Sie sind auf Seite 1von 83

Aula 7 Ligaes Qumicas: Ligao inica e metlica

Ligaes Qumicas
Ligao qumica: o termo usado para caracterizar uma

interao entre dois tomos que resulta na reduo da energia livre de Gibbs (G) para o sistema, relativo aos tomos isolados. O grau de reduo da energia ou estabilizao dado pela energia requerida para quebrar a ligao (energia de ligao)

Tipos de Ligaes Qumicas


Ligao qumica podem ser: Ligao covalente: resulta do compartilhamento de eltrons entre dois tomos. Normalmente encontrada entre elementos no-metlicos (modelo de Lewis). Ligao inica: resulta da transferncia de eltrons de um metal para um no-metal (modelo de Kossel). Ligao metlica: a fora atrativa que mantm metais puros unidos.

Tipos de Ligaes Qumicas

Tipos de Ligaes Qumicas


Os eltrons em um tomo podem ser:
Eltrons de valncia: Presentes nas camadas mais externas e determinam as propriedades qumicas do tomo. Porqu?? Eltrons das camadas internas: No se envolvem no comportamento qumico do tomo.

OBS: Para os elementos do grupo principal o nmero de eltrons de valncia igual ao nmero do grupo. Para os elementos de transio incluem-se os eltrons nos orbitais ns e (n - 1)d.

Smbolos de Lewis e a regra do octeto


Smbolos de Lewis
Para um entendimento atravs de figuras sobre a localizao dos eltrons em um tomo, representamos os eltrons como pontos ao redor do smbolo do elemento. O nmero de eltrons disponveis para a ligao indicado por pontos desemparelhados. Esses smbolos so chamados smbolos de Lewis. Geralmente colocamos os eltrons nos quatro lados de um quadrado ao redor do smbolo do elemento.

Smbolos de Lewis e a regra do octeto


Smbolos de Lewis

Smbolos de Lewis e a regra do octeto


A regra do octeto

Todos os gases nobres, com exceo do He, tm uma configurao s2p6. A regra do octeto: os tomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar eltrons at que eles estejam rodeados por 8 eltrons de valncia (4 pares de eltrons). Cuidado: existem vrias excees regra do octeto.

A ligao inica
Uma ligao Inica formada quando um ou mais eltrons so transferidos de um tomo para outro. O modelo tenta explicar as ligaes entre elementos muito eletronegativos (geralmente nometais e hidrognio) e elementos eletropositivos (metais). Pressupe os metais perdendo eltrons, tornando-se ons positivos - ctions - e os no-metais e o hidrognio ganhando eltrons, tornando-se ons negativos - nions. Os compostos formados segundo este modelo de ligao, so denominados compostos inicos.

A ligao inica
Na(s) + Cl2(g) NaCl(s) Hf = -410,9 kJ A reao violentamente exotrmica. Inferimos que o NaCl mais estvel do que os elementos que o constituem. O Na perdeu um eltron para se transformar em Na+ e o cloro ganhou o eltron para se transformar em Cl-. Observe: Na+ tem a configurao eletrnica do [Ne]1s2 2s2 2p6 e o Cl- tem a configurao do [Ar]1s2 2s2 2p6 3s2 3p6. Isto , tanto o Na+ como o Cl- tm um octeto de eltrons circundando o on central.

A ligao inica

Estrutura de compostos inicos


O NaCl forma uma estrutura muito regular na qual cada on Na+ circundado por 6 ons Cl-. NC = 6 (nmero de coordenao). Similarmente, cada on Cl- circundado por seis ons Na+. H um arranjo regular de Na+ e Cl- em 3D. Os ons so empacotados o mais prximo possvel com o mnimo de desperdcio de espaos. Observe que no fcil encontrar uma frmula molecular para descrever a rede inica.

Estrutura de compostos inicos

Por que os sais se formam? Qual a energtica envolvida em uma ligao inica? Como calculamos ou medimos a energia envolvida?

Energia reticular
Mudanas de energia na formao do NaCl a partir do Na(s) e Cl2(g). Etapa 1: calor de sublimao do Na(s) a Na(g): Hs Etapa 2: calor de dissociao das molculas de Cl2(g) a tomos de 2Cl(g): Hd Etapa 3: energia de ionizao do Na(g) a ons Na+(g): Hi Etapa 4: afinidade eletrnica do Cl(g) para formar ons Cl-(g): Hae
Etapa 5: formao do cristal inico a partir dos seus ons.

Na+(g) Cl-(g) NaCl(s) : U

Energia reticular
O calor de formao do NaCl slido a partir dos componentes no estado fundamental e no na forma inica. Na(s) Na(g) Hs 1/2Cl2(g) Cl(g) Hd Na(g) Na+(g) Hi Cl(g) Cl-(g) Hae Na+(s) + Cl-(g) NaCl(s) U____ Na(s) + 1/2Cl2(g) NaCl(s) Hf = Hs + Hd + Hi + Hae + U

Energia reticular
A energia retcular ou energia da rede (U). Representa a soma das energia de interao eletrosttica entre os ions do cristal, sendo uma medida da fora de interao da ligao inica no slido cristalino Energia retcular (U) a quantidade de energia requerida para quebrar um slido inico em seus ions individuais na forma gasosa, o que requer um ganho de energia (E positivo). A formao de um cristal a partir dos seus ons separados um processo reverso logo tem um valor negativo de U (um processo de liberao de energia). NaCl(s) Na+(g) + Cl-(g) E = +787 kJ/mol Na+(g) + Cl-(g) NaCl(s) E = -787 kJ/mol

Energia reticular
A fora de F que resulta de interao de cargas eltricas descrita pela lei de Coulomb:

z1z2 F=k 2 d

Onde k uma constante, z1 e z2 so as cargas nos ons, e d distncia entre seus centros. A energia do retculo a fora vezes distncia.

zz 12 =F =k U d d
- A medida que os ons crescem diminui U; - A medida que as cargas aumentam, aumenta U (LiF = -1050 kJ/mol, MgO = -3923 kJ/mol).

Energia reticular

Energia reticular
Slidos Inicos existem porque a energia retcular U possibilita as transferncias de eltrons energeticamente desfavorveis.

A energia requerida pelos elementos para ganhar ou perder eltrons suprimda pela atrao eletrosttica entre os ons formados.

Energia reticular
O Ciclo de Born-Haber A energia reticular no pode ser medida diretamente. Uma alternativa calcular indiretamente atravs de medidas de outras propriedades fsicas feitas atravs de um ciclo termodinmico conhecido com ciclo de Born-Haber. Considere U para um cristal M+X-. Vrias etapas individuais podem ser definidas: Sublimao do slido M, M(s) M(g) Hs Ionizao do gs M, M(g) M(g)+ Hi Dissociao do gs X2, 1/2 X2(g) X(g) 1/2Hd - Afinidade eletrnica, - Calor de formao, X(g) X(g)- Hea M(s) + 1/2 X2(g) MX(s) -Hf

Estas etapas podem ser arranjadas em um ciclo termodinmico.

Energia reticular
Cloreto de magnsio
Mg2+(g) + 2e- + 2Cl entalpia H H Mg H H
Energia de ligao do cloreto 2+ (g) (g)

+ 2e + Cl2
-

2 x H Mg2+

primeira afinidade eletnica (g)

(g)

+ 2Cl-

(g)

segunda energia de ionizao (g)

Mg+(g) + e- + Cl2 Mg + Cl2

primeira energia de ionizao (g) (g)

H retculo associao

H atomizao Mg (s) + Cl2 H


formao

(g)

MgCl2

(s)

Energia reticular
Cloreto de magnsio
Mg2+(g) + 2e- + 2Cl entalpia H H Mg H H
Energia de ligao do cloreto 2+ (g) (g)

+ 2e + Cl2
-

2 x H Mg2+

fprimeira afinidade eletnica (g)

(g)

+ 2Cl-

(g)

segunda energia de ionizao (g)

Mg+(g) + e- + Cl2 Mg + Cl2

primeira energia de ionizao (g) (g)

H retculo associao

H atomizao Mg (s) + Cl2 H


formao

(g)

MgCl2

(s)

Energia reticular
Aplicando a lei de Hess para calcular U para MgCl2

1
-641

=
=

+ 3 + 4

+ 5 + 6

+ 7

+148 + 738 + 1451 + 242 + (2x-364) - U

-641 = + 1851 - U -U = - 1851 - 641 = - 2492 kJ mol-1

Energia reticular

Energia reticular

Propriedade dos compostos inicos


Um composto inico, tal como o sal de gema (NaCl) duro, rgido e quebradio. A foras atrativas nos compostos inicos mantm os ons em posies especficas; Mover os ons para fora de suas posies requer superar as foras atrativas, por isso os cristais no so perfurados ou dobrados.

Propriedade dos compostos inicos


Pontos de fuso e ebulio de alguns compostos Inicos Para conduzir um slido Inico ao estado lquido necessrio separar os ons do retculo; Os ons do retculo no precisam estar totalmente separados, apenas o suficiente para superar parte das atraes eletrostticas; lquido resultante de natureza viscosa e os ons possuem mobilidade superior quando comparados aos compostos slidos. Para passar para o estado gasoso, necessrio energia ainda maior para que a ordem do retculo seja totalmente desfeita; Isto explica o por que dos compostos inicos apresentarem altos pontos de fuso e ebulio quando comparados com compostos de outra natureza de ligao.

Propriedade dos compostos inicos


Pontos de fuso e ebulio de alguns compostos inicos
Composto pf pe

A condutividade eltrica requer movimentos de eltrons; Os slidos Inicos no apresentam qualidades estruturais que o tornem condutores de eletricidade; Ao passarem pelo processo de fuso, os ons tornam-se livres e o composto passa a ser condutor.

A ligao metlica
A ligao metlica consiste de uma srie de tomos do metal que doaram todos os seus eltrons de valncia para uma nuvem de eltrons que permeia a estrutura. Esta nuvem frequentemente denominada de mar de eltrons. Todos os tomos metlicos tornaram-se ctions idnticos e por no estarem associados a nenhuma ligao Inica, estes ctions recebem um nome especial. Os ctions dentro de um slido metlico so conhecidos como caroos ou ncleos.

A ligao metlica
Mecanismo que mantm unido um tomos de metais a atrao entre as ncleos positivas e o mar de eltrons negativos. A fora de um ligao metlica deriva primeiramente das cargas no sistema.

Calor de atomizao ou calor de sublimao


O calor necessrio para quebrar 1 mol de um metal em seus constituntes na forma gasosa. varia entre 80-800 kJ, para metais em seus estados padres. As ligaes entre tomos dos metais podem variar entre fraca e muito forte sendo o ponto de fuso uma medida aproximada da fora de ligao.

A ligao metlica
Fora da ligao metlica
A fora da ligao metlica determinada essencialmente pelo: (a) O tamanho dos tomo - aumentando o tamanho dos tomos diminui o calor de atomizao; (b) O nmero de eltrons de valncia, aumentando o nmero de eltrons de valncia aumenta o calor de atomizao. Ex: No sdio metlico, cada Na est rodeado por 8 tomos a razo eltron/ligao de 1/8. Para o Cs, como mesmo NC a razo de 1/8 mas com menor fora de ligao devido ao tamanho. Calor de atomizao para o Na(s) de 109 kJ/mol contra 79 kJ/mol do Cs(s). Na(s) e Ca(s) tm praticamente o mesmo tamanho mas devido aos 2 eltrons do Ca a energia de atomizao aumenta para 177 kJ/mol.

A ligao metlica

A ligao metlica
Fora da ligao metlica
Muitos metais de transio tem alto valores de calor de atomizao; Metais de transio tem eltrons d e apresentam um grande nmero de eltrons disponvel para ligaes no metal; Ex: Calor de atomizao para metais de transio: ferro 416 kJ/mol, tungstnio 837 kJ/mol. A fora de ligao nos metais de transio no apenas originam altos valores de ponto de fuso mas tambm grande fora de tenso e dureza.

Propriedade dos metais


Maleabilidade, flexibilidade e ductibilidade
As ligaes metlicas so omnidirecionais - no seguem qualquer requerimento geomtrico. Devido a essa propriedade nica, ligaes metlicas podem manter sua existncia quando so puxadas ou empurradas de todas as maneiras. Se o metal submetido a uma fora, os ncleos podem deslizar sob a camada de eltrons e as ligaes no se rompem devido ao seu carter omnidirecional.

Propriedade dos metais


Condutividade eltrica de metais
A liberdade dos eltrons demostrada por sua habilidade de mover-se em um campo eltrico

Condutivida trmica
Calor energia cintica. Uma substncia conduza calor deve ser capaz de transmitir energia cintica Se calor aplicado a um lado de uma pea de metal, os ncleos comearo a vibrar. Por estarem soltos na estrutura cristalina do metal, vibraro livremente. Aumentando o calor aumenta tambm as vibraes, estes correro para ncleos prximos a eles os fazendo vibrar tambm Este processo continua, at que todos os ncleos do sistema estejam vibrando.

Propriedade dos metais


Opacidade
Quando uma radiao eletromagntica incide num cristal os eltrons livres so forados a vibrar com a mesma frequncia da luz incidente. Sendo toda energia incidente absorvida pelos eltrons livres e o metal apresenta-se opaco.

Lustre
Como os eltrons oscilando emitem radiao de mesmo comprimento de onda, a luz emitida em direo a superfcie d impresso que praticamente toda a luz incidente foi refletida, produzindo o brilho metlico.

Perguntas para avaliao 1- Defina o termo ligao qumica. Quantos tipos de ligao qumica voc conhece. 2- Em que consiste a Regra do Octeto. 3- Defina o conceito de energia reticular. 4-Porque os compostos inicos apresentam altos pontos de fuso quando comparados com compostos de outra natureza de ligao. 5- Porque no estado fundido os compostos inicos so condutores da eletricidade. 6- Como voc define a ligao metlica. 7- Porque os metais conduzem a eletricidade e o calor. 8- Mencione algumas propriedades dos compostos inicos e dos metais.

Aula 8 Ligaes Qumicas: Ligao covalente

Ligao covalente
A maioria das substncias qumicas no se comportam como substncias inicas; Muitas tendem a ser gases, lquidos ou slidos com baixos pontos de fuso. Algumas vaporizam-se rapidamente enquanto outras so maleveis na forma slida; Para esta classe de substncias qumicas que no se comportam como substncias inicas, deve haver um modelo diferente de ligao entre os tomos; G. N. Lewis inferiu que os tomos adquirem a configurao de gs nobre atravs do compartilhamento de eltrons com outros tomos.

Ligao covalente
A ligao covalente ocorre quando dois tomos se ligam e nenhum deles quer perder ou ganhar eltrons para formar um octeto. Cada par de eltrons compartilhado constitui uma ligao qumica. Seja a molcula H2 Os ncleos repelem-se mutuamente assim como os eltrons; Enquanto que os eltrons e os ncleos se atraem um ao outro;

2 H2

As foras atrativas devem superar as foras repulsivas para que o H2 exista.

Ligao covalente

Ligao covalente

Ligao covalente
Ligaes mltiplas
possvel que mais de um par de eltrons seja compartilhado entre dois tomos (saturao de valncia): Um par de eltrons compartilhado = ligao simples (H2); Dois pares de eltrons compartilhados = ligao dupla (O2); Trs pares de eltrons compartilhados = ligao tripla (N2).

Em geral, a distncia entre os tomos ligados diminui medida que o nmero de pares de eltrons compartilhados aumenta.

Polaridade das ligaes


O compartilhamento de eltrons para formar uma ligao covalente no significa compartilhamento igual daqueles eltrons. Existem algumas ligaes covalentes nas quais os eltrons esto localizados mais prximos a um tomo do que a outro. O compartilhamento desigual de eltrons resulta em ligaes polares.

Polaridade das ligaes


Eletronegatividade
Eletronegatividade: a habilidade de um tomo de atrair eltrons para si em certa molcula . Pauling estabeleceu as eletronegatividades em uma escala de 0,7 (Cs) a 4,0 (F). As tendncias da eletronegatividade que: Aumenta ao logo de um perodo e Aumenta ao descermos em um grupo.

Polaridade das ligaes

Polaridade das ligaes


Escala de polaridade de ligao
A diferena na eletronegatividade entre dois tomos uma medida da polaridade de ligao: as diferenas de eletronegatividade prximas a 0 resultam em ligaes covalentes apolares (compartilhamento de eltrons igual ou quase igual); as diferenas de eletronegatividade prximas a 2 resultam em ligaes covalentes polares (compartilhamento de eltrons desigual); as diferenas de eletronegatividade prximas a 3 resultam em ligaes inicas (transferncia de eltrons).

Polaridade das ligaes


Escala de polaridade de ligao

Covalente pura (no polar) eltrons compartilhados Igualmente

Covalente polar eltrons compartilhados Desigualmente

Ligao Inica eltrons transferidos

Polaridade das ligaes

A extremidade positiva (ou polo) em uma ligao polar representada por + e o polo negativo por -.

Momento de dipolo
Molculas polares
A diferena de eletronegatividade entre H e F leva a uma ligao polar; Existe uma concentrao de carga positiva no H e uma concentrao de carga negativa no F; O HF quando colocado em um campo eltrico os tomos se alinham. Esta observao demonstra que os centros de cargas positivas e negativas no coincidem. Molculas como o HF onde centro das cargas positivas no coincidem com o centro das cargas negativas so molculas polares.

Momento de dipolo
Quando os centros de cargas positivas e negativas esto separados, dizemos que a molcula tem um momento de dipolo.

Momento de dipolo
Como quantificar a polaridade de uma molcula?? O momento de dipolo () definido como:

= Qr
Magnitude das cargas Distncia de separao
D = 3,336 x 10-30 Coulomb metro

A unidade do momento de dipolo o debye (D): 1

R + centro

Momento de dipolo
A geometria molecular um fator critico na determinao do momento de dipolo da molcula.

No h momento de dipolo. Adio vetorial nula.

Estrutura de Lewis
Desenhando estruturas de Lewis
1. Some os eltrons de valncia de todos os tomos. 2. Escreva os smbolos para os tomos a fim de mostrar quais tomos esto ligados entre si e una-os com uma ligao simples. 3. Complete o octeto dos tomos ligados ao tomo central. 4. Coloque os eltrons que sobrarem no tomo central. 5. Se no existem eltrons suficientes para dar ao tomo central um octeto, tente ligaes mltiplas.

Estrutura de Lewis
Ex: PCl3 1. Somar os eltrons de valncia P (5A) = 5 e- ; Cl (7A) = 7e- 5 + 3(7) = 26 eltrons 2. Mostrar quais esto ligados;

Cl

P Cl

Cl

3. Complete o octeto dos tomos ligados ao tomo central

.. Cl ..

P Cl ..

.. Cl ..

..

Total 24 eltrons

.. ..

..

Estrutura de Lewis
Ex: PCl3 2. A estrutura d um octeto para cada tomo ligado ao tomo central. Coloque os dois eltrons restantes no tomo central completando o octeto ao redor deste tomo.

.. Cl ..

..
P Cl ..

.. Cl ..

..

.. ..

..

Estrutura de Lewis
Estruturas de Lewis para elementos dos perodos 2 & 3

Estrutura de Lewis
Estrutura de Lewis de molculas simples
H H C H H C H

.. O .. ..

CH4 Metano

C H

lcool etlico (Etanol) O

.. ..

.. .. F ..
..

KClO3 Clorato de potssio

. .O. .

Cl ..

O..

Tetrafluoreto de carbono

.. ..

CF4

..
.. ..

K+

.. F ..

.. ..
C F

..

..

Estrutura de Lewis
Estruturas de ressonncia
Existem molculas e ons em que o arranjo dos tomos no bem descrito por uma nica estrutura de Lewis. Normalmente, as estruturas com ligaes mltiplas podem ter estruturas similares s ligaes mltiplas entre diferentes pares de tomos. Exemplo: experimentalmente, o oznio tem duas ligaes idnticas; A estrutura de Lewis para o oznio requer uma simples (mais longa) e uma ligao dupla (mais curta).

Estrutura de Lewis
Estruturas de ressonncia

Estrutura de Lewis
Estruturas de ressonncia
Exemplo: no oznio, as possibilidades extremas tm uma ligao dupla e uma simples. A estrutura de ressonncia tem duas ligaes idnticas de carter intermedirio.

Exemplos comuns: O3, NO3-, SO42-, NO2 e benzeno.

Estrutura de Lewis
Estruturas de ressonncia
As estruturas de ressonncia so tentativas de representar uma estrutura real, que uma mistura entre vrias possibilidades extremas.

Estrutura de Lewis
Estruturas de ressonncia
Oznio : O3

..

..

....O

..

..

.. O

...O .

..

O II

..

..

Estrutura hbrida de ressonncia

....O

..

.. O. .

Estrutura de Lewis
Estruturas de ressonncia

Nitrato NO3O N

..

.. ..
..O ..

O N

..

.. ..O
O N

..
.. ..O..

. .O ..

.. ..
. .O ..

.. ..
.. ..O..

..

Estrutura de Lewis
Ressonncia no benzeno
O benzeno consiste de seis tomos de carbono em um anel hexagonal. Cada tomo de C est ligado a dois outros tomos de C e um tomo de hidrognio. Existem ligaes simples e duplas alternadas entre os tomos de C.

A estrutura experimental do benzeno mostra que todas as ligaes C-C tm o mesmo comprimento. Da mesma forma, sua estrutura mostra que o benzeno plano.

Estrutura de Lewis
Ressonncia no benzeno
Escrevemos as estruturas de ressonncia para o benzeno de tal forma que haja ligaes simples entre cada par de tomos de C e os seis eltrons adicionais estejam deslocalizados por todo o anel:

O benzeno pertence a uma categoria de molculas orgnicas chamada de compostos aromticos (devido ao seu cheiro).

A regra do octeto

68

Excees regra do octeto


Existem trs classes de excees regra do octeto: 1. molculas com nmero mpar de eltrons; 2. molculas nas quais um tomo tem menos de um octeto, ou seja, molculas deficientes em eltrons; 3. molculas nas quais um tomo tem mais do que um octeto, ou seja, molculas com expanso de octeto. 1. Nmero mpar de eltrons Poucos exemplos. Geralmente, molculas como ClO2-, NO e NO2- tm um nmero mpar de eltrons tornando impossvel o emparelhamento desses eltrons. NO 5 + 6 = 11 eltrons de valncia

Excees regra do octeto


2. Deficincia em eltrons
Ocorre quando existe deficincia de eltrons em um tomo de uma certa molcula ou on poliatmico e relativamente raro. Comumente encontrada em compostos de boro e berlio; O exemplo mais tpico o BF3. O BF3 reage energeticamente com espcies que contm um par de eltrons no compartilhados que podem ser usados para completar o octeto no boro. Ex:
F

..

.. ..
..F . .
B

.. .F.. .

..

Excees regra do octeto


Expanso do octeto
Esta a maior classe de excees. Os tomos do 3 perodo em diante podem acomodar mais de um octeto. Alm do terceiro perodo, os orbitais d so baixos o suficiente em energia para participarem de ligaes e receberem a densidade eletrnica extra. O tamanho tambm importante para determinar se o tomo acomodar mais de oito eltrons; A expanso de nveis de valncia aumentam com o tamanho do tomo; Expanso dos nveis ocorrem normalmente quando o tomo central est ligado a atmos menores e mais eletronegativos.

Excees regra do octeto


Hexafluoreto de enxofre F F F S F F F S = 12e-

.. ..

.. O ..

.. O
S O

.. ..

..

.. O ..

Estrutura de ressonncia H cido sulfrico H

.. O ..

O S O

.. O ..

.. ..

.. ..

S = 12e-

Excees regra do octeto

Pentafluoreto de fsforo, PF5.


F F P F F P = 10eF

Excees regra do octeto

Foras das ligaes covalentes


A estabilidade de uma molcula est relacionado com a fora das suas ligaes; A variao de entalpia para a quebra de uma ligao covalente em um mol de substncia gasosa denominada entalpia de dissociao de ligao, D. Para a molcula diatmica Cl2, D(Cl-Cl) dada pelo H para a reao: Cl2(g) 2Cl(g) D(Cl - Cl) = H = 242 kJ

Para molculas poliatmicas usa-se a energia mdia: CH4(g) C(g) + 4H(g) H = 1660 kJ O valor do H pode ser usado para definir a entalpia mdia da ligao C- H: D(C-H) = H = (1660 kJ) = 415 kJ D sempre positiva pois para se romper um ligao sempre necessrio fornecer energia.

Foras das ligaes covalentes

Foras das ligaes covalentes


Entalpias de ligao e entalpias de reao
Podemos usar as entalpias mdias de ligao para calcularmos a entalpia para uma reao qumica. Em qualquer reao qumica as ligaes precisam ser quebradas para que novas ligaes sejam formadas. A entalpia da reao dada pela soma das entalpias de ligaes quebradas menos a soma das entalpias das ligaes formadas.
0 = (m H Dd lr io g a e s p i a s r e a o

(r lf io g a e s m a a s ) Dd

Ilustramos o conceito com a reao entre o metano, CH4, e o cloro: H-CH3(g) + Cl-Cl(g) Cl-CH3(g) + H-Cl(g) Hrxn = ?

Foras das ligaes covalentes


Entalpias de ligao e entalpias de reao
Nessa reao, uma ligao C-H e uma ligao Cl-Cl so quebradas enquanto uma ligao C-Cl e uma ligao H-Cl so formadas.

r = [ ( -H Dl -C] [ ( -C + ( -C] H { C ) ( l )D l) D l ) D + C C H } x n =1 k 4 J 0

A reao como um todo exotrmica, o que significa que as ligaes formadas so mais fortes do que as ligaes quebradas.

O resultado acima consistente com a lei de Hess.

Foras das ligaes covalentes

Foras das ligaes covalentes


Entalpia de ligao e comprimento de ligao
Sabemos que as ligaes mltiplas so mais curtas do que as ligaes simples. Podemos mostrar que as ligaes mltiplas so mais fortes do que as ligaes simples. Quando o nmero de ligaes entre os tomos aumenta, os tomos so mantidos mais prximos e mais firmemente unidos. medida que aumenta o nmero de ligaes entre os tomos aumenta a fora da ligao.

Foras das ligaes covalentes


Ligao ordem de ligao C C C C C C N N N O O O C C C N N N 1 2 3 1 2 3 1 2 3 Comp. da ligao (pm) 143 123 113 154 134 121 146 122 110 Energia mdia da ligao(kJ/mol) 358 745 1070 347 614 839 160 418 945

Foras das ligaes covalentes

Perguntas para avaliao 1- Como voc define o termo ligao covalente. Mencione alguns exemplos que apresentam este tipo de ligao. Na ligao covalente como afeitada a distancia entre os tomos ligados com o numero de eltrons. 2- Porque surge a polaridade entre tomos com ligao covalente. Explique a relao com as eletronegatividade dos tomos que formam a ligao. 3- Defina o termo eletronegatividade. Qual tendncia apresenta ao longo de um perodo e ao descermos em um grupo. 4- Quando dizemos que uma molcula tem um momento dipolo. 5- Que so estruturas de ressonncia. Mencione alguns exemplos.

Das könnte Ihnen auch gefallen