Sie sind auf Seite 1von 7

O Administrador Judicial da recuperao da VASP foi posto como ru em reclamaes trabalhistas, devido a equvoco da Justia do Trabalho.

em verdade, o Administrador Judicial, quando da recuperao feita em juzo, no representa a empresa. Somente a massa falida ser representada pelo Administrador Judicial quando a empresa entrou em processo de falncia, portanto.

Ao conceder a recuperao judicial, o juzo da 1 Vara de Falncias e Recuperaes Judiciais de So Paulo dispensou a apresentao de certides negativas de dbitos fiscais.

Conquanto tal deciso v de encontro ao disposto na Lei de Falncias, ela se encontra em consonncia com o majoritrio entendimento jurisprudencial, pelo qual se entende que primordialidade no pagamento das dvidas tributrias da empresa, instituda pelo legislador, como requisito para o prosseguimento da recuperao judicial, somente dificultaria que a empresa efetivamente se recuperasse.

Com fulcro nos artigos 6 e 8 da Lei 11.101/2005, o Tribunal de Justia decidiu pela incompetncia da Vara de Falncias e Recuperaes Judiciais de So Paulo e pela competncia absoluta da Justia do Trabalho, tanto para julgar as impugnaes como os pedidos de reserva.

Tendo sido os autos remetidos Justia do Trabalho, alguns dos crditos foram atualizados pelo TJ/SP, enquanto outros pela referida Justia Laboral, cujos critrios so diferentes daqueles institudos pela Justia Estadual.

O autor manifesta-se pela necessidade de paridade entre as correes monetrias institudas aos credores, para que no haja beneficiamento de alguns em detrimento dos demais.

Excetuando-se os crditos que tm prazo especfico para pagamento na Lei, como os trabalhistas, os demais ainda no estariam disposio dos credores;

O autor no se manifesta acerca da possibilidade de recuperao da VASP e menciona, outrossim, a impossibilidade de o Administrador Judicial faz-lo, em virtude das inmeras variveis a que estaria submetida a recuperao judicial da empresa em questo;

O Administrador Judicial no defende nem os credores e nem a empresa, atuando, como um auxiliar do juzo, devendo ser neutro no processo; Igualmente, no o Administrador Judicial empregado da empresa recuperanda, recebendo seus honorrios por meio de depsito judicial a ser posteriormente levantado;

Poder a empresa recuperarse, devendo, para tanto, pagar seus credores, nos termos do plano de recuperao apresentado e aprovado pela assembleia, respeitando o prazo, n de prestaes, forma de pagamento, etc.; Ou poder ser decretada sua falncia, de modo que ser dificultado o recebimento dos crditos, principalmente dos quirografrios e subordinados, sendo provvel que o valor a receber, por meio de rateio, seja inferior.

At a publicao do artigo em comento, o processo de recuperao judicial da VASP encontrava-se em trmite, pelo que se compromete o autor a publicar as atualizaes referentes a estes autos em eventuais novas edies do livro lanado.

Das könnte Ihnen auch gefallen