Sie sind auf Seite 1von 11

Ecologia Ecossistmica

Conceito de ecossistema

A idia do ecossistema j existia, ao menos implicitamente, desde o final do sculo XIX. Os naturalistas Karl Mbius, alemo, e o russo Morozov empregaram o termo biocenose. Forbes, no livro "O lago como um microcosmo" de 1887, usa o conceito de ecossistema sem defini-lo claramente nem dando-lhe um nome. Quem o fez foi o eclogo ingls A. G. Tansley, em 1935. Ao criar o termo, definiu-o como sendo o "sistema resultante da integrao de todos os fatores vivos (biticos) e no vivos (abiticos) do ambiente".

Ecologia Ecossistmica
Tamanho e partes do ecossistema

O ecossistema pode ser definido - como o fez Tansley - pelas duas partes que o compem: A comunidade (tambm chamada de biocenose) e os conjuntos de fatores abiticos que atuam sobre a comunidade (denominado bitopo). O termo biocenose usado para se referir a comunidade, enquanto inserida num ecossistema.

Ecologia Ecossistmica
Tamanho e partes do ecossistema
As dimenses do ecossistema so ditadas pela convenincia do pesquisador que deve projetar o seu estudo e deixar bem claros os limites e tamanho do seu objeto de pesquisa. Pode ser desde uma grande floresta at uma pequena bromlia dentro da floresta. Toda rea recifal ou uma poa de mar. Todos so considerados ecossistemas. O ecossistema no simplesmente a "soma" de duas partes justapostas (biocenose e bitopo). , mais do que isso, um novo nvel de organizao da vida que possui caractersticas prprias cujas partes esto interligadas por uma complexa rede de interaes, de modo a atuar como um sistema, uma unidade funcional.

Ecologia Ecossistmica
Propriedades do ecossistema

Para homeostase necessrio produzir circulao de energia e transformaes de materiais.


fluxo de energia - cuja fonte primria o Sol ciclo de matria - (nutrientes: sais minerais e elementos qumicos) sempre reaproveitada - que circula entre todos os seres vivos que pertencem ao ecossistema.

Ecologia Ecossistmica
Propriedades do ecossistema Homeostase a capacidade de autoregulao, pela qual se controla os padres de circulao de energia e matria, a estrutura da biocenose e o tamanho das populaes. Esta propriedade denominada, popularmente, de equilbrio ecolgico.

Fluxo de Energia

Ecologia Ecossistmica

A Segunda Lei da Termodinmica afirma que "em todas transformaes de energia, sempre h uma perda sob a forma de calor".

Fluxo de Energia CARACTERSTICAS PRINCIPAIS DO FLUXO DE ENERGIA NO ECOSSISTEMA


# Sol a principal fonte de energia. # Em cada passagem de nvel trfico h uma perda de energia, sob a forma de calor. # Produtores acumulam mais energia. # Nos nveis trficos superiores a quantidade de energia disponvel sempre menor. # A energia nunca reaproveitada. # O fluxo de energia unidirecional.

Nveis Trficos

No ecossistema, o fluxo de energia e o ciclo de materiais do-se atravs das relaes de alimentao. Ao servir de alimento para outro membro da biocenose, o ser vivo lhe fornece energia e matria; e assim estas vo passando de organismo a organismo.

Em todo ecossistema existem 3 nveis trficos bsicos:

Produtores: inclui os organismos auttrofos; so os vegetais capazes de realizar a fotossntese (transformar energia solar em energia qumica: alimentos) e as bactrias quimiossintetizantes.

Em todo ecossistema existem 3 nveis trficos bsicos:

Consumidor: so os hetertrofos; os animais (predadores ou parasitas) que obtm energia e matria (nutrientes) de outro ser vivo (vegetal ou animal). Entre eles podem haver vrios nveis trficos, que so: Consumidor primrio ou de primeira ordem: quando se alimentam de produtores (vegetais). So os herbvoros, como o gafanhoto, pres, cavalos, formigas, capivaras. Consumidor secundrio ou de segunda ordem: quando se alimentam de consumidores primrios. So os carnvoros comedores de herbvoros como a cobra, aranha, lagarto, gato. Consumidor tercirio ou de terceira ordem: quando se alimenta de consumidores secundrios. So os carnvoros comedores de carnvoros; como a ona, falco, cachorro.

Em todo ecossistema existem 3 nveis trficos bsicos:

Decompositor: so os organismos que se alimentam de cadveres e excrementos; reciclando os materiais para os produtores. So principalmente, as bactrias e os fungos; mas incluem tambm, os insetos detritvoros (formiga, larva de mosca), aves (urubus, abutres), mamferos (hiena).

Das könnte Ihnen auch gefallen