Sie sind auf Seite 1von 17

TERMOTERAPIA

BOLSA DE AGUA QUENTE

ALUNOS
Antonio Jose Camolese RA a691fa3

Bolsa de gua Quente

Bolsa de gua quente


A bolsa quente um mtodo de aquecimento superficial por contato entre o agente teraputico e os tecidos. A transferncia de calor ocorre por conduo e o aquecimento de tecidos mais profundos devido conduo dentro dos prprios tecidos assim como conveco atravs dos fluidos (KITCHEN, 2003).

O aquecimento local da superfcie da pele por conduo leva a um aumento acentuado e rpido na temperatura da pele , e ento mantida uma temperatura de pele constante. Para alcanar nveis teraputicos de aquecimento a temperatura obtida nos tecidos deve estar entre 40 e 45 C. Acima desse nvel provvel que ocorram queimaduras e abaixo de 40 C os efeitos do aquecimento so considerados fracos demais para terem uso teraputico (KITCHEN, 2003; REED e LOW, 2001

Em relao profundidade de penetrao, como o epitlio e a gordura tem condutividade mais baixa que os tecidos aquosos, a transferncia de calor por conduo dentro dos tecidos ser obstruda pela camada de gordura subcutnea, e o aumento da temperatura tender a ficar confinado epiderme (REED e LOW,2001).

EFEITOS TERAPUTICOS
Os efeitos teraputicos da bolsa quente so semelhantes ao infravermelho, que tambm um mtodo de termoterapia superficial. Esses efeitos so os mesmos da aplicao do calor, porm mais superficialmente (REED e LOW, 2001). Analgesia;

Reduo do espasmo muscular;


Acelerao da cicatrizao, especialmente de leses superficiais; Resoluo de estados inflamatrios crnicos; Aumento da amplitude de movimento articular ou alongamento de tecidos cicatriciais.

TIPOS DE BOLSA QUENTE


Existem vrios tipos de bolsas quentes que podem ser utilizadas para gerar calor a pequenas reas. Entre elas existem as bolsas de agua, bolsas de gel e bolsas aquecidas eletricamente.

Bolsas hidrocoladas
Bolsas hidrocoladas: consiste em slica gel hidroflica (que absorve gua)colocada dentro de um invlucro de algodo. A bolsa aquecida em um banho de gua quente de aproximadamente 75 C, envolvida em uma toalha ou outro material apropriado e ento aplicada ao corpo. A temperatura final da compressa deve ficar, em torno de 40 a 42 C. ocorre resfriamento gradual (KITCHEN, 2003; REED e LOW, 2001);

Bolsa trmica com gel

Bolsas aquecidas eletricamente


Variam de tamanho e o fio de resistncia eltrica fica dentro da estrutura e o desing permite que a temperatura de 40 a 42 graus clcius seja controlada por termostato (KITCHEN,2003).

Bolsa eletricamente aquecida

CONTRA-INDICAES
A bolsa quente no deve ser aplicada em caso de falta de sensibilidade trmica na parte do corpo a ser tratada; circulao comprometida; feridas abertas;carcinomas de pele; em tecidos lesados ou infectados e em caso de processo inflamatrio agudo (KITCHEN, 2003).

Bolsa quente para ombro

Bolsa para cervical

Tratamento dor na dismenoria

Das könnte Ihnen auch gefallen