Sie sind auf Seite 1von 21

Disjuntor

Disjuntor Termomagntico O disjunto termomagntico possui a funo de proteo e, eventualmente, de chave. Interrompe a passagem de corrente ao ocorrer uma sobrecarga ou curto-circuito. Define-se sobrecarga como uma corrente superior a corrente nominal que durante um perodo prolongado pode danificar o cabo condutor e/ou equipamento. Esta proteo baseia-se no princpio da dilatao de duas lminas de metais distintos, portanto, com coeficientes de dilatao diferentes. Uma pequena sobrecarga faz o sistema de lminas deformar-se (efeito trmico) sob o calor desligando o circuito.

A proteo contra curto-circuito se d atravs de dispositivo magntico, desligando o circuito quase que instantaneamente (curva de resposta do dispositivo).

Os disjuntores podem ser : monopolares, bipolares e tripolares. Algumas vantagens : religvel, no precisa de elemento de reposio, pode eventualmente ser utilizado como chave de comando.

Chaves auxiliares tipo botoeira


As chaves auxiliares, ou botes de comando, so chaves de comando manual que interrompem um Estabelecem ou circuito de comando por meio de pulsos. Podem ser montadas em painis ou em sobreposio para caixas.

Sinalizadores

Sinalizadores luminosos
Sinalizao a forma visual ou sonora de se chamar a ateno do operador Para uma situao Determinada em um circuito, mquina ou conjunto de mquinas. Ela realizada por meio de buzinas e campainhas ou por Sinalizadores luminosos com cores determinadas por normas. A sinalizao luminosa a mais usada por ser de mais rpida identificao.

Contatores
Contatores So dispositivos de manobra mecnica eletromagneticamente, acionados, Construdos Para uma elevada freqncia de operao. De acordo com uma potncia (carga), um contator o dispositivo de comando do Automvel de e pode ser usado individualmente, acoplado um reles de sobrecarga, NA PROTEO DE Sobrecorrente. H Certos tipos de contatores COM CAPACIDADE ESTABELECER de e interromper correntes de curtocircuito.

Contactor electromagntico

Apenas quando se alimenta a bobina do contactor, que os contactos principais se fecham e se comutam os auxiliares.

Tipos de contatores
Basicamente, existem dois tipos de contatores: Contatores para motores (de potncia); Contatores auxiliares. Esses dois tipos de contatores so semelhantes. O que os diferencia so algumas caractersticas mecnicas e eltricas.

Assim, os contatores para motores caracterizam-se por Apresentar: Dois tipos de contatos com Capacidade de carga diferentes Chamados principais e auxiliares; Maior robustez de construo; Possibilidade de receberem rels de proteo; Cmara de extino de arco Voltaico; Variao de potncia da bobina do eletrom DE ACORDO COM O tipo do contator, Tamanho fsico de acordo com uma potncia um ser comandada; Possibilidade de ter uma bobina do secundrio com eletrom. Veja um contator para automveis na ilustrao a seguir.

Os contatores auxiliares So usados para: Aumentar o nmero de contatos auxiliares dos contatores de motores, comandar contatores de elevado consumo na bobina, Evitar repique, Para sinalizao. Esses contatores Apresentar caracterizam-se por: Tamanho fsico varivel conforme o nmero de contatos; Potncia do eletrom praticamente constante; Corrente nominal de carga mxima de 10 A para todos os contatos; Ausncia de necessidade de rel de proteo e de cmara de extino.

Um Contator auxiliar mostrado na ilustrao a seguir.

Reles trmicos
Esse tipo de rel, como dispositivo de proteo, controle ou comando do circuito eltrico, atua por efeito trmico provocado pela corrente eltrica. O elemento bsico dos reles trmicos e Bimetlicos. O bimetal um conjunto formado por duas lminas de metais diferentes Ferro (normalmente e nquel), sobrepostas e soldadas. Metais ESSES DOIS, de coeficientes de dilatao diferentes, metlico formam um par. Por causa da diferena de coeficiente de dilatao, se o par metlico submetido a uma temperatura elevada uma, um dos metais fazer par vai se dilatar mais que o outro. Por estarem unidos fortemente, o metal de menor coeficiente de dilatao provoca o encurvamento do conjunto para o seu lado, afastando o conjunto de um determinado ponto. Causando assim o desarme do mesmo.

Os tipos principais de rels


Rel bimetlico So construdos para proteo de motores contra sobrecarga, falta de fase e tenso. Seu funcionamento baseado em dois elementos metlicos, que se dilatam diferentemente provocando modificaes no comprimento e forma das lminas quando aquecidas.

- Rel com retardo um tipo de rele que aciona aps algum tempo que o mesmo energizado em sua bobina, tempo este determinado por uma constante RC no circuito do rel. - Rel temporizado Tipo de rel que ao desenergiza-lo em sua bobina o mesmo desconecta o chave amento de seus terminais aps algum tempo, a aplicao mais comum que podemos citar: chaveamento (desligamento) da luz interna do veiculo, aps alguns instantes. Tempo este tambm determinado por uma constante RC. -Rele fotoeltrico possui um circuito sensvel luz (fotoclula) e chaveia com a incidncia de luz, sua bobina com a presena de luz energizada e o mesmo faz o chaveamento do circuito, so muito utilizados placas publicitrias para acionamento automtico noturno.

Partida do motor utilizando Direta de contatores Trifsico


Este sistema de partida a mais simples e fcil de ser construida, no entanto apresenta algumas caractersticas encontradas que consider-la uma partida invivel, principalmente quando se trata de motores acima de 10CV. Neste tipo de partida uma tenso fornecida ao motor eltrico exatamente uma tenso nominal do motor e ento temos as seguintes caractersticas:

Desvantagens * A corrente de partida pode chegar em at 8 vezes a nominal * Necessita de cabos e componentes mais robustos * Alto partida Consumo de Energia na

Vantagens * Oferece torque nominal na partida

Fusivel
Fusvel O princpio de funcionamento do fusvel baseiase na fuso do filamento e consequente abertura do filamento quando por este passa uma corrente eltrica superior ao valor de sua especificao. A figura 9 apresenta um fusvel tipo cartucho e seu smbolo. Temos ainda os fusveis do tipo DIAZED, NH, etc, para maior capacidade de corrente.

Figura 9 : Fusvel cartucho Os fusveis geralmente so dimensionados 20% acima da corrente nominal do circuito. So classificados em retardados e rpidos. O fusvel de ao retardada usado em circuitos nos quais a corrente de partida muitas vezes superior corrente nominal. o caso dos motores eltricos e cargas capacitivas. J o fusvel de ao rpida utilizado em cargas resistivas e na proteo de componentes semicondutores, como o diodo e o tiristor em conversores estticos de potncia.

Para acionar o Motor

Das könnte Ihnen auch gefallen