hemofilia Distrofia muscular afeta principalmente meninos. Enfraquecimento e atrofia msculos. Morte antes de 30 anos.

ONCOGENES
CRESCIMENTO CELULAR DE MANEIRA NO CONTROLADA CANCEROSA Crescimento descontrolado/invaso dos tecidos do corpo/alastramento para outras partes do corpo(metstase) Segunda causa mais comum de mortes Sua incidncia aumenta com a idade e vrios rgos podem ser afetados. Produo anormal de enzimas, hormnios ou protenas associada ao cncer. Provveis causas: energia radiante, compostos qumicos e vrus.

Raios-X e raios gama formam radicais livres nos tecidos mutao do DNA Compostos orgnicos com aneis condensados Exemplo: benzopireno fumaa de cigarro. Herpes - Hepatite B Retrovrus tipo C (Leucemia) Cobalto(Co)- 60 empregado no tratamento dos mais variados tipos de cncer. Emite radiao gama.

DNA como impresso digital Impresso digital Individual Pode ser retirado da pele, saliva, cabelo, smen, sangue, ossos. 99% preciso Anlise: Polimorfismo de comprimento de fragmento de restrio (RFLP).

Cromossomos Nucleoprotenas
Nmero Normal de Cromossomos em Alguns Organismos Bactria Mosca da Fruta Trevo vermelho Ervilha do jardim Levedura Semente de milho Sapo Hidra 1 8 14 14 16 20 26 30 Abelha Raposa Gato Camundongo Rato Coelho Homem Galinha 32 34 38 40 42 44 46 78

Das könnte Ihnen auch gefallen