Sie sind auf Seite 1von 27

MAGMATISMO ROCHAS MAGMTICAS

Escola Secundria de Santo Andr Barreiro

Cincias da Terra e da Vida 11 ano


Professora Clara Boavida

As rochas magmticas esto bem representadas em Portugal:


- os basaltos, so as rochas que mais abundam nos arquiplagos dos Aores e da Madeira. Exemplo: Curral das Freiras, Madeira.

- na parte continental, so sobretudo os granitos que afloram em extensas reas localizadas, essencialmente, a norte do rio Tejo; Exemplo: Sortelha.

DIVERSIDADE DE MAGMAS
Por consolidao dos magmas, so geradas rochas intrusivas, ou
plutonitos, e rochas extrusivas, ou vulcanitos, conforme o magma consolida, respectivamente, em profundidade ou superfcie.

Os principais tipos de magmas so trs: basltico, andestico e rioltico.

C
D

Ambientes tectnicos nos quais ocorre formao de magmas:


A zona de afastamento das placas; B zona de coliso de uma placa continental com uma placa ocenica, C zona de coliso entre duas placas ocenicas; D zona intraplaca.

Magma basltico contm cerca de 50% de SiO2 e uma pequena quantidade de gases dissolvidos. Magma andestico contm cerca de 60% de SiO2 e bastantes gases dissolvidos. Magma rioltico contm cerca de 70% de SiO2 e uma elevada quantidade de gases dissolvidos.

MAGMAS BASLTICOS

MAGMAS BASLTICOS
so expelidos principalmente ao longo dos riftes e dos pontos quentes; originam-se a partir das rochas do manto; ao nvel dos riftes, a subida dos magmas relaciona-se com correntes ascendentes de materiais provenientes do manto, o peridotito; o peridotito tem uma composio semelhante do basalto, mas mais rica em minerais ferromagnesianos; nos pontos quentes, ascendem plumas quentes oriundas do manto profundo, mesmo da zona de separao entre o manto e o ncleo terrestre; os pontos quentes so fontes de magma responsveis pela extruso de grandes quantidades de basalto, podendo constituir ilhas como as do Hawai.

A viscosidade dos magmas dependem da: densidade;

riqueza em slica;
temperatura; quantidade de fluidos que contm.

O magma proveniente do manto acumula-se em cmaras magmticas a uma profundidade de 10 a 30 Km, permitindo a gnese de rochas plutnicas chamadas gabros. Quando a velocidade de ascenso do magma superior do arrefecimento, o magma pode chegar superfcie sem ter consolidado e, neste caso, verificam-se erupes de lava que, por solidificao, originam rochas vulcnicas, os basaltos.

Os basaltos tm uma textura que revela duas fases de formao: - uma durante a ascenso que possibilita a gnese de cristais; - e, outra, mais rpida, j superfcie ou prximo dela, conducente formao de cristais microscpicos e, por vezes, mesmo de algum material no cristalizado; - se a ascenso muito rpida, pode no haver tempo para a cristalizao, formando-se rochas com textura vtrea.

Intruso de um magma de composio basltica

Ascenso do magma a temperaturas elevadas

Fuso dos minerais ferromagnesianos do peridotito do manto

As duas principais rochas geradas a partir deste tipo de magma so os basaltos e os gabros. BASALTO GABRO

Consolidao superfcie.

Consolidao em profundidade.

Composio mineralgica essencial: plagioclase, piroxenas e olivina.

MAGMAS ANDESTICOS
-formam-se em especial nas zonas de subduco; -relacionam-se com zonas altamente vulcnicas, tais como os Andes, Amrica do Sul e Alasca; -nestas regies, os referidos magmas so gerados por subduco de uma placa ocenica sob uma placa continental.

-a composio destes magmas depende da quantidade e da qualidade do material do fundo ocenico subductado; -este material inclui gua, sedimentos e uma mistura com origem, quer na crosta ocenica, quer na crosta continental; -a gua a temperaturas elevadas e sob presses variveis facilita a fuso dos materiais, originando magmas com composies diversas.

As rochas que, geralmente, se formam a partir deste magma so o andesito e o diorito. ANDESITO DIORITO

Consolidao superfcie.

Consolidao em profundidade.

Composio mineralgica essencial: plagioclase,biotite e anfbola.

MAGMAS RIOLTICOS
formam-se a partir da fuso parcial das rochas constituintes da crosta continental; estes magmas tendem a ser muito ricos em gases, resultando da fuso das rochas da crosta continental ricas em gua e dixido de carbono; durante a fuso das rochas continentais, os gases concentram-se no magma; a presena de gua faz baixar o ponto de fuso dos minerais, no entanto a baixas presses esse efeito deixa de se verificar, isto , em zonas prximas da superfcie.

As rochas que se formam neste tipo de ambiente geodinmico so o granito e o riolito. RIOLITO GRANITO

Consolidao superfcie.

Consolidao em profundidade.

Composio mineralgica essencial: quartzo, ortoclase e plagioclase.

Magma basltico
Origem Manto

Magma andestico
Crosta ocenica Crosta continental Magma pouco viscoso Riqueza mdia em slica Diorito Andesito

Magma rioltico
Crosta continental

Caractersticas

Magma fluido Pobre em slica Temperatura 1200 C

Magma viscoso Rico em slica Temperatura 800 C

Rochas formadas Localizao

Gabro Basalto

Granito Rilito Zonas de coliso de placas continentais

Zonas de riftes Zonas de fossas ocenicas

CONSOLIDAO DOS MAGMAS

Processos de formao de minerais

Todos os minerais tm textura cristalina; A formao e o desenvolvimento de cristais implicam determinadas condies do meio; Os principais factores cristalizao so: - o tempo; - o espao disponvel; - a temperatura. externos que condicionam a

- a agitao do meio em que se encontram;

Como se dispem as partculas no interior de um cristal?


As unidades bsicas constituintes da matria mineral tomos, ies ou molculas dispem-se de forma ordenada e regular na sua estrutura interna, formando uma rede tridimensional que segue um modelo geomtrico regular e caracterstico de cada espcie mineral. A rede cristalina formada por fiadas de partculas ordenadas ritmicamente segundo diferentes direces do espao. Essas fiadas definem uma rede, em que unidades de forma paralelepipdica que

constituem a malha elementar ou motivo cristalino.

CRISTAL um sistema reticular cujos elementos geomtricos so os ns, as fiadas e os planos reticulares.

NS correspondem s partculas elementares, cuja massa se considera concentrada no seu centro de gravidade.
FIADAS so alinhamentos de partculas em direces definidas por dois ns consecutivos e iguais. PLANOS RETICULARES so planos definidos por duas fiadas no paralelas.

TEORIA (1850):

RETICULAR

DE

BRAVAIS

explica o comportamento de certas propriedades da matria cristalina a partir do arranjo interno das suas partculas.
ARRANJO INTERNO pode traduzir-se externamente pelo aparecimento de uma forma polidrica com faces, arestas e vrtices. Nos cristais, as faces correspondem a planos reticulares, as arestas a fiadas de partculas e os vrtices a ns.

Existem somente sete diferentes combinaes dos parmetros de rede. Cada uma dessas combinaes constitui um sistema cristalino.

As propriedades de um cristal so condicionadas:


- pela organizao espacial das suas partculas; - pela natureza qumica dessas partculas; - pelas propores em que se encontram na rede;

- pelas foras de ligao que mantm as partculas em oscilao em torno das suas posies de equilbrio.

Rede dos cristais de cloreto de sdio. Os tomos maiores so sdio, os mais pequenos cloro.

O estado cristalino constitui a organizao normal de todos os corpos slidos, desde que as condies ambientais o propiciem.

Quando as partculas no chegam a atingir o estado cristalino, a textura fica desordenada: Textura amorfa ou vtrea textura prpria de certas rochas vulcnicas em que os materiais no esto cristalizados. A textura fica desordenada, como a dos lquidos, embora apresente a rigidez e a baixa compressibilidade dos slidos.

SILICATOS principais constituintes das rochas


A estrutura bsica mais comum de todos os silicatos o tetraedro (SiO4)4-. Em cada tetraedro, o Si4+, localizado na regio central, est rodeado por quatro tomos de oxignio tangentes e ligados. Em certas condies, nos tetraedros o silcio pode ser substitudo por alumnio, que tem um raio inico semelhante ao do silcio.

Dos principais silicatos ocorrentes nas rochas magmticas, vamos salientar os mais importantes: Olivina Moscovite

Augite

Biotite

Hornoblenda

Albite

Obrigada pela ateno!

Das könnte Ihnen auch gefallen