Sie sind auf Seite 1von 20

O perodo gestacional um momento em que as necessidades nutricionais da gestante esto aumentadas.

. Portanto, uma alimentao equilibrada, respeitando as recomendaes de macro e micronutrientes, indispensvel para garantir a sade da gestante e do feto.

dficit

O desequilbrio no consumo alimentar


excesso

Compromete o cresc. e o desenvolv. do concepto Compromete o estado nutricional da gestante

As gestante so um grupo com particularidades na composio diettica.


Novas demandas nutricionais Estado anablico constante

Se a ingesto diettica for insuficiente e se os estoques de nutrientes da gestante estiverem baixos, o feto recorrer s reservas pr-concepcionais para se suprir, ocasionando comprometimento do binmio materno-fetal.

Neste perodo, h uma maior ingesto de energia e protena, com isso, algumas vitaminas (complexo B) tm suas necessidades aumentadas, uma vez que agem como co-fatores no metabolismo desses macronutrientes. As vitaminas A, C e cido flico, bem como os minerais Fe, Zn, I e Se, tambm aumentam suas necessidades.

A gordura da dieta materna influencia o perfil dos cidos graxos presentes nas membranas celulares. Alm de estar envolvida na formao de estruturas tero-placentrias, no desenvolvimento de sistema nervoso central do feto e da retina da criana desde sua vida intra-uterina, relacionando-se, ento, com sua capacidade de aprendizagem e acuidade Visual.

Os nveis de triglicerdeos sricos da gestante elevam-se de duas a trs vezes na medida em que a gestao evolui para o terceiro trimestre.
Fosfolipdeos, cidos graxos, colesterol e glicerol tambm aumentam, porm, em menor quantidade.

A demanda energtico-proteca aumentada est associada com a produo de novos tecidos e com o maior gasto energtico, em funo da massa corporal aumentada.

O ganho de peso materno at o final da gestao deve privilegiar o ganho de massa magra a fim de otimizar o crescimento fetal.

Est envolvida no processo de crescimento e desenvolvimento, com a eficincia do sistema imune e processo de viso
A deficincia desta vitamina est associada ruptura prematura de membrana e eclmpsia

Est relacionada com a preveno de ruptura prematura de membrana participa da produo de colgeno, importante para a manuteno de tais membranas

A deficincia de folato na gestao est associada com a anemia megaloblstica no feto, causada pela produo anormal de hemcias

A deficincia de ferro pode causar anemia ferropriva que, quando no seu estgio grave, pode implicar em mortalidade perinatal. O funcionamento cardiovascular da gestante com anemia fica comprometido.

Alm de apresentarem menor tolerncia a hemorragias durante o parto, associada a maiores riscos de infeco.

O hipotireoidismo na gestao associa-se a ocorrncia de abortos, partos prematuros e ao comprometimento do desenvolvimento cerebral do concepto

O selnio um antioxidante que est envolvido na regulao do uso celular de glicose e com a diminuio de resistncia insulina. A hiperglicemia gestacional induz a um estresse oxidativo na me e no feto e pode se correlacionar com macrossomia fetal e anomalias congnitas

A deficincia de zinco durante a gestao pode se associar morte embrionria e fetal, morte neonatal precoce, baixo peso ao nascer, malformaes fetais, entre outros.

Cuidado! A suplementao de Zn pode interferir na ao benfica do ferro e cido flico

Das könnte Ihnen auch gefallen