Sie sind auf Seite 1von 40

Acidentes do Trabalho e Medidas Preventivas

SEGURANA DO TRABALHO O QUE ?

Conjunto de medidas e aes aplicadas para prevenir acidentes nas atividades das empresas, preservando a integridade fsica do trabalhador e os bens materiais da Empresa.

FINALIDADE SEGURANA DO TRABALHO :

VALORIZAR O SER HUMANO E A VIDA. VALORIZAR O TRABALHO.

Conceitos de Acidentes Doenas do trabalho/Profissional Causas dos Acidentes Medidas Preventivas Investigao/Inspeo Tipos e Etapas de inspeo Ambiente de Trabalho Tipos de Riscos Mapa de Riscos

Acidente do Trabalho
Conceito Prevencionista Conceito legal

Conceito Prevencionista
So todas as ocorrncias indesejveis, que interrompem o trabalho e causam, ou tem potencial para causar ferimentos em algum ou algum tipo de perda empresa ou ambos ao mesmo tempo

Conceito legal
o que ocorre pelo exerccio do trabalho, a servio

da empresa provocando leso corporal ou


perturbao funcional, resultando a morte, a perda ou a reduo, permanente ou temporria da capacidade para o trabalho. Equiparam-se legalmente ao acidente do trabalho, o acidente de trajeto, a doena profissional e a doena do trabalho.

Doena Profissional
Entende-se por doena profissional, aquela inerente ou peculiar a determinado ramo de atividade, dispensando a comprovao de nexo causal. Exemplo: Um trabalhador que trabalha numa cermica onde utilizada a slica, vindo a adquirir silicose, bastar comprovar que trabalhou na cermica, para ficar comprovada a doena profissional, dispensando qualquer tipo de outra prova.

Doena do Trabalho
A doena do trabalho diferencia-se da doena profissional em vrios pontos. Ela resulta de condies especiais em que o trabalho exercido e com ele relaciona-se diretamente. Sendo uma doena genrica (que acomete qualquer pessoa), exige a comprovao do nexo causal, ou seja, o trabalhador dever comprovar haver adquirido a doena no exerccio do trabalho. Exemplo: A tuberculose poder ser doena do trabalho com relao quele segurado que comprovar t-la adquirido no exerccio do trabalho em uma cmara frigorfica.

Comunicao de Acidente do Trabalho - CAT


De acordo com a legislao, todo acidente do trabalho deve ser imediatamente comunicado empresa pelo acidentado ou por qualquer pessoa que dele tiver conhecimento. Em caso de morte, obrigatrio a comunicao autoridade policial. A empresa por sua vez, deve comunicar o acidente do trabalho Previdncia Social at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia.

Causas de Acidentes do Trabalho


Os acidentes de trabalho decorrem, basicamente de duas causas primrias: ATOS E CONDIES INSEGURAS, acidentes do trabalho podem ainda decorrer por atos de terrorismo praticado por terceiros, ou ainda originar-se de causas que escapam do controle humano, como os tufes, terremotos, inundaes, etc.

ATOS INSEGUROS
Os atos inseguros so geralmente, definidos como causas de acidentes de trabalho que residem exclusivamente no fator humano, isto , aqueles que decorrem da execuo das tarefas de forma contrria as normas de segurana, ou seja, a violao de um procedimento aceito como seguro, que pode levar a ocorrncia de um acidente. Exemplos: - Agir sem permisso; - Brincar em local de trabalho; - Inutilizar dispositivos de segurana; - Dirigir perigosamente; - No usar EPI; - No cumprir as normas de segurana, etc.

ATOS INSEGUROS

CONDIES INSEGURAS
So aquelas que, presentes no ambiente de trabalho, comprometem a segurana do trabalhador e a prpria segurana das instalaes e dos equipamentos. EXEMPLOS: - Falta de dispositivos de proteo - Ordem e limpeza deficientes; - Falha de processo e ou mtodo de trabalho; - Excesso de rudo; - Piso escorregadio; - Iluminao inadequada; - Arranjo fsico inadequado; - Ventilao inadequada, etc.

CONDIES INSEGURAS

Conforme estatsticas mundiais,os acidentes de trabalho esto quantificados, segundo suas causas, da seguinte forma: * Atos inseguros - 86%; * Condies inseguras - 12%; * Elementos da natureza/situaes especiais - 2%.

Medidas Preventivas Etapas da Investigao


Coletar os fatos, descrevendo o ocorrido; Analisar o acidente, identificando suas causas; Definir as medidas preventivas, acompanhando sua execuo.

Inspeo de Segurana
a parte do controle de riscos que consiste em efetuar vistorias nas reas e meios de trabalho, com o objetivo de descobrir e corrigir situaes que comprometam a segurana dos trabalhadores. Uma inspeo para ser bem aproveitada precisa ser planejada, e o primeiro passo definir o que se pretende com a inspeo e como faz-la.

Tipos de Inspeo
Inspeo geral: Realizada quando se quer ter uma viso panormica de todos os setores da empresa. Pode ser realizada no incio do mandato da CIPA. Inspeo parcial:Realizada onde j se sabe da existncia de problemas, seja por queixas dos trabalhadores ou ocorrncia de doenas e acidentes do trabalho. Deve ser uma inspeo mais detalhada e criteriosa. Inspeo especfica: uma inspeo em que se procura identificar problemas ou riscos determinados. Como exemplo podemos citar o manuseio de produtos qumicos, postura de trabalho, esforo fsico, etc.

Etapas da Inspeo
1 Fase - Observar os atos das pessoas, as condies de mquinas, equipamentos, ferramentas e o ambiente de trabalho. 2 Fase - Registrar o que foi observado e o que deve ser feito, contendo, entre outros, os dados do local da realizao, dos riscos encontrados, de pontos positivos, dos problemas ou das propostas feitas pelos inspecionados, colocando-se data e assinatura.

Etapas da Inspeo
3 Fase - Analisar e Recomendar medidas que visem a eliminar, isolar ou, no mnimo sinalizar riscos em potencial advindos de condies ambientais ou atos e procedimentos inseguros. 4 Fase - Encaminhar para os responsveis para providenciar as medidas corretivas, necessrias. 5 Fase - Acompanhar as providncias at que ocorra a soluo final.

O cipeiro deve registrar os fatos positivos na preveno de acidentes, para que sejam divulgados e outras reas possam adot-las.

Aps registrado, dever ser encaminhado secretria da CIPA afim de inclu-lo na pauta da reunio ordinria para anlise da comisso.
A concluso da comisso dever ser encaminhada ao responsvel pelo local ou servio inspecionado e mantida na pendncia at a regularizao. Todas as fases da inspeo devero ser registrados em ata, inclusive o acompanhamento das providncias. Os riscos com grande potencial devero ser informados de imediato ao responsvel e, quando possvel, corrigidos no ato. Caso a soluo seja mediata, recomenda-se uma anlise de risco em busca da melhor soluo.

Campanhas de Segurana
Campanhas de segurana so eventos voltados para a educao e sensibilizao dos funcionrios, transmitindo conhecimentos sobre segurana e sade no trabalho. Os eventos mais comuns e que envolvem a CIPA so: Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT; Campanha Interna de Preveno da AIDS Antitabagismo - cabe tambm CIPA, recomendar que em todos os locais de trabalho adotem medidas restritivas ao hbito de fumar.

Ambiente de Trabalho o espao fsico onde o empregado desenvolve suas atividades a favor de seu empregador. O mesmo que local de trabalho, podendo ser considerado como tal, a rea interna ou externa empresa.

Riscos Ambientais
So agentes presentes nos ambientes de trabalho, capazes de afetar o trabalhador a curto, mdio e longo prazo, provocando acidentes com leses imediatas e/ou doenas chamadas profissionais ou do trabalho, que se equiparam a acidentes do trabalho.

Riscos Ambientais
Atribuies

Uma das atribuies da CIPA, a de identificar e relatar os riscos existentes nos setores e processos de trabalho. Para isso necessrio que se conhea os riscos que podem existir nesses setores, solicitando medidas para que os mesmos possam ser eliminados e/ou neutralizados. Identificados esses riscos, os mesmos devero ser transcritos no Mapa de Riscos.

Riscos Ambientais
Classificao

Riscos Fsicos: Riscos Qumicos: Riscos Biolgicos: Riscos Ergonmicos: Riscos de Acidentes

RISCOS FSICOS (verde)


Rudo

Conseqncias

Cansao, irritao, dores de cabea, diminuio da audio, problemas do aparelho digestivo, taquicardia, perigo de infarto.
Cansao, irritao, dores nos membros, dores na coluna, doena do movimento, artrite, problemas digestivos, leses sseas, leses dos tecidos moles.
Taquicardia, aumento da pulsao, cansao, irritao, choque trmico, fadiga trmica, perturbao das funes digestivas, hipertenso etc. Queimaduras, leses nos olhos, na pele e em outros rgos Alteraes celulares, cncer, fadiga, problemas visuais, acidente do trabalho. Doenas do aparelho respiratrio, quedas, doenas da pele, doenas circulatrias. Mal-estar, dor de ouvido, dor de cabea, doena descompressiva ou embolia traumtica

Vibraes

Calor

Radiao no-ionizante Radiao ionizante

Umidade
Presses anormais

Riscos Qumicos (vermelho)


Poeira minerais (slica, amianto, carvo mineral Poeiras vegetais (algodo, bagao de cana-de-acar) Poeiras alcalinas (calcrio) Poeiras incmodas

CONSEQNCIAS
Silicose (quartzo), pneumoconiose (minrios do carvo) Bissinose (algodo), bagaose (cana-de-acar), incndios.

Doena pulmonar obstrutiva crnica, enfizema pulmonar


Podem interagir com outros agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho, potencializando sua nocividade Doena pulmonar obstrutiva crnica, febre dos fumos intoxicao especfica de acordo com o metal Irritantes - irritao das vias areas (cido clordrico, cido sulfrico, amnia, soda custica, etc). Asfixiantes - dor de cabea, nuseas, sonolncia, coma, morte (hidrognio, nitrognio, hlio, metano, acetileno, etc) Anestsicos - ao depressiva sobre o sistema formador do sangue (benzeno, butano, propano, cetonas, aldedos, etc.)

Fumos

Neblinas, nvoas , gases e vapores

RISCOS BIOLGICOS (marrom)


Vrus

CONSEQNCIAS

Hepatite, poliomielite, herpes, varola, febre amarela, raiva (hidrofobia), rubola, aids, dengue, meningite.

Bactrias/Bacilos

Hansenase, tuberculose, ttano, febre tifide, pneumonia, difteria, clera, leptospirose, disenterias.

Protozorios

Malria, mal de chagas, toxoplasmose, disenterias, tenase.

Fungos

Alergias, micoses, p de atleta.

Parasitas

Infeces parasitrias diversas, vermes intestinais

RISCOS ERGONMICOS (amarelo)


Esforo fsico intenso Levantamento e transporte manual de peso

CONSEQNCIAS

Exigncia de postura inadequada


Controle rgido de produtividade Imposio de ritmos excessivos Trabalho em turno ou noturno Jornada prolongada de trabalho Monotonia e repetitividade Outras situaes causadoras de stress fsico e/ou psquico

De um modo geral, devendo haver uma anlise mais detalhada, caso a caso, tais riscos podem causar: cansao, dores musculares, fraquezas, doenas como hipertenso arterial, lceras, doenas nervosas, agravamento do diabetes, alteraes do sono,da libido, da vida social com reflexos na sade e no comportamento, acidentes, problemas na coluna vertebral, taquicardia, cardiopatia (angina, infarto), agravamento da asma, tenso, ansiedade, medo, comportamentos estereotipados.

RISCOS DE ACIDENTES (azul)


Arranjo fsico inadequado Mquinas e equipamentos sem proteo Ferramentas inadequadas ou defeituosas

CONSEQNCIAS

acidente, desgate fsico excessivo

acidentes graves

acidentes principalmente com repercusso nos membros superiores

Iluminao inadequada
Eletricidade Probabilidade de incndio ou exploso Armazenamento inadequado

Desconforto, fadiga e acidentes Curto-circuito, choque eltrico, incndio, queimaduras, acidentes fatais Danos materiais, pessoais, ao meio ambiente, interrupo do processo produtivo Acidentes, doenas profissionais, queda da qualidade de produo Acidentes, intoxicao e doenas

Animais peonhentos

Prioridades no Controle de Risco


Eliminar o risco;

Neutralizar / isolar o risco, atravs do uso de Equipamento de Proteo Coletiva;


Proteger o trabalhador atravs do uso de Equipamentos de Proteo Individual.

Mapa de Riscos
O Mapa de Riscos a representao grfica do reconhecimento dos riscos existentes nos setores de trabalho, por meio de crculos de diferentes cores e tamanhos. O Mapa de Riscos deve ser refeito a cada gesto da CIPA.

Mapeamento de Riscos
Objetivos

Reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao;


Possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e divulgao de informaes entre os funcionrios.

Mapeamento de Riscos
Etapas de Elaborao
Conhecer o processo de trabalho no local analisado; Identificar os riscos existentes no local analisado; Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia; Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local; Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o lay-out da empresa, indicando atravs de crculos, colocando em seu interior o risco levantado (cor), agente especificado e nmero de trabalhadores expostos.

MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS O que ?


Apresentao grfica do reconhecimento dos riscos existentes no local de trabalho

banheiro 04

rea externa 03

Estoque de produtos de limpeza 01/02

Sal a 03

01 e 02 03 04 05 06

Risco Qumico Risco de Acidentes Risco Biolgico Risco Fsico Risco Ergonmico

Escritrio 06 Lavanderia 05

MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS O significado

PEQUENO

MDIO

GRANDE

CRCULO = GRAU DE INTENSIDADE

COR = TIPO DO RISCO

VERDE VERMELHO MARROM AMARELO AZUL

Fsicos Qumicos Biolgicos Ergonmicos De Acidentes

MENSAGEM DA CIPA

CONTATO:

flaviobs@feg.unesp.br
Fone:12-3123-2826 Ramal: 36 Departamento de Engenharia Civil FEG-UNESP Guaratinguet-SP

Das könnte Ihnen auch gefallen