Sie sind auf Seite 1von 22

UNVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CINCIAS NATURAIS E EXATAS

Curso de Cincias Biolgicas

Transgnicos e Medicamentos/Vacinas
Adriana M. T. Rego Erick S. Arajo Paulo Victor G. Miranda Valquria J. Campos

Ub, 04 de Outubro de 2011.

O que so os transgnicos?
Os

organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgnicos, so aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu cdigo gentico.

processo consiste na transferncia de um ou mais genes responsveis por determinada caracterstica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta caracterstica.

Disponvel em: http://www.cib.org.br/pdf/guia_transgenicos_maio09.pdf

Os

transgnicos esto presentes no dia-a-dia dos consumidores de todo o mundo h mais de 25 anos.

Agricultura Pecuria Indstria de alimentos Indstria farmacutica Indstria de higiene Medicina

Exemplos

de produtos transgnicos

Hambrger
Cala Jeans Produtos de Limpeza Medicamentos

Disponvel em: http://www.cib.org.br/pdf/guia_transgenicos_m aio09.pdf

Disponvel em: http://www.cib.org.br/pdf/guia_transgenicos_maio0 9.pdf

Estima-se que 100% de todos os alimentos processados e bebidas contenham pelo menos um ingrediente derivado de soja ou milho, que podem ser transgnicos.

Disponvel em: http://www.cib.org.br/pdf/guia_transgen icos_maio09.pdf

Medicamentos Transgnicos...
... O que so?
So

medicamentos onde utilizam-se em ambiente confinado, animais, vegetais ou microrganismos geneticamente modificados em sua produo. o momento, so seguros para uso teraputico, pois diminuem as chances de reaes alrgicas j que so derivados de cpias de genes humanos.

At

Aplicabilidade:

Vitaminas
Hormnios Vacinas
Disponvel em: http://www.cib.org.br/pdf/guia_transgenicos_mai o09.pdf

Remdios para o combate AIDS

Exemplos de medicamentos transgnicos


Insulina:

Uma das primeiras aplicaes comerciais da biotecnologia na sade.

No incio do sculo passado as pessoas morriam muito cedo de diabetes. Na dcada de 20 a insulina passou a ser purificada de sunos ou de bovinos.

1978: Cientistas dos Estados Unidos produzem com sucesso, em laboratrio, a insulina humana por meio de microrganismos transgnicos (E.Coli).
Disponvel em: http://www.supletivo.com.br/materias/biologia/aula_116/index_ 1.htm

A demanda por insulina dever triplicar at 2012, de 5 ton/ano para 16 ton/ano -> ampliar a capacidade de produo a custos mais acessveis.

Soluo

????

Disponvel em: http://www.dbio.uevora.pt/LBM/Foco/Hospedeiros/Hospedeiros.html

Maurice Moloney, especialista em biofrmacos e fundador da SemBiosys Genetics: Com tcnicas genticas prprias, obtivemos aafro (Carthamus tinctorius) transgnico que acumula pr-insulina humana em suas sementes. A pr-insulina nas sementes no ativa, mas podemos ativ-la depois de extra-la (Maurice Moloney) -> reduo de 40% nos custos.

hGH (hormnio de crescimento humano)

Tambm transgnico o hormnio do crescimento (hGH) contra o nanismo, doena que afeta 10 mil crianas brasileiras. Inicialmente, a protena era retirada diretamente da hipfise de cadveres, o que abria a possibilidade de contaminaes. Depois, a substncia passou a ser produzida em bactrias. Estas, mesmo no sendo patognicas, tm que ser bem purificadas, pois contm protenas que podem causar febre e alergia, entre outras reaes.

Adilson Leite, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveu com sua equipe um processo de produo de protenas em plantas (tabaco) e posteriormente fez com que sementes de milho produzissem o hormnio de crescimento humano.

hG-CSF (fator Estimulante de Colnias de Graunolcitos humano )

A protena hG-CSF um medicamento importado amplamente utilizado devido sua comprovada eficincia contra diferentes formas de neutropenia e leucopenia, induzidas por quimioterapia. Existem duas apresentaes do remdio: o Filgrastim e o Lenograstim, ambos custam em mdia R$ 500 a ampola.

Cabra geneticamente modificada (UFRJ) produz aproximadamente 630 microgramas de hG-CSF por mililitro (ml) de leite, o que equivale a quase duas ampolas do medicamento disponvel no mercado.
Cabra receptora sem raa definida e cria transgnica Foto: Raylena Moura: Disponvel em: http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/

Vacinas Transgnicas
Muito

se fala sobre a biotecnologia e plantas geneticamente modificadas, mas poucos sabem que a transgenia utilizada com muito sucesso na sade h mais de duas dcadas. ltimos anos, dentre as principais evolues na rea, esto as vacinas transgnicas e comestveis, que, por conta dos benefcios que apresentam, atraem cada vez mais investimentos e pesquisas.

Nos

As

vacinas transgnicas comestveis so alimentos geneticamente modificados, capazes de combater determinada enfermidade. obteno se d por meio de tcnicas de engenharia gentica, na qual introduz-se no genoma da planta o gene de interesse para que esta passe a expressar determinada caracterstica.

Sua

Disponvel em:<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-5.php>. Acesso em: 03 out 2011.

Exemplos de vacinas transgnicas


Alface

transgnico A alface tem sido utilizada como uma vacina comestvel contra a Hepatite B;

Um gene do vrus da hepatite B transferido para plantas de alface. A planta transgnica produz uma protena do vrus HBV (causador da hepatite B), que funciona como antgeno (substncia que provoca a formao de anticorpo especfico) capaz de induzir uma resposta imune de proteo contra a doena.

Disponvel em:<http://kilodrama.blig.ig.com.br/2009 /10/19219251.html>. Acesso em: 03 out 2011.

Tabaco

transgnico Cientistas dos EUA conseguiram imunizar camundongos contra o vrus da varola com uma vacina produzida a partir da planta de tabaco transgnica.

O mtodo para a obteno da vacina foi inserir no cdigo gentico de ps de tabaco um gene que levasse a planta a produzir uma substncia que, ingerida, fosse capaz de despertar no organismo uma resposta imunolgica.
Isso "prepararia" o organismo para um futuro contato com o vrus da varola, de forma que ele fosse morto pelo sistema imune, sem causar a doena.

Disponvel em:<http://mundoasistencial.com/hojas-detabaco-contra-la-diabetes-y-la-artritis/>. Acesso em: 03 out 2011.

Pesquisas em desenvolvimento

Centenas de medicamentos so produzidos por meio da aplicao da biotecnologia, entre eles, vitaminas, anticorpos e remdios para o combate AIDS. Uma nova pesquisa descobriu uma vacina que pode ser muito til para proteger contra o vrus HIV, da AIDS. A injeo contm quatro genes do HIV que estimulam os linfcitos T e B.
http://biomedicinaemicro.blogspot.com/2011/02/ vacina-espanhola-contra-aids-reduz.html

Instituto Butantan produz, anualmente, cerca de 45 milhes de doses de vacina contra a Hepatite B, desenvolvida por meio de engenharia gentica (Butantan, 2010).

Pesquisadores

da Universidade de Tquio (Japo) desenvolveram, com base em arroz transgnico, uma vacina contra o vibrio da clera, que poder estar disponvel para a sociedade em breve.

Vantagens X Desvantagens
Vantagem:

as vacinas transgnicas garantem vantagens com relao segurana. poucos laboratrios tem os dispendiosos equipamentos, reagentes e pesquisadores capazes de obter as vacinas transgnicas com a segurana requerida pela Lei de Biossegurana, fiscalizada pela CTNBio.

Desvantagem:

Concluso
Morrem

milhares de pessoas em virtude de enfermidades, pela falta de vacinas, medicamentos, vermfugos e saneamento bsico, alm da falta de comida. o maior desenvolvimento destas vacinas, grandes avanos acontecero, tanto para a sade humana, como para a animal. Apenas reforando, que nem todas as vacinas geneticamente modificadas so comestveis. So dois tipos de vacinas desenvolvidas pela biotecnologia.

Com

Referncias Bibliogrficas:
ROMANZOTI, N. Vacina poderosa poderia reduzir o HIV a uma infeco menor. Disponvel em: <http://hypescience.com/category/tecnologia/>. Acesso em 30 set 2011. Dirio da Sade . Cabras transgnicas brasileiras produzem leite com medicamento. Disponvel em: <http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=cabras-transgenicas-leite-com medicamento>. Acesso em: 01 out 2011.

GEHRKE, Flvia. TRANSGNICOS: voc j est usando! Disponvel em:


< http://dnaeoutrascoisas.wordpress.com/2010/06/22/ola-mundo/ >. Acesso em: 01 out 2011. FERREIRA, Lucas Tadeu. Os OGMs como biofbricas de medicamentos . Disponvel em: < http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio20/20_1.pdf >. Acesso em: 01 out 2011. EMBRAPA. Transgnicos para a produo de biofrmacos. Disponvel em: < http://www.cenargen.embrapa.br/_comunicacao/2006/folders/fold06-13_transgenicoProdBiofarmacos.pdf >. Acesso em: 01 out 2011. CIB. Tudo o que voc deve saber sobre transgnicos. Disponvel em:

< http://www.cib.org.br/pdf/guia_transgenicos_maio09.pdf >. Acesso em: 01 out 2011.

Gratos pela ateno!!

Das könnte Ihnen auch gefallen