Sie sind auf Seite 1von 14

RADIO

Heloiza Lanza Joo Brando Viana Modesto Magraner

RDIO Caractersticas tecnolgicas e potencialidades para a EaD


Capacidades

tecnolgicas: Grande Alcance; Interatividade: se em conjunto com outros veculos (telefone fixo ou celular (m-learning), internet e correio; Rpida atualizao do contedo; Uso de ferramentas de software livre para edio e produo (Audacity);

RDIO Caractersticas tecnolgicas e potencialidades para a EaD


Potencialidades

para EaD: Penetrao Social e segmentao; Possibilita o uso de gneros diversos: (jornalstico, documentrio, contar um caso, mesa- redonda, aula, revista, novela, etc.); Uso de diferentes linguagens: formal, erudita, popular; Portabilidade: aparelho pequeno permite estudo onde desejado;

RDIO Caractersticas tecnolgicas e potencialidades para a EaD


Potencialidades

para EaD: Possibilita o uso com outras tecnologias (WEB Rdios, Rdio Escola, Mdia impressa, etc.); Favorece a criatividade e uso das emoes: humor, dramatizao, espanto, suspense, etc.; Desperta a imaginao do aluno, (trabalho com o ldico).

RDIO Profissionais especializados e recursos tecnolgicos


Profissionais

Redator Elabora os textos no Formato radiofnico; Locutor Apresenta, realiza leituras, entrevistas, etc.; Operador Opera a mesa de Som na transmisso; Editor - gravar e editar material de udio; Produtor Gerencia necessidades para o programa; Educador/conteudista Acompanhamento didtico/pedaggico na elaborao do programa; Coordenador do Projeto Coordena a administrao e o cumprimento das metas do projeto.

Especializados:

RDIO Profissionais especializados e recursos tecnolgicos

Recursos Tecnolgicos: Rdio trabalha com udio, basicamente os recursos so: uma mesa de edio de udio, gravador, e transmissor convencionais. Com os sistemas informatizados, existe a possibilidades de produo digital, com softwares profissionais e at programas open source free. De qualquer forma, o rdio depende de outra mdia ou tecnologia para produo e seu uso como EaD.

RDIO

Custo na instalao e uso da mdia (instituies e alunos)


Existem trs possibilidades de instalaes para a instituio: Rdio Comunitria: baixo custo de aquisio dos equipamentos necessrios. (R$ 5.000,00) Rdios Educativas: Criadas e Mantidas pelo Governo. Concedem espao para cursos EaD, por aprovao do projeto. Rdio Educativa prpria da instituio, com custo semelhante ao da rdio comunitria. Para o aluno, o custo muito baixo, na ordem de R$ 10,00.

RDIO

Interao sncrona/assncrona
A princpio a interao do rdio sncrona e unidirecional. Para haver interao (aluno-rdio) necessrio o suporte de outra mdia e/ou tecnologia, sendo que atualmente as mais usadas so as mdias sociais eletrnicas(Twiter, e-mail) e telefone. H a possibilidade de intermediao local por um tutor-mediador num encontro para audio coletiva.

RDIO

Atualizao das informaes e contedos


A atualizao das informaes pode ser processada em grande velocidade no rdio, praticamente em real-time. A preparao dos contedos exige uma elaborao mais cuidadosa, em funo das caractersticas inerentes prpria mdia. O contedo deve ser pensado como a informao transitando em mo nica. As atividades prticas devem ser instigadas para que o aluno as produza autonomamente, ou em encontros programados. Os limites da mdia tambm devem ser considerados.

RDIO

Capacitao (professores, tutores e alunos)


Alunos:

No necessitam de capacitao. A operao de um rdio muito simples. Professores: Necessitam de capacitao em comunicao social (falar de forma direcional sem a presena fsica do ouvinte) e produo dos programas. Recomenda-se o auxilio de um redator experiente em rdio. Tutores: Iro trabalhar com uso de outra mdia/tecnologia, que demandar capacitao especfica.

RDIO

Acesso

O acesso ao rdio facilitado pela simplicidade de sua operao e baixo custo. Alm disso, o receptor est incorporado em outros equipamentos como nos telefones celulares. O Rdio consegue atingir vrios pblicos. Depende basicamente da criatividade na elaborao dos programas. O rdio considerado uma das formas de comunicao mais democrticas, pois todos tem acesso aos seus programas. A nica dificuldade para os portadores de deficincia auditiva.

RDIO

Acesso e participao de PNE


Com

exceo dos deficientes auditivos, os demais PNE tem fcil acesso ao rdio, mesmo nos casos em que necessria a ajuda para operao do equipamento.

RDIO

ltimas consideraes
Historicamente o rdio foi a segunda tecnologia a ser usada em educao a distncia (a primeira foi o correio). Apesar de atualmente existirem tecnologias que possuem ferramentas mais atrativas, o rdio ainda se coloca como uma alternativa de viabilizao da educao em sociedades em grandes distncias (geogrficas, infraestruturas, econmicas e sociais) dos grandes centros. Para as populaes com poucos recursos financeiros e sem acesso s tecnologias da informao e comunicao, os projetos de EaD via rdio ainda representam uma alternativa vivel de ensino aprendizagem.

RDIO

Referncias

Associao Brasileira de Educao a Distncia ABED. Caractersticas de Rdio como Veculo que Orienta. Uma Avaliao de Programas.

Grassi, Daine. O Uso do Rdio como recurso Tecnolgico em EaD. SENAC RS.
Aragon de Nevado, Rosane. Educao a distncia no Brasil. UFRS.

Das könnte Ihnen auch gefallen