Sie sind auf Seite 1von 34

2020: o que os computadores faro daqui 10 anos?

Objetivo
Mostrar uma srie de expectativas para o mundo dos computadores e que podem ser concretizadas nos prximos dez anos. Algumas j existem, mas ainda no possuem fora para alcanarem fatias significativas do mercado, como os monitores 3D. Outras ainda demoraro para alcanar a populao, como as impressoras tridimensionais.

Previses para a regio


Garanhuns ser uma referncia na rea de Computao Ter timos profissionais na a rea de TI. Pensamento computacional ser aplicado em todas disciplinas educao bsica, mdia e graduao.

Computao nas nuvens


A computao nas nuvens ganhar cada vez mais espao. No ser preciso instalar softwares adicionais.

Computao nas nuvens


bem possvel que at l, at mesmo os sistemas operacionais, como o Windows, j estaro sendo disponibilizados em nuvens.

Computao nas nuvens


No precisar carregar um arquivo em pendrives ou emails, bastar possui-lo sincronizado e ele poder ser editado por qualquer usurio autorizado para tal.

Docking Station
Outra prova de que os computadores estaro cada vez menos fixos o avano das Docking Station , que j devem ganhar ainda mais parcelas do mercado e consolidarem um segmento bem estruturado nesta dcada.

Docking Station
Os dispositivos podem ser conectados a notebooks ou desktops e ampliam a capacidade grfica, aumentam o nmero de portas USB, o nmero de sadas de vdeo e muitas outras vantagens que no seriam possveis sem a utilizao desse tipo de tecnologia.

Docking Station
Nesse caso a presena de uma docking station torna-se indispensvel.

Docking Station
Indispensvel porque os dispositivos podem facilitar bastante a conexo dos netbooks a monitores, teclados e mouses externos.

Docking Station
O usurio ainda estaria utilizando o netbook, ou o notebook, mas apenas a capacidade de processamento do computador, no seus elementos que seriam perifricos, caso fosse um desktop.

Docking Station
Os dispositivos podem ser conectados a notebooks ou desktops e ampliam a capacidade grfica, aumentam o nmero de portas USB, o nmero de sadas de vdeo e muitas outras vantagens que no seriam possveis sem a utilizao desse tipo de tecnologia.

A vida em trs dimenses


Quando ocorreu a exploso dos cinemas 3D em 2009, muito comeou a ser cogitado acerca da possibilidade de transformar os televisores e monitores de uso em televisores e monitores capazes de transmitir imagens em trs dimenses da mesma forma que o cinema projetava para seus espectadores.

Monitores 3D
As respostas no demoraram para comear a surgir nos blogs e sites especializados em tecnologia.

Monitores 3D
Logo foram revelados os requisitos mnimos para que pudessem ser projetadas imagens com profundidade simulando a realidade.

Monitores 3D
Eram elas frequncia necessria para gerar as imagens e os culos juntamente utilizados.

Monitores 3D
Tambm no demorou para que fossem anunciadas as primeiras placas de vdeo a suportarem frequncias de 120 Hz e que, portanto, permitiam a utilizao de monitores mais modernos para a transmisso de imagens tridimensionais.

Monitores 3D
Em 2010 isso j possvel, mas no est difundido devido ao preo. Seguindo a tendncia tradicional do mercado, em 10 anos os monitores 3D j devero estar nas mesas da maioria dos usurios.

Impresso 3D
Hoje j existem algumas impressoras que trabalham com resultados tridimensionais, elaborando moldes detalhados de uma srie de produtos e objetos em geral.

O problema que essa impresso demanda clculos que poucos computadores conseguem realizar em um prazo curto de tempo, logo pouco aproveitada pelo pblico em geral.

Impresso 3D
Com os constantes avanos nas tecnologias de processamento, em breve dever haver processadores com ainda mais ncleos do que h hoje no mercado, o que permitir a modelagem de objetos com detalhes microscpicos e sua posterior impresso com fidelidade a esses detalhes.

Impresso 3D
Em exemplos prticos, em alguns anos ser possvel localizar imagens da Torre Eiffel, de Paris, elaborar clculos dos detalhes dimensionais e imprimir uma maquete do ponto turstico francs em trs dimenses reais.

Computao verde: a tecnologia a favor da natureza


H cerca de 10 anos as previses para o planeta Terra j no eram as melhores. Por exemplo, estimava-se que at 2030 no haveria gua potvel suficiente para as populaes do mundo. Logicamente essa no era a nica preocupao das pessoas em relao ao futuro do planeta, mas sempre foi a mais alarmante.

Computao verde: a tecnologia a favor da natureza


Uma sociedade de consumo como a ocidental gasta muito mais recursos do que consegue produzir, o que gera um dficit incrvel. Isso sem falar no quanto a produo de bens de consumo causa impactos ao meio-ambiente, com uso de energia e utilizao de materiais nocivos natureza na fabricao de vrios produtos, como baterias e eletrnicos.

Computao verde: a tecnologia a favor da natureza


Essa direo da sociedade ao caos ecolgico levou muitas empresas fabricantes de eletrnicos a buscarem novas alternativas para a diminuio dos impactos causados. Monitores com telas LED que gastam menos energia e so produzidos com materiais menos txicos, processadores cada vez mais econmicos e melhor direcionamento do lixo eletrnico so apenas algumas das aes que o mundo obrigou-se a seguir.

Computao verde: a tecnologia a favor da natureza


No h outra sada alm de frear o consumo sem medidas. Como a cada dia mais pessoas se conscientizam desse fato, calcula-se que at 2020 haja muito mais usurios adeptos s tecnologias verdes do que hoje. Pode ser um pouco maniquesta afirmar isso, mas no esto de todo errados quem diz que o consumo de hoje levar ao fim de tudo no amanh.

Memria e armazenamento
Quem se lembra dos disquetes de 1,44 MB no sente saudades. A transferncia dos arquivos era lenta e pouco segura, pois qualquer arranho no disco de leitura j tornava o disquete inutilizvel. Passaram a ser utilizados CDs, DVDs, at que cerca de trs anos atrs os pendrives j conseguiam ultrapassar os discos na capacidade de armazenamento.

Memria e armazenamento
Hoje podem ser encontrados dispositivos mveis para at 64 GB de armazenamento, capacidade que alguns HDs no possuam h pouco tempo. Se, em to pouco, os pendrives evoluram tanto, imagine como sero esses dispositivos daqui a cinco ou dez anos - nesse caso sonhar alto no delirar.

Memria e armazenamento
At 2020 devem estar disponveis, pendrives e cartes de memria que ultrapassem a casa dos terabytes. Isso significa mil vezes a capacidade de um pendrive de 1 GB. Imagine guardar todos os filmes, msicas e arquivos em um s dispositivo mvel para que voc possa acess-los em qualquer computador.

Memria e armazenamento
Seria o fim da necessidade de carregar DVDs, mais de um pendrive ou enviar arquivos por email. A utilizao de gadgets com tamanha capacidade de memria seria at mais vivel do que a utilizao de documentos sincronizados pela computao nas nuvens.

Transferncia de dados
Ainda com relao a dados armazenados necessrio citar os avanos nas tecnologias de transferncia de dados. Em 1996 comeou a ser popularizado o uso de dispositivos USB, mas naquela poca as trocas de dados entre computador e dispositivos eram limitadas s velocidades de 12 Mbps.

Transferncia de dados
Em 2000 surgiu a USB 2.0 (mais utilizada at hoje), que permitia trocas de at 480 Mbps, o que facilitou a vida dos usurios de players multimdia e dispositivos de memria flash. No final de 2009 foi finalmente lanada a tecnologia USB 3.0, que permite transferncias com velocidades prximas a 4,8 Gbps.

Transferncia de dados
J existem outras tecnologias para transferncia de dados. A Sony por exemplo, possui a TransferJet, que faz conexes entre computador e dispositivos sem a necessidade de cabos ou plugs, basta aproximar os aparelhos. A Intel tambm possui sua carta na manga, trata-se do Light Peak, que utiliza fibra tica para transferir informaes a velocidades que podem chegar a 100 Gbps nos prximos anos

Consideraes finais
O que todos os usurios devem saber que, independente do quanto a informtica evoluir tecnologicamente, o consumo deve ser consciente e os dispositivos que no forem mais utilizados no devem ser descartados em lixo comum, mas direcionados a instituies que reaproveitam todos os materiais e ainda evitam o acmulo de lixo eletrnico nos lixes.

Das könnte Ihnen auch gefallen