Sie sind auf Seite 1von 24

A Expanso Atlntica no sculo XV e a compensao dos desequilbrios na Pennsula Ibrica

Os Diferentes Projectos Polticos e Sociais.

Cronologia dos reinados de D. Joo I a D. Manuel I


D. Joo I (1385-1433) D. Duarte (1433-1438) D. Afonso V (1438-1481) Regncia de D. Pedro (1439-1446) D. Joo II (1481-1495) D. Manuel I (1495-1521)

A Regncia de D. Pedro-1
Na sequncia dos casamentos D. Duarte e de seu irmo D. Pedro a corte portuguesa reuniu as princesas D. Leonor, filha e irm de reis de Arago, e D. Isabel, filha do conde de Urgel, rebelde corte aragonesa e dela prisioneiro. Naturalmente o facto no teria tido consequncias de maior se D. Duarte no tivesse morrido prematuramente, ficando a regncia confiada durante a menoridade de D. Afonso V, rainha viva, D. Leonor, princesa de Arago, e ao infante D. Pedro.

O Regente D. Pedro

A Regncia de D. Pedro-2
O testamento de D. Duarte confiava a D. Leonor a regncia, sem ajuda de outra pessoa, durante a menoridade de D. Afonso V. A viva recebia tambm os encargos de testamenteira e de tutora e curadora dos filhos. Perante diversas presses polticas D. Leonor aceitou nas Cortes de Torres Novas de 1438 de partilhar a regncia com o seu cunhado o infante D. Pedro dando origem a um forma de duplo governo que decorreu at Dezembro de 1439.

A Regncia de D. Pedro-3
Na sequncia dos mltiplos protestos populares reuniram-se Cortes em Lisboa em Dezembro de 1439 que atriburam a regncia unicamente a D. Pedro. A rainha viva fugiu para Almeirim obrigando o regente a fazer de Santarm o centro da sua actuao poltica. Tendo-se descoberto as cartas em que rainha pedia aos irmos para invadirem Portugal logo D. Pedro procurou uma aliana com os grandes inimigos de Arago em Castela: o condestvel D. lvaro de Luna e o mestre de Santiago.

Cidades e vilas a favor de D. Pedro em 1439

Arago e Castela-1
Tratava-se de impedir o esforo unificador da Pennsula Ibrica iniciado a partir da sua vertente oriental por Arago sobre Castela. Existia o perigo de serem destrudos os tradicionais equlibrios de poder entre os reinos da Hispnia e dar origem a um potncia hegemnica capaz de ameaar a independncia de Portugal.

Arago e Castela-2
O eixo militar do problema estava como j referimos em Castela, onde o rei de Navarra e o infante D. Henrique de Arago pretendiam neutralizar a aco centralizadora do condestvel, com o fim de dominarem a poltica castelhana e de imporem a Portugal a soluo favorvel aos desgnios da irm: a devoluo da regncia. Houve, pois, da parte da nobreza dos dois reinos, uma aco concertada para evitar o fortalecimento da autoridade rgia de que D. Pedro e lvaro de Luna eram adeptos e simultaneamente uma estratgica aragonesa anexionista de Castela e politicamente unificadora da Pennsula Ibrica.

A rivalidade senhorial com a Casa de Bragana


O triunfo do infante D. Pedro foi passageiro pois rapidamente levantou contra ele no plano interno a nobreza que se opunha aos seus moderados projectos de centralizao rgia. A rivalidade senhorial conduziu a um confronto com o conde de Barcelos e a Casa de Bragana que lhe seria a posteriori fatal. O gesto poltico de maior significado do regente consistiu no casamento de sua filha D. Isabel com o jovem monarca, D. Afonso V, e a nomeao de seu filho D. Pedro para condestvel do reino.

As concepes estratgicas de D. Pedro-1


A estratgia de D. Pedro assentava num relativo distanciamento da poltica marroquina anterior alis compreensvel desde o desastre de Tnger de 1437 mas sem um abandono das posies portuguesas no Norte de frica. De facto procurava continuar a privilegiar os apoios no mar do Norte sobretudo com a Borgonha e apoiar as iniciativas de explorao do Atlntico de seu irmo D. Henrique.

As concepes estratgicas de D. Pedro2


No podia abandonar o seu principal objectivo resultante dum certo regresso a uma poltica ibrica de manter o equilbrio de potncias contra as tentativas hegemnicas de Arago. Tais factos impossibilitaramno de trocar Ceuta pela liberdade do seu irmo D. Fernando que morreu em Fez em 1443. Na verdade, a posse de Ceuta era estratgica para o apoio aos navios portugueses no Atlntico mas igualmente para o controlo das entradas do Mediterrneo e logo uma base passvel de ser utilizada no s contra o reino mouro de Granada mas tambm contra Arago.

Alfarrobeira-1449-1
O fracasso da poltica externa do regente contribuiu decisivamente para sua queda e para o seu trgico final na batalha de Alfarrobeira a 19 de Maio de 1449. Com efeito, no confronto entre o infante D. Pedro por um lado e D. Afonso V e o duque de Bragana no est s em causa duas perspectivas diferentes no campo da poltica interna. Na verdade, existiam oposies referentes poltica de centralizao rgia de D. Pedro e ao favorecimento das grandes casas senhoriais por D. Afonso V.

D. Afonso V (1448-1481)

Alfarrobeira-1449-2
O essencial jogava-se no plano da poltica externa na oposio de D. Afonso V poltica anti-aragonesa do tio que comportava riscos acrescidos duma guerra com Castela. Assim sendo, o afastamento de D. Pedro da Corte em 1446 no se deveu apenas, s presses e intrigas do duque de Bragana e dos antigos partidrios de D. Leonor mas igualmente ao desejo de cortar com uma poltica que a manter-se conduziria no plano das relaes internacionais a um confronto com Castela. A morte trgica de 1449 em Alfarrobeira de D. Pedro era em boa parte o resultado da ruptura de D. Afonso V com a poltica externa do tio.

Itinerrios de D. Afonso V em Frana (1476-1477)

O Tratado de Alcovas de 1479-1


As negociaes foram conduzidas, do lado portugus, pelo baro de Alvito, D. Joo da Silveira, e, pelo castelhano, pelo Dr. Rodrigo Maldonado, tendo sido assinado na vila de Alcovas, em 4 de Setembro de 1479, um tratado chamado de Tratado de Alcovas pelo qual se confirmavam as pazes estabelecidas entre Joo I, rei de Portugal e Joo II, rei de Castela, D. Afonso V deixava de usar o ttulo de um rei de Leo e Castela; Isabel e Fernando deixavam de se intitular reis de Portugal; a princesa D. Joana deixava de se intitular rainha de Leo, Castela e Portugal; restituam-se as cidades, vilas e fortalezas, tomadas por um outro reino.

D. Afonso V em Arzila-1471

O Tratado de Alcovas de 1479-2


O senhorio da Guin desde o cabo No at os ndios inclusivamente, com os mares adjacentes e suas ilhas e costas, descobertas e por descobrir, a Madeira, os Aores e Cabo Verde, e bem assim a conquista do reino de Fez, ficavam reconhecidos para sempre ao rei de Portugal e aos seus sucessores; e ficavam igualmente reconhecidas para sempre aos reis de Castela e aos seus sucessores as ilhas Canrias e a conquista do reino de Granada.

O Tratado de Alcovas de 1479-3


Juntamente com o tratado de paz referido foi assinado um segundo tratado, conhecido por Tratado das Terarias de Moura, que estabelecia as garantias da paz na forma de vrios compromissos matrimoniais entre os membros das famlias reinantes em Portugal e em Castela. A 6 de Maro de 1480 os acordos referidos foram confirmados e ratificados em Toledo pelo chamado Tratado de Toledo que, por vezes, se confunde com o tratado de Alcovas que o tratado fundamental da composio feita entre o rei de Portugal e os Reis Catlicos.

Sntese 1
1- Na sequncia da morte de D. Duarte em 1438 seguiu-se um perodo conturbado marcado pela luta de D. Pedro e de D. Leonor de Arago pela Regncia do reino. 2- Deste confronto sai vencedor D. Pedro que assume a Regncia entre 1439 e 1446. 3- A opo por alianas polticas opostas no interior da Pennsula Ibrica explicam em parte este confronto e um certo afastamento de uma poltica expansionista no Norte de frica durante o governo de D. Pedro.

Sntese 2
4- O insucesso da poltica externa de D. Pedro centrada numa aliana com as foras centralizadoras de Castela contra Arago conduziu sua queda e morte em Alfarrobeira em 1449. 5- D. Afonso V (1446-1481) vai inverter a poltica externa de D. Pedro ao afastar-se inicialmente dos assuntos internos de Castela e ao concentrar-se numa expanso militar no Norte de frica alimentada por um esprito de cruzada aparentemente arcaico. 6- As navegaes atlnticas tiveram uma menor importncia do que no governo anterior.

Sntese 3
7 O reforo da rea de influncia de Portugal em Marrocos no deixou de se traduzir posteriormente numa nova interveno nos assuntos internos de Castela procurando evitar a todo o custo a possvel unio de Castela e Arago personificada pelo casamento dos Reis Catlicos. 8 A interveno em Castela deu origem a uma guerra entre os dois pases que decorreu entre 1475-1479 e que correu desastrosamente para D. Afonso V.

Sntese 4
9 Apesar da tentativa de obter o apoio francs D. Afonso V viu-se obrigado a negociar com Castela o Tratado de Alcovas de 1479 que implicou aceitar o triunfo dos Reis Catlicos mas salvaguardou as posies portuguesas em Marrocos e no Atlntico onde o futuro D. Joo II retomara activamente em 1471 as navegaes na costa de frica.

Das könnte Ihnen auch gefallen