Sie sind auf Seite 1von 39

Dor Lombar

Aline Bedin, Carla Maran, Gssica Polesello, Jamily Fardo, Letcia Bettinelli, Milene Lucheta e Nayara Zoti

Definio
A dor lombar, tambm conhecida como lombalgia, um processo doloroso que se instala na parte inferior da coluna vertebral, podendo variar de uma dor sbita dor intensa e prolongada.

uma das principais causas da deficincia na populao ativa adulta e uma das principais causas de faltas ao trabalho, elevando o ndice de absentesmos.

Incidncia
Acomete ambos os sexos, no diferencia idade e atinge desde adolescentes a idosos, sendo mais prevalente aps os 25 anos com um pico na faixa entre 55 e 64 anos. Cerca de 60 a 80% das pessoas relatam esse incmodo em algum momento.

Sintomas
Dependendo da causa a dor lomblgica pode ser:
Desconfortvel, aguda e provocar ardor; Ser sentida em um nico ponto ou em uma rea ampla; Aparecer gradualmente ou subitamente; Ocorrer com espasmos musculares ou rigidez; Causar sintomas nas pernas, tais como dor, dormncia ou parestesia, frequentemente estendendo abaixo do joelho.

Fatores de Risco
Esforo fsico Obesidade Tabagismo Sedentarismo Maus hbitos posturais Sndromes depressivas Trauma Gravidez Trabalho repetitivo Fatores ambientais Posies incorretas no ambiente de trabalho

Envelhecimento:
Os ossos e msculos tendem a perder a fora a medida que envelhecemos, o que aumenta o risco de leses. Os discos intervertebrais podem sofrer desgaste e no fornecer o amortecimento suficiente entre as vrtebras. Um disco com protuberncias ou quebras (hrnia discal) pode pressionar os nervos, causando dor nas costas.

Causas
Na maioria dos pacientes, a discopatia degenerativa (espondilose) um fator subjacente. A inflamao de msculos e ligamentos a causa de dor lombar em outra grande porcentagem de indivduos. Nos pacientes restantes, geralmente a dor lombar est relacionada a complicaes de outras doenas como, por exemplo, cncer, infeco e distrbios reumticos.

Diagnstico
Exames diagnsticos, achados do exame fsico e a histria do paciente confirmam ou excluem certas anormalidades.

Exames mais solicitados


Radiografia da Coluna Lombar:

Permite visualizar a imagem das vrtebras e das facetas articulares detectando se existem ou no ostefitos (bicos de papagaio), osteoporose, leses sseas que podem ser tumorais ou no.

Tomografia Computadorizada:
Exame radiogrfico mais elucidativo que a radiografia e permite estudar a coluna em 3 dimenses. possvel visualizar perfeitamente o canal medular, verificar a posio exata dos ostefitos, o estado das facetas articulares, se existe hrnia de disco e diagnosticar uma srie de alteraes como a estenose do forame e do canal medular.

Ressonncia Magntica:
Exame de imagem mais elucidativo para partes moles, pois permite visualizar todas as estruturas com maiores detalhes, tais como as alteraes da medula nervosa e razes nervosas, hrnias discais, o estado de hidratao do ncleo pulposo, as estenoses do forame e do canal. o exame mais completo para o estudo da coluna vertebral.

Indicadores de Diagnstico
Hrnia de Disco:
Protruso ou ruptura do ncleo pulposo, em parte ou totalmente, atravs de um defeito no anel do espao intervertebral at o forame ou canal espinhal ou externamente ao forame.

Sndrome Discognica: Termo impreciso que sugere laceraes no anel do disco lombar e liberao de um mediador qumico, resultando em dor.

Distenso ou entorse lombossacra: Leso muscular e ligamentosa.

Sndrome da faceta: Dor nas facetas, tambm conhecidas como articulaes zigoapofisrias; essa dor se localiza apenas nas costas, sendo agravada pelo movimento, particularmente rotao. A dor melhora com o repouso.

Estenose espinhal: Termo que descreve o problema em que o canal espinhal est estreitando, seja congenitamente, seja por espondilose. Instabilidade espinhal: Ocorre quando se identifica movimento de estruturas sseas durante a flexo ou a extenso.

Espondillise: Defeito estrutural na parte da lmina entre os processos anticelulares superior e inferior de uma vrtebra lombar.

Espondilolistese: Deslizamento de um segmento vertebral sobre outro.

Espondilose: Denominao geral que descreve todas as alteraes que ocorrem na discopatia degenerativa, como dessecao do disco, estreitamento do interespao, alteraes inflamatrias e degenerativas sseas, hipertrofia de ligamento e formao de esporo sseo.

Dor Lombar Aguda


Na maioria dos casos de dor lombar, a dor aguda, alto limitada, benigna e dura menos de um ms. Alguns casos se prolongam por mais tempo, mas quase todas as dores desaparecem dentro de 3 meses. Pode-se esperar que a dor aguda desaparea dentro de dias ou semanas.

Muitas das causas de dor lombar aguda tem origem nos msculos ou ligamentos das costas ou podem ser secundrias a uma fratura ssea, ruptura de ligamento em uma articulao ou lacerao de anel fibroso.

Indicadores da Dor Aguda


Distenso ou entorse lombossacra Hrnia de disco

Leso das articulaes zigoapofisrias


Pequenas laceraes em anis

Dor Lombar Crnica


A dor lombar que persiste por mais de 2 a 3 meses , frequentemente, descrita como dor crnica ou persistente nas costas. A sndrome da dor crnica benigna envolve processos como irritao nervosa, espasmo muscular e/ou inflamao nos tecidos perifricos e no sistema nervoso central.

Indicadores de Dor Crnica


Discopatia degenerativa (espondilose) Dor miofascial

Outras: artrite reumatide, cncer metasttico ou complicaes associadas a uma enfermidade sistmica

Os pacientes com discopatia degenerativa representam aproximadamente 60% dos casos de dor lombar crnica. 20% dos casos se relacionam com dor miofascial, irradiando-se para os quadris, glteos, virilhas e parte superior das coxas.

Dor Lombar na Criana


Por um ou vrios motivos, algumas crianas sentem muitas dores nas costas. Antes dos 15 anos, cerca de 60% do meninos e 70% das meninas j sofreram dor nas costas.

Fatores associados
Fatores fisiolgicos: idade, sexo, altura, ndice de massa corporal, hereditariedade. Fatores antropomtricos: fora, articular, flexibilidade, postura. mobilidade

Fatores psicolgicos, sociais e comportamentais: histria familiar, atividade fsica escolar, atividade fsica de lazer, desporto.

Fatores mecnicos: mochilas e ergonomia.

transporte,

peso

de

Estilos de vida: atividade fsica, sedentarismo, obesidade e hbitos alimentares. Fatores traumticos: leses provenientes de alguma queda ou pancada.

melhor prevenir do que remediar os problemas da coluna. A prtica de exerccios fsicos na infncia a medida mais importante para prevenir dores na coluna no futuro, j que pode converter-se em crnicas com o tempo. Os exerccios fsicos ajudam a desenvolver a musculatura potente e resistente, e ajudam a coluna vertebral a forma-se adequadamente.

Alm desses exerccios fsicos, aconselha-se a aquisio de bons hbitos na hora de carregarem mochilas ao colgio, que considerada uma das principais causas da dor lombar em crianas.

Deve-se tomar medidas preventivas e educar desde cedo sobre os hbitos adequados para a sade da coluna.

conveniente que os pais acostumem os filhos a praticarem exerccios pelo menos duas vezes por semana, desde cedo, para que essa prtica se consolide durante a adolescncia e na idade adulta.

Tratamento Medicamentoso
Combinao de medicamentos antiinflamatrios, analgsicos e relaxantes musculares e, na dor crnica, tambm anticonvulsivantes e antidepressivos.

Tratamento Fisioteraputico
Crioterapia Termoterapia Massagem Ultra som

Eletroterapia

Pilates
RPG Acupuntura Exerccios aerbicos

Tcnicas de estabilizao lombar Exerccios proprioceptivos Alongamento da musculatura: paravertebral, quadrceps, isquiotibias, trceps sural Fortalecimento de paravertebrais, glteos, musculatura da coxa e perna.

Como evitar a Dor Lombar


Manter um peso adequado; Manter boa postura; Sentar-se em cadeiras com encosto reto; Ao carregar peso, evite dobrar o tronco. O modo correto dobrar os joelhos, mantendo a coluna ereta; No levantar objetos pesados acima da altura da cintura; Segurar objetos pesados prximos ao corpo com os braos dobrados;

Colocar um travesseiro debaixo dos joelhos enquanto estiver deitado de costas; Colocar travesseiro entre as pernas se a posio escolhida for a de lado; Antes de levantar da cama, deitar de lado e a sim levantar as costas; Fazer alongamento ao acordar;

Ao levantar da cadeira, procure sempre utilizar os msculos da perna, sem inclinar a coluna para frente; Se ficar muito tempo em p, dever manter a postura ereta e utilizar um pequeno degrau, alterando-o entre os ps, para relaxar a coluna; Evite usar por perodos longos sapatos com salto alto. O normal o salto de 1 a 2 cm no mximo.

Concluso
importante identificar as atividades que agravam a dor do paciente para ajud-lo a fazer modificaes que reduzam o agravamento da leso. Aps a recuperao da crise, deve ser implementado, juntamente com o paciente, um programa de exerccios para ajud-lo a evitar recorrncias.

Bibliografia
KAZANOWSKI MK, LACCETTI MS. Dor: Fundamentos, Abordagem Clnica e Tratamento. Dor Lombar Crnica em Adultos. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2005. p 135-148 BRAZIL, AV et al. Diagnstico e tratamento das lombalgias e lombociatalgias. Rev. Bras. Reumatol http://www.scielosp.org/pdf/csp/v20n2/05.pdf http://www.efdeportes.com/efd92/lombal.htm http://www.fisioweb.com.br/

Das könnte Ihnen auch gefallen