Sie sind auf Seite 1von 14

EVOLUO DE CETCEOS

AMANDA GONALVES

Atualmente, os cientistas sabem que as baleias

modernas evoluram a partir de mamferos terrestres. Alguns cientistas apontam que eles descendem dos Arctiodactyla, tambm chamados de ungulados de dedos pares (sendo exemplos a vaca, o camelo, o porco e o hipoptamo) Muitos fsseis de transio foram encontrados, formando uma linhagem possvel. Tambm existem evidncias nas reas de biologia molecular, embriologia, morfologia e geologia.

Semelhanas com os mamferos terrestres:


Os ossos de suas nadadeiras.

A sua locomoo vertical.


Respirao pulmonar. Metabolismo.

Glndulas mamrias.
Cobertura corporal. Associaes de cetceos "com outros mamferos

tambm pode ser confirmado por evidncias genticas. Algumas baleias tm dentes na fase embrionria.

http://webnetworkone.com/zoobooks/images/whalebone.gif

http://www.mbayaq.org/efc/living_species/organism_images/lsl_mammal_m229.jpg

Primeiras especulaes
1693 - John Ray foi o primeiro a registrar que as baleias

so mamferos. 1859 - Charles Darwin afirmou que ursos com hbito de comer insetos aquticos poderiam originar baleias(no uma idia popular). 1883 - William Flower relacionou baleias com ungulados. 1960 - Van Valen e Szalay usaram fsseis de dente para vincular as primeiras baleias com Condylarths mesonychid (extintos carnvoros ungulados).

Sinonyx (60M.a)

Ungulados primitivos mesonychid da ordem Condylartha. Focinho alongado (usado pelas baleias de hoje para caar peixes). Forame jugular alargada. Caixa craniana curta. 44 dentes incluindo molares com vrias cspides.

Pakicetus (52 M.a)


Era um animal carnvoro, quadrpede e possua cascos. Seus fsseis foram encontrados no Paquisto, perto de sedimentos

fluviais. Esto ligados aos cetceos pela estrutura do ouvido interno, ele tem uma adaptao que permite ouvir embaixo dgua. No vivia em terra, mas era incapaz de nadar em guas profundas.

Ambulocetus (50 M.a)


Foi o primeiro cetceo de gua salgada. Possua pernas chatas e dedos com um pequeno casco. 2 metros de comprimento Capazes de viver na terra, mas dependiam da gua. Provavelmente movia-se como lees-marinhos em terra. Fortes ossos do fmur, mas apenas pequenos pontos de fixao para os msculos das pernas. Rdio e ulna capaz de suportar o peso, cotovelos forte. Nadou movendo coluna cima e para baixo, e tinha grandes ps de volta para a propulso. Longa cauda e pescoo longos flexvel Crnio tinha focinho longo

Rodhocetus (46 M.a)


Provavelmente tinha uma cauda forte para nadar (espinha muito flexvel com pontos de fixao para os grandes msculos). Pode ter tido uma barbatana caudal. Menores plvis, ainda ligado ao vrtebras sacrais. Fmur menor. Crnio grade e alongado. Os segmentos da coluna vertebral foram encurtados para fazer a metade da frente mais rgida (bom para a alimentao na gua), enquanto as pernas de Rodhocetus foram encurtados para agilizar o corpo.

Basilosaurus (35-45 M.a)


21 metros de comprimento. Plvis completamente separada da coluna. Coluna vertebral semelhante ao das baleias modernas. Pode ter tido barbatanas. Narina voltou ao topo da cabea. Musculatura fraca sugere que ele era incapaz de mergulho profundo. No confirmado que seja um ancestral direto das baleias modernas.

Dorudontidae (40 M.a)


5 metros de comprimento. Vivia somente na gua. Vrtebras do pescoo curto Minsculos membros posteriores. A vrtebra em forma de bola em sua cauda indica que eles possuam uma barbatana caudal. Dorudontidae est intimamente relacionado com Basilossaurus e as duas atuais famlias de cetceos, Mysticeti e Odontoceti e, de fato, provavelmente, deu origem a ambos.

Principais caractersticas da evoluo dos Cetceos


Alongamento do crnio.
Dentes tornaram-se mais cnico. Narinas migraram para o topo do crnio. Membros posteriores e da pelve tornaram-se

menores e no-funcionais. Aparelhos auditivos desenvolvido para utilizao subaqutica.

Referncias
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=2&cid=1

3432&bl=1&viewall=true#Go_1 http://palaeo.gly.bris.ac.uk/palaeofiles/whales/archae oceti.htm http://www.squidoo.com/whale-evolution

Das könnte Ihnen auch gefallen