Sie sind auf Seite 1von 15

Facudade MaxPlanck

Curso Redes de Computadores 4 Semestre

Nagios
Diego Korcsog Nunes RA 51001684 Wesley Diego Cesario Ra

INDICE

Histrico Motivao e objetivos Principios de funcionamento e sua arquitetura Caractersticas do Nagios Arquitetura Exemplos de uso Monitorando hosts Linux/Unix Monitorando hosts Windows Monitorando impressoras Referncias

HISTRICO

Nagios uma popular aplicao de monitorao de rede de cdigo aberto distribudo sob a licena GPL. Foi criado sob o nome de Netsaint, escrito e atualmente mantido por Ethan Galstad, junto com diversos desenvolvedores que ativamente mantm plugins oficiais e no-oficiais.

MOTIVAO E OBJETIVOS

O Nagios atende a necessidade de fazer a manuteno e o monitorar de redes em larga escala. Possui diversas ferramentas que proporcionam um melhor controle trfego.

Principais motivaes:
software livre possui excelentes funes/plugins que podem ser instalados separadamente de acordo com a necessidade de cada usurio.

util quando:
necessrio monitorar um grande nmero de mquinas; Existem servios crticos (servidores que em hiptese alguma podem parar, por exemplo); necessria a gerao de relatrios de estatsticas de acompanhamento;

PRINCIPIOS DE FUNCIONAMENTO E SUA ARQUITETURA

Desenvolvido para rodar sobre plataformas Linux e outras derivadas do Unix, mas pode monitorar tanto mquinas Linux/Unix quanto mquinas Windows, Netware e at mesmo dispositivos de rede (roteadores, switches, improssoras, etc).

Requisitos:
A mquina deve possuir:
Compilador da linguagem C

Para interface grfica necessrio tambm:


Servidor Apache.

Biblioteca GD.

Caractersticas do Nagios

distribudo sob os termos da GPL General Public License.


Checagem de servios paralelizada(threads). Permite definir a hierarquia de hosts na rede e exibe um grafo com a topologia. Notifica a ocorrncia de problemas e quando esses so solucionados as notificaes podem ser enviadas por email, SMS ou de outras formas definidas pelos usurios. Define grupos de usurios que recebero os alertas. Define tratadores de eventos para correo de problemas.

Arquitetura

1: Processos do Nagios 2: Hosts monitorados: 3: Arquivos de configurao: 4: Web server: 5: Administradores da rede:

EXEMPLOS DE USO

Atravs do Nagios possvel monitorar:


Qualquer tipo de host e de servios disponibilizados atravs de redes. Dispositivos de rede (roteadores, switches, impressoras, etc.). Tambm possvel monitorar: Hosts Linux/Unix Hosts Windows Impressoras Roteadores e switches Servios.

Monitorando hosts Linux/Unix

Requisitos:
Add-on NRPE: Este permite a execuo remota de plugins que sero executados pelo NRPE, e iro checar os recursos e os atributos locais dos hosts (utilizao de disco, memria, carga de CPU, etc.).

plugin check_by_ssh:
Com este temos as mesmas funcionalidades do NRPE, mas este pode causar sobrecarga na CPU da mquina utilizada para monitorar, quando essa monitora muitos hosts.

Monitorando hosts Windows

Requisitos:
Necessario a instalao de um agente no host. Este pode ser visto como um proxy entre o plugin de monitoramento e os atributos/servios da mquina windows.

Exemplo de agente:
Add-on NSClient++:

trabalha em conjunto com o plugin check_nt. Este ultimo responsavel pela comunicao do Nagios com o NSClient++.

Monitorando impressoras

Requisitos:
Suporte ao protocolo JetDirect. Aspectos monitorados:
Papel trancado; Falta de papel; Impressora offline; Interveno requirida; Pouco toner.

Monitorando roteadores, switches e hubs:

Requisitos:
Possuir um endereo IP A complexidade do monitoramento depende do equipamento e dos atributos que sero monitorados.

possvel monitorar:
Perda de pacotes atravs do ping Se o roteador suportar SNMP, pode-se monitorar o estado das portas. Com MRTG pode-se monitorar a largura de banda atravs do plugin check_mrtgtraf.

Monitorando servios

Requisitos:

Servios podem ser monitorados sem qualquer requisito especial de


acesso, j que eles podem ser acessados diretamente atravs da rede. Servios: Os mais usados: HTTP, POP3, IMAP, FTP e SSH.

possui plugins para realizar o monitoramento destes, encontrados em


NagiosExchange.org.

possibilidade de escrever o prprio plugin.

REFERNCIAS

www.nagios.org http://en.wikipedia.org/wiki/Nagios

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=2&ved=0CA0QFj AB&url=http%3A%2F%2Falesauer.googlepages.com%2FNagios1slide.pdf&ei=A2LBS__oG8aqlAeezp3aBA&usg=AFQjCNGL8rlsi5QI5wTHOw 8IORIz1XT-6w&sig2=ajh-acjmREz8JMm-0r6ZTA

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen