Sie sind auf Seite 1von 22

Laboratrio de Biotecnologia

Trabalho elaborado no mbito do mdulo Agentes Qumicos do Curso de Segurana e Higiene no Trabalho, Aco N. 61/10
Ana Rita Pereira Gonalves Lus Pedro Guerra Baptista Monteiro
Data: 16 de Maro de 2011

Introduo:
No laboratrios em geral, so utilizados diversos produtos qumicos, os quais tm diversos riscos associados. Quem executa actividades de laboratrio est frequentemente exposto a agentes qumicos, fsicos e biolgicos nocivos sade. Este facto faz com que os profissionais deste sector tentem alcanar condies mais seguras de trabalho para minimizar riscos de acidentes e/ou contaminao. O presente trabalho tem como objectivo identificar os perigos e analisar os riscos qumicos resultantes do trabalho efectuado em laboratrios de biotecnologia, bem como aplicar as respectivas medidas de preveno, tendo como base princpios bsicos de segurana, e fichas de segurana de produtos.

Caracterizao da actividade:
A biotecnologia o conjunto de tecnologias avanadas que permitem a descoberta e manipulao dos segredos da vida desde os genes at ao complexo funcionamento do corpo humano, passando pelo estudo e utilizao de microrganismos em processos industriais como substituintes de reaces qumicas. Nos campos da sade, agricultura, indstria alimentar e proteco do ambiente a sua contribuio portanto essencial. Nos processos utilizados, extremamente acentuada a quantidade de substncias qumicas utilizadas. Pelo facto de a biotecnologia no estar devidamente regulamentada, muitos desses processos ainda so desconhecidos. A grande maioria dos compostos qumicos usados nesta rea so a Acrilamida, Xileno, Brometo de Etdio, Mercaptoetanol, Temed, Formaldedo, Fenol, Dimetilsulfxido, Clorofrmio, Pirocarbonato de Etila, Cloreto de Ltio, entre outros, considerados txicos e de alta gravidade para o Homem, os quais so capazes de influenciar directamente a Sade tanto dos trabalhadores envolvidos, como das comunidades vizinhas.

Regras Bsicas de Segurana de um Laboratrio


Em todo o tipo de laboratrios qumicos, e por motivos de segurana estes devero estar munidos do seguinte material de segurana: Cobertor anti-fogo Extintor de incndio Areia Chuveiro Caixa de primeiros socorros Lava-olhos

RISCOS QUIMICOS:
Qumicos mais frequentemente utilizados em laboratrios de Biotecnologia
Durante o processo so utilizadas diversas substancias qumicas, tais como: Xileno ( C8H10); Fenol ( C6H60); Acrimalida ( C2CHCONH2); Temed ( C6H16N2)

Xileno:
Descrio: O xileno comercial uma mistura dos ismeros orto, meta e paraxileno e do etilbenzeno. utilizado na etapa de desparafinizao, prvia extraco de DNA, obtido a partir de fontes de material parafinado. Efeitos sobre o organismo:
Inalao
Irritao no nariz e garganta Pode causar nusea, vmito, dores de cabea e severas dificuldades de respirao, dores e tosse. Vapor em alta concentrao anestsico.

Ingesto
Causa sensao de queimadura na boca e estmago, nusea, vmito e salivao. Pequenas quantidades nos pulmes podem causar severas hemorragias com danos pulmonares ou morte.

Contacto com a pele


Causa perda da camada natural de leo na pele, e frequentemente resulta em dermatoses.

Contacto com os olhos


Os vapores causam irritao. Pode causar queimadura na crnea e danos nos olhos.

Aces a tomar em caso de acidente:


Inalao
Remover o indivduo, e se possvel para o ar livre. Se no estiver a respirar, fazer respirao artificial. Se respirar com dificuldade, dar oxignio. Procurar ajuda mdica.

Ingesto
Se for ingerido, o vmito pode ocorrer espontaneamente, mas no o induzir. Se ocorrer vmito, manter a cabea num nvel mais baixo que os quadris para prevenir aspirao pelos pulmes. Nunca dar algo pela boca a uma pessoa, inconsciente

Contacto com a pele


Lavar imediatamente com gua corrente e sabo pelo menos durante 15 minutos. Remover a roupa contaminada, e os sapatos. Procurar ajuda mdica. Lavar as roupas e os sapatos, antes de reutiliz-los.

Contacto com os olhos


Lavar imediatamente com gua corrente pelo menos durante 15 minutos, abrindo e fechando ocasionalmente as plpebras. Procurar ajuda mdica imediatamente.

Medidas Preventivas:

Ao manipular este composto usar sempre EPIs tais como, culos de segurana, luvas impermeveis, mscara com filtro especfico, avental impermevel.
Em caso de vazamento acidental devemos ventilar, e isolar a rea atingida. Remover toda fonte de ignio. Quando ocorrer o vazamento, recolher o material num recipiente apropriado, absorvendo-o com material inerte, como terra, areia seca, etc. No manuseamento e armazenamento devemos manter o material num recipiente bem fechado, armazenando-o em local fresco, seco e bem ventilado, longe do fogo e de substncias incompatveis.

Fenol ( C6H60)
Descrio: utilizado para extraco de cidos nuclicos.
Efeitos sobre o organismo:
Inalao
Provoca dispneia e tosse.

Ingesto
Provoca queimaduras intensas da boca e da garganta, dor abdominal acentuada, cianose, fraqueza muscular e coma. Podem ser observados tremores e contraces musculares. A morte pode advir por parada respiratria.

Contacto com a pele


Pode provocar necrose, e gangrena dos tecidos, dependendo do tempo de contacto, e da concentrao das solues. O maior perigo do fenol a possibilidade de penetrar rapidamente na pele, causando severas leses que podem ser fatais.

Contacto com os olhos


A crnea torna-se branca e muito dolorida, podendo ocorrer perda de viso.

A absoro sistmica provoca danos ao fgado, rins e sistema nervoso central.

Aces a tomar em caso de acidente:

Inalao
Remover o indivduo, e se possvel para o ar livre.

Ingesto
Se for ingerido, dar leo de rcino ou polietileno glicol. Induzir o vomito se for necessrio. Nunca dar algo pela boca a uma pessoa inconsciente.

Contacto com a pele


Lavar imediatamente em gua corrente pelo menos durante 30 minutos. Remover a roupa contaminada e os sapatos destruindo-os depois. Procurar ajuda mdica.

Contacto com os olhos


Lavar imediatamente com gua corrente pelo menos durante 15 minutos, abrindo e fechando ocasionalmente as plpebras. Procurar ajuda mdica imediatamente.

Se no estiver a respirar, fazer respirao artificial. Se respirar com dificuldade, dar oxignio.
Procurar ajuda mdica.

Medidas Preventivas:

Utilizar EPIs tais como luvas, protector facial para qumicos, culos de proteco contra gases, mscara com filtro especfico. No caso de vazamento acidental devemos lavar, ventilar e isolar a rea de vazamento. Retirar toda fonte de ignio. Se eventualmente ocorrer vazamento, recolher o material num recipiente apropriado de modo a no dispersar, o p no ar.. No que se refere ao manuseamento e armazenamento devemos manter o material num recipiente bem fechado, armazenando-o em local fresco, seco, e bem ventilado. Guardar separadamente de materiais reactivos ou combustveis, e longe da luz. O armazenamento de fenol deve ser feito em recipientes galvanizados, estanhados, de alumnio, nquel ou vidro. Guardar ao abrigo da luz, longe de produtos oxidantes e de qualquer fonte de ignio.

Acrimalida ( C2CHCONH2)
Descrio: Gel de Electroforese usado para a tcnica de extraco de ADN Efeitos sobre o organismo:
Inalao
Pode causar sonolncia, sensao de formigueiro, fadiga, fraqueza, discurso lento e confuso. Causa danos ao sistema nervoso central, e perifrico. Intoxicaes Causa irritao ao trato respiratrio. Afecta o sistema reprodutivo.

Ingesto
ALTAMENTE TXICO!

Contacto com a pele


Causa irritao, e vermelhido. A absoro drmica rpida.

Contacto com os olhos


As solues causam irritao.

Pode causar envenenamento sistemtico com sintomas paralelos aos da inalao.

Aces a tomar em caso de acidente:


Por causa da sua natureza txica, e por ter a capacidade de ser absorvido muito rapidamente pelo organismo, h que fornecer rapidamente os primeiros socorros para minimizar os efeitos sade.

Inalao
Remover o indivduo, e se possvel para o ar livre. Se no estiver a respirar, fazer respirao artificial. Se respirar com dificuldade, dar oxignio. Procurar ajuda mdica.

Ingesto
Induzir o vmito imediatamente de acordo com orientao paramdica. Nunca dar algo pela boca a uma pessoa inconsciente. Chamar um mdico.

Contacto com a pele


Lavar imediatamente em gua corrente pelo menos durante 15 minutos, removendo a roupa contaminada e os sapatos. Procurar ajuda mdica imediatamente. Lavar as roupas e os sapatos antes de reutiliz-los. As roupas devem ser lavadas por indivduos que foram informados dos perigos da exposio a esta substncia.

Contacto com os olhos


Lavar imediatamente com gua corrente pelo menos durante 15 minutos, abrindo e fechando ocasionalmente as plpebras. Procurar ajuda mdica imediatamente.

Medidas Preventivas: Utilizar EPIs tais como culos qumicos, avental, hotte e luvas de borracha ou de neoprene, para evitar o contacto com a pele.

No caso de vazamento acidental devemos ventilar a rea aonde ocorreu esse vazamento. Armazenar este tipo de produto em local fresco, seco e ventilado, longe de fontes de ignio ou calor.
Armazenar separadamente de materiais reactivos ou combustveis, e fora de luz do sol directa. Armazenar longe de cidos e lcalis. Usar EPI apropriado para a manuteno, ou onde os nveis de exposio foram excedidos. Lavar as mos, rosto, antebrao, pescoo quando sair reas restritas. Tentar manter as roupas que no so usadas no trabalho fora de contaminao. As roupas de laboratrio devem ser trocadas ao fim do dia. Lavar as mos antes de comer e no coma, beba ou fume no local de trabalho. No que respeita ao armazenamento e manuseamento ter em conta que devemos manter o mesmo em recipiente bem fechado.

Temed ( C6H16N2)
Descrio: Utilizado na preparao do gel de poliacrilamida
Efeitos sobre o organismo: Inalao
Corrosivo. Extremamente destrutivo aos tecidos da membrana mucosa e trato respiratrio superior. Os sintomas devem incluir uma sensao de queimaduras, tosse, respirao ofegante, laringite, cefaleia, nusea e vmito. Inalao pode ser fatal pois resulta em inflamao e edema da laringe e brnquios.

Ingesto
Corrosivo. No caso de ingesto pode o produto causar severas queimaduras boca, garganta e ao estmago. Pode causar dores de garganta, vmito, diarreia.

Contacto com a pele


Corrosivo. Os sintomas conhecidos so vermelhido, dor e queimaduras severas.

Contacto com os olhos


Corrosivo. Pode acarretar viso embaada, vermelhido, dor e queimadura severas dos tecidos com danos aos olhos.

Aces a tomar em caso de acidente:

Inalao
Remover o indivduo, e se possvel para o ar livre. Se no estiver a respirar, fazer respirao artificial. Se respirar com dificuldade, dar oxignio. Procurar ajuda mdica.

Ingesto
No Induzir o vmito. Dar grandes quantidades de gua. Nunca dar algo pela boca a uma pessoa inconsciente. Chamar um mdico.

Contacto com a pele


Lavar imediatamente em gua corrente pelo menos durante 15 minutos, removendo a roupa contaminada e os sapatos. Procurar ajuda mdica imediatamente. Lavar as roupas e os sapatos antes de reutiliz-los.

Contacto com os olhos


Lavar imediatamente com gua corrente pelo menos durante 15 minutos, abrindo e fechando ocasionalmente as plpebras. Procurar ajuda mdica imediatamente.

Medidas Preventivas: Utilizao de EPIs tais como culos qumicos, avental, capuz, luvas de borracha ou de neoprene. Em caso de vazamento acidental devemos remover todas as fontes de ignio. Ventilar a rea de vazamento. Usar o EPI apropriado. Isolar a rea. No usar equipamento que possa causar fascas. Previna a disperso pela mistura com gua. Recolha o derramado para reutilizao ou para disposio e coloque-o em recipiente fechado. Se o produto derramado no entrou em ignio, use um jacto de gua para impedir a disperso de vapores. No que respeita a medidas de manuseio e armazenamento devemos manter num recipiente bem fechado. Armazenar separadamente de materiais reactivos ou combustveis. Os recipientes no podem causar fascas. No pode ser colocado em reas onde fumar seja permitido. Use EPI apropriado para a manuteno.

Legislao aplicvel:
Enunciamos de seguida alguma legislao que ter de ser tida em conta para este sector, nomeadamente a que regulamenta os valores limites de exposio a agentes qumicos, as doenas profissionais, as prescries em matria de segurana e sade relativos a trabalhadores expostos a agentes qumicos, embalagem e rotulagem de substncias perigosas. Assim sendo, temos:
D.L. n479/85 de 13 de Novembro Fixa as substncias, os agentes e os processos industriais que comportam risco cancergeno, efectivo ou potencial para os trabalhadores profissionalmente expostos D.L. n390/93 de 20 de Novembro Estabelece as prescries mnimas de segurana e sade relativas proteco dos trabalhadores expostos a agentes cancergenos D.L. n290/2001 de 16 de Dezembro Estabelece as regras de proteco dos trabalhadores contra os riscos de exposio a agentes qumicos

Legislao aplicvel:
Decreto-Lei n 82/95, de 22 de Abril Classificao, embalagem e rotulagem de substncias perigosas. Anotao 1: transpe para a ordem jurdica interna vrias directivas que alteram a Directiva n 67/548/CEE, de 27 de Julho, relativa aproximao das disposies legislativas, regulamentares e administrativas respeitantes classificao, embalagem e rotulagem de substncias perigosas. Anotao 2: alterado pelo Decreto-Lei n 72-M/2003, de 5 de Maio.
Portaria n1152/97 de 12 de Novembro Aprova o regulamento para a classificao, embalagem e rotulagem das preparaes perigosas Decreto-Lei n 72-M/2003, de 5 de Maio Substncias perigosas. Anotao: Altera o Decreto-Lei n 82/95, de 22 de Abril, os anexos I e X da Portaria n 732-A/96, de 11 de Dezembro, e transpe para a ordem jurdica nacional, na parte relativa s substncias perigosas, a Directiva n 2001/58/CE.

Reflexo Final:
Nos laboratrios de Biotecnologia, conforme foi por Ns descrito, so utilizados diversos produtos qumicos, os quais pelas suas caractersticas podem ser nocivos sade dos funcionrios que actuam neste tipo de laboratrios. O presente documento teve como objectivo fornecer orientaes de segurana, e identificar os riscos a que aqueles trabalhadores esto sujeitos, pelo facto de manipularem produtos qumicos perigosos.
Neste seguimento essencial no esquecer que todos os produtos qumicos devem estar devidamente identificados, devem existir todas e demais fichas de segurana, assim como deve existir uma base de dados relativo a todos os produtos existentes no laboratrio com informaes do local de armazenagem, destino de desperdcios,. importante destacar que diante de uma rea de actividade to abrangente, o trabalho apresentado cingiu-se apenas a alguns produtos qumicos usualmente manipulados nesta rea, e que muitos outros no podem ser desprezados.

Cuidado!!!!!!!!!!!

Obrigado!!!!!!!!!!!

Das könnte Ihnen auch gefallen