Sie sind auf Seite 1von 14

MODELO OSI

O final da dcada de 70 apresentava um panorama curioso em termos de comunicao de dados em redes de computadores:

por um lado, uma perspectiva de crescimento vertiginoso causados pelo investimento e desenvolvimento que estavam sendo feitos; Mas, por outro lado, uma tendncia que poderia acarretar em uma profunda crise no setor: a heterogeneidade de padres entre os fabricantes, praticamente impossibilitando a interconexo entre sistemas de fabricantes distintos.

MODELO OSI
Os fabricantes comearam a perseguir alguns objetivos necessrios para a implementao de um sistema aberto: Interoperabilidade; Interconectividade; Portabilidade da aplicao; Escalabilidade.

MODELO OSI
Interoperabilidade:

Capacidade que os sistemas abertos possuem de troca de informaes entre eles, mesmo que sejam fornecidos por fabricantes diversos (exemplo: Disquete, CD, DVD).

MODELO OSI
Interconectividade:

a maneira atravs da qual se pode conectar computadores de fabricantes distintos (por uma rede).

MODELO OSI
Portabilidade da aplicao

a capacidade de um software de rodar em vrias plataformas diferentes (Windows NT e Windows XP).

MODELO OSI
Escalabilidade

Capacidade de um software rodar com uma performance aceitvel em computadores de capacidades diversas, desde computadores pessoais at supercomputadores.

MODELO OSI
Para se atingir estes objetivos, a ISO (International Organization for Standardization) passou a se ocupar em criar um padro de arquitetura aberta e baseada em camadas. Foi ento definido o Modelo de Referncia para Interconexo de Sistemas Abertos (Reference Model for Open Systems Interconection ou RM OSI, ou simplesmente Modelo OSI).

MODELO OSI
Esta arquitetura um modelo que divide as redes de computadores em sete camadas, de forma a se obter camadas de abstrao. As camadas so hierrquicas, ou seja, cada

camada usa as funes da prpria camada ou da


camada anterior, para esconder a complexidade e transparecer as operaes para o usurio, seja ele um

programa ou uma outra camada.

MODELO OSI
7 APLICAO - representada pelo usurio final. Os servios podem ser: correio, transferncia de arquivos, etc.
6 APRESENTAO - transfere informaes de um software de aplicao para o sistema operacional. 5 SESSO - estabelece as sesses entre os usurios com a configurao da tabela de endereo dos usurios. 4 TRANSPORTE - controla a transferncia dos dados e transmisses, isto executado pelo protocolo utilizado. 3 REDE - Cuida do trfego e roteamento dos dados na rede. 2 ENLACE - responsvel pelo acesso lgico ao ambiente fsico, como transmisso e reconhecimento de erros. 1 FISICA - compreende as especificaes de hardware (mecnicos, eltricos, fsicos) todos documentados em padres internacionais.

MODELO OSI
Neste modelo, existem protocolos entre os

computadores interligados. Cada protocolo implementa uma funcionalidade

assinalada quela determinada camada.

MODELO OSI
Mquina A
Protocolo de aplicao

Mquina B

Aplicao
Protocolo de apresentao
Apresentao

Protocolo de sesso Sesso Protocolo de transporte Transporte Protocolo de rede Rede pacote

Enlace

Protocolo de camada de enlace

quadro

Fsico

Protocolo de camada fsica bit

MODELO OSI
Mquina A
Protocolo de aplicao

Mquina B

Aplicao
Protocolo de apresentao
Apresentao

Protocolo de sesso Sesso Protocolo de transporte Transporte

SUB-REDE DE COMUNICAES
Rede pacote

Enlace

quadro

Fsico

bit

Roteador

Roteador

PROTOCOLO TCP/IP
Os protocolos para Internet formam um grupo de protocolos de comunicao que implementam a pilha de protocolos sobre a qual a Internet e a maioria das redes comerciais funcionam. Eles so algumas vezes chamados de "protocolos TCP/IP", j que os dois protocolos mais importantes desse modelo so: o protocolo TCP - Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de transmisso); e o IP - Internet Protocol (Protocolo de Internet). Esses dois protocolos foram os primeiros a serem definidos. Resumidamente, o TCP/IP o que podemos chamar de uma "soluo prtica para problemas de transmisso de dados".

PROTOCOLO TCP/IP
O Modelo OSI descreve um grupo fixo de sete camadas que pode ser comparado, a grosso modo, com o modelo TCP/IP. J o modelo TCP/IP de encapsulamento consiste de quatro camadas:
Aplicao (camadas OSI 5 at 7)

HTTP, FTP, DNS

Transporte (camadas OSI 4 e 5)


Rede (camada OSI 3) Fsica (camadas OSI 1 e 2)

TCP, UDP

2 1

IP Ethernet, Wi-Fi, MPLS, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen