Sie sind auf Seite 1von 109

MERCADO DE DERIVATIVOS Marco Antnio dos Santos Martins Porto Alegre - 2008

Objetivos
Apresentar os conceitos fundamentais do mercado de derivativos. Apresentar a estrutura e funcionamento dos principais mercados de derivativos. Conceituar os principais modelos de precificao de opes. Conceiturar os principais modelos de gesto de risco..

Referncias bibliogrficas
ASSAF NETO, Alexandre. Finanas Corporativas e Valor. Editora Atlas, So Paulo: 2004. CAVALCANTE, Francisco, MISUMI, Jorge Yoshio e RUDGE, Luiz Fernando Mercado de Capitais O que e como Funciona. 6. Ed.Editora Campus. Rio de Janeiro: Campus:2005. EITEMAN, David K. STONENILL, Arthur I. MOFFETT, Michael H. Administrao Financeira Internacional. 9a. Edio. Editora Bookman. Porto Alegre: 2002. FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro, Produtos e Servios. 17a. Ed. Qualitymark. Rio de Janeiro:2008. GRINBLATT, Mark; TITMAN, Sheridan. Mercados Financeiros Estratgia Corporativa. 2a. ed. Bookman: Porto Alegre: 2005. HULL, Jonh C. Fundamentos dos Mercados Futuros e de Opes. 4a. Edio. BM&F.So Paulo: 2005. MARTINS, Andr. Mercado de Derivativos e Anlise de Risco. Volume 1. 1a Edio. AMS Editora. Rio de Janeiro: 2004. Neto, Lauro de Arajo Silva. Derivativos. 3a Edio. Editora Atlas. So Paula: 2000. PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais Fundamentos e Tncnicas. 4. Ed. Editora Atlas. So Paulo: 2007.

Contedo Programtico
Mercados de futuros e de opes: de cmbio; de commodities; de DI. Investidores em busca de hedge, arbitragem e especulao. Derivativos: principais contratos; swaps, opes e futuros. Swaps: mecanismos, utilizao para gerenciamento de riscos e reduo de custos de financiamento; precificao e avaliao. Mercado vista e de opes: formao de prmios, margem de garantia e hedging. Bolsas de mercadorias e de futuro: contratos, depsitos, ajustes, liquidaes. Especulao, Arbitragem e Estratgias de Hedge no Mercado Futuro. Mercado de Futuros: De Dlar Comercal, De Taxa de Juro DI de um Dia, de Cupom Cambial Sujo(DDI), De Cupom Cambial Limpo(FRA). Mercado Futuro Ibovespa. Conceitos Bsicos de Opes. Modelo de Precificao de Opes pelos Modelos Binomial e de Black&Scholes. Operaes Estruturadas com Opes. Operaes de Financiamento com Opes. Operaes de SWAP.

Contedo Programtico
VAR-Instrumentos de controle e gerenciamento de risco - conceituao; Metodologia de determinao; risco em derivativos. Modelos de Value-at-Risk. Ferramentas de Gesto de Riscos: Marcao a Mercado e Marcao a Modelo. Back Testing e Stress testing. VaRDelta, ComponentVaR e IncrementalVaR. Duration e o VAR. Convexidade. Riscos dos Contratos Futuros e a Termo. O VAR de Contratos Lineares. Os Riscos das Opes. O VAR de Contratos NoLineares. O VAR de Carteira. O VAR Incremental. Medidas de VAR Zero. O Modelo Diagonal. O Modelos de Fatores. A Modelagem da Dinmica Temporal do Risco. Risco ou Outliers? A Abordagem do RiskMetrics. Sistemas de VAR: Mtodo Delta-Normal, Testes de Stress, Monte Carlo Estruturado, Mtodo Bootstrap, Implementao do VAR Delta-Normal. Sistemas de Risco Globais. O Papel da Alta Gerncia. Gestores de Risco. Armadilhas na Interpretao do VAR. Os Riscos do Modelo. Riscos Estratgicos. Volatilidade histrica e volatilidade implcita Regulamentao internacional para gesto de riscos. Regulamentao brasileira para gesto de riscos. As Empresas de Rating e a Classificao de Risco. Arbitragens.

A Globalizao no mercado de capitais


Principais causas
Alta liquidez internacional Melhoria dos fundamentos macroeconmicos Avano da legislao de mercado de capitais Elevao do preos das principais commodities Alta qualidade dos ativos brasileiros Baixo preo relativo das empresas brasileiras

A moeda
q

TIPOS DE MOEDAS q DINHEIRO q MOEDAS METLICAS q DEPSITOS BANCRIOS A VISTA CARACTERSTICAS DA MOEDA q RARIDADE q DURABILIDADE q TRANSFERIBILIDADE q HOMOGENEIDADE q DIVISIBILIDADE q FACILIDADE DE MANUSEIO FUNES DA MOEDA q INTERMEDIRIA DE TROCAS q RESERVA DE VALOR q MEDIDAS DE VALOR

Fases da evoluo da moeda


Era da Troca de Mercadorias

Era da Mercadoria Moeda

Era da Moeda Metlica

Era da Moeda-Papel

Era da Moeda Escritural


Fonte: Pinheiro, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Tcnicas. So Paulo: Atlas,

O processo poupanainvestimento
POUPANA Parcela de renda no consumida

Em funo dos seguintes fatores: Capacidade de poupar Desejo de poupar Oportunidade de poupar

INVESTIMENTO Aplicao em algo lucrativo, aumentando o estoque de riqueza


Fonte: Pinheiro, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Tcnicas. So Paulo: Atlas,

Fluxo circular da renda


Fluxo Fsico Bens e Servios

Fluxo Monetrio Gastos FAMLIAS Rendas (Salrios, Juros, Lucros e Aluguis) Fluxo Monetrio EMPRESAS

Fluxo Fsico Fatores de Produo

Fluxo circular da renda


Renda Mercado de Fatores de Produo Remunerao dos Fatores Invest. Poupana Privada

MERCADO MERCADO FINANCEIRO FINANCEIRO

Dficit do Governo FAMLIAS Impostos GOVERNO Investimento Receita Empresas EMPRESAS

Despesas do Governo Consumo

Mercado de Bens e Servios

PIB, pela tica da demanda

Y = C + I + G + (X M)
Onde: Y = PIB C = Consumo I = Investimento G = Gastos do Governo X = Exportaes M = Importaes

Como cresce o PIB

RENDA PIB POTENCIAL PIB EFETIVO

TEMPO

A busca do equilbrio

Pleno Emprego Distribuio de Riqueza Estabilidade de Preos Crescimento Econmico

POL TICAS ECONMICAS

POLTICA MONETRIA

POLTICA FISCAL

POLTICA CAMBIAL

POLTICA DE RENDAS

Em sntese as variveis macroeconmicas influenciam as oportunidades de investimentos...


PIB Taxa De Cmbio

Inflao

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO

Juros

Crescimento Econmico

Nvel de Emprego

Fonte: PINHEIRO, Juliano Lima(2005): Mercado de Capitais: Fundamentos e Tcnicas: 2005

Exemplo de Transformaes Realizadas pelos Intermedirios

Agentes Econmicos Superavitrios Empresas Famlias Governo

Intermedirios Financeiros Magnitudes Prazos Riscos

Agentes Econmicos Deficitrios Empresas Famlias Governo

Fonte: Pinheiro, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Tcnicas. So Paulo: Atlas,

Exemplo de Transformaes Realizadas pelos Intermedirios

Destinao / Aplicao Compulsrio Emprstimos direcionados Emprstimos livres Repasses CDI

Fontes / Captao Depsitos vista Tributos Depsitos a prazo Recursos de cmbio Repasses Recursos Prprios CDI INTERMEDIRIO FINANCEIRO

Fonte: Pinheiro, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Tcnicas. So Paulo: Atlas,

Ferramentas para auxiliar o processo decisrio do investidor


O ouro foge do homem que o emprega em negcios ou propsitos com os quais no est familiarizado ou que no contam com a aprovao daqueles que sabem poup-lo. George S. Clason, O Homem Mais Rico da Babilnia.

Administrando um velho dilema


LIQUIDEZ

SEGURANA

RENTABILIDADE

Obcecado pelo futuro

Taxa de Retorno
$110
VALOR FUTURO ESPERADO

TAXA DE RETORNO ESPERADA 10% NO PERODO

VALOR ATUAL

$100

Qual o investimento que vale a pena?


TTULO A = 99% (S) VALOR MXIMO ESPERADO $110,00

TTULO B = 70% (S)

TTULO C = 50% (S)

Moral da histria...

TAXA DE RETORNO ESPERADA

TAXA LIVRE DE RISCO

PRMIO PELO RISCO

PERFIL DO CLIENTE

VISO GLOBAL DE MERCADO PROCESSO DECISRIO DO INVESTIDOR

SELEO DE ATIVOS

OPERAO

AVALIAO DE DESEMPENHO

Conceitos importantes...

PREO JUSTO O VALOR ESTIMADO DE UM ATIVO

VALOR DE MERCADO QUANTO O MERCADO EST DISPOSTO A PAGAR

Como decidir
SE O PREO JUSTO ESTIMADO MAIOR QUE O VALOR DE MERCADO

COMPRAR

VENDER

SE O PREO JUSTO ESTIMADO MENOR QUE O VALOR DE MERCADO

Conceitos de Risco
Gitman ensina que risco risco em seu sentido fundamental pode ser definido como a possibilidade de prejuzo financeiro. Os ativos que possuem grandes possibilidades de prejuzos so vistos como mais arriscados que aqueles com menos possibilidade prejuzo, mais formalmente o termo risco usado como incerteza (1997, p.202). Risco uma situao em que partindo-se de determinado conjunto de aes, vrios resultados so possveis e a probabilidade de cada um acontecer so conhecidas. Quando tais probabilidades so desconhecidas, a situao denomina-se incerteza (1999, p.532). Risco significa incerteza, impondervel, imprevisvel, e estes, a incerteza, a imponderabilidade e a imprevisibilidade situam-se necessria e unicamente no futuro.

Principais Conceitos de Risco

Conceitos de Risco
Risco no-sistemtico: risco relacionado ao prprio desempenho do investimento. Tambm chamado de risco diversificvel, devido possibilidade de sua diluio em uma carteira (ou seja, junto com outros investimentos) e risco do negcio. Risco sistemtico: tambm chamado de risco nodiversificvel, risco de mercado e risco comum. A princpio um risco relacionado s condies macroeconmicas e est fora do controle de um investidor individual, afetando todos os segmentos econmicos.

Risco da Carteira

GRAFICAMENTE...

Risco diversificvel, especfico ou no sistemtico

Risco de carteira, de mercado ou sistemtico

Quantidade de Ttulos

Risco como Probabilidade


Em finanas, especificamente, possvel distinguir o processo decisrio em dois eventos bsicos:

Sucessos, quando os objetivos do investidor so atingidos. Fracassos, quando os objetivos do investidor no so atingidos. Assim, admitindo que sucessos e fracassos constituem uma particio do conjunto dos possveis resultados que podem ocorrer, risco pode ser definido como:

RISCO = P(F), onde F S = U e F S = , sendo: U = conjunto dos resultados. S = conjunto dos sucessos. F = conjunto dos fracassos. Com base nessas afirmaes, ainda possvel concluir que: RISCO = 1 - P(S), pois P(F) + P(S) = 1

Risco como Probabilidade


Risco como no sentido mais bsico, risco pode ser definido como a possibilidade de perda. Risco o grau de incerteza a respeito de um evento. Securato declara que .... possvel depreender a idia de probabilidade pelo uso dos termos possibilidade e grau de incerteza, podendo ento definir o risco, ou seja, o grau de incerteza ou a possibilidade de perda como a probabilidade de ocorrncia de um evento gerador de perda. O processo decisrio tem como principal finalidade atingir um objetivo prefixado.

Risco como Desvio Padro


Para qualquer processo decisrio, bem como para os objetivos a serem perseguidos deve se estabelecer claramente uma varivel objetiva para anlise. Cabe a essa varivel objetiva quantificar o processo decisrio de forma a designar o quanto se atinge, ou no, os objetivos almejados. Evoluindo o raciocnio em direo a questo do risco, parte-se ento de uma distribuio de probabilidades da varivel objetivo, calculando-se, em seguida, a mdia e o desvio padro.

Risco como Desvio Padro


Tratando uma questo de incerteza como de risco fosse, entende-se que a distribuio histrica das probabilidades representa, com fidelidade, a distribuio de probabilidades futuras. Quando se calcula a mdia de uma distribuio de probabilidades est se procurando a possibilidade de que ela represente a distribuio, ou seja, o que se quer buscar um nmero que represente a distribuio, no caso, a mdia. A questo, no entanto, saber se a mdia calculada uma boa representao, ou no, da distribuio de probabilidades. Esta resposta dada atravs do clculo do desvio-padro, que informa o grau de concentrao das probabilidades em torno da mdia. Admite-se que dada uma distribuio de probabilidades de uma varivel aleatria objetivo, a deciso ser tomada com base na mdia da distribuio. Quando se toma a deciso levando em considerao o valor mdio da distribuio, corre-se o risco de que esta mdia no seja representativa da distribuio. Com essa afirmao, o risco o desvio-padro da varivel objetivo, podendo ser representado por: RISCO = SX , onde SX o desvio-padro da varivel objetivo.

Tipos de Riscos
Segundo do G30 - Global Derivatives Study Group, podemos dividir o risco global em:

Mercado

Oscilaes de preos

Crdito Operacional

Inadimplncia

Gerenciamento

Legal

Legislao

Mercado de Derivativos

Conselhos para Operar com Derivativos (*)


O Global Derivatives Study Group do Grupo dos 30 publicou um documento denominado Derivativos: Prticas e Princpios1. Este trabalho voltado para os agentes econmicos que se utilizam de derivativos negociados em balco (OTC), ou seja, aqueles que no so negociados em bolsa, mas diretamente entre os interessados. Entretanto, na prtica, as concluses a que chegou o grupo de estudos podem ser vlidas, tambm, para aqueles que lidam com derivativos negociados em bolsas. Ao todo, vinte recomendaes foram enunciadas para dealers e usurios finais de derivativos e elas esto resumidas a seguir:

Conselhos para Operar com Derivativos (*)


a poltica do uso de derivativos dever ser decidida pelo mais alto nvel hierrquico de uma organizao; os derivativos que fazem parte dos ativos da organizao devero ser avaliados a valor de mercado; o risco de mercado das posies em derivativos deve ser quantificado realizando se testes como, por exemplo, de stress, e as necessidades de fundos para estas.

situaes devem ser projetadas; quando forem utilizados derivativos pela organizao, esta dever avaliar o seu impacto no seu risco de crdito corrente e futuro;

Conselhos para Operar com Derivativos (*)


a funo do gestor de risco, tanto de crdito como de mercado, deve ser separada do operador de derivativos; somente profissionais qualificados devem operar nas reas de gesto de risco e operao de derivativos; a organizao dever possuir um sistema de informaes gerenciais que consiga medir de maneira apropriada e comunicar rapidamente a exposio ao risco com derivativos; adote prticas de transparncia, independentemente da inexistncia de legislao especfica.

O Risco no Mercado
Qualquer atividade, em qualquer envolve a existncia de riscos. mercado,

No mercado financeiro no diferente, e cada ativo, seja ele um ndice, uma commodity ou uma ao, comporta, intrinsicamente, um risco prprio.

Derivativos(*)
Derivativos so instrumentos financeiros cujos preos derivam dos preos de outros ativos chamados de ativos subjacentes ou ativos de referncia. Estes ativos podem ser commodities, como caf ou soja, ativos financeiros, como aes, ou ndices de bolsas de valores e taxas de juro. Os derivativos podem ser classificados nos seguintes grupos bsicos: Termo, Futuros, Opes e Swaps. So amplamente negociados nos principais mercados financeiros do mundo, entre eles o Brasil, e tm como funo primordial a gesto do risco. Os derivativos podem ser negociados, entre as partes interessadas, em bolsas de valores ou fora delas. Neste ltimo caso diz-se que os derivativos so negociadosem Balco (em ingls a expresso Over the Counter OTC)
(*) KLOECKNER, Gilberto. Apostila de Derivativos. UFRGS Escola de Administrao

Derivativos (*)

(*) KLOECKNER, Gilberto. Apostila de Derivativos. UFRGS Escola de Administrao

Derivativos (*)

(*) KLOECKNER, Gilberto. Apostila de Derivativos. UFRGS Escola de Administrao

Derivativos(*)

(*) KLOECKNER, Gilberto. Apostila de Derivativos. UFRGS Escola de Administrao

Escandlos com Derivativos (*)

(*) KLOECKNER, Gilberto. Apostila de Derivativos. UFRGS Escola de Administrao

Funes dos Derivativos


Principal funo econmica do mercado de derivativos: reduo dos custos de transao da economia (alta liquidez, publicidade das informaes disponveis). Transferncia de riscos de recursos. Hedge: proteo do investimento. Alavancagem da rentabilidade. maior eficincia na alocao

Principais Bolsas Negociadoras de Derivativos


Eurex Alemanha e Sua Bolsas de Chicago Euronext Amesterd, Bruxelas, Paris, Lisboa, Porto, Londres Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F)

Sistemtica Simplificada das Operaes na BM&F


Cliente coloca ordem de compra ou venda com sua corretora, a qual realizada por seu operador de prego Os relatrios de negociao so emitidos para todas as corretoras, as quais especificam os clientes de cada negcio

Corretoras notificam seus clientes dos detalhes das operaes, aps confirmada a execuo

BM&F processa os dados e emite para as corretoras as posies atualizadas, ajustes dirios, etc.

Fonte: Pinheiro, 2005

Clientes liquidam suas posies com as corretoras e estas com os membros de compensao

Membros de compensao liquidam sua posio global com a cleraing

Participantes do Mercado
Clientes Corretoras Bolsa Clearing House Membros de Compensao

Participantes do Mercado
Conforme a finalidade com que os participantes empregam os derivativos:
Hedgers: buscam reduzir suas exposies ao risco Especuladores: assumem hoje o risco futuro Arbitradores: buscam tirar proveito da diferena de preo entre dois ativos ou mercados

Tipos de Derivativos
Contratos a Termo Contratos de Futuros Contratos de Opes Operaes de Swap

Tipos de Derivativos
Instrumentos mais comuns a partir dos quais derivam os derivativos:
Taxa de juros Taxa de cmbio Commodity ndices de Aes

Mercado a Termo
Caractersticas: Compra ou venda de uma determinada quantidade de um ativo por um preo fixado hoje a ser entregue em uma data futura previamente acordada; Liquidao (entrega e pagamento) na data do vencimento; Depsito de uma margem de garantia: inicial e adicional.

Mercado a Termo
Caractersticas:
Linearidade: o montante que se ganha quando o ativo se move em uma direo idntico ao montante que se perde quando o ativo faz o mesmo movimento em direo contrria; No h desembolso de recursos no incio da operao; Customizao: os contratos a termo no so padronizados, podendo ser acordadas suas clusulas (quantidade, preo, data e local da entrega) conforme o desejo das partes.

Mercado a Termo

Preo a termo: - Para seu clculo, adiciona-se ao preo a vista um custo de financiamento ou um custo de manuteno.

Preo a Termo = Preo a Vista + Custo de Manuteno

Mercado a Termo
Tipos de Liquidao: - Por entrega: entrega da mercadoria contratada por uma parte outra. - Por diferena: faz-se, a qualquer tempo antes do vencimento, uma operao oposta que se tem no mercado a termo. O lucro ou o prejuzo corresponder diferena entre o preo em que foi efetuada a transao e o preo da liquidao.

Mercado a Termo
Garantias: - Cobertura: depsito de ativos-objeto do contrato a termo. Dispensa outras garantias. - Margem Inicial: percentual do valor do contrato. Depende da liquidez e da volatilidade do ativo. - Margem Adicional: requerida quando h reduo no valor da garantia em decorrncia de oscilao na cotao do ativo.

Mercado a Termo
Vantagens dos contratos a termo: - Proteo de preos: espera-se uma alta do preo, e fixa-se o preo para beneficiar-se da alta; - Diversificao de riscos: aplicao a termo em diferentes ativos; - Obteno de recursos: venda a vista para obteno de recursos e recompra do ativo; - Alavancagem de ganhos: aquisio superior disponibilidade financeira vista.

Mercado Futuro
O Mercado Futuro representa um aperfeioamento do Mercado a Termo. O contrato futuro nada mais do que um acordo padronizado de compra e venda de uma determinada quantidade de um ativo, a um preo definido entre os dois agentes, a ser liquidado em uma data futura.

Mercado Futuro
Caractersticas:
Contratos padronizados maior liquidez; Datas de liquidao futura fixadas pela Bolsa; Relacionamento de cada agente se d com a Bolsa, e no com a outra parte do contrato la a um terceiro; Depsito de margens como garantias. pode-se reverter a posio, encerr-la antes de seu vencimento ou transferi-

Mercado Futuro
Principais Tipos:
Caf Arbica Boi Gordo Soja Ouro ndice Bovespa Dlar Comercial Depsitos Interfinanceiros (DI) de um Dia

Mercado Futuro
Padronizao dos contratos:
Cada contrato traz, em sua especificao, o ms de seu vencimento, conforme os cdigos ao lado: A periodicidade varia conforme o derivativo-objeto: o futuro de dlar possui vencimento em todos os meses, enquanto o ndice Bovespa, por exemplo, vence apenas nos meses pares.
Ms Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Cdigo F G H J K M N Q U V X Z

Mercado Futuro
Preo terico do contrato futuro:

Preo Futuro = Preo a Vista * (1- i * t) - d

Onde: - i = taxa livre de risco - t = tempo, em anos, entre a data atual e a futura - d = rentabilidade do dividendo at o vencimento

Mercado Futuro
Preo terico do contrato futuro: H, portanto, um prmio embutido sobre os preos a vista. Analisando-se a frmula, percebe-se que, quanto menor for 't', menor ser a diferena entre o preo a vista e o preo futuro. Ou seja, o preo futuro tende a convergir para o preo a vista medida que se aproxima a data de seu vencimento.

Mercado Futuro
Liquidao: A liquidao dos contratos futuros se d pela Cmara de Liquidao e Custdia (Clearing House), a qual serve de contra-parte para todas as partes, assumindo os riscos de no-adimplemento por parte dos agentes. Para precaver-se dessa possibilidade de no-adimplemento, pe-se em uso dois mecanismos principais: as margens de garantias e o sistema de liquidao.

Mercado Futuro
Garantias:As margens oscilam de acordo com a variao do

preo a vista, correspondendo a uma frao do valor do contrato. Podem ser de dois tipos: Margem Inicial: percentual do valor do contrato. Procura-se definir um valor que possa cobrir a variao diria esperada do contrato comercializado.

Margem Adicional: requerida quando h reduo no valor da garantia em decorrncia de oscilao na cotao do ativo. Pode tambm ocorrer o inverso: se o valor do contrato aumentar, o agente posicionado pode retirar recursos que excedam a margem definida inicialmente.

Mercado Futuro
Garantias:As margens oscilam de acordo com a variao
Margem Inicial: percentual do valor do contrato. Procura-se definir um valor que possa cobrir a variao diria esperada do contrato comercializado. Margem Adicional: requerida quando h reduo no valor da garantia em decorrncia de oscilao na cotao do ativo. Pode tambm ocorrer o inverso: se o valor do contrato aumentar, o agente posicionado pode retirar recursos que excedam a margem definida inicialmente.

do preo a vista, correspondendo a uma frao do valor do contrato. Podem ser de dois tipos:

Mercado Futuro
Sistema de Liquidao:
Poucos contratos na Bolsa de Mercadorias & Futuros acabam por se liquidar com a entrega efetiva do ativoobjeto do contrato. Alguns problemas, como a possibilidade de que no haja bens suficientes para atender a todos os contratos, ou os incmodos advindos de uma transferncia indesejada de commodities, por exemplo, contribuem para esse fato. Contudo, a possibilidade de que a entrega real acontea atua de forma a assegurar a convergncia dos preos a vista e futuro.

Estratgias: Comprador
Lucro
Preo a Vista

Mercado Futuro

Preo Futuro

Prejuzo

Preo do ativoobjeto
Fonte: Pinheiro, 2005

Expectativa de alta do preo do ativo

Estratgias: Vendedor
Lucro

Mercado Futuro

Preo a Vista

Preo Futuro

Preo do ativoobjeto

Fonte: Pinheiro, 2005

Prejuzo

Expectativa de baixa do preo do ativo

Mercado Futuro
Ajustes Dirios: - Todas os ganhos e perdas da posio assumida so liquidados diariamente - Objetivo: eficincia das garantias dada a dificuldade em prever as oscilaes dos derivativos no mdio e longo prazos, busca-se evitar que grandes perdas e ganhos se acumulem, distribuindo-os no curto prazo (diaa-dia)

Mercado Futuro
Exemplo de Ajustes Dirios: Compra de R$ 200.000,00 de Contratos Futuros de Dlar Comercial (DOLN6) a R$ 2,19. D ia P re o C o m p ra / V e nre o d e A ju s t e ju s t e P da A D0 R $ 2 ,1 9 R $ 2 , 1 8 -R $ 2 . 0 0 0 , 0 0 D1 R $ 2,21 R $ 6.000,00 D2 R $ 2,25 R $ 8.000,00 D3 R $ 2 ,2 2 -R $ 6 . 0 0 0 , 0 0 To ta l R $ 6.000,00

Mercado Futuro x Mercado a Termo

P r i n c i p a i s D i fe r e n a s F u tu r o T e rm o O b j e to C o n t ra t o P ro d u t o o u A t ivo L o c a l d e N e g o c i a o B o ls a B a lc o P a d ro n iz a o S im No E n tr e g a e fe ti v a R a ra Com um E n c e r r a m e n to d e P o s i o o u m C m R a ro L iq u id e z A lt a B a ix a V a l o r d o C o n tr a to A ju s t e s D i rioV ig o ra a t o V e n c im s

Contratos de Swap
O Swap um conjunto de contratos a termo atravs do qual as partes trocam o fluxo financeiro de suas operaes sem trocar os respectivos principais. Trata-se de mais uma forma de se buscar isolar um risco, repassando-o de quem no o deseja para quem est disposto a corr-lo. Os principais indexadores que so permutados atravs dos contratos de Swap so as taxas de juros e as divisas estrangeiras.

Contratos de Swap
Swap de taxa de juros:
Troca entre duas partes de seus respectivos fluxos de pagamentos por um determinado perodo de tempo Enquanto para um dos agentes o fluxo de pagamentos determinado por uma taxa de juros varivel, para o outro h a incidncia de uma taxa de juros fixa

Contratos de Swap
Swap de taxa de juros:
No h intercmbio do principal: nenhuma das partes empresta recursos outra Os pagamentos de taxas de juros so lquidos, pagando uma parte outra apenas a diferena entre os dois fluxos

Contratos de Swap
Swap de taxa de juros: Exemplo prtico:
A Empresa A possui uma dvida indexada a uma taxa de juros varivel (Libor, por exemplo). A Empresa B possui um ativo a receber indexado a uma taxa de juros fixa. Temendo uma alta na taxa Libor, a Empresa A procura a Empresa B para indexar sua dvida taxa de juros fixa. A Empresa B, por sua vez, aposta em uma alta da taxa Libor, o que aumentaria os seus ganhos.

Contratos de Swap
Swap de taxa de juros:
Empresa A (Taxa Libor) Empresa B (Taxa Fixa)

SWAP

Empresa A (Taxa Fixa)

Empresa B (Taxa Libor)

Contratos de Swap
Swap de taxa de juros: Exemplo prtico:
Os pagamentos sero realizados na mesma data e sero liquidados pela diferena entre o valor devido pela Empresa A Empresa B e o devido pela Empresa B Empresa A. A Empresa A dever pagar, na data combinada, o valor de um principal de referncia corrigido pela taxa fixa, ao passo que a Empresa B dever pagar esse mesmo valor de referncia Empresa A, porm corrigido pela taxa Libor.

Contratos de Swap
Exemplo Prtico
Taxa Libor

Cenrio 1

Taxa Fixa

Taxa de Juros

Cenrio 2

Liquidao pela diferena

Contratos de Swap
Exemplo Prtico

C e n rio 1 C e n rio 2 V a l o r d e R Re $e r2 0n 0c . Ra 0$ 0 2, 0 0 . R 0$ 0 2, 0 0 . 0R 0$0 ,20000 . 0 f i0 0 Taxa L i b o r : 1 2F %i x a : 1 0 L%i b o r : 8 % i x a : 1 0 F V a l o r C o r r i g i $ o2 2 4 . R 0$ 0 2, 02 0 . R 0$ 0 2, 01 06 . R 0$ 0 2, 02 0 . 0 R d 0 0 0 D i f e r e n a L i b o rR/ F$ i x4 a. 0 0 0 , 0 0 -R $ 4 .0 0 0 ,0 0

Contratos de Swap
Exemplo Prtico

Cenrio 1: Taxa Libor (12%) > Taxa Fixa (10%) Empresa B paga a diferena (R$ 4.000,00) Empresa A. Cenrio 2: Taxa Libor (8%) < Taxa Fixa (10%) Empresa A paga a diferena (R$ 4.000,00) Empresa B.

Contratos de Swap
Exemplo Prtico
Fixao do Custo:
Custo

Sem Swap

Com Swap

Fonte: Pinheiro, 2005

Taxa Libor

O valor a ser pago pela Empresa A caso a taxa Libor fique em um nvel inferior taxa fixa corresponde ao preo devido para se ver livre do risco.

Contratos de Swap
Swap de Divisas:
Os juros pagos entre as partes so normalmente liquidados pelo total Os pagamentos dos juros nas duas divisas podem ser calculados tanto com base na mesma taxa fixa ou flutuante , quanto com base em taxas diversas uma fixa e a outra flutuante

Contratos de Swap
Swap de Divisas: O clssico caso de swap de divisas se d quando duas companhias enfrentam a seguinte situao: necessitam obter crdito em uma divisa estrangeira para financiar seus projetos, porm podem obter crdito em suas divisas nacionais a taxas mais atrativas.

Contratos de Swap
Swap de Divisas: Exemplo prtico: A Empresa A deseja obter um emprstimo de euros, embora pudesse obter dlares a taxas muito mais atrativas; correspondentemente, a Empresa B necessita obter um emprstimo de dlares, embora pudesse obter euros a taxas muito mais atrativas. Assim, ambas solicitam um emprstimo das divisas cujas taxas lhes so mais atrativas, e ento realizam um swap de divisas: trocam os principais e os pagamentos dos juros e, no vencimento do swap, as quantidades principais voltam a trocar-se.

Contratos de Swaps
Mercado de Swaps no Brasil:
Os swaps mais negociados no Brasil so os que envolvem a troca da taxa DI por uma taxa pr-fixada. Contratos envolvendo a taxa de cmbio em dlares tambm so bastante procurados, sobretudo por exportadores. Os principais locais de negociao de swaps no Brasil so a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e a Cmara de Custdia e Liquidao (CETIP).

Mercado de Opes

As opes so derivativos que conferem ao seu portador o direito, e no a obrigao, de comprar ou vender uma quantidade previamente determinada de um ativo-objeto a um preo fixo tambm previamente determinado. O indivduo detentor da opo (titular) adquire-a mediante o pagamento de um preo chamado prmio a outro (lanador).

Mercado de Opes

A opo pode ser de compra ou de venda, sendo que, na primeira, o titular da opo pode, na data fixada ou antes, dependendo do modelo adotado, comprar ou no do lanador o ativo-objeto determinado na opo, e, na segunda, possvel ao titular vender ou no tal ativo ao lanador.

Mercado de Opes
Termos bsicos:
Call: Opo de Compra Put: Opo de Venda Titular: quem adquire a opo Lanador: quem vende a opo Prmio: valor pago pelo Titular ao Lanador pela Opo Exerccio: ato de exercer o direito que a Opo confere ao seu Titular

Mercado de Opes
Tipos de Opes (quanto ao momento do exerccio): Opo americana: pode ser exercida a qualquer momento, at a data de vencimento. Opo europia: pode ser exercida somente na data de vencimento.

Mercado de Opes
Tipos de Opes (quanto ao ativo-objeto):
Opes sobre aes Opes sobre ndices de bolsa Opes sobre taxas de juros Opes sobre ttulos ou bnus Opes sobre cmbio ou divisas Opes sobre commodities Opes sobre futuros

Mercado de Opes
Mercado de Opes no Brasil:
Atualmente, praticamente a totalidade das operaes envolvendo opes realizada com base em opes de compra, utilizando-se aqui o tipo americano. As datas de vencimento mensais das opes, bem como os preos de exerccios a serem transacionados, so definidas pela Bolsa de forma padronizada.

Mercado de Opes
Funo Econmica:
O crescimento verificado pelo mercado de opes nos ltimos anos est diretamente relacionado a trs pontos principais: - o alto grau de flexibilidade que proporcionam gesto de risco; - capacidade de estabelecer expectativas especficas para o retorno de investimentos; - base para a compreenso de todos os outros ativos.

Mercado de Opes
Exemplo prtico:
O Titular adquire de um Lanador opes de compra sobre aes preferenciais da Petrobras com preo de exerccio fixado a R$42,00 e vencimento em agosto (PETRH42). Como prmio, paga ao Lanador R$ 2,00 por ao, totalizando R$200,00 para um lote de cem aes. Assim, o Titular j desembolsou R$ 200,00, e exercer a opo, desembolsando mais R$ 4.200,00, caso o preo no mercado a vista esteja cotado acima do preo de exerccio.

Mercado de Opes

Exemplo prtico:
Em princpio, o Titular exercer o seu direito de compra quando as aes da Petrobras estiverem cotadas, no mercado a vista, a um preo superior a R$ 42,00. Contudo, deve-se considerar tambm o prmio pago, de tal forma que o exerccio da opo torna-se atrativo apenas a partir do momento em que as aes estiverem cotadas acima de R$ 44,00 no mercado a vista.

Mercado de Opes

Exemplo prtico: Estratgia do Titular : aposta em uma alta da cotao dos


ativos. Porm, como no tem certeza de que o preo ir efetivamente subir, ou por no ter o capital necessrio, desembolsa apenas um pequeno capital o valor do prmio e, caso o preo efetivamente suba, ele poder comprar as aes ao preo de exerccio, inferior ao do mercado a vista.

Mercado de Opes

Exemplo prtico: Estratgia do Titular: caso sua aposta de alta no


preo dos ativos no se confirme, ele perder apenas o valor pago como prmio ao Lanador (o prmio ser tanto maior quanto maior for a possibilidade de que a opo venha a ser exercida).

Mercado de Opes
Exemplo prtico:
Resumem-se assim as alternativas do Titular: - Caso o preo no mercado a vista seja inferior ao de exerccio (R$ 42,00), a opo no ser exercida e ele arcar com o prejuzo do prmio: R$ 200,00. - Caso o preo a vista seja superior a R$ 44,00 (preo de exerccio + prmio) , a opo de compra ser exercida e o lucro ser igual diferena entre o preo a vista e os R$ 44,00 por ao.

Mercado de Opes
Exemplo prtico:
Caso o preo a vista se situe entre R$ 42,00 e R$ 44,00, a opo de compra ser exercida e o prejuzo ser igual diferena entre o preo a vista e os R$ 44,00 por ao.
Portanto, o Titular de uma opo de compra limita as suas perdas ao valor do prmio, ao mesmo tempo em que possui chances de ganho ilimitado, conforme a diferena entre o preo a vista e o de exerccio.

Mercado de Opes
Exemplo prtico: Estratgia do Lanador
aposta em uma queda no preo dos ativos. Porm, como no tem certeza de que o preo ir efetivamente cair, opta por vender um direito que talvez no venha a ser exercido, de forma a se capitalizar ou diminuir o seu gasto com a aquisio do ativo-objeto.

Mercado de Opes
Exemplo prtico:
Resumem-se assim as alternativas do Lanador: - Caso o preo no mercado a vista seja inferior ao de exerccio (R$ 42,00), a opo no ser exercida e ele auferir o prmio como lucro: R$ 200,00. - Caso o preo a vista seja superior a R$ 44,00 (preo de exerccio

+ prmio) , a opo de compra ser exercida e o prejuzo ser igual


diferena entre o preo a vista e os R$ 44,00 por ao.

Mercado de Opes
Exemplo prtico:
- Caso o preo a vista se situe entre R$ 42,00 e R$ 44,00, a opo de compra ser exercida e o lucro ser igual diferena entre os R$ 44,00 e o preo a vista por ao.
Portanto, o Lanador de uma opo de compra limita os seus ganhos ao valor do prmio, ao mesmo tempo em que possui chances de perda ilimitada, conforme a diferena entre o preo a vista e o de exerccio.

Mercado de Opes

O Lanador tambm pode considerar que obteve lucro sempre que o valor obtido com a soma do prmio e do preo de exerccio for maior do que o preo em que efetivamente comprou a ao. Contudo, estar a desprezando o fato de que, se no houvesse lanado a opo, poderia ter auferido um ganho ainda maior no mercado a vista.

Mercado de Opes
Lanamento a descoberto: Ocorre quando o Lanador vende uma opo de compra sem possuir o ativo-objeto da opo. Ou seja, caso a opo venha a ser exercida, ele ter que adquiri-la no mercado a vista para repass-la ao Titular. Constitui-se em uma estratgia bastante arriscada, mas pode ser utilizada com fins de capitalizao, esperando que a opo no venha a ser exercida.

Mercado de Opes
Opes sobre Futuros: As opes sobre futuros so um dos produtos de bolsa de mais rpido crescimento nos ltimos tempos. Como qualquer outra opo, a opo sobre contrato futuro consiste no direito de comprar ou vender uma quantia especificada do futuro-objeto, a um preo de exerccio determinado, at a data de vencimento acordada. Igualmente aos futuros, as opes so padronizadas quanto a aspectos como data de vencimento, quantidade, alm de outros termos.

Futuros/Opes x Swaps
C o m p a ra o F u tu r o s / O p we asp s S L o c a l d e N e g o c ia o B o ls a B a lc o P a d ro n iz a o S im No P a r t. D e P e q u e n o s I n v e s tiddoia eAs lt a B a ix a M r/ N e g o c i a o e n tr e a s p a r te d ire t a D ire t a In s R isc o C m a ra P a rt e s
Fonte: Pinheiro, 2005

Comparao entre os Derivativos

T e rm o F u tu ro O p e s S w a p s C o m p r a d C oa mt i vpor sa d e D ai rtei vi to os s o T r oe c a d e b C a r a c te r s tic a s n o f u t u r o n o f u t u r oa t i v o s n o r eunt tuar b i l i d f o L iq u id e z B a i x a A l t a a t t r A s l t a a ts e sA mt a a an t o u m e u l D e s e m b o l s o NI n ioc i a l N o S im No A j u s t e s D i r iN o os S im No No G a ra n tia s N o S im S im / N oS im / N


Fonte: Pinheiro, 2005

Das könnte Ihnen auch gefallen