Sie sind auf Seite 1von 35

A SITUAO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Acadmicas: Daniela Silva, Flavia Flores, Gisele da Silveira, Knya Passos e Rodrigo Selmar

Dentre os problemas de ordem moral que afetam a sociedade em geral e as relaes de trabalho, em particular, destaca-se a desigualdade social proveniente de questes ligadas a classe, raa, gerao ou gnero.

Knya

Pesquisas comprovam que nas ltimas dcadas o ingresso de mulheres no mercado de trabalho tem sido superior ao dos homens, o que poderia ser um caminho para sua emancipao, entretanto, elas continuam segregadas em alguma atividades, ocupam posies de menor prestgio e remunerao e so alvos de violncia, como as decorrentes do assdio moral e sexual, dentre outros.
Knya

Nas ltimas dcadas do sculo XX, presenciamos um dos fatos mais marcantes na sociedade brasileira, que foi a insero, cada vez mais crescente, da mulher no campo do trabalho, fato este explicado pela combinao de fatores econmicos, culturais e sociais.

Knya

IDENTIDADE DE GNERO: LIMITES E POSSIBILIDADE

Apesar de sabermos que existe um

processo de mudana, o modelo em vigor exige dos homens coragem, determinao e sucesso e no permite o fracasso e a capitulao, e da mulher continuam cobrando docilidade, submisso, companheirismo e altrusmo (ser solidrio).
Knya

No mercado, dada a sua condio de

mulher (paciente, obediente, dedicada etc.), vende a sua fora de trabalho a preo mais baixo: o seu trabalho considerado ajuda no oramento familiar; concentra as atividades em setores extensivos do domstico, a exemplo da educao, sade, assistncia social, enfermagem e txtil; desenvolve tarefas dificultosas, que o homem, muitas vezes, se nega a fazer; e permanece distante das esferas de comando e deciso entre os prprios trabalhadores.
Knya

a partir de detalhes sutis como os

brinquedos infantis, a exemplo do carrinho, da arma e da boneca, que a criana preparada para o espao pblico, reservado ao masculino e, portanto, o mais violento, e o privado, reservado ao feminino, o da submisso.

Knya

DIVISO ENTRE O PBLICO E O PRIVADO

PBLICO - tudo aquilo que merece ser mostrado, que possui um valor independente da poca ou da situao.

Gisele

PRIVADO identifica-se com o que no pode ser iluminado, que precisa ser protegido, escondido e guardado.

Gisele

Na Grcia Antiga, o pblico era as pessoas

com poder de argumentao de deciso, que se identificava com a vida poltica. J a privada era a pessoa do lar, escravos e mulheres. A pblica sempre em domnio da privada

Gisele

Para a satisfao das necessidades dos indivduos, estabeleceu- se que a mulher era responsvel pelo trabalho reprodutivo e o homem pelo trabalho produtivo. Para os homens que pertencem ao mundo do pblico e da polis, o limite a liberdade, ao contrrio das mulheres.

Gisele

O trabalho realizado pela mulher no lar, nunca considerado como tal, mais sim sem importncia, que no precisa ser mostrado. Porque, pelo simples fato dele no gerar valor de troca. A idia e que o homem produz bens e riquezas, enquanto a mulher limita-se a consumi-los. A verdade continua velada, pois o desprezo com que se trata o trabalho desenvolvido no espao privado , no mnimo, decorrente de m-f, um problema moral grave
Gisele

SITUAO DA MULHER NO MUNDO DO TRABALHO PRODUTIVO


As pessoas so consideradas como seres produtivos; Motivao somente por ganhos econmicos; Motivo pelo qual as Mulheres estavam fora do mercado.
Daniela

Ingresso no mercado de trabalho deuse em meados do sculo XIX;


Poucas chegavam ao mercado de trabalho; Despreparo para o trabalho; Profisses Femininas; Discriminao;

Daniela

Emancipao Feminina
Existncia de uma Essncia Feminina (docilidade, afetividade);

preciso haver condies favorveis;


Segregao Horizontal (confinadas a um leque mais apertado de setores); Segregao Vertical (concentrao nos nveis mais baixos, no permite galgar Daniela posies mais elevadas)

Assdio Moral e Sexual


Qual o perfil das mulheres que sofrem com este tipo de atitude: -Situaes mais vulnerveis (mes solteiras, com filhos para sustentar); - Mulheres bonitas;
Daniela

Daniela

UMA NOVA ORIENTAO VALORATIVA NAS RELAES DE TRABALHO


A cultura ocidental moderna e a tica que

ela produz tem sido masculina e com poucas possibilidades de incluso da mulher. Estamos vivendo um momento em que o modelo social de base cartesiana est sendo colocado em questo, e com ele muitas formas de desigualdade social.
Flvia

Tambm procura romper com a separao

entre o racional e o emocional.

Isso porque sabe-se que as desigualdades

apresentadas baseiam-se em preconceitos e esteretipos culturais, necessrios manuteno dos interesses da sociedade capitalista.

Flvia

Existem evidncias do quanto j se avanou em prol de relaes mais igualitrias e valores democrticos na sociedade e nas relaes de trabalho

Flvia

Sampson esclarece que as primeiras mulheres a ingressarem nos escritrios os descreveram como sem vida, com mesas, cadeiras, aparelhos de controle, como os relgios de ponto, e pessoas que consideravam os sonhos idiotices, enquanto estimulavam a competio e a eficincia.

Flvia

Isso importante porque as emoes so

essncias em qualquer forma de relao, uma vez que constituem uma das instanciais mais importantes de comunicao. (Rouleau)
coordenar suas aes, informa-se sobre preferncias, bem como antecipar o comportamento. Elas so base do processo de relao com o outro. com base nas emoes que os agentes constituem-se como sujeitos.
Flvia

As emoes permitam ao agente

O prazer , em todas as suas acepes,

inclusive a sexual, tem sido sistematicamente expulso das relaes do trabalho, por acharem que ele constitui-se em um ponto de fuga da energia que deveria ser canalizada para a produtividade.

Apesar de todo o empenho para exorciz-

lo, para tornar as organizaes espaos imunes ao ertico, para separar a vida particular da pblica, isso, de fato, no se concretizou.
Flvia

Considerando-se que a moral e a tica

sempre so revestidas de um manto de neutralidade e verdade, a importncia da participao feminina no mundo do trabalho para a criao de novas bases morais, nem sempre considerada.

Duas reflexes precisam ser feitas:

1. Primeiro a vinculao
2. Inferncia
Flvia

Nessa mesma linha de pensamento colocam-se os frankfurtianos, que consideram o prazer, o lazer e a alegria como fundamentais e de grande valor no mundo do trabalho.

Flvia

Se o indivduo se identifica com a organizao, se pensa apenas por meio dela, se a idealiza a ponto de sacrificar sua vida privada aos objetivos que ela persegue, quaisquer que eles sejam, ento ele entrar sem saber num sistema totalitrio, tornando para ele em sagrado transcendental, que legitima sua existncia.

Flvia

TICA As mulheres trazem um diferencial para as relaes ticas no trabalho, por estarem vinculadas as diversas funes como cuidar do lar, da famlia e trabalhar. Estas experincias vividas pelas mulheres mostram h necessidade de um equilbrio entre o poder e a afetividade dentro das empresas.

Rodrigo

MORAL A criao de valores morais no mundo do trabalho traz um saldo positivo para as mulheres nas organizaes a importncia da afetividade do amor pelo outro, da espontaneidade e da espiritualidade.

Rodrigo

RESPONSABILIDADES Alem das condies j referidas, tambm vale salientar os baixos salrios ainda os problemas ligados a sade e sobrecarga de trabalho e as tradicionais funes de me e esposa. Sendo responsabilizada pelos cuidados com a estabilidade emocional de seus membros e cuidados domsticos.

Rodrigo

CONDIES Alm das condies j referidas, tambm vale salientar a dificuldade de horrios e a disponibilidade de creches e transportes inadequados, sendo assim dessa forma; eleva-se o ndice de absentesmo que depe contra elas na seleo e admisso no trabalho.

Rodrigo

DIREITOS Apesar disso a mulher tem que se dispor mais de seus direitos para falar em publico sobre as suas dificuldades dirias, seus direitos tanto no trabalho como no lar, precisam articular idias e fazer analises, levar para o ambiente de trabalho calor humano, e estabelecer relaes solidarias e de companheirismo.

Rodrigo

AUTO-CONFIANA Mas alem de tudo isso necessrio romper este circulo que as faz acreditar que so frgeis e incapazes diante de todas estas exigncias dirias da vida real, e que as fazem acreditar que so incapazes de tomarem decises e de ocuparem cargos. Isso pode parecer atitudes ditas de proteo a mulher mas na realidade as fazem incapazes de acreditar nas suas possibilidades e de ter acima de tudo confiana em seu eu.
Rodrigo

VISO preciso ver o mundo pela sua tica e no pela cultura dos homens que para proteger o sexo oposto as inibem de viver e de ter atitudes involuntrias, como decises, livre expresso, liberdade de ir e vir, no s no trabalho mas no lar tambm. preciso compreender que isso so armadilhas impostas pela cultura e que a sociedade coloca para aprision-las fora do exerccio de poder considerado masculino.
Rodrigo

HOMENS E MULHERES A relao entre homens e mulheres no deve ser de oposio, de oprimido e de opressor, pois tanto um quanto outro so oprimidos por um modelo poltico e social e precisam juntos buscar sua autonomia.

Rodrigo

VDEO
http://www.youtube.com/watch?v=p5V

Q7kSpYIM&feature=related

Das könnte Ihnen auch gefallen