Sie sind auf Seite 1von 16

DILOGO DE SEGURANA

TEMA: 01- ORDEM E LIMPEZA Sempre que materiais de processo forem DERRAMADOS, leos lubrificantes provenientes de mquinas ou empilhadeiras, estes devero ser IMEDIATAMENTE REMOVIDOS do piso, a fim de serem evitados escorreges e quedas. A manuteno, aps o trmino de cada servio, dever guardar em local adequado as ferramentas, as peas trocadas e estopas, a fim de DESOBSTRUIR rea para a boa CIRCULAO GERAL. Estopas ou trapos EMBEBIDOS EM LEO devero ser descartados em recipientes para a preveno de incndios. Quando houver derrames ou vazamentos de lquidos INFLMAVEIS estes devero ser imediatamente ELIMINADOS E LIMPOS. EQUIPAMENTOS DE SEGURANA, como extintores, hidrantes, botoeiras para ligar e desligar equipamentos, devero estar sempre DESOBSTRUDOS, sendo proibido remover tais equipamentos para outros locais.

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 02- EQUIPAME NTOS DE PROTEO INDIVIDUAL.
"O USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVICUAL REGULA MENTADO PELA PORTARIA N 3214 de 08/06/78, ESPECIALMENTE A NR-6". O Equipamento de Proteo Individual, de todo meio ou dispositivo de uso pessoal, destinado a preservar a integridade fsica do trabalhador (botas, luvas, mscaras, culos, capacetes, cintos de segurana, calados de bico de ao etc.),e so fornecidos GRATUITAMENTE pela Empresa. Os colaboradores devem UTILIZ-LOS de forma adequada, quando exigido pelo supervisor, e devem zelar pela sua conservao. O artigo 482 da CLT reza: "A recusa dos empregados em utilizar os Equipamentos de Proteo Individual poder importar em DEMISSO POR JUSTA CAUSA." O artigo 462 1. da CLT diz: "No caso do empregado destruir, extraviar ou no zelar pelo EPI, a Empresa DESCONTAR DO SEU PAGAMENTO O CUSTO DO MESMO".

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 03- SEGURANA NA MOVIMENTAO DE EMPILHADEIRAS.
Ao iniciar o servio, INSPECIONE quanto ao bom funcionamento dos freios, buzina, torre de levantamento, luzes e vazamento de leo. TERMINANTEMENTE PROBIDO TRAFEGAR ACIMA DE 10 Km/h. Sempre que houver cruzamento, curva ou portas, BUZINE pelo menos 5 metros antes dos mesmos. No d freadas BRUSCAS. Nos pisos escorregadios ou molhados, REDUZA A MARCHA. No trmino do trabalho aplique os freios, abaixe os garfos totalmente, RETIRE as chaves do contato. Quando trabalhar em recintos fechados, devem ser ABERTAS as portas e janelas para evitar acmulo de gases. PROBIDO terminantemente o TRANSPORTE DE PESSOAS nas empilhadeiras. Nunca ULTRAPASSE o limite de carga das empilhadeiras. Abastea a empilhadeira com motor DESLIGADO. Quando a empilhadeira estiver em trnsito, os garfos devero estar suspensos sempre um pouco acima da altura do maior obstculo que existir no percurso. Todas as empilhadeiras devero trabalhar com as GRADES PROTETORAS superiores. Os paletes ou sacos etc., devem ser empilhados de maneira que fiquem em posio firme, arrumados e sem perigo de perder o EQULIBRIO. Ao desempilhar, o operador deve tomar cuidado para NO AFETAR o resto da pilha. A armazenagem de produtos deve ser dentro das reas DEMARCADAS quando estas existirem. Sempre que a carga obstruir a viso, o operador dever transportla em MARCHA R.

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 04- SEGURANA NA UTILIZAO DE FERRAMENTAS MANUAIS. SEGURANA NA UTILIZAO DE FERRAMENTAS MANUAIS

Evite o uso de ferramentas DEFEITUOSAS Utilize ferramentas PNEUMTICAS em locais onde se estocam lquidos INFLAMVEIS. Quando usar ar comprimido para secar as peas, PROTEJA seus olhos e o rosto. Nunca use ar comprimido para secar roupa do corpo. Mantenha sempre as ferramentas LIMPAS. Use cada ferramenta, no trabalho para o qual ela foi projetada. Utilize somente ferramenta de boa qualidade, e NUNCA IMPROVISE ferramentas. Proteja a ponta e corte das ferramentas com BAINHA. Recolha sempre as ferramentas no fim de cada servio, nunca as deixe em cima de mquinas LIGADAS. No transporte ferramentas nos BOLSOS. Quando subir em escadas , nunca leve as ferramentas nas mos ou nos bolsos; USE CINTURO apropriado, ou sacola. Ao realizar algum trabalho que oferea perigo, isole a rea por meio de barreiras ou outros meios.

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 05- PREVENO CONTRA INCENDIOS
Somente Fumar em local permitido (Fumdromo). As pontas de CIGARROS E FSFOROS descartados em caixas de areia ou cinzeiros. devem ser

Os lquidos INFLAMVEIS quando necessrios nos locais de trabalho, devem ser mantidos em recipientes FECHADOS e em quantidades MNIMAS necessrias para a jornada de trabalho. O armazenamento de lquidos INFLAMVEIS deve ser feito em locais bem AREJADOS, cobertos e isolados dos demais edifcios. Para a limpeza de peas devem ser usados solventes NO INFLAMVEIS, evitando o uso de gasolina, thiner e lcool. Nos servios de corte e solda eltrica, oxiacetilnica e corte de metais com maarico nas reas de produo, armazenagem, refrigerao, laboratrio, caldeiras, tanques, parque de leo,gs inerte, somente com ordem de trabalho por escrito (PTRE), assinada pelo supervisor da rea, tcnico de segurana do trabalho e o executante.

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 06- SEGURANA EM EQUIPAMENTOS ELTRICOS
O trabalho em equipamentos eltricos exclusivo de pessoas qualificadas: ELETRICISTAS. Antes de iniciar um trabalho em equipamento ou instalaes eltricas, os circuitos devem ser desligados, os fusveis devem ser retirados, as caixas devem ser fechadas e sinalizadas com ETIQUETAS DE SEGURANA. As ferramentas para trabalho desta natureza, devem ser apropriadas e estar em PERFEITAS CONDIES DE USO e com perfeito ISOLAMENTO. Para o exerccio desta funo OBRIGATRIO o uso de cinto de segurana (local elevado) acima de 2,00 metros, botas, luvas e capacetes de Segurana apropriados. Ao trabalhar em circuitos desligados, ter os mesmos cuidados que COMO SE TIVESSEM energizados. No sobrecarregue uma tomada ou um circuito eltrico. Equilibre as cargas nos circuitos. Ao instalar ou fazer manuteno em equipamentos eltricos, obrigatrio o ATERRAMENTO dos mesmos

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 07- SEGURANA PARA TRABALHAR EM CONSTRUO CIVIL
Nos trabalhos com picaretas, ps e marteletes pneumticos, conserve Sempre DISTANCIA adequada e segura, a fim de no atingir colaboradores e equipamentos situados nas proximidades. Nas escavaes com mais de com mais de 1,50 metros de profundidade, os taludes devem ser ESCORADOS ou a dada a estes uma inclinao adequada, que evite soterramentos. Os andaimes devem ser de MATERIAL RESISTENTE e devem possuir ESCADAS apropriadas. Ao montar andaimes verifique primeiramente a resistncia do solo, de tal modo que as sapatas inferiores fiquem apoiadas em superfcies RESISTENTES E UNIFORMES. Andaimes altos devem ser AMARRADOS estrutura onde se executa o trabalho. A plataforma dos andaimes deve ser protegida por GUARDA-CORPO de 1,10 METROS DE ALTURA. As tbuas dos estrados devem ser de boa qualidade forrando todo o piso. No coloque carga EXCESSIVA e nunca largue material nos andaimes. Em trabalhos de corte de concreto, USE CULOS DE PROTEO, ou protetor facial. Em altura acima de 2,00 metros obrigatrio o uso do cinto de segurana.

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 08 - SEGURANA NO MANUSEIO DE MATERIAIS
Antes de levar qualquer objeto, avalie o peso do mesmo. Ao levantar peso faa-o com os msculos das pernas, mantendo as costas na vertical. Se o peso for demasiado, pea auxlio a um colega, ou transporte o objeto por outro meio (carrinho, empilhadeira etc.) Ao transportar a carga, procure nunca tapar sua viso. Ao movimentar cilindros de gases, movimente-os na posio vertical e com muito cuidado. Ao transportar cilindros, coloque o corpo de proteo das vlvulas.

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 09 SEGURANA COM ESCADAS

A escada deve estar em BOAS CONDIES de uso. Escolha a escada de acordo com a altura do trabalho a ser realizado. Apoie a escada em PISO REGULAR. Ao subir ou descer de uma escada, faa-o sempre DE FRENTE para a mesma, segurando com as duas mos. NO USE escadas sujas de leo ou graxa, e com patamares quebrados, emendados, podres etc. Ao trabalhar em circuitos eltricos, nunca use escadas METLICAS, ou de madeira molhada. Sempre que transportar uma escada, assim como qualquer objeto cumprido como pranchas, tubos etc., o extremo da frente deve ser mantido mais alto, a fim de evitar atropelamento ou pancadas contra outras pessoas e objetos. Ao executar trabalhos com escada dupla, verifique a existncia do tirante limitador de abertura.

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 10 - TRABALHOS NAS REAS DE PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS.
Os colaboradores devem trabalhar com cabelos aparados, barbeados, unhas cortadas, USAR TOUCAS E MANGOTES, para evitar queda de cabelos no produto. Como no processo as lavagens do piso so constantes, todos devem usar CALADOS E AVENTAIS IMPERMEVEIS de acordo com a seo. Todo material derramado no piso deve ser IMEDIATAMENTE RETIRADO, para evitar acmulo de moscas, abelhas etc., e prevenir escorreges e quedas. Onde exista demarcao de reas de trabalho, estas devero ser fielmente RESPEITADAS. Em todo trabalho que envolva manejo de vidros, o empregado deve usar LUVAS de proteo adequadas. Nas operaes com autoclaves, no retire a tampa antes de verificar se existe presso INTERNA. Lanches e refeies so permitidos apenas no restaurantes, nos demais locais proibido.

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 11 - SEGURANA PARA TRABALHOS COM PRODUTOS QUIMICOS
Antes de manipular cido, produtos custicos e txicos, EQUIPE-SE com luvas, aventais, mscaras, protetores faciais e culos de Segurana apropriados. Nos trabalhos onde houver necessidade de montagem de aparelhos de vidro, PROTEJA AS MOS com luvas apropriadas; no use tubos de vidros com bordas cortantes; no pressione o vidro; lubrifique com glicerina os encaixes dos tubos e rolhas. Na manipulao de produtos que desprendem gases, poeira, vapores inflamveis ou txicos, estes devero ser manipulados nas CAPELAS. Os RECIPIENTES DE GASES devem ser localizados em reas do laboratrio, onde exista ventilao farta, ou exausto; os cilindros devem permanecer sempre na posio vertical e em suportes, para no tombar. No retorne reagentes aos vidros primitivos, mesmo que no tenham sido usados; coloque-os em um recipiente especial para refugos qumicos. Nunca dirija a abertura de tubos de ensaio ou frascos contra si ou outrem. Dirija-o para dentro da capela. Nunca deixe sem ateno qualquer operao, onde haja aquecimento ou que reaja violentamente. Tenha completa conscincia da localizao do chuveiro de emergncia, dos extintores e dos lavadores de olhos e saiba como us-los corretamente. No pipete lquidos custicos ou venenos com A BOCA. Use sempre aparelhos apropriados.

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 12 - SEGURANA PARA TRABALHOS EM ESCRITRIO
Nunca use prateleiras. cadeiras ou mesas para arrumao de

As portas dos armrios, assim como gavetas de mesas e de arquivos, devem permanecer SEMPRE FECHADAS, aps retirado ou colocado o material. Evite que os cabos telefnicos e eltricos, de ventiladores ou mquinas fiquem ESTENDIDOS pelo cho de modo a provocar tropees. No SOBRECARREGUE as tomadas eltricas, ligando vrios equipamentos no mesmo circuito. As cadeiras e cestos de lixo, devem ser colocados LONGE das portas e corredores, para no causar quedas. No trabalhe em arquivo com mais de uma gaveta aberta. Terminando o perodo de trabalho, DESLIGUE todos os aparelhos eltricos.

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 13 - SEGURANA MANUTENO GERAL Os trabalhos de solda ou com chama aberta devero possuir
(Permisso para trabalho com potencial de risco elevado). O ar comprimido de mquinas/equipamentos. uso exclusivo para a limpeza de de PTRE

obrigatrio o cinto de segurana para a realizao de trabalhos em alturas superiores a 2,00 metros. Os cilindros contendo oxignio e acetileno usados nos servios de solda, devem ser montados em suportes ou carrinhos especiais ser providos de vlvula corta-chama. Os cilindros contendo gases, devero sempre permanecer na posio vertical e presos por correntes. Quando fora de uso, devero ser munidos de capuz protetor. O local de armazenamento dos cilindros de gases deve ser bem ventilado. Nos trabalhos com utilizao de tornos, furadeiras esmeril, lixadeiras etc. use culos de segurana e protetor facial. Na lavagem de peas utilizar somente desengraxantes codificados e usar luvas de hexanol ou creme protetor e avental impermevel. A lavagem de peas com desengraxantes dever ser realizada em local bem ventilados. Em qualquer interveno de manuteno em instalaes frigorficas contendo gs amnia, o mecnico/operador dever usar os seguintes EPI's: culos ampla viso e luvas de pvc e estar munido de mscara facial, com filtro contra amnia.

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 14 - SEGURANA PARA TRABALHOS COM LQUIDOS INFLAMVEIS E COMBUSTVEIS.
Somente pessoas autorizadas podero adentrar no depsito de inflamveis. proibido a entrada de pessoas de veculos automotores de combusto interna e eltricos, nas dependncias do depsito de inflamveis. Os materiais devem ser dispostos ordenadamente, afastados de 0,50m das paredes e empilhados em estruturas metlicas. A transferncia de lquidos inflamveis deve ser feita atravs de bomba manual, sendo proibida a suco por meio da boca. vedado o armazenamento de outros tipos de materiais, no depsito de inflamveis. Na descarga de caminhes-tanque: interditar a rea, ligar o cabo terra e tomar as demais providncias cabveis. Inspecionar os recipientes quando do recebimento. As reas destinadas ao armazenamento de lquidos e gases inflamveis e leos combustveis, devero estar visivelmente sinalizadas com mensagens do tipo: proibido fumar, no utilizar chama aberta etc. Ao transportar vidros contendo lquidos inflamveis, txicos ou corrosivos, faz-lo por meio de cesto ou porta-garrafa ou qualquer outro meio adequado e seguro.

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 15.1 - PLANOS DE EMERGNCIA PARA CASOS DE VAZAMENTO DE AMNIA
-HISTRICO: Embora a administrao da empresa conte com equipamentos modernos e seguros, no deixa de ter a preocupao de prever todas as possibilidades de um acidente. Visando dar toda a proteo aos funcionrios, procura por todos os meios, agilizar tcnicas e recursos para que suas atividades no sofram interrupo. O gs utilizado no sistema de refrigerao em nossa Fbrica, amnia anidra, cuja seleo foi feita tendo em vista determinados fatores, inclusive o de no ofender a atmosfera. Ao contrrio do gs CFC (carbono cloro fluorado), que est causando um buraco na camada de oznio que envolve a terra. A amnia um gs solvel em gua e um vazamento pode ser detectado pelo odor, a partir de uma concentrao de 5ppm. Numa concentrao de 16 a 25 por cento com o ar atmosfrico, oferece risco de exploso. A partir de 500 ppm, risco de vida por cianose. A amnia tambm oferece risco de queimaduras e irritao das mucosas. Por ser um gs solvel em gua, o melhor meio de se evitar a concentrao aps um vazamento, atravs da aplicao de gua em forma de neblina, o que ir precipit-la no solo juntamente com a gua. O vazamento deve ser estancado imediatamente atravs do fechamento de vlvulas previamente selecionadas de acordo com a rea de vazamento. Os colaboradores que devem operar vlvulas e equipamentos de proteo (hidrantes, mangueiras, esguichos universal regulvel para neblina de baixa velocidade), estaro constante treinamento na utilizao desse material de combate como de proteo individual (mscara Panormica, equipamento autnomo de respirao, filtros qumicos e roupas especiais).

DILOGO DE SEGURANA
TEMA: 15.2 - PLANOS DE EMERGNCIA PARA CASOS DE VAZAMENTO DE AMNIA
A) PLANO DE ABANDONO -ORGANIZAO Ao ser detectado um vazamento ou uma real possibilidade de acontecer, devecomunicar imediatamente a seo, de caldeiras, pessoalmente ou atravs do ramal de emergncia. Verificada a verdade do fato, o operador da caldeira acionar imediatamente o alarme com 3 (trs) apitos longos (dez segundos aproximadamente cada apito). Ao ouvir o alarme, a brigada de incndio se rene no local de encontro e aguarda instrues do chefe da brigada, devendo serem montadas as linhas de mangueiras, com os integrantes equipados com luvas impermeveis, mscara Panorama (nova) e pulverizar gua em forma de neblina, dissolvendo o mximo possvel de amnia, enquanto a equipe de manuteno e utilidades entram em ao. Os colaboradores da sala de mquinas efetuam as manobras para minimizar as conseqncias do vazamento, equipando-se com roupas especiais, mscara Panorama (nova), luvas impermeveis, equipamentos autnomos de respirao, para efetuar o fechamento de vlvulas. Os colaboradores da manuteno mecnica e eltrica, se renem com o pessoal da brigada, equipando-se com roupas especiais, mscaras etc. E auxiliam a equipe de sala de mquinas a eliminar o vazamento de gs e ainda desligando a energia do setor evitando-se assim maiores conseqncias. A portaria mantm os portes fechados, no permitindo a sada de nenhum veculo de companhia, a no ser em caso de urgncia relacionada com o sinistro. Somente veculos da companhia e as viaturas oficiais devem entrar nas dependncias da fbrica, evitando-se tumultos e engarrafamentos. Os colaboradores que abandonarem as atividades dentro da fbrica, devem se reunir com no local (ptio em frente a garagem da fbrica). B) RECOMENDAES GERAIS -Ao soar o alarme todos os trabalhos rotineiros e normais da fbrica devem ser interrompidos e todos os colaboradores, estagirios e visitantes, devem proceder conforme instrues do plano, segundo as orientaes do coordenador. -Ningum, em hiptese alguma, deve entrar em qualquer rea com vazamento de gs, sem equipamentos necessrios e sem autorizao da coordenao da chefia. -Qualquer anormalidade com mquinas, equipamentos e instalaes, devem ser comunicadas a manuteno. -Quando o corpo de bombeiros chegar em qualquer sinistro, este assume o controle da situao, sobre a orientao do chefe da brigada assessorado pelas nossas equipes de brigadistas.

Das könnte Ihnen auch gefallen