Sie sind auf Seite 1von 41

Qumica Orgnica

01) PRINCPIOS FUNDAMENTAIS A primeira separao da Qumica em Inorgnica e Orgnica ocorreu por volta de 1777. Essa separao foi proposta pelo qumico alemo Torbern Olof Bergman (1735-1784), que definiu: Qumica Inorgnica a parte da Qumica que estuda os compostos extrados dos minerais. Qumica Orgnica a parte da Qumica que estuda os compostos extrados de organismos vivos.

Qumica Orgnica

Em 1828, um aluno de Berzelius, Friedrich Whler (1800-1882), derrubou a teoria da fora vital de Berzelius, sintetizando em laboratrio a uria, um composto orgnico.

NH NHOCN(s)
Inorgnico (cianeto de amnio)

O C NH
Orgnico (uria)

Qumica Orgnica

Friedrich August Kekul (1829-1896) props, em 1858, a definio aceita atualmente: Qumica Orgnica a parte da Qumica que estuda praticamente todos os compostos do elemento carbono. Desse modo, Qumica Inorgnica a parte da Qumica que estuda os compostos dos demais elementos e alguns poucos compostos do elemento do carbono, que so denominados compostos de transio . Dentre eles podemos citar o gs carbnico, CO2, o monxido de carbono, CO, o cianeto de hidrognio, HCN, e o isocianeto de hidrognio, HCNO.

Qumica Orgnica

02) ELEMENTOS ORGANGENOS Denominam-se elementos organgenos quatro elementos que formam praticamente todos os compostos da Qumica Orgnica: C, H, O e N. Alm desses elementos h outros que tambm formam compostos orgnicos, s que em menor nmero, como o enxofre, o fsforo e os halognios: cloro, bromo, iodo e, eventualmente, o flor.

Qumica Orgnica

03) CARACTERSTICAS DO TOMO DE CARBONO (POSTULADOS DE KEKUL) 3.1- O carbono tetravalente Faz quatro ligaes covalentes. 3.2- O carbono forma ligaes mltiplas Ligaes simples, duplas e triplas.
C C C C

3.3- O carbono forma cadeias O tomo de carbono tem uma capacidade extraordinria de ligar-se a outros tomos de carbono, de oxignio, de nitrognio e etc. formando encadeamentos ou cadeias.

Qumica Orgnica

04) CLASSIFICAO DOS TOMOS DE CARBONO EM UMA CADEIA Conforme a posio em que se encontram na cadeia, os tomos de carbono classificam-se em:

Carbono primrio: aquele que se encontra ligado diretamente, no mximo, a outro tomo de carbono. C C C C Carbono secundrio: aquele que se encontra ligado diretamente a apenas dois outros tomos de carbono. C C C C Carbono tercirio: aquele que se encontra ligado diretamente a trs outros tomos de carbono. C C C C Carbono quaternrio: aquele que se encontra C ligado diretamente a quatro tomos de carbono. C C C C

Qumica Orgnica
05) CLASSIFICAO DAS CADEIAS CARBNICAS
5.1

Qumica Orgnica
5.2

Qumica Orgnica
5.3

Qumica Orgnica
5.4

Qumica Orgnica

Observao: Compostos aromticos dentre as numerosas cadeias cclicas que aparecem na Qumica Orgnica, uma das mais importantes a que se denomina ncleo (ou anel) benznico, nome proveniente do composto mais simples que apresenta esse anel o benzeno ( C6H6):
H C H C H C C H Benzeno C C C C C C ncleo benznico C C H H representado por ou

Qumica Orgnica

06) FRMULAS QUMICAS DOS COMPOSTOS ORGNICOS 6.1- Frmula molecular: a frmula que indica apenas os elementos que formam os compostos orgnicos, bem como nmero de tomos de cada elemento existente em uma molcula. Exemplos: C6H6 , C12H22O11 e CH3Cl 6.2- Frmula estrutural plana: Essa frmula mostra a distribuio plana dos tomos que formam a molcula. Exemplo:
H H H C H C C H H H C H H C H C H H C H H H

H H H C

Qumica Orgnica

6.3- Frmula estrutural condensada ou simplificada: quantidade de hidrognios que se ligam aos tomos de carbono indicada por meio de ndices. Para simplificar ainda mais representao da cadeia, pode-se indicar, tambm por ndices, quantidade de tomos de carbono presentes na estrutura. Exemplo:
H H C H H H H H C H H H C O C simplificando a representao do H H C CH O CH CH simplificando a representao do C C O C H H

A a a

Qumica Orgnica

6.4- Frmula estrutural espacial do tipo trao : Essa frmula mostra a distribuio espacial dos tomos que formam a molcula, exceto os tomos de hidrognio da cadeia carbnica ligados aos carbonos, pois os mesmos so ocultados. Exemplos: H CH CH CH C
CH H C CH CH CH CH H C O CH C CH CH CH O

Qumica Orgnica
FUNES ORGNICAS FUNES ORGNICAS: O QUE ISSO? Na Qumica Orgnica, os compostos so classificados de acordo com a presena de grupos especiais de tomos, chamados grupos funcionais. Esses grupos so responsveis por algumas propriedades qumicas muito caractersticas da substncia e so timos critrios para uma classificao.
Grupos funcionais

NH CH C

O OH

Qumica Orgnica

O conjunto de compostos com o mesmo grupo funcional recebe o nome de funo orgnica. Considerando a funo orgnica lcool, podemos citar vrios exemplos, entre eles:

CH CH CH OH OH OH
glicerina vitamina A H3C OH metanol etanol H3C CH2 OH

OH

Qumica Orgnica

Todos possuem em comum, o grupo funcional OH ligado a um carbono saturado:


C OH

Portanto, possvel prever que os compostos de uma mesma funo orgnica devem apresentar algumas propriedades qumicas muito semelhantes. Mas, ao longo de nossos estudos, voc ver que as propriedades bioqumicas podem ser muito diferentes. Como exemplo vamos considerar o metanol e o etanol, os dois lcoois mais simples:
H3C OH METANOL H3C CH2 OH ETANOL

Qumica Orgnica

HIDROCARBONETOS

Os hidrocarbonetos representam um dos grupos de compostos qumicos mais importantes e presentes em nosso dia-a-dia. Hidrocarbonetos so compostos que possuem apenas os elementos carbono e hidrognio. Os hidrocarbonetos podem ser divididos em dois grupos principais: os aromticos (que apresentam pelo menos um anel ou ncleo aromtico) e os alifticos (todos os demais).

Qumica Orgnica

1) PRINCIPAIS SUBDIVISES DOS HIDROCARBONETOS

Alcanos ou Parafinas Cadeia aberta Ligaes simples H3C CH2 CH2 CH3

CnH2n+2

Qumica Orgnica
Alcenos, Alquenos ou Olefinas Cadeia aberta 1 ligao dupla C H n 2n

Qumica Orgnica
Alcinos ou Alquinos Cadeias aberta 1 ligao tripla HC C CH CH CnH2n-2

Qumica Orgnica

Alcadienos ou Dienos Cadeia aberta 2 ligaes duplas


H C

CH CH CH

CnH2n-2

Qumica Orgnica
Cicloalcanos ou Ciclanos Cadeia fechada Ligao simples

CnH2n

Qumica Orgnica

Cicloalcenos ou Ciclenos Cadeia fechada 1 ligao dupla

CnH2n-2

Qumica Orgnica
Aromticos Contm anel benznico
C C C H Benzeno C C C C C C ncleo benznico H H representado por ou

H C H C H C

Qumica Orgnica
2) NOMENCLATURA DOS HIDROCARBONETOS NOME

Prefixo N DE CARBONOS
1C = MET 2C = ET 3C = PROP 4C = BUT 5C = PENT 6C = HEX 7C = HEPT 8C = OCT 9C = NON 10C = DEC

Intermedirio SATURAO DA CADEIA


SATURADA = AN

Sufixo FUNO
HIDROCAR. = O

INSATURADAS: 1 dupla = EN DIEN 2 duplas =

LCOOL = OL = AL = ONA

ALDEDOS CETONAS

3 duplas = TRIEN ---------------------------------------1 tripla = IN 2 triplas 3 triplas = = DIIN TRIIN

CIDOS = ICO

etc. Se for cclico prenome = CICLO

CARBOXLICOS

Qumica Orgnica

2.1) NOMENCLATURA PARA HIDROCARBONETOS DE CADEIA NORMAL Exemplo 1: H3C CH3 ET N de tomos de carbono: 2 ET Tipo de ligao entre carbonos: simples (saturada) AN Grupo funcional: hidrocarboneto O + AN + O = ETANO

Qumica Orgnica

OBSERVAO: Quando a cadeia tiver mais de 3 carbonos e for insaturada, haver necessidade de localizar em qual dos carbonos encontra-se a insaturao. Para isto, devemos obedecer seguinte Regra dos Menores Nmeros: Numerar a cadeia a partir da extremidade mais prxima da insaturao, de forma carbonos insaturados apresentem os que os menores nmeros CH CH CH CH possveis. Exemplo 2: N de tomos de carbonos: 4 BUT Tipo de ligao entre carbonos: 1 dupla (insaturada) EN Grupo funcional: hidrocarboneto O Localizao da dupla ligao: entre carbonos 1 e 2: citaremos o menor nmero: 1 1 BUT + EN + O = 1-BUTENO ou BUTENO-1: significa : 4 carbonos e 1 dupla ligao iniciando-se no carbono 1.

Qumica Orgnica

2.2) NOMENCLATURA PARA HIDROCARBONETOS DE CADEIA RAMIFICADA Quando o hidrocarboneto tem cadeia ramificada devemos citar os nomes da cadeia e das ramificaes. As ramificaes mais simples so grupos orgnicos derivados dos prprios alcanos, pela retirada de apenas um tomo de hidrognio; seus nomes derivam do prprio alcano correspondente, trocando-se a terminao ANO por IL (da o nome genrico de grupos alquil ou alquila). Sendo assim, temos:

Qumica Orgnica

HIDROCARBONETO H3C-H (metano) CH3-CH3(etano) CH3-CH2-CH3(propano)

RADICAL CH3- (metil) CH3-CH2-(etil)


CH CH CH (PROPIL) CH CH CH (ISOPROPIL)

Qumica Orgnica

Grupo orgnico X Radical: h diferena? muito comum considerar como sinnimas as expresses grupo e radical, apesar de seus significados serem bem diferentes na Qumica. O chamado grupo orgnico corresponde a um conjunto de tomos ligado, em geral, ao tronco central (cadeia principal) da substncia. Isso significa que o grupo orgnico idealizado e identificado para possibilitar a nomenclatura do composto segundo as normas da IUPAC. Por outro lado, o radical um tomo ou um conjunto de tomos que possui existncia livre, por menor que seja o tempo em que isso ocorra. Em geral, os radicais so instveis, porque so provenientes de quebras homolticas (quebra da ligao em partes iguais) de ligaes covalentes. Nesse processo, os tomos da ligao rompida no mais obedecem a regra do octeto e formam as chamadas valncias livres. Compare os seguintes exemplos:

Qumica Orgnica
H H C Cl H H C + Cl Radical cloro

H Grupo cloro Grupo metil(a)

H Radical metil(a)

Qumica Orgnica

AS NORMAS DA IUPAC PARA CADEIAS RAMIFICADAS Acompanhe a seguir, as regras empregadas para determinar o nome oficial de uma estrutura ramificada. 1o passo - Determinar a cadeia carbnica principal. Cadeia carbnica principal de uma estrutura a maior seqncia possvel de tomos de carbono que engloba a funo orgnica mais importante da substncia. Comentrios: Existindo duas possibilidades com o mesmo nmero de carbono, a cadeia carbnica principal ser a mais ramificada. Se houver duplas e/ou triplas ligaes, a cadeia carbnica principal ser a maior seqncia que contiver o maior nmero possvel de insaturaes.

Qumica Orgnica

2o passo: - Numerar a cadeia carbnica principal. Nas cadeias saturadas, numere a cadeia principal a partir da extremidade que fornea os menores nmeros possveis para as ramificaes (Regra dos Menores Nmeros). Nas cadeias insaturadas, comece a numerao pela extremidade mais prxima da ligao dupla (ou tripla), tal que a insaturao possa ser localizada com o menor nmero possvel. No caso de duas ramificaes eqidistantes das extremidades, a numerao comea pela extremidade prxima da ramificao mais simples. Se a insaturao estiver eqidistante das extremidades, comea-se a numerao pela extremidade mais prxima da ramificao.

Qumica Orgnica

3o passo - Escrever o nome do composto, obedecendo seguinte ordem geral: Nmero do carbono Ramificado + nome da ramificao + nome do hidrocarboneto que possui a cadeia principal Comentrios: Havendo duas (ou mais) ramificaes iguais, usamos os prefixos di, tri, tetra, etc. para indicar a quantidade dessas ramificaes. Havendo ramificaes diferentes, elas sero citadas em ordem alfabtica ou em ordem de complexidade. Note tambm que os nmeros so separados entre si por vrgulas, enquanto os nomes so separados por hfens.

Qumica Orgnica
CH CH C CH CH CH CH CH CH CH CH CH CH CH CH

cadeia carbnica principal

Cadeia carbnica principal: HEPTANO 3 GRUPOS ETIL = 3,4,5-TRIETIL 2 GRUPOS METIL = 2,2-DIMETIL O nome IUPAC ser: (em ordem alfabtica): 3,4,5-trietil-2,2dimetil-heptano

Qumica Orgnica
cadeia carbnica principal CH CH CH CH CH CH CH CH

O nome IUPAC ser: 5-metil-1-hepteno

Qumica Orgnica

PROPRIEDADES GERAIS DOS HIDROCARBONETOS Os hidrocarbonetos apresentam as seguintes caractersticas principais: Fora de interao molecular So substncias consideradas apolares, cujas molculas se mantm unidas por foras de Van der Waals (fora de dipolo induzido).

Qumica Orgnica

Pontos de fuso e ebulio Por serem apolares, os hidrocarbonetos possuem baixos pontos de fuso e de ebulio em comparao aos compostos polares. Comparando hidrocarbonetos de cadeia normal, de uma mesma classe, observamos que os pontos de fuso e de ebulio aumentam com o aumento da massa molar do composto. Se compararmos hidrocarbonetos de cadeia normal e de cadeia ramificada com a mesma massa molar, por exemplo, butano e metilpropano, ambos com frmula molecular C4H10 e massa molar 58 g/mol, iremos observar que os compostos de cadeia normal apresentam pontos de fuso e de ebulio maiores que os compostos de cadeia ramificada: CH CH CH H CH CH CH C butano CH metilPonto de fuso: - 138 C Ponto de ebulio: - 0,5 C propano Ponto de fuso: - 138 C Ponto de ebulio: - 12 C

Qumica Orgnica
Isso ocorre porque as molculas de cadeia normal apresentam uma maior rea superficial e, portanto, foras de dipolo induzido mais intensas, que necessitam de maior energia (maior ponto de fuso e de ebulio) para serem rompidas. Por sua vez as molculas de cadeia ramificada so mais compactas, a rea superficial menor, gerando foras de dipolo induzido mais fracas, que necessitam de menos energia para serem rompidas (menores ponto de fuso e ebulio). Fase de agregao Em condies de temperatura e presso ambientes, podemos fazer a seguinte generalizao: os hidrocarbonetos que possuem de 1 a 4 carbonos so gasosos, de 5 a 17 carbonos so lquidos e acima de 17 carbonos so slidos.

Qumica Orgnica
Solubilidade De acordo com a regra semelhante dissolve semelhante, os hidrocarbonetos dissolvem-se apenas em substncias apolares ou de baixa polaridade. So, portanto, insolveis em gua, que polar. Densidade Todos os hidrocarbonetos apresentam densidade menor que a da gua por dois motivos principais: os tomos que os formam possuem baixos valores de massa atmica e suas molculas sendo praticamente apolares, tendem a ficar mais distantes entre si, o que implica menos molculas por unidade de volume. Aplicaes prticas A principal aplicao desses compostos que eles formam toda matria prima da indstria petroqumica, que produz desde plsticos, fibras txteis, borrachas sintticas at tintas, detergentes e fertilizantes agrcolas. So tambm muito usados como combustveis.

Das könnte Ihnen auch gefallen