Sie sind auf Seite 1von 25

FILOSOFIA

palavra filosofia de origem grega. composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem palavra sophos, sbio.
Filosofia

significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.


Filsofo:

o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de esprito da pessoa que ama, isto , daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

Objetivos da filosofia

Procurar a verdade Reflexo Combater as ideologias Questionar com sabedoria Objeto de estudo So todas as coisas

PERODO MITOLGICO E A FILOSOFIA

No perodo mitolgico havia diversas explicaes sobre a origem de todas as coisas, porm, em um determinado momento tais explicaes no mais conseguiram convencer as pessoas. A filosofia nasceu para desvendar as alteraes e os fenmenos que aconteciam na natureza que a mitologia no mais conseguia explicar.

ORIGEM DA FILOSOFIA POSSVEIS CAUSAS Apesar das contradies que a mitologia apresentava, a filosofia surgiu favorecida por condies histricas que ocorreram e ajudaram a desvendar as alteraes que ocorriam. So elas: Viagens martimas: Por meio dessas os gregos descobriram que no existiam seres mitolgicos e deuses em outras regies, como propunha a mitologia. Tais regies eram habitadas por outros seres humanos. Tambm puderam descobrir que os mares no eram habitados por monstros e outros seres. Inveno do calendrio: Por meio dessa inveno os gregos puderam calcular o tempo das estaes do ano, determinando quando e como ocorriam as alteraes no clima e do dia, percebendo que o tempo sofria modificaes naturalmente e no por foras divinas.

Inveno da moeda: Por meio dessa inveno os gregos determinaram uma forma de realizar trocas abstratas e no mais troca por outras mercadorias.
Surgimento da vida urbana: Graas a tal surgimento os gregos puderam melhorar suas condies financeiras, diminuindo o prestgio centralizado em algumas famlias apenas, assim puderam buscar o prestgio pelo patrocnio e estmulo s artes e tcnicas, tais fatos favoreceram o surgimento da Filosofia. Inveno da escrita alfabtica: Por meio dessa inveno os gregos puderam tambm ampliar sua capacidade de generalizao, pois diferente de outras formas de escrita, a escrita alfabtica independente, podendo ser distribuda de forma a exprimir diferentes idias. Inveno da poltica: Por meio dessa inveno foi possvel introduzir novos conhecimentos. A lei tornou-se coletiva, surgiu um espao pblico prprio para os discursos e o estmulo para que todos os gregos pudessem discutir e transmitir suas idias relacionadas poltica.

Conceito:
Existem vrios conceitos sobre filosofia Cincia que estuda as causas primeiras e ultimas de todas as coisas

Filosofia a arte que busca conhecer racionalmente a natureza, o ser humano, o universo e as transformaes que neles ocorrem.

MISTRIO

Das könnte Ihnen auch gefallen