Sie sind auf Seite 1von 73

Profa. Dulci N. Fonseca Vagenas prof.duduvagenas@usjt.

br

Projeto de Gesto Ambiental Valor do seminrio: 0 4,0 parte escrita; 0 - 4,0 parte oral; Obs: 0 1,0 participao em sala de aula. 0 1,0 frequncia.

Controle de Anofelinos Malria 1Fase ou Fase Preparatria tem geralmente um ano de durao, no qual so realizados: adestramento de pessoal; previso do material e pessoal necessrios; reconhecimento geogrfico; prova piloto; projeto de cobertura integral; levantamento dos anofelinos existentes; provas de suscetibilidade aos inseticidas; determinao e delimitao da rea malargena.

2Fase ou Fase de Cobertura Integral esse perodo tem a durao de 4 anos, durante os quais so tomadas as seguintes providncias: cobertura integral do rociado; vigilncia epidemiolgica; educao sanitria. 3Fase ou Fase de Vigilncia com durao de 3 anos, durante os quais executada uma severa vigilncia para descobrir qualquer caso novo ou introduzido de outras regies onde a malria no haja sido erradicada.

4Fase ou Fase de Manuteno a endemia considerada erradicada, a campanha de erradicao finda, e a manuteno passa para os programas normais de endemias dos centros de sade.

Controle de Barbeiros triatoma: substituir habitaes de barro e pau-a-pique por casas de alvenaria; combate aos triatomneos inseticidas (BHC); exterminar ces e gatos infectados, uma vez que animais so reservatrios de parasitas; excluir os chagsicos dos doadores de sangue; expor ao sol colches, remover entulhos , manter a higiene da habitao; remover as coberturas de capim dos anexos e domiclios, queimando-os; exterminar os ninhos nos beirais; evitar o transporte de babeiro atravs das mudanas.

Fatores que afetam os indicadores de sade: Educao; Meio ambiente; Saneamento bsico; Habitao; Alimentao; Condies scio-econmicos.

Fases de transio epidemiolgica pelas quais passou o mundo: Era da fome e das Pestilncias; Era do declnio das Pandemias; Era das doenas degenerativas e das causadas pelo Homem; Era do retardo das Doenas Degenerativas (evoluo da expectativa de vida).

A Polarizao Epidemiolgica: Persistem problemas sanitrios antigos (doenas de Chagas, Malria, Esquistossomose); Novos problemas como a dengue; Reaparecimento do clera; Doenas crnico-degenerativas ocupam o primeiro lugar nos bitos; Doenas infecto-contagiosas persistem em certas regies.

PNUD (Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento) de 1992 classifica o Brasil no quinquagsimo nono lugar entre 160 pases com IDH mdio (ndice de Desenvolvimento Humano Mdio) abaixo de 0,8. Brasil a nona maior economia do mundo e convive com a quarta maior taxa de mortalidade infantil na Amrica Latina. 1995 mortalidade infantil 38/1000. 2001 mortalidade infantil 28/1000.

Botulismo; Carbnculo ou Antraz; Clera; Coqueluche; Dengue; Difteria; Doena de Creutzfeldt-Jacob; Doena de Chagas (casos agudos); Doena Meningoccica e outras meningites; Esquistossomose (em rea no endmica); Febre Amarela; Febre do Nilo Ocidental; Febre Maculosa; Febre Tifide;

Hansenase; Hantaviroses; Hepatites Virais; Infeco pelo vrus da Imunodeficincia Adquirida; Humana (HIV) em gestantes e crianas expostas ao risco de transmisso vertical; Influenza Humana por novo subtipo (pandmico); Leishmaniose Tegumentar Americana; Leishmaniose Visceral; Leptospirose; Malria; Meningite por Haemophilus influenzae; Peste; Poliomielite;

Raiva Humana; Rubola; Sarampo; Sfilis Congnita; Sfilis em gestante; Sndrome da Rubola Congnita; Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (Aids); Sndrome Febril ctero-hemorrgica Aguda; Sndrome Respiratria Aguda Grave; Ttano; Tuberculose; Varola;

Cncer como um indicador social e econmico: Motivo do aumento do numero de casos de cncer (doena crnico-degenerativa) idade + fatores de risco; O papel da industrializao brasileira na dcada de 40 com o governo Vargas; A mudana de hbitos da mulher brasileira; Cncer de mama X cncer de colo de uterino; Cncer de prstata e pulmo X cncer de estmago; O diagnostico tardio (a maioria dos tumores so diagnosticados em estadiamento III); O custo de um doente com cncer.

Mortalidade Infantil talvez o mais importante indicador de sade; Diarria e a desidratao consequncia da falta de saneamento bsico so fatores de suma importncia; Desnutrio; As doenas infecto-parasitrias (acesso a imunizao e saneamento bsico).

Doenas Cardio-Vasculares Hipertenso arterial; Estresse; Hbitos alimentares e a obesidade (grave problema mundial na atualidade); Sedentarismo (importncia da atividade fsica programada com orientao); Diabetes mellitus (como orientar a populao); Exames subsidirios e diagnstico precoce.

Doenas Degenerativas do Sistema Nervoso Central: Doena de Parkinson; Doena de Alzheimer; Aterosclerose.

Doenas Endmicas: Malria; Doena de Chagas; Esquistossomose; Leishmaniose.

Causas de Epidemias: Meningite (1974); Dengue (atualmente).

Pandemia: - Gripe H1N1

Declnio das taxas de natalidade; Declnio da mortalidade infantil; Incentivo a sade materna (pr-natal a partir da decada de 70).

Combatem a acidentes e violncia (maior causa de bito na populao jovem); Resistncia microbiana; Disseminao da infeco pelo HIV e HPV; Doenas emergentes como o Hantavrus; Doenas decorrentes do uso abusivo do lcool, fumo e drogas.

Efeito Estufa O efeito estufa um fenmeno que sempre


existiu e sempre foi um regulador da temperatura da terra.

Sem o efeito estufa com certeza as temperaturas mdias da Terra seriam muito baixas e dificultaria a existncia de muitas formas de vida. Porm, o efeito estufa tem se tornado cada vez mais intenso devido poluio ambiental provocado pelo homem, atravs da queima de combustveis fsseis como derivados de petrleo, carvo e pela queima de matrias orgnicas como madeiras, vegetais e etc.

Este efeito estufa indesejvel tem alterado consideravelmente a temperatura do globo. O efeito estufa consiste na reteno de calor por gases como o: Dixido de carbono; Metano; CFCs e outros.

O principal responsvel pelo efeito estufa o dixido de carbono:


Os raios solares atingem a Terra; Parte dos raios refletem na atmosfera (camada mais superior - estratosfera) e retornam para o espao; Parte dos raios atingem a crosta terrestre (solo, rios, mares, casas, rvores e etc.);

- Estes raios aquecem a matria do solo, rios, mares, casas e etc. e so convertidos em calor pela vibrao dos tomos e molculas.

Estes tomos e molculas aquecidos emitem raios infravermelhos, os quais no enxergamos; Estes raios infravermelhos no conseguem sair da Terra para o espao, porque os gases de efeito estufa, principalmente o dixido de carbono, impedem sua passagem;

- Quanto mais dixido de carbono na atmosfera mais calor fica retido e a Terra fica mais quente.

Queima da palha de cana-de-accar e agravos sade no Brasil.

- Na dcada de 1970, durante a crise do petrleo, o governo brasileiro implementou um programa chamado Prolcool. Araraquara e Piracicaba.

Durante a poca das queimadas dos canaviais h uma piora na qualidade do ar na regio; A queimada dos canaviais no o nico fator de agravamento da qualidade do ar, mas em conseqncia da extenso da rea plantada e da durao das queimadas, final de abril a incio de novembro, as descargas de gases e de outros poluentes na atmosfera da regio ganham um significado importante e no podem ser menosprezadas;

A populao de risco, que tem sua qualidade de vida e de sade agravada em condies atmosfricas adversas, bastante significativa; A maioria das pessoas que compem a populao de risco demanda: um nmero muito maior de consultas; atendimentos ambulatoriais; medicao e internaes.

Isso onera no s os servios mdicos, mas a economia das famlias.

Doenas respiratrias na cidade de Piracicaba:

- Poluio gerada pela queima de biomassa como


aquela derivada da queima de combustveis fsseis sobre a sade humana. (abril de 1997 e maro de 1998).

Material particulado, separando-o em fraes fina e grossa. Ele foi ento analisado e quantificado para black carbon (BC):

- Al, Si, P, S, Cl, K, Ca, Ti, V, Cr, Mn, Fe, Ni, Cu, Zn, Br, Pb.

No mesmo perodo quantificaram-se as internaes hospitalares dirias por doenas respiratrias, em: Crianas e adolescentes (abaixo de 13 anos de idade); Idosos (maiores de 65 anos de idade). Atravs de dados do Departamento de Informtica do Sistema nico de Sade.

Observou um aumento de 21,4% nas internaes por doenas respiratrias em crianas, adolescentes e idosos. Quando se compararam os perodos de queima e de no queima da palha da cana-de-acar, o efeito foi 3,5 vezes maior no perodo da queima, o que mostra o impacto desta sobre a sade da populao na cidade de Piracicaba.

Concluses:

- As mudanas fsicas e biolgicas ocorridas no ambiente devidas atividade humana resultaram em um enorme impacto sobre a sade;
-

A extenso dessas mudanas, que repercute nos dias de hoje, e ainda compromete o futuro, no est totalmente estabelecida;

- Emisses passadas de monxido de carbono e outros gases geradores do efeito estufa, e a depleo da camada de oznio na estratosfera, ainda so problemas atuais com os quais nos defrontamos;

A contnua modificao dos sistemas ecolgicos que sustentam a vida humana poder representar no futuro uma ameaa sade de forma global;
superfcie terrestre aumentou aproximadamente 1,2C desde 1850, sendo 0,5C entre 1978 e os dias de hoje, o que leva a um contnuo aquecimento da superfcie dos oceanos, o que provoca mudanas de direo nas correntes marinhas profundas, com dramticas mudanas climticas regionais, acarretando problemas como escassez de gua e alimentos.

- Os efeitos dos gases estufa, a temperatura da

Soluo:
Indaiatuba, em So Paulo - Projeto pioneiro de biodiesel, produzido a partir de leo de fritura fornecido pelos restaurantes da cidade; o biodiesel - um combustvel alternativo - ser produzido para abastecer, inicialmente, a frota de caminhes da prefeitura local.

- Cada litro de leo de fritura que chega aos rios polui cerca de um milho de litros de gua.

Biodiesel Urbano Por uma Indaiatuba

Saudvel, uma nova usina ser construda para aumentar a capacidade de produo do combustvel de mil litros/dia para 12 mil litros/dia.

- A iniciativa surgiu de uma parceria entre a prefeitura, o Servio Autnomo de gua e Esgotos (SAAE), a Faculdade de Engenharia Agrcola da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto Harpia Harpyia.

Poluio do ar como um fator causal em doenas crnicas do aparelho respiratrio:

- Cncer do pulmo Mais freqente em cidades do


que em reas rurais (4:1); - Bronquite fumaa e dixido de enxofre na atmosfera (Inglaterra); - Edemas pulmonares dixido de nitrognio e ozona (age nos alvolos); - Asma inalao de polens e de certas poeiras, produtos qumicos (tolueno).

So Paulo novembro/2006 (InCor, CET, CETESP): Estudo 50 trabalhadores CET (marronzinhos seis horas em p) Marginal Tiet e Pinheiro. (Inverno - registra as maiores concentraes de poluentes). 9 mortes/dia cardiovasculares, respiratrios, cncer de pulmo (associados poluio atmosfrica);

- 3500 mortes/ano.

Risco de infarto:
presso alta; diminuio na variao da freqncia cardaca (o corao fica mais rgido, o que pode ocasionar morte sbita);

- inflamao dos brnquios, que acabava por liberar para o sangue uma quantidade elevada de substncias associadas ao infarto, como a protena C reativa.

Efeitos da poluio atmosfrica sobre a gestao

(exposio a nveis elevados de poluio 10 microgramas dirias de monxido de carbono alm dos padres aceitveis). - Durante o primeiro trimestre de gravidez. - Bebs nasam com peso reduzido 20 gramas a menos, em mdia. O monxido de carbono provoca baixa oxigenao do sangue e o material particulado prejudica a vascularizao da placenta.

A poluio em excesso parece interferir tambm na definio do sexo dos bebs. em regies de So Paulo mais atingidas pelos poluentes, h 2% mais meninas recm-nascidas do que meninos;

- em reas de poluio menos intensa, o placar se inverte e nascem 3% a mais de garotos.

Reproduzimos a situao em laboratrio, com camundongos, e os resultados foram semelhantes, refora Saldiva, autor do trabalho, que ser publicado na Fertility and Sterility. Os gases e as partculas txicas devem afetar os testculos. O cromossomo Y, que define o sexo masculino, seria mais suscetvel a leses, permitindo uma relativa hegemonia do cromossomo X, responsvel pelo sexo feminino.

Solues:
implantao de transporte pblico em quantidade e com qualidade; criao de mais corredores de nibus; ampliao das linhas do metr; modernizao da frota de caminhes movida a diesel;

- aplicao efetiva do programa de fiscalizao veicular somada educao ambiental.

Poluio Sonora: Rudo o que mais colabora para a existncia da poluio sonora. Ele provocado pelo som excessivo das indstrias, canteiros de obras, meios de transporte, reas de recreao. Rudos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, alteraes comportamentais e orgnicas. A OMS (Organizao Mundial de Sade) considera que um som deve ficar em at 50 db (decibis unidade de medida do som) para no causar prejuzos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos comeam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.

Efeitos negativos da poluio sonora nos seres humanos: Insnia (dificuldade de dormir); Estresse; Depresso; Perda de audio; Agressividade; Perda de ateno e concentrao; Perda de memria; Dores de Cabea; Aumento da presso arterial; Cansao; Gastrite e lcera; Queda de rendimento escolar e no trabalho; Surdez (em casos de exposio nveis altssimos de rudo).

Recomendaes importantes: Para evitar os efeitos nocivos da poluio sonora importante: Evitar locais com muito barulho; Escutar msica num volume de baixo para mdio; No ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito rudo; Escutar walk man ou mp3 player num volume baixo; No gritar em locais fechados; Evitar locais com aglomerao de pessoas conversando; Ficar longe das caixas acsticas nos shows de rock e fechar as janelas do veculo em locais de trnsito barulhento.

Curiosidade:

Nvel de rudo provocado (aproximadamente em decibis): torneira gotejando (20 db) conversa tranqila (40-50 db) secador de cabelo (90 db) caminho (100 db) turbina de avio (130 db) show musical, prximo as caixas de som (acima de 130 db)

Poluio visual

- reas urbanas a proliferao indiscriminada de


outdoors, cartazes, formas diversas de propaganda e outros fatores que causem prejuzos estticos paisagem urbana local.

Causa graves males sade:

agredindo a sensibilidade humana; influenciando a mente; afetando mais psicologicamente do que fisicamente.

OBS: Este tipo de poluio a que menos recebe ateno por parte do governo e das pessoas em geral. O problema preocupa, mas renegado a segundo plano, justamente por suas conseqncias no serem to visveis.

Poluio do solo: - Contaminao gerada pelas atividades desenvolvidas pelo homem tem comprometido o estado natural do solo, intensificando os processos de eroso e aumentando a desertificao.

Uso indiscriminado de adubos e componentes qumicos na lavoura: - Falta de prticas de conservao de gua no solo; - Devastao das florestas; - Desmatamento e queimadas em reas protegidas por lei; - Inadequada disposio do lixo; - Destruio de espcies vegetais; - Contaminao do solo devido ao derramamento de petrleo e derivados.

Nvel alto de contaminao do solo modifica as suas propriedades naturais causando:

- Infertilidade; - Provocar o envenenamento dos alimentos e a conseqente morte de consumidores e agricultores. OBS: quando os componentes dos defensivos e dos fertilizantes so dissolvidos pelas guas das chuvas, eles penetram no solo, podendo contaminar, inclusive, o lenol fretico.

Poluio Atmica:

- Incio da explorao da energia nuclear, enorme quantidade de resduos radioativos tem sido lanada na atmosfera. As correntes de ar, por sua vez, se encarregam de distribuir este material para todas as regies da Terra. Com o tempo, a suspenso trazida para o solo e para os oceanos, onde ser absorvida e incorporada pelos seres vivos.

Efeitos sobre a sade:


Estrncio-90 radioativo liberado por vazamentos ou exploses nucleares pode causar srios problemas quando assimilado. Na corrente sangnea, ele confundido com o clcio e absorvido pelo tecido sseo, onde ser fixado. Inserido estrutura dos ossos, ele emite sua radiao e acabar por provocar srias mutaes cancergenas nos tecidos formadores de sangue, encontrado na medula ssea - poder levar o indivduo morte.

Radiao pode provocar, dependendo do tempo e da dose absorvida pelo homem:

- queimaduras; - catarata; - queda de cabelo; - alteraes genticas; - perda ou reduo da fertilidade; - transformaes no funcionamento dos sistemas humanos.

OBS:
Alm da liberao direta de material radioativo, existe o grave problema do lixo atmico produzido pelas usinas nucleares, que apresenta uma srie de dificuldades relacionadas ao seu tratamento e armazenamento.

Poluio das guas Aumento com o desenvolvimento industrial ocorrido nas ltimas dcadas um dos principais responsveis pela contaminao de nossas guas.

Ao dos metais pesados na sade humana:

- Mercrio: acumula-se no sistema nervoso, principalmente no crebro, medula e rins Provoca perda de coordenao dos movimentos, dificuldade no falar, comer e ouvir, alm de atrofia e leses renais;

Cdmio: analogamente ao mercrio afeta o sistema nervoso e os rins - Provoca perda de olfato, formao de um anel amarelo no colo dos dentes, reduo na produo de glbulos vermelhos e remoo de clcio dos ossos; Cromo: causa queratite, dermatite eczematosa, transtornos gstricos, diarria e dores abdominais;

- Chumbo: (menos agressivo na gua do que no ar) depositado nos ossos, musculaturas, nervos e rins - Provoca estado de agitao, epilepsia, tremores, perda da capacidade intelectual e anemia.

OBS: gua no Brasil 12 a 15% gua doce do planeta 80% concentrada na Amaznia 20% distribudas pelo pais. Aqfero Guarani 2/3 Brasil (So Paulo, Gois, Mato-Grosso, Paran, Santa Catarina). Argentina, Uruguai, Paraguai.

Caracterizao da gua de Abastecimentos, as impurezas mais encontradas nas guas de abastecimentos so:
Em suspenso: bactrias; microrganismo (algas e protozorios); areia, silte e argila; resduos industriais e domsticos. Em estado coloidal: substncias corantes vegetais; slica.

Em dissoluo: sais de clcio e magnsio; sais de sdio; ferro; mangans; gases (oxignio, CO2, etc); nitritos e nitratos.

gua e Doenas agentes microbianos; agentes qumicos.

Doenas causadas por agentes microbianos so as doenas que apresentam carter infeccioso ou parasitrio. Via oral: clera, febre tifide, febres paratifides, desinteria bacilar e amebiana, hepatite infecciosa, poliomielite, tuberculose, helmintoses. Via cutnea: esquistossomose, leptospirose.

Doenas causadas por agentes qumicos, excesso de substncias qumicas tm efeito laxativo ou ser fatal (depende da substncia).

PROFILAXIA:

Proteo dos mananciais, inclusive medidas de controle de poluio das guas; Tratamento adequado da gua, com operao continuamente satisfatria; Sistema de distribuio de gua bem projetado, construdo, mantido e operado; Deve-se manter a gua na rede, sempre que possvel com presso adequada; Controle permanente de qualidade bacteriolgica e qumica na rede de distribuio, ou,preferivelmente, na torneira do consumido;

Melhoria da qualidade da gua suprida s pequenas comunidades, auxiliando-as tcnica e financeiramente a utilizarem mtodos simples e pouco dispendiosos de tratamento, inclusive desinfeco, quando necessrio; Soluo sanitria para o problema dos esgotos, incluindo os sistemas de coleta e destino, com ou sem tratamento, mas tendo sempre como uma das finalidades a proteo do abastecimento de gua potvel; Na zona rural, observar as medidas indicadas para a proteo dos poos, nascentes e mananciais de superfcie, inclusive a construo dos sistemas mais aconselhveis para o destino satisfatrio dos dejetos a poluio direta da superfcie do solo ou das colees

AGROTXICOS: (DDT, BHC e Hidrocarbonetos Clorados).


pesticidas ou praguicidas: matam insetos; fungicidas: matam fungos; herbicidas: matam plantas daninhas.

Podem envenenar: Homem, animais e o meio ambiente. A contaminao poder ocorrer das seguintes formas: - contato com a pele pelo manuseio; - contato com plantas tratadas com o produto; - inalao; - ingesto.

Classificao do Lixo: lixo domiciliar - proveniente das residncia; lixo comercial - proveniente de estabelecimento comerciais em geral, de restaurante, bares, aougues; lixo industrial - proveniente de indstria em geral, matadouros; lixo radioativo - constitudo pelos resduos slidos provenientes de usinas atmicas;

lixo pblico - constitudo pelos resduos slidos provenientes da varrio e capinao de vias e logradouros pblicos, da poda de parques e jardins, de mercados, de feiras, incluindo estrume e cadveres de animais, veculos abandonados; lixo contaminado - constitudo de parte do lixo proveniente de hospitais, ambulatrios, laboratrios de anlises, de certos institutos de pesquisa (biotrios).

Principais Criadores: Domsticos em residncias: vasilhames ao relento, calhas entupidas, vasos, lagos ornamentais, ralos, caixas d'gua, cisternas, poos, fossas danificadas. Urbanos - decorrentes da urbanizao: - construes civis: fundaes, subsolos, rebaixos de estrutura, fundo de poos de elevadores, depsitos de tambores e pneus; - lagos ornamentais; - galerias de gua pluviais: poos de visita e bueiros; - cemitrios: jardineiras, vasos, tanques; - valas de esgotamento (bairros que no possuem rede de esgoto, utilizam fossa para cada residncia); Naturais decorrentes das bacias hidrogrficas: remansos, meandros abandonados com a retificao de trechos de rios, riachos e lagoas.

Mtodos de Combate: Mecnicos: drenagem e aterros dos criadouros. Biolgicos:peixes barrigudinhos (inimigos das larvas). Qumicos: para pequenos criadouros, aplicao de leos (leo queimado 50% + leo diesel 50%), querosene. Para grandes criadouros, aplicar produtos qumicos, inseticidas na formulao de concentrao emulsionvel, usar os fosforados, evitar os clorados.

Controle de Moscas (Musca domstica)


Estes insetos podem abrigar em seu corpo mais de 100 espcies diferentes de agentes patognicos:

- Bactrias: shigueloses, febre tifide, salmoneloses, estafilococcia, tuberculose, lepra, clera. - Vrus: da varola, poliomielite, hepatite infecciosa, tracoma. - Protozorios: amebase, ovos de larvas de helmintos, tenase.

O controle das moscas podem ser feito atravs de medidas permanentes e medidas temporrias.

Medidas permanente:

proteo dos alimentos; controle do lixo; impedir o acesso s fezes humanas; uso de estrumeiras;

Medidas temporrias:

uso de inseticidas ex: dipterex a 1%; uso de iscas ex: dipterex 2% + acar ou melao 15% + gua 73%. uso de aparelhos especiais.

Controle de Roedores - medidas de controle podem ser: - permanentes (anti-ratizao) ao sobre o meio ambiente, visando eliminar abrigo para o rato e impedir seu acesso ao alimento; - temporrias (desratizao) ao direta sobre o roedor. Matar os ratos, utilizados meios fsicos, mecnicos, biolgicos, fisicoqumicos, qumicos.

Bibliografia bsica: Manual de Saneamento. Ministrio da Sade. So Paulo, 2005. Montenegro MR. Patologia Processos Gerais. So Paulo: Atheneu, 2004. PHILIPPI JR., A. Org. Saneamento do meio ambiente. So Paulo: Fundacentro. 1988. 235 p. REVISTA Saneamento Ambiental. So Paulo: Edibra Teris do Brasil. ROBBINS, S. L. Patologia estrutural e functional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. ROUQUAYROL, M. Z. Epidemiologia e sade. Rio de Janeiro: Medsi, 1994.

Das könnte Ihnen auch gefallen