Sie sind auf Seite 1von 42

A fbula das trs raas, ou o problema do racismo brasileira

Roberto Damatta
Prof. Msc. Arinaldo Martins DCS/ UEMA

Determinismos e discusso sobre o Brasil


Racismo contido na fbula das trs raas Teorias positivistas de Auguste Comte Marxismo vulgar (vida social, poltica e cultural)

Totalizar o mundo e a vida social em um tempo que no o da vontade e conscincia dos agentes histricos, mas em foras e energias que se nutrem em outras esferas, incontroladas pela vontade e desejo humanos. (...), recusando a discusso aberta e generosa de nossa realidade enquanto um fato social e histrico especfico.

A dificuldade de pensar socialmente o Brasil


Nosso sistema hierarquizado est plenamente de acordo com os determinismos que acabam por apresentar o todo como algo concreto, fornecendo um lugar para cada coisa e colocando, complementarmente, cada coisa em seu lugar.

Viso sobre o Brasil e sobre o atraso do pas


Preguia do ndio Melancolia do negro Cupidez e estupidez do branco

Fatores responsveis pelo nosso atraso econmico e social, por nossa indigncia cultural e nossa necessidade de autoritarismo poltico, fator corretivo bsico neste universo social que, entregue a si mesmo, s poderia degenerar-se.

Determinismo racial e idia de coisas dadas e naturais (raas)


Na conscincia social brasileira, o antroplogo surge na verso acabada de cientista natural Suas unidades de estudo so bem determinadas: so as raas Fio que deve conduzir seu pensamento o plano de evoluo destas raas Domnio no qual se faz o drama brasileiro: o modo pelo qual tais raas entram em relao para criar um povo ambguo no seu carter Nesta viso de mundo e da cincia, nada h que os homens e grupos aos quais pertenam possam realizar concretamente Tempo biolgico e nunca tempo social e historicamente determinado

Determinismo racial e idia de coisas dadas e naturais (raas)


Como um cientista natural desumanizado o antroplogo social fica, nesta postura, preso e sujeito ao estudo das coisas dadas, jamais daquilo que realizado pelo homem em sociedade. Sua estria, assim, sempre corre o risco de ser ordenadamente pessimista e indisfaradamente elitista, embora surja mascarada em tantos livros como um grito de libertao. De fato, no uma narrativa de possibilidades e alternativas, atitude que sempre faz nascer o otimismo, mas de derrotas e fechamentos, num universo onde a vontade e o espao para a esperana muito reduzido.

Presena dos elementos (negro, branco, ndio) e seu uso ideolgico


Em muitas outras sociedades (Estados Unidos), o recorte social da realidade empiricamente dada foi inteiramente diferente, com negros e ndios sendo situados nos polos inferiores de uma espcie de linha social perpendicular, que sempre situava os brancos acima No h escalas nos EEUU entre os elementos tnicos: ou voc branco ou no O sistema no admite gradaes que possam pr em risco aqueles que tm o pleno direito igualdade No Brasil, a triangulao tnica pela qual se arma geometricamente a fbula das trs raas tornou-se uma ideologia dominante capaz de permear a viso do povo, intelectuais, polticos, acadmicos de esquerda e direita

Hierarquizao social e legitimao ideolgica


Hierarquias sociais do Antigo Regime eram ideologicamente fundadas nas leis de Deus e da Igreja (nobres em cima, com o Imperador e o Papa legitimando os seus poderes no plano temporal e espiritual) No caso brasileiro, justificativa fundada na Igreja e num catolicismo formalista foi o que deu direito explorao da terra e escravizao de ndios e negros Esta justificao estava fundada numa poderosa juno de interesses religiosos, polticos e comerciais numa ligadura que era ao mesmo tempo moral, econmica, poltica e social e que tendia a mexer-se como uma totalidade.

Portugal e controle rgio sobre o comrcio


No temos companhias particulares explorando a terra com o olho apenas na atividade produtiva e com leis individualizadas, semi-independentes da Coroa, como aconteceu nos EEUU Era a coroa portuguesa que, legitimada pela religio, pela poltica e por seus interesses econmicos, explorava soberanamente o nosso territrio com sua gente, fauna e flora. Jogo poltico submetido ao comercial, mas at certo ponto, pois no fundo era bsico que o Rei tivesse todo o controle moral sobre os empreendimentos coloniais e tal controle moral era o motor que impulsionava a conscincia da colonizao portuguesa, estando motivado pela religio e pela poltica civilizatria.

Portugal e controle rgio sobre o comrcio


Em outras palavras, as atividades comerciais logo dominavam o mundo colonial portugus e estavam por trs de sua arrancada colonizadora, mas o suporte consciente deste empreendimento era a f e o imprio. Era na religio que Portugal encontrava a moldura atravs da qual podia justificar o seu movimento expansionista.

Fortalecimento no Brasil do sistema vigente em Portugal


Perfeito transplante de ideologias de classificao social, tcnicas jurdicas e administrativas de modo a tornar a colnia exatamente igual em estrutura metrpole O fato social crtico e socialmente significativo que era Portugal quem nos dominava, abrangia e totalizava A colnia brasileira nunca foi um campo para experincias sociais ou polticas inovadoras, onde se pudesse implementar a fundo diferenas radicais e individualidades Apesar das diferenas regionais, de clima, de desenvolvimento econmico e experincia poltica, todo o nosso territrio foi sempre fortemente centralizado e governado por meio de decretos e leis universalizantes, ditadas na sede do Governo.

Sistema colonial brasileiro e a hierarquia moderna


Nosso modo de expresso como sociedade, como uma totalidade socialmente significativa e diferenciada, sempre foi por meio de leis altamente generalizadoras, dentro do formalismo jurdico que a pedra de toque das sociedades hierarquizadas modernas. Nosso sistema colonial: a) Ps eram o comrcio mundial b) Braos eram as leis e administrao baseada numa larga experincia mundial c) Corpo era uma sociedade ideologicamente bem estruturada internamente, com seus estados sociais d) Cabea era o rei

Hierarquias sociais em Portugal


Sociedade portuguesa poca colonial era um todo social altamente hierarquizado, com muitas camadas ou estados sociais diferenciados e complementares. At as formais nominais de tratamento estavam reguladas em lei desde 1597 e novamente em lei de 1739 a) Proibia-se no s dar o tratamento, como mesmo aceit-lo, s pessoas que no era devido (igualdade est rigorosamente proibida) b) Alvar de 29 de janeiro de 1739 reservava: A Excelncia aos grandes, tantos eclesisticos como seculares, ao Senado de Lisboa e s damas do Pao A Senhoria pertence aos bispos e cnegos, viscondes e bares, gentis-homens de Cmara e moos fidalgos do Pao Vossa Merc, abaixo

Hierarquias sociais em Portugal


as pessoas inscrevem-se imediatamente em categorias que as distinguem pelo nome, pela forma de tratamento, pelo traje e pelas penas a que esto sujeitas Divises internas de Portugal: a) Prelados, b) Fidalgos, c) Letrados, d) Cidados, e) Grande massa, sem representao em cortes O Rei, quando se dirige s categorias sociais-jurdicas, escreve por ordem: juzes e oficiais (letrados), fidalgos, cavaleiros, escudeiros, homens-bons e, por derradeiro, o povo. Ordem rgida de aparecimento nos cerimoniais.

Especificidade do mercantilismo em Portugal


a) Sociedade complicada: Economia mercantilista, fundada em mercado e trocas comerciais b) Mas, era toda controlada por leis e decretos que rigidamente impediam que o econmico se estabelecesse como atividade dominante Tnhamos em Portugal um Estado mercantil mas sem as instituies concomitantes: uma burguesia comercial com individualidade e interesses prprios Havia um sistema onde imperava o mercantilismo, mas sem uma mentalidade burguesa, sem uma classe comercial com idias igualitrias, individualistas e acreditando no poder definidor total do mercado e do dinheiro.

Portugal e sua sociedade singular


As hierarquias tradicionais so mantidas O todo (Coroa, Catolicismo, Igreja, Rei) sempre prevalece sobre as partes. O prprio rei o principal capitalista Se o rei no controla totalmente o comrcio, ele tambm no deixa que o grupo que tem nesta atividade sua principal meta desenvolva um plano de valores a ela adequado O comerciante portugus, em vez de operar numa classe social horizontalizada, funciona como uma categoria social, camada complementar aos nobres e ao Rei, integrada nas hierarquias sociais do sistema. Figura do aristocrata-comerciante, fidalgo-burgus

Familiaridade de Portugal com formas de segregao racial


Nesta sociedade dominada pelas hierarquias sociais abrangentes tudo tem um lugar. Inclui grupos tnicos diferenciados (mouros e judeus) O controle social e poltico de etnias aliengenas era agudo A legitimidade era marcada pela ordem rcica e religiosa

Sobre o empreendimento colonial portugus no Brasil


O portugus colonizador no chegou ao Brasil como um indivduo degredado e degradado A engrenagens do Imprio Colonial Portugus eram muito complexas e se mexiam com extrema eficincia, considerando sua extenso, diversidade e dificuldades de transporte Reconstruiu-se aqui, obedecendo-se naturalmente s caractersticas histricas dos povos indgenas que habitavam nossas praias, a sociedade portuguesa original. A colonizao do Brasil no foi uma empresa realizada por meros criminosos, indivduos sem eira, beira ou ideologia social.

Credo racial brasileiro e seu carter hierarquizado


Carter hierarquizado do credo racial como ideologia destinada a substituir a rigidez hierrquica que aqui se mantinha desde o descobrimento, quando nossas estruturas sociais comearam a se abalar a partir das guerras de independncia (ponto final a corte do Rio). Independncia foi bsica no sentido de colocar elite nacional o problema de criar suas prprias ideologias e mecanismos de racionalizao para as diferenas internas do pas. impossvel separar-se sem a consequente busca de uma identidade, de uma busca no sentido de justificar, racionalizar e legitimar diferenas internas. Antes se podia colocar todo o peso do erro e das injustias sobre a Coroa Portuguesa, agora esse peso tinha que ser carregado aqui mesmo

Drama social brasileiro altamente contraditrio e sua resoluo


A fbula das trs raas e o racismo brasileira era uma ideologia que permitiu conciliar uma srie de impulsos contraditrios de nossa sociedade, sem que se crie um plano para sua transformao O marco histrico das doutrinas raciais brasileiras o perodo que antecede a Proclamao da Repblica e a Abolio da Escravatura, momento de crise nacional profunda, quando se abalam as hierarquias sociais. A Independncia adia a crise Ela se realiza com o movimento abolicionista (progressiva e aberta: igualdade e transformao das hierarquias) e Proclamao da Repblica, desfecho fechado e reacionrio, destinado a manter o poder dos donos de terra.

a) b)

c)

A fbula das trs raas e sua necessidade como nova ideologia


O fato de a Abolio se constituir num movimento concreto era uma terrvel ameaa ao edifcio econmico e social do pas Ideologia catlica e formalismo jurdico no eram mais suficientes para sustentar o sistema hierrquico Ao lado da cadeia de relaes sociais dadas pela patronagem e que se mantiveram aparentemente intactas essa ideologia foi dada com o racismo Nasceu no bojo de dois impulsos contraditrios (grandes crises de abertura social) Projeto reacionrio de manter o status quo (libertao dos escravos juridicamente, mas sem condies de libertar-se social e cientificamente) Racismo foi uma motivao poderosa para investigar a realidade brasileira

a)

b)

A fbula das trs raas e seu papel na estruturao da cultura nacional


Se constitui na mais poderosa fora cultural do Brasil, permitindo pensar o pas, integrar idealmente sua sociedade e individualizar sua cultura Forneceu e fornece as bases de um projeto poltico e social para o brasileiro Permite ao homem comum, ao sbio e ao idelogo conceber uma sociedade altamente dividida por hierarquizaes como um totalidade integrada por laos humanos dados com o sexo e os atributos raciais complementares Essa fbula que permite visualizar nossa sociedade como algo singular, especificidade que nos presenteada pelo encontro harmonioso das trs raas.

A fbula das trs raas e seu papel na estruturao da cultura nacional


Se no plano social e poltico o Brasil rasgado por hierarquizaes e motivaes conflituosas, o mito das trs raas une a sociedade num plano biolgico e natural, domnio unitrio, prolongado nos ritos de Umbanda, na cordialidade, no carnaval, na comida, na beleza da mulher (e da mulata) e na msica... (p. 70).

Fontes da ideologia racista brasileira


Agassiz, Buckle, Gobineau e Couty, so amplamente adotadas, tendo-se grande preocupao com as idias dos trs ltimos, que fizeram referncias expressas ao Brasil. Nosso futuro surgia como altamente duvidoso, j que a sociedade brasileira se caracterizava por se constituir numa arena de conjunes raciais entre brancos, negros e ndios, unies que eram totalmente condenadas. Levaria menos de duzentos anos... o fim dos descendentes de Costa-Cabral e dos emigrantes que os seguiram. (Conde de Gobineau).

Pressupostos das teorias racistas


Cada raa ocupa um certo lugar na histria da humanidade (sadas de um mesmo tronco ou no). Eram espcies altamente diferenciadas, seja no tempo, seja no espao As diferenas entre as sociedades e naes expressavam as posies biolgicas diferenciadas de cada uma numa escala evolutiva. Louis Agassiz no hesitava em situar a raa branca como superior. Aps sua visita ao Brasil escreveu em seu livro: Que qualquer um que duvida dos males desta mistura de raas, e se inclina, por mal entendida filantropia, a botar abaixo todas as barreiras que as separam, venha ao Brasil. No poder negar a deteriorao decorrente do amlgama de raas, mas geral aqui do que em qualquer outro pas do mundo, e que vai apagando rapidamente as melhores qualidades do branco, do negro, do ndio, deixando um tipo indefinido, hbrido, deficiente em energia fsica e mental

a)

b)

Pressupostos das teorias racistas


As diferenciaes biolgicas so vistas como tipos acabados e cada tipo est determinado em seu comportamento e mentalidade pelos fatores intrnsecos ao seu componente biolgico Gobineau e seu esquema das raas humanas: h uma perfeita equao entre traos biolgicos, psicolgicos e posio histrica.
Negra Intelecto Propenses animais Dbil Amarela Medocre Branca Vigoroso Fortes

a)

Muito fortes Moderadas

Manifestaes Parcialmente Comparativamente Altamente morais latentes desenvolvidas cultivadas

Esquema de Gobineau

As qualidades positivas e negativas so dadas de uma vez por todas. Se as propenses animais so fortes e no contrabalanadas por manifestaes morais, a raa estaria condenada a ter uma vida coletiva deficiente e desorganizada. Quando as propenses animais so fortes e o intelecto vigoroso, o resultado uma grande expanso do sentido moral, com uma complexa e variada organizao poltica emergindo. Neste modelo, as civilizaes decaam, arruinavam-se, eram conquistadas, no se desenvolviam ou simplesmente desapareciam porque sua histria racial conduzia a misturas infelizes dos traos contidos em cada unidade racial. Diante de uma realidade fsica de mulatos, cafusos e mamelucos, diante de uma sociedade altamente variada em termos de cor, no h alternativa seno expressar o pessimismo perante o futuro (branco perdia suas qualidades).

Fatores (sociais, culturais e histricos) que possibiliam a adoo da ideologia


Determinismo biolgico mais aceitvel do que outros tipos de determinismos Indica claramente a relao profunda existente entre o meio social brasileiro e as doutrinas racistas: ela socialmente determinada. As doutrinas racistas possuem um apelo explicativo para uma sociedade concretamente dividida em segmentos. O poder e prestgio diferencial e hierarquizado correspondia a diferenas de tipos fsicos e origens sociais. A doutrina de Gobineau inaugura uma reflexo sobre a dinmica das raas Podia deixar de louvar os tipos puros passando para a especulao dos resultados dos cruzamentos entre as raas Correspondncia com a situao histrica e social do Brasil.

a)

b)
c)

a)

b)

Situao histrica e social do Brasil


Escravido contida num sistema poltico antiindividualista e antiigualitrio; totalizante e abrangente, dominado por uma modalidade muito bem articulada e antiga de formalismo jurdico (tradio portuguesa). Especialidade de nossas relaes sociais: constitumos at o final do sculo XIX uma sociedade de nobres, com uma ideologia aristocrtica e antiigualitria, dominada pela tica do familismo, da patronagem e das relaes pessoais, tudo isso emoldurado por um sistema jurdico formalista e totalizante, que privilegia o todo em detrimento das partes. Regime de escravido foi aceito como algo normal pela maior parte dos membros de nossas elites, tornando-se universal em fins do sculo XIX (toda regio de importncia geogrfica tinha um percentual significativo de escravos em sua populao).

Interpretao:
Numa sociedade fortemente hierarquizada, com ligaes entre as pessoas (ligaes fundamentais, mais importantes do que as leis universalizantes que governam as instituies e as coisas), as relaes entre senhores e escravos podiam se realizar com muito mais intimidade, confiana e considerao. Aqui, o senhor no se sente ameaado ou culpado por estar submetendo um outro homem ao trabalho escravo, mas, v o negro como um complemento natural, como um outro que se dedica ao trabalho duro, mas complementar s suas prprias atividades A lgica do sistema a de que pode haver intimidade entre senhores e escravos, superiores e inferiores, porque o mundo est realmente hierarquizado (cu da Igreja Catlica, repartido e totalizado em esferas, crculos, planos povoados por anjos, arcanjos, querubins, santos de vrios mritos...). O ponto crtico de todo o nosso sistema a sua profunda desigualdade

Interpretao:
Neste sistema, no h necessidade de segregar o mestio, o mulato, o ndio e o negro, porque as hierarquias asseguram a superioridade do branco como grupo dominante. A intimidade, a considerao, o favor e a confiana, podem se desenvolver como traos e valores associados hierarquia indiscutvel que emoldura a sociedade e nunca como um elemento do carter nacional portugus. Tal e qual na ndia, as camada diferenciadas da sociedade so vistas como rigorosamente complementares A falta de segregao parece ser, pois, um elemento relacionado de perto presena de patronagem, intimidade e considerao. Numa palavra, a ausncia de valores igualitrios. No nosso meio social, cada coisa tem um lugar demarcado e h cada lugar destinado uma coisa: ndios e negros tm uma posio demarcada num sistema de relaes sociais concretas.

Interpretao:
um sistema assim que engendra os laos de patronagem, permitindo conciliar num plano profundo posies individuais e pessoais com uma totalidade francamente e fortemente hierarquizada. Em sociedades assim constitudas, situaes de discriminao (ou segregao) s tendem a ocorrer quando o elemento no conhecido socialmente; isto , quando a pessoa em considerao no tem e no mantm relaes sociais com pessoa alguma naquele meio. A discriminao no algo que se dirige apenas ao diferente, mas ao estranho, ao indivduo desgarrado, desconhecido e solitrio. Pessoas de cor sofrem discriminao com mais frequncia, mas no se pode esquecer que pessoas pobres e at mesmo visitantes ilustres podem ser discriminados pela simples razo de no terem nenhuma associao firme com algum.

O que ocorre em sistemas individualizados?


Na Europa e nos EEUU: mestio visto como pea indesejvel do sistema de relaes raciais foco das teorias, a especulao sobre a inferioridade bsica do mestio, elemento hbrido, e dotado de todas as qualidades negativas das sub-raas. Embora se pudesse tomar as raas como tendo qualidades positivas, o que no se podia realizar era a mistura ou o cruzamento entre elas ponto chave do racismo arianista, sobretudo em sua vertente americana. A relaes denunciam estruturas de poder diferenciadas e hierarquizadas em sistemas fundados num credo igualitrio explcito. A elaborao do racismo cientfico norte-americano correspondia muito de perto realidade social daquele pas, onde o credo igualitrio, o individualismo e o ideal da igualdade perante a lei criavam obstculos insuperveis para unies entre pretos e brancos em outros planos que no o do trab.

O fato, ento, de o mulato ser to desprezvel no credo racial americano, a ponto dele no ter ali uma posio socialmente reconhecida , posto que classificado como negro, tem suas razes, (...), na existncia concreta de um credo ingualitrio e individualista e no peso social deste credo dentro do meio social norte-americano. (p. 77-8). Diferentemente do Brasil, onde havia vrias categorias de negros com posies sociais diferenciadas no sistema (negros escravos recentes, negros escravos antigos, negros escravos mais longe ou mais perto das casas-grandes, negros livres h muito tempo, negros livres recentemente, crianas livres filhas de escravos), naquele pas, a combinao do homem livre com o negro era muito mais rara e foi consequncia de uma violenta guerra civil. (p. 78).

O que ocorre em sistemas individualizados?

O que ocorre em sistemas individualizados?

Como manter o credo segundo o qual todos so iguais perante a lei, se existem ex-escravos competindo com brancos pobres? Como encontrar um lugar para negros, ex-escravos, num sistema que situava o indivduo e a igualdade como a principal razo de sua existncia social? A nica resposta possvel a discriminao violenta, na forma de segregao que assumiu caracteristicamente a forma clara e inequvoca de segregao legal, fundada em leis. Ela pode ser explicada como um modo concreto e coerente de uma sociedade individualista resolver o problema da desigualdade e de sua manuteno num sistema onde um credo igualitrio tem importncia social determinativa.

O que ocorre em sistemas individualizados?

H um desencorajamento do mulato como tipo fsico e categoria social legitimamente reconhecida, tornado assim impossvel solidificar as redes de relaes pessoais efetivamente existentes entre brancos e negros no Sul, o que certamente poderia dar sequncia s estruturas hierarquizadas ali existentes, mas que foram destrudas fora pela Guerra Civil que veio estabelecer a hegemonia do credo igualitrio e individualista por todo o sistema americano como um plano jurdico e poltico socialmente bsico. Esta forma de racismo que nega ou coloca o tipo mestio como indesejvel surge tambm como uma soluo cientfica para um paradoxo social que situava brancos e negros em posies realmente diferenciadas, e um credo nacional fortemente igualitrio no plano poltico-jurdico. (p. 79).

Relaes raciais brasileira


Um modo de enfrentar os dilemas do trabalho escravo num sistema altamente hierarquizado, onde cada homem tem um lugar determinado e onde a igualdade no existe. Se o negro e o branco podiam interagir livremente no Brasil, na casa-grande e na senzala, no era porque o nosso modo de colonizar foi essencialmente mais aberto ou humanitrio, mas simplesmente porque aqui o branco e o negro tinham um lugar certo e sem ambiguidades dentro de uma totalidade hierarquizada muito bem estabelecida. Enquanto nos EEUU se condenava a mistura, no Brasil a preocupao e a consequente teorizao foi realizada em cima do mestio e do mulato. Enquanto o credo racista norte-americano situa as raas como realidades individuais, isoladas e que correm de modo paralelo, no Brasil elas esto frente a frente, formando os pontos de um tringulo.

Esquemas comparando sistemas de relaes raciais

Relaes raciais comparativamente


A ideologia de todos so iguais perante a lei ir determinar o racismo na forma dualista, direta, legal, como forma pervertida de superao do credo igualitrio abrangente O sistema hierrquico totalizante e abrangente dado na interao entre as peas do tringulo, a qual ir criar as leis e o todo nacional. O esquema norte-americano de origem, o brasileiro de marca No Brasil, existem outros critrio, alm do fenotpico, que podem nuanar ou modificar a classificao (sistemas mltiplos de classificao social): o dinheiro ou poder poltico permitem classificar um negro como mulato ou mesmo como branco. Nos EEUU, h uma tendncia ntida para a classificao nica, direta e dualista

Interpretao
Os tipos de preconceito racial so inteiramente coerentes com as ideologias dominantes de cada uma dessas sociedades, estando diretamente correlacionadas com as formas escolhidas historicamente de recorte da realidade social Os racismos americano e europeu temem a miscigenao porque com ela podem colocar em dvida sua homogeneidade social e poltica Entre ns, o racismo foi transformado por meio de um cenrio hierarquizado e antiigualitrio. orientado para os interstcios do sistema, local onde convivem muitas categorias sociais intermedirias

Triangulao e a questo do conflito e do confronto no Brasil


Sempre temos a possibilidade de formar tringulos, de sempre intermediar, conciliar e tornar sincrticas as posies polares do sistema, pela criao de tipos intersticiais, mediadores destas posies. Tais intermediaes triangulares so parte de sua lgica social prpria pois por meio da mediao que se pode efetivamente propor o adiamento do conflito e do confronto A inveno do mulato como vlvula de escape, o sistema de preconceito racial de marca, as intimidades e redes de relaes pessoais entre negros e brancos so todas funes de um sistema abrangente de classificao social fundado na hierarquia. Recorrente preocupao com a intermediao e o sincretismo, na sntese que vem impedir a luta aberta ou o conflito pela percepo nua e crua dos mecanismos de explorao social e poltica.

Peculiaridade do Brasil em evitar o conflito


Nosso racismo especulou sobre o mestio, impedindo o confronto do negro com o branco colonizador ou explorador de modo direto deslocamos a nfase e a realidade: com ele situamos na biologia e na raa relaes que eram puramente polticas e econmicas No campo poltico e social, tambm conciliamos sistematicamente as posies polares e antagnicas: Tivemos uma monarquia absolutista quando deveramos proclamar a repblica Fomos governados por um monarca liberal diante de uma elite reacionria e conservadora Temos uma burguesia que deseja se aliar com o Estado, desde que defenda seus lucros No campo religioso, criamos religies intersticiais, como a Umbanda, fundadas em elementos tirados de outros credos.

a)
b)

c)

Das könnte Ihnen auch gefallen