Sie sind auf Seite 1von 12

O Papel do Coordenador Pedaggico Na Escola

a) Desenvolver um trabalho harmnico dentro da escola; b) Conversar diretamente com os professores sobre o desempenho discente; c)Acompanhar e avaliar o professor em relao ao que faz e como faz o seu prprio trabalho; d) Assessorar o trabalho do professor (transmitindo sugestes de atividades); e) Descentralizar as decises a respeito da ao docente; f)Criar situaes para a soluo dos problemas que surjam no grupo de professores; g) Procurar subsdios que facilitem a ao docente; h) Discutir diferentes maneiras de trabalho e comunicando experincias; i)Elogiar o que positivo e esclarecendo o que considera negativo; j)Incentivar os professores a avanar em seus estudos; k)Organizar as condies de trabalho do professor como material de ensino;

Por esse prisma, o coordenador no mais aquele sujeito que possui um superpoder de assessorar, acompanhar, controlar e avaliar o trabalho docente realizado nas instituies de ensino, mas aquele que constri com os professores o seu trabalho dirio. Seu papel envolve uma atuao grupal, pois atende tantos professores, alunos como todos os setores de uma escola. por ser grupal, seu trabalho exige o exerccio constante do pensar, do descobrir e do saber o modo de avanar nas aes.

Quem o coordenador pedaggico?

Educao de qualidade uma busca constante das instituies de ensino, para que isso se torne realidades so necessrias aes que sustentem um trabalho em equipe e uma gesto que priorize a formao docente contribuindo para um processo administrativo de qualidade conforme Chiavenato (1997, p.101), no se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas. As organizaes cada vez mais precisam de pessoas proativas, responsveis, dinmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar decises. Nessa perspectiva devemos identificar as necessidades dos professores e com eles encontrar solues que priorizem um trabalho educacional de qualidade esse trabalho desenvolvido pelo coordenador pedaggico.

Esse profissional tem que ir alm do conhecimento terico, pois para acompanhar o trabalho pedaggico e estimular os professores preciso percepo e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de informao e refletindo sobre sua prtica como nos fala NOVOA (2001), a experincia no nem formadora nem produtora. a reflexo sobre a experincia que pode provocar a produo do saber e a formao com esse pensamento ainda necessrio destacar que o trabalho deve acontecer com a colaborao de todos, assim o coordenador deve estar preparado para mudanas e sempre pronto a motivar sua equipe. Dentro das diversas atribuies est o ato de acompanhar o trabalho docente, sendo responsvel pelo elo de ligao entre os envolvidos na comunidade educacional. A questo do relacionamento entre o coordenador e o professor um fator crucial para uma gesto democrtica, para que isso acontea com estratgias bem formuladas o coordenador no pode perder seu foco.

O coordenador precisa estar sempre atento ao cenrio que se apresenta a sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os resultados, essa caminhada nem sempre feita com segurana, pois as diversas informaes e responsabilidades o medo e a insegurana tambm fazem parte dessa trajetria, cabe ao coordenador refletir sobre sua prpria prtica para superar os obstculos e aperfeioar o processo de ensino aprendizagem. O trabalho em equipe fonte inesgotvel de superao e valorizao do profissional.

Estimular o trabalho em equipe

Seu papel passa a ser voltado para a orientao, gerenciamento e cobrana de resultados. E assim deve ser compreendida as funes do Professor-Coordenador pelo Corpo Docente. A primeira grande tarefa do Professor-Coordenador, deve ser a de aglutinar os colegas num trabalho de equipe, condio essencial para a melhoria do fazer pedaggico em sala de aula. Para isso, deve deixar claro os objetivos comuns da escola, rememorando o compromisso assumido na elaborao do "Plano Escolar".

Ajudar a elaborar e aplicar o projeto da escola; Dar orientao em questes pedaggicas e, principalmente, Atuar na formao contnua dos professores. Essas so as funes do coordenador pedaggico (tambm conhecido em algumas regies do pas como supervisor ou orientador), um especialista em refletir sobre o trabalho em sala de aula. Seu papel estudar e usar as teorias para fundamentar o fazer e o pensar dos docentes. Assim, necessrio que ele antecipe conhecimentos para o grupo. Para isso preciso ler muito, no s sobre contedos especficos, mas tambm livros de literatura, jornais e revistas. Um bom coordenador tambm um apreciador das diferentes manifestaes culturais. Visita regularmente museus e exposies e vai ao cinema e ao teatro.

Tem a funo de criar projetos de estudo, que viabilizam a melhor forma do professor ensinar e o aluno aprender; Tem a responsabilidade de estreitar a relao, educador e o aluno, o bom desempenho desse educador, faz com que a escola tenha credibilidade na educao.

Em busca de melhores resultados


necessrio haver um esforo do Professor-Coordenador, no sentido de estimular o docente envolvido com maus resultados para o compromisso de tentar novas formas de trabalho capazes de alterar os rumos do processo. Acompanhar essas aes para que tudo o que se replanejou, no se perca nas boas intenes momentneas Relembrar, em todas as reunies, o que foi planejado para a escola. Reler planos e projetos, na busca do objetivo geral. Discutir com os professores a questo da assiduidade e buscar razes do excesso de falta de muitos s aulas uma tarefa a ser levada adiante se pretende a melhoria do trabalho dos faltosos (sob muitos aspectos, uma das principais causas do mau aproveitamento da classe, dada a descontinuidade do processo pedaggico naquela disciplina).

Das könnte Ihnen auch gefallen