Sie sind auf Seite 1von 29

Noes de Administrao Exerccios

Teorias da Administrao
1. As funes do administrador, baseadas nos estudos de Henry Fayol, e aprofundadas por outros autores, podem ser entendidas como: (A) a capacidade de o administrador desenvolver suas competncias para gerenciar os grupos e as equipes; (B) um mtodo para monitorar as atividades, garantindo a correo dos objetivos e dos desvios; (C) uma forma de classificar o ato de administrar, envolvendo: previso ou planejamento; organizao; direo, liderana ou comando e controle; (D) a competncia de organizar os recursos materiais da empresa, visando o lucro e a competitividade; (E) um mtodo de desenvolver as habilidades de planejamento ttico e operacional.

Teorias da Administrao
2. O fundador da Administrao Cientfica foi: (A) Henry Ford; (B) Frederick Winslow Taylor; (C) Chester Barnard; (D) Peter Drucker; (E) Henri Fayol.

Teorias da Administrao
3. A afirmao A instabilidade das emoes e os comportamentos aleatrios eram vistos como perniciosos ao bom desempenho empresarial relaciona-se com a Teoria: (A) das Relaes Humanas; (B) Contingencial; (C) da Burocracia; (D) de Sistemas; (E) Comportamental.

Teorias da Administrao
4. Um fator que contribuiu substancialmente para a penetrao da Teoria de Sistemas na Administrao de Empresas foi: (A) comportamento do indivduo na tomada de decises; (B) transformao devida aos conflitos organizacionais; (C) a impessoalidade nas relaes interpessoais; (D) o desenvolvimento da ciberntica e da tecnologia da informao; (E) a diviso do trabalho.

Teorias da Administrao
5. As organizaes formais so burocracias e como tais tendem a apresentar disfunes. A disfuno que estimula competies por vantagens denominada: (A) valorizao dos regulamentos; (B) mecanicismo; (C) defesa de interesses pessoais; (D) valorizao da hierarquia; (E) individualismo.

Teorias da Administrao
6. As principais teorias da Administrao podem ser classificadas em: escola clssica, enfoque comportamental, enfoque sistmico, enfoque da qualidade e modelo japons. O enfoque sistmico: (A) tem como essncia a idia de que elementos interagem e influenciam-se para realizar objetivos; (B) tem uma viso em que predominam os fatores humanos e considera as pessoas como fator prioritrio no processo administrativo; (C) tem uma viso em que predominam fatores tcnicos, tendo como base de seu desenvolvimento a organizao eficiente do trabalho nas empresas; (D) tem nfase na qualidade dos produtos e servios e de todos os aspectos da operao da empresa; (E) uma combinao de qualidade total, administrao cientfica e de algumas tradies culturais.

Teorias da Administrao
7. A funo administrativa que tem por finalidade otimizar os conflitos numa gesto hospitalar denominada de: a) controle. b) planejamento. c) avaliao. d) organizao. e) coordenao.

Motivao
8. Segundo Maslow, a necessidade relacionada com o desejo do ser humano de realizar seu potencial criativo e utilizar seu talento denominada: A) social B) estima C) segurana D) auto-realizao

Organizao
9. Os valores, costumes, tradies e propsitos que fazem com que uma organizao seja singular so denominados: A) psicologia organizacional B) cultura organizacional C) tica da administrao D) comportamento gerencial

Organizao
10. Com relao estrutura organizacional correto afirmar que

A) nas estruturas formais, possvel controlar as atividades desempenhadas pelos representantes dos rgos. B) os organogramas apresentam alguns aspectos da estrutura informal, servindo de elo entre a alta direo e os trabalhadores. C) a estrutura informal surge das relaes sociais, dando nfase s autoridades formais, privilegiando a chefia situacional. D) atravs do organograma possvel perceber como ocorre a comunicao formal ao longo dos departamentos e assessorias. E) o controle facilmente aplicvel nas estruturas informais, tendo nas chefias o ponto de interlocuo entre trabalhadores e a alta gerncia.

Liderana
11.Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta I. O lder autocrtico centralizador, fixa as diretrizes e decide sem considerar as opinies do grupo. II. Liderar a capacidade de conseguir, pela credibilidade, que as pessoas faam o que o lder entende que precisa ser feito. III. Se a liderana alcana resultados pela credibilidade, possvel considerar que todo chefe um lder. IV. O lder liberal d total liberdade ao grupo para a apresentao de sugestes e guarda para si a autoridade da deciso

Liderana
12. Algumas pesquisas tm revelado que os departamentos de menor eficincia nas empresas so aqueles cujas lideranas pem nfase na tarefa, em detrimento das pessoas. A mdio e a longo prazos, esse tipo de liderana provoca insatisfaes e resultados e incipientes. Assinale a alternativa que no faz parte do conjunto de conseqncias da liderana com nfase na tarefa. a) Aumento da rotatividade do pessoal b)Reduo da qualidade de vida c)Aumento da autoestima dos liderados d)Aumento do ndice de absentesmo e)Aumento dos conflitos interpessoais

Motivao
13. Entre os fatores internos que influenciam o desempenho das pessoas nas organizaes, destaca-se a motivao. Vrios pesquisadores estudaram a motivao, sendo Maslow um dos mais conhecidos com sua hierarquia das necessidades humanas. Segundo Maslow, as necessidades humanas esto arranjadas em uma pirmide de importncia, na qual as necessidades primrias esto na base e as secundrias, no topo. Assinale a alternativa que escalona corretamente as necessidades humanas, segundo Maslow. estima, auto-realizao, sociais, fisiolgicas, segurana. Sociais, segurana, autorealizao, fisiolgicas, estima. Segurana, fisiolgicas, sociais, autorealizao, estima. Fisiolgicas, segurana, sociais, estima, autorealizao. Autorealizao, sociais, segurana, fisiolgicas, estima.

a) b) c) d) e)

Liderana
14. Os modelos de liderana estudados, em sua maior parte, baseiam-se na diviso do poder de deciso entre lder e os liderados. Os dois estilos conhecidos so a liderana carismtica e a liderana transacional. Assinale a alternativa que associa corretamente os estilos de liderana com suas caractersticas

a) Liderana carismtica: o lder negociador liderana transacional: o lder manipulador


b) Liderana carismtica: o lder um agente de mudanas liderana transacional: o lder manipulador

c) Liderana carismtica: o lder transformador liderana transacional: o lder revolucionario

Liderana
d) Liderana carismtica: o lder promete recompensas liderana transacional: o lider inovador e agente de mudanas.

e) Liderana carismtica: o lder negociador liderana transacional: o lder revolucionrio.

Liderana
15. Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta I. O lder autocrtico centralizador, fixa as diretrizes e decide sem considerar as opinies do grupo. II. Liderar a capacidade de conseguir, pela credibilidade, que as pessoas faam o que o lder entende que precisa ser feito. III. Se a liderana alcana resultados pela credibilidade, possvel considerar que todo chefe um lder. IV. O lder liberal d toda liberdade ao grupo para apresentao de sugestes e guarda para si a autoridade da deciso.

Liderana
a) b) c) d) e) Todos os itens esto errados. H apenas um item certo H apenas dois itens certos H apenas trs itens certos Todos os itens esto certos.

Motivao
16. Para Herzberg, a motivao para trabalhar depende de dois tipos de fatores: os fatores higinicos, que se referem s condies que rodeiam a pessoa enquanto trabalha, e os fatores motivacionais, que se referem ao contedo do trabalho, s tarefas, s responsabilidades, aos resultados relacionados com o cargo em si. Assinale a alternativa que pertence ao grupo dos fatores motivacionais, segundo Herzberg.

Motivao
a) b) c) d) e) Oportunidade de promoo Relaes com o supervisor Salrio e remunerao Segurana no emprego Competncia tcnica do supervisor

Deciso
17. Tomada de deciso na administrao pode ser definida como a escolha consciente de um rumo de ao entra vrias alternativas para se chegar a um resultado desejado. Esse processo compe-se de vrias etapas. Assinale a alternativa que ordena de modo lgico as etapas do processo da tomada de deciso.

Deciso
1. 2. 3. 4. 5. Elaborar alternativas de ao. Escolher e implementar a alternativa preferida Avaliar os resultados da deciso Reconhecer o problema ou a oportunidade Avaliar as alternativas

Deciso
a) b) c) d) e) 5, 3, 1, 2, 4 1, 4, 5, 2, 3 2, 3, 1, 5, 4 4, 1, 5, 2, 3 1, 4, 2, 3, 5

Comunicao
18. H vrias barreiras comunicao, que fazem com que uma mensagem seja entendida pelo receptor de uma forma diferente da pretendida pelo emissor. Assinale a alternativa que no pertence ao conjunto de barreiras comunicao. a) Manipulao da informao pelo emissor para torn-la favorvel ao receptor. b) Percepo seletiva pelo receptor com base em seus desejos, motivaes e histria.

Comunicao
c) Sobrecarga de informao, excedendo a capacidade de processamento do receptor. d) Utilizao de jargo, linguagem tcnica ou padres de linguagem do emissor. e) Linguagens corporal e paralingstica compatveis com a linguagem verbal.

Deciso
19. Na tomada de deciso, as alternativas so avaliadas, julgadas e comparadas para que uma escolha possa ser feita. Uma das tcnicas utilizadas, para organizar o processo de fazer escolhas, a arvore de decises. A respeito dessa tcnica, assinale a alternativa incorreta. a) uma tcnica de representao grfica de alternativas de decises.

Deciso
b) O desenho da rvore aponta qual deciso deve ser tomada. c) Permite visualizar todos os resultados das decises que podem ser tomadas para lidar com situaes incertas. d) til como auxlio da visualizao das possibilidades que o tomador de decises deve considerar. e) Da mesma maneira das outras tcnicas, ajuda a organizar o raciocnio, registrar as alternativas e mostrar sua vantagens e desvantagens.

Motivao
20. A necessidade uma fora dinmica e persistente que provoca comportamentos. Maslow arranja as necessidades humanas em uma pirmide de importncia e de influenciao do comportamento humano. A fora que leva cada pessoa a tentar realizar seu prprio potencial e se desenvolver continuadamente como ser humano classifica-se como uma necessidade: (A) de estima (B) fisiolgica (C) Social (D) de auto-realizao (E) de segurana

GABARITO
1 A 6 A 11 VVFF 16 A 2 B 7 E 12 C 17 D 3 C 8 D 13 D 18 E 4 D 9 B 14 B 19 B 5 E 10 A 15 C 20 D

Das könnte Ihnen auch gefallen