Sie sind auf Seite 1von 28

PRONTO SOCORRISMO

a perda da continuidade da pele. CLASSIFICAO DOS FERIMENTOS


a) ABERTO: aquele em que existe uma perda de continuidade da superfcie cutnea.

b) FECHADO: A leso ocorre abaixo da pele, porm no existe perda de continuidade da superfcie.

OS FERIMENTOS ABERTOS MAIS COMUNS SO:


Abrases ou escoriaes; Ferimentos incisos; Laceraes; Avulses; Amputaes; Evisceraes; Ferimentos penetrantes ou perfurantes;

So leses superficiais de sangramento discreto e muito doloroso.

So leses de bordas regulares produzidas por objetos cortantes que podem causar sangramentos variveis e danos a tecidos profundos, como tendes, msculos e nervos.

So leses de bordas irregulares, produzidas por objetos rombos, onde o tecido ao longo da extremidade da ferida rasgado, produzindo extremidades speras.

Leses nas quais todo um pedao de pele e tecidos so rompidos, ficando pendurados com um retalho.

So leses geralmente relacionadas a acidentes automobilsticos.

Leses nas quais a musculatura do abdome rompida em decorrncia de violento impacto ou leso de objeto penetrante ou cortante, expondo o interior da regio abdominal contaminao, ou exteriorizando vsceras.

So leses causadas pela penetrao de projteis ou objetos pontiagudos atravs da pele e dos tecidos subjacentes. O orifcio de entrada pode no corresponder profundidade de leso, devendo-se sempre procurar um orifcio de sada e considerar leses de rgos internos quando o ferimento localizar-se nas regies do trax ou abdmen.

Quando o objeto estiver encravado no o remova.

CASO ESPECIAL:

CURATIVO DE TRS PONTAS:

Exponha o local do ferimento; Faa uma limpeza superficial do ferimento; Controle hemorragia; No remova objetos transfixados, imobilize-o; Previna e trate o choque.

NO REMOVA UM CURATIVO J COLOCADO, EM CASO DE NO HAVER OCORRIDO A HEMOSTASIA

Estes ferimentos podem variar desde leses abaixo da pele, at leses severas em rgos internos. Basicamente, o tratamento prhospitalar consiste em avaliar o acidentado, identificar a leso, realizar imobilizao e prevenir o choque.

a) NO COURO CABELUDO:

Controlar a hemorragia com presso direta;


No lavar o local;

Suspeitar de leso adicional na cabea e/ou pescoo;


No aplicar presso se existir a possibilidade de fratura no crnio.

b) NA FACE:

Avaliar a boca do paciente, procurando corpos estranhos ou sangue coagulado; Manter as vias areas permeveis; Controlar hemorragias (presso direta); Se houver objeto penetrante nas bochechas que representem riscos de obstruo, empurrar de dentro para fora; Se possvel transportar a vtima lateralizada.
SE SUSPEITAR DE LESO ASSOCIADA DE PESCOO. MANTER A POSIO NEUTRA DA CABEA.

c) HEMORRAGIA NASAL:

Manter abertas as vias areas;

Manter a cabea um pouco fletida, comprimindo um pouco acima das fossas nasais para estancar as hemorragias; Se houver sada de lquido cfalorraquidiano, no ocluir o nariz.

d) FERIMENTOS NOS OLHOS:


No comprimir diretamente sobre os olhos; Cobrir o globo ocular lesado com curativo mido e proteger com copo plstico ou bandagem triangular em anel e compressas de gaze e esparadrapo; Estabilizar objetos cravados e nunca tentar removlos; Tampar os dois olhos.

e) LESES NO OUVIDO E ORELHAS:

No remover objetos cravados;

No tamponar a sada de sangue ou lquor;


Aplicar gaze externamente (frouxa e em grande quantidade) e fixar com esparadrapo.

f) FERIMENTOS NO PESCOO:

Aplicar presso direta com a mo para cessar hemorragias; Aplicar curativo com uma bandagem sem comprimir ambos os lados do pescoo; Tratar o Estado de choque; Observar a respirao; Manter posio neutra da cabea.

g) FERIMENTOS ABDOMINAIS:

rgos slidos: Fgado e bao (sangram muito).

rgos ocos; Estmago e intestino (altamente contaminantes).

SINAIS E SINTOMAS (TRAUMAS ABDOMINAIS FECHADOS):


Dor ou contrao; Abdome protegido; Respirao rpida e superficial; Abdome sensvel e/ou rgido.

TRATAMENTO PARA FERIMENTOS ABDOMINAIS ABERTOS:

Expor o local e cobrir toda o ferimento com curativo estril mido; No recolocar rgos eviscerados; No remover objetos cravados; Previna-se para ocorrncia de vmito; Tratar ou prevenir o choque; Sempre que possvel transporte-o na posio encontrada.

TRATAMENTO PARA FERIMENTOS ABDOMINAIS ABERTOS:

FERIMENTOS NA GENITLIA:
Controle

sangramento com presso

direta; Nas contuses use bolsa de gelo ou gua fria; No remova objetos transfixados; Preserve as partes avulsionadas, com curativos esterilizados ou qualquer curativo limpo.

AMPUTAO:
Controle

hemorragias e previna o

choque; Envolva a parte amputada com compressas limpas, coloque-as em um saco plstico e este em um recipiente com gelo; Transporte o paciente e a parte amputada para o hospital.

Das könnte Ihnen auch gefallen