Sie sind auf Seite 1von 40

Ser pessoa relacionar-se: consigo mesma, com os outros, com o universo, com Deus.

Fomos feito para nos relacionarmos no amor!

A pessoa humana criada imagem e semelhana do Deus Uno e Trino, tambm um ser trinitrio, composto de corpo, mente e esprito.

CORPO ou

soma

constituio atmico-molecular
faz parte da realidade espcio-temporal do universo

na morte ele se transforma...

ESPRITO ou pneuma
o spro divino em ns corresponde a uma realidade no temporal, no espacial e sim espiritual que s pode ser :

captada

entendida explicada

pela F

Na morte corpo e mente se transformam para se tornarem como o ESPRITO,

nossa ressurreio.

Psiqu- alma ou MENTE


Sede de nossos - pensamentos, - emoes - e realizaes.

Consciente Subconsciente Inconsciente

A pessoa humana semelhana do Deus uno e trino

foi criada para se relacionar no amor: para consigo mesma, para com os outros, para com o universo e para com Deus.

Lembre-se: A pessoa mais especial e importante no mundo voc! Se voc no se amar, quem amar voc?

Auto-estima a opinio e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si mesmo.

Relacionar-se bem consigo mesmo : amar-se e aceitar-se,

aceitando sua histria e realidade pessoal c/qualidades e defeitos

Quem se aceita e se ama, cuida bem de seu corpo:

No exagera no comer e beber. Cultiva vida sexual equilibrada e responsvel. Cuida bem de sua sade. Pratica esportes e cultiva o contato com a natureza.

Pessoas que se aceitam so felizes:


* Vo ao encontro dos outros com facilidade. * Esto sempre prontas a receber e dar amor. * So autnticas e sinceras. * Vivem o presente, libertam-se do passado e no antecipam o futuro.

Pessoa que se aceita:


- Conversa com pessoas experientes que possam ajud-las.

-Perdoa a si mesma e aos outros, sabendo que, sentimentos negativos prejudicam sua vida fsica, psquica e espiritual.
- D ao corpo e mente o repouso necessrio. - O segredo da prpria felicidade est em aceitar-se e valorizar-se, amando o outro como a si mesmo.

Pessoa que se aceita:

- capaz de reconhecer e atender suas necessidades fsicas, emocionais, mentais e espirituais. - confiante, determinada e segura. - Tem bom contato com a realidade. - Convive bem consigo mesma e com os outros. - assertiva, isto , expressa abertamente, suas emes e no se faz de vtima. - Sabe dizer sim e no na hora certa...

Quem se ama, cuida bem de sua vida psquica:


- Procura aceitar sua realidade, conhecer-se melhor e superar-se. - Procura ler bons livros e seleciona seus programas de rdio e TV...

- No perde oportunidade de participar de cursos de formao humana...

Sintomas de baixa auto-estima:

* Excessiva sensibilidade * Perfeccionismo... * Intolerncia com os outros. * Excessiva irritabilidade * Dificuldade para perdoar * Insegurana
- Cime excessivo = medo de perder - bom falador, mas mau ouvinte - Tem muito apego s coisas materiais - Busca ttulos e honras - No se permite errar - No sabe aceitar elogios Tudo isso revela fraca auto-imagem e pouco amor prprio.

O que diminui a auto-estima? -crticas e autocrticas - sentimentos de culpa - abandono - rejeio - carncia - frustrao - vergonha - inveja - timidez - insegurana - medo - humilhao - raiva - perdas e dependncia emocional e financeira

Para elevar a auto-estima preciso: *Auto-conhecimento * manter-se em forma fsica


(gostar da imagem refletida no espelho) * identificar suas qualidades e no s os defeitos

* aprender com a experincia passada * tratar-se com amor e carinho * ouvir a intuio (o que aumenta a autoconfiana) * manter dilogo interno * acreditar que merece ser amado(a) e especial * fazer todo dia algo que o deixe feliz, podem ser coisas simples como:
danar, ler, descansar, ouvir msica, caminhar.

Auto estima leva responsabilidade pessoal - o indivduo assume as conseqncias por seus atos e decises no culpa os outros pelo seu insucesso...

No se alcana o sucesso sem verdadeira auto estima.

Auto estima envolve inteligncia, bondade e vontade, e ela que leva a pessoa a relacionamentos positivos... e mudana profundas...

S feliz quem se ama e sabe relacionar-se bem com os outros...

Relaciona-se bem com os outros quem: * Aceita o outro como ele . * Ajuda o outro a superar-se. * Sabe dialogar e enfrentar conflitos. * Escuta o outro para alm de suas palavras. * Sabe ouvir e calar na hora certa.

Relaciona-se bem com os outros quem: * No espera que o outro o faa feliz, mas d o melhor de si para que o outro se liberte e cresa. * Sabe perdoar as fraquezas e as limitaes do outro como quer que o outro o perdoe, pois dio, raiva, ressentimento, vingana, cime, amargura, etc. so emoes muito fortes e acabam gerando em ns frustraes, doenas e auto-destruio.

Em qualquer relacionamento humano pode haver conflito...

Conflitos incomodam, mas se encarados com amor, dilogo e f sero fonte de crescimento e amadurecimento pessoal e comunitrio, isto , de todo grupo.

Ao enfrentar um conflito:
No se calar, mas conversar e dialogar; No agredir, mas questionar com calma; No se fechar, mas encar-lo como fonte de crescimento; No fugir, mas buscar solues, sem se abalar emocionalmete...

Dialogar dificil, mas nos faz crescer.


Para isso preciso:
- Ter tempo para outro;
- Parar para aprender a ouvir o outro; - Ouvir com o corao, isto , auscultar o que est para alm das palavras;

- Saber que se pode aprender com o outro; - Desarmar-se de pr-julgamentos;

Dialogar : - Saber calar na hora certa; - Falar a palavra certa na hora certa. - Morrer um pouco a si mesmo, para que ambos cresam no amor-doao-comunho.

Auto estima relacionamento - mudana


fundamental saber que no haver mudanas se as pessoas no confiarem uns nos outros, se no compartilharem sua filosofia de vida, se no acreditarem e no confiarem em si mesmas e no se envolverem de corpo e alma.

No o mundo que muda, so as pessoas.

preciso sensibilizar as pessoas, conscientiza-las e prepara-las para aceitar os desafios com flexibilidade, criatividade e confiana, buscando o equilbrio entre sua vida pessoal e profissional, para que possam contagiar a todos com seu entusiasmo e alegria de viver.

Negao e resistncia so sinais do primeiro estgio da mudana. A mudana de incrementao um melhoramento contnuo, enquanto que a mudana de transformao envolve todo um processo e exige persistncia...

Para se chegar a uma mudana transformadora preciso:

1 - Confiar em si mesmo, saber o que se quer e faze-lo da melhor forma possvel, tendo conscincia de suas capacidades. Confiana estar ciente do quanto voc capaz de fazer bem seu trabalho...

Hoje as pessoas so valorizadas menos pelo que sabem e mais

pela rapidez com que conseguem aprender...

2 - Contrabalanar: A busca pelo equilbrio entre a vida pessoal e profissional, entre o trabalho e o lazer, fundamental para se ser bem sucedido. Voc tem que ter algo alm do trabalho que o impulsione: algo que lhe faa sentir que est cuidando de si prprio. Isto ir faze-lo aceitar melhor as mudanas e chegar ao sucesso...

3 Ser criativo Criatividade aqui sinnimo


de abertura para novas idias. Ela pode ser:

a) pro-ativa - quando adivinha a direo da mudana e caminha com ela tirando vantagens...
b) ou meta-ativa quando voc cria seu prprio futuro, influenciando as mudanas e fazendo a diferena...

4 - Enfrentar os desafios
Toda mudana nos provoca e desafia... Pode-se ver as coisas pelo lado negativo e ficar paralisado...

Ou, pelo lado positivo, o que conduz ao transformadora...

Tente ver sempre o desafio como oportunidade e no como ameaa...

5 - Ser flexvel Se quiser se dar bem em nossa poca de mudanas radicais, precisa ser flexvel. importante estar preparado e ser gil para buscar, aprender e agir, e assim, fazer a diferena...

Quem quer ser pessoa plena e realizada tem que se relacionar amorosamente com o universo, como um presente de Deus para a humanidade, como casa acolhedora que sustenta todo ser vivo.

Relacionar-se bem com o universo :


- Contempl-lo como dom de Deus para as pessoas.
Cuidar dele como habitat para todos os seres vivo.

- Lutar para que a gua, fonte de vida, se conserve pura e lmpida em nosso planeta.

- Defender as florestas e plantar rvores, para que o pulmo da me terra no se extinga...

Relacionar-se bem com o universo : - Cuidar do seu lixo e no poluir a natureza. - Colocar a ecologia acima de sua ganncia pessoal. - Ver o universo como fonte de louvor a Deus, que engrandecido pela existncia de suas criaturas...

Para ser plena e equilibrada a pessoa humana precisa buscar relacionar-se com Deus, com o Infinito, que fonte de amor e vida, procurando encontr-lo:
- no silncio de seu corao, - na contemplao da natureza, - no servio aos irmos, - na leitura bblica, - na participao da comunidade, - na orao pessoal, - no encontro com o outro.

Quem cultiva sua vida psquica e espiritual tanto quanto cuida de sua vida fsica e material, ser capaz de se tornar uma pessoa plena e feliz e conquistar uma vida de paz.

A natureza fez do homem um ser natural; a sociedade faz dele um ser social; somente o homem capaz de fazer de si mesmo um ser livre.
(Rudolf Steiner)

Das könnte Ihnen auch gefallen