Sie sind auf Seite 1von 35

COLGIO POLITCNICO DA UFSM

Curso Tcnico em Meio Ambiente Competncia: POL.060 (Poluio Ambiental)

Aula 01: PRINCPIOS DE TOXICOLOGIA


Professora: Cludia Costa Aula: 09/08/2011

OBJETIVOS DA COMPETNCIA POL060 POLUIO AMBIENTALIdentificar os tipos de contaminantes e poluentes e seus efeitos sobre o ambiente, indicando e aplicando medidas de preveno, mitigao e monitoramento.

CONTEDO PROGRAMTICO
Introduo toxicologia ambiental, Ecotoxicologia. Conceitos: contaminao, poluio (pontual, difusa), biodisponibilidade. Principais classes de contaminantes/poluentes ambientais. Unidades de concentrao de contaminantes/poluentes. Principais fontes, agentes e consequncias da poluio dos solos, guas e sedimentos. Indicadores e padres de qualidade do solo, gua e sedimentos. Medidas de preveno, monitoramento e mitigao.

Principais fontes, agentes e consequncias da poluio atmosfrica; Indicadores e padres de qualidade do ar. Medidas de preveno, monitoramento e mitigao.
Poluio sonora. Poluio trmica. Poluio luminosa. Procedimentos de amostragem, coleta e conservao de amostras. Interpretao de resultados analticos referentes a parmetros de qualidade ambiental.

Bibliografia bsica
AZEVEDO, A.C. et al. FRUM SOLOS & AMBIENTE. Santa Maria: Pallotti, 2004. 167p. BAIRD, COLIN. QUMICA AMBIENTAL. 2 ed. Porto Alegre: Boodman, 2002. 622p. MEURER, E. FUNDAMENTOS DE QUMICA DO SOLO. 4ed. Porto Alegre: Evangraf. 2010. 290p.

OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA COMPETNCIA IRO AUXILIAR NO:

Toxicologia
a cincia que tem como objeto de estudo o efeito adverso de substncias qumicas sobre os organismos vivos, com a finalidade principal de prevenir o aparecimento deste efeito, ou seja, estabelecer o uso seguro destas substncias qumicas.

A TOXICOLOGIA se elementos bsicos:

apoia,

ento,

em

1) O agente qumico (AQ) capaz de produzir um efeito; 2) O sistema biolgico (SB) com o qual o AQ ir interagir para produzir o efeito; 3) O efeito resultante que dever ser adverso para o SB.
Torna-se necessrio, tambm, a existncia de um meio adequado atravs do qual o SB e o AQ possam interagir.

ASSIM:

Meio adequado

AQ

SB

Efeito adverso ou txico

No mbito da toxicologia, distinguem-se vrias reas, de acordo com a natureza do agente ou a maneira como este alcana o organismo. Destacam-se entre outras:
Toxicologia Ambiental: que estuda os efeitos nocivos produzidos por substncias qumicas presentes no macro ambiente dos seres vivos. Toxicologia Ocupacional: que estuda os efeitos nocivos produzidos pelas substncias qumicas presentes no meio ocupacional (micro ambiente) do homem.

Toxicologia de Alimentos: que estuda os efeitos adversos produzidos por agentes qumicos presentes nos alimentos, sejam estes de origem biognica ou antropognica. a rea da toxicologia que estabelece as condies nas quais os alimentos podem ser ingeridos sem causar danos sade.
Toxicologia de Medicamentos: que estuda os efeitos adversos decorrentes do uso inadequado de medicamentos, da interao medicamentosa ou da susceptibilidade individual.

Toxicologia Social: estuda o efeito nocivo dos agentes qumicos usados pelo homem em sua vida de sociedade, seja sob o aspecto individual, social (de relao) ou legal.

Conceito e Princpio
Os efeitos adversos das atividades humanas sobre o ambiente representam grande preocupao.

A contaminao ambiental por substncias qumicas consequncia da grande industrializao, da utilizao crescente de veculos e do uso intensivo dos recursos naturais pela agropecuria, silvicultura e minerao.

A Ecotoxicologia alerta para as substncias qumicas que representam risco e, assim, sugere a aplicao de medidas preventivas antes que ocorram graves danos aos ecossistemas naturais.

Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia, so termos empregados para descrever o estudo cientfico dos efeitos adversos causados sobre os organismos vivos pelas substncias qumicas liberadas no ambiente.

o campo da cincia que estuda que estuda como os ecossistemas metabolizam, transformam, degradam, eliminam, acumulam e sofrem ao da toxicidade dos produtos qumicos que nele penetram.

Avaliao dose-resposta
Avaliar se a dose administrada ou recebida do contaminante promove um efeito deletrio na populao/ambiente.

TOXICOLOGIA AMBIENTAL

* Exposies a doses individuais relativamente baixas de um produto qumico txico presente no ar que respiramos, na gua que bebemos ou nos alimentos que comemos (a longo prazo).

Bioacumulao
a transferncia dos contaminantes do meio externo para um organismo, no qual as concentraes passam a ser maiores que as do meio externo.

Agente Txico (AT), Xenobitico


Qualquer substncia qumica (ou agente fsico) que, interagindo com um organismo vivo, capaz de produzir um efeito txico, seja este uma alterao funcional ou a morte.

A maioria das substncias qumicas, consideradas como agentes txicos, so substncias exgenas aos organismos, conhecidas como xenobiticos.

O termo XENOBITICO, derivado do grego xeno que significa estranho, usado para indicar uma substncia estranha ao organismo. Os xenobiticos podem produzir efeitos benficos, como por exemplo os medicamentos, ou adversos (toxicante ou agente txico).

* Mais recentemente, surgiu no glossrio toxicolgico o termo Toxicante (resultado do aportuguesamento do temo ingls, toxicant ) que representa o agente qumico j absorvido, apto e atuar em seu stio de ao no organismo.

Classificao dos Agentes Txicos


Os AT podem ser classificados de diversas maneiras dependendo dos critrios utilizados. A seguir so apresentadas algumas destas classificaes: Quanto natureza:
a) naturais (mineral, vegetal, animal). b) Sintticos

Quanto ao rgo ou sistema onde atuam (mais freqente


atualmente): a) Nefrotxicos b) Neurotxicos c) Hepatotxicos d) genotxicos entre outros.

Quanto s caractersticas fsicas:


a) GASES: so fludos, sem forma, que permanecem no estado gasoso em condies normais de presso e temperatura. Ex.: CO, NO2, etc. b) VAPORES: so as formas gasosas de substncias normalmente slidas ou lquidas nas condies ambientais. Ex: vapores resultantes da volatilizao de solventes orgnicos como benzeno, tolueno, xileno etc. c) PARTCULAS OU AERODISPERSIDES: partculas de microscpico, em estado slido ou lquido. Ex: poeiras e fumos. tamanho

Toxicidade
a capacidade inerente a um agente qumico, de produzir maior ou menor efeito nocivo sobre os organismos vivos, em condies padronizadas de uso. Uma substncia muito txica causar dano a um organismo se for administrada em quantidades muito pequenas, enquanto que uma substncia de baixa toxicidade somente produzir efeito quando a quantidade administrada for muito grande.

Pode-se classificar os AQ, segundo HODGES & HAGGARD, em 6 classes de toxicidade, de acordo com a provvel dose letal para humanos:
Classe 1 Categoria de Toxicidade Praticamente no-txica Provvel DL oral/ humanos > 16 g/Kg

2
3 4 5 6

Ligeiramente txica
Moderadamente txica Muito txica Extremamente txica Super txica

5-15 g/Kg
0,5-5 g/Kg 50-500 mg/Kg 5-50 mg/Kg < 5 mg/Kg

A Comunidade Comum Europia, mais recentemente, classificou as substncias qumicas em apenas 3 categorias, a saber:
Muito Txica: substncias com DL50 para ratos menor do que 25 mg/kg. Txicas: substncias com DL50 para ratos entre 25 e 200 mg/kg. Nocivas: substncias com DL50 para ratos entre 200 e 2000 mg/kg.
* DL50 (dose necessria para matar 50% da populao estudada)

Pouca utilidade prtica.

IMPORTANTE: conhecer e saber avaliar o risco txico de uma substncia qumica.


A toxicidade intrnseca um parmetro extremamente varivel, influenciado por uma srie de fatores como ser visto a seguir:

FATORES QUE INFLUEM NA TOXICIDADE


A) Fatores ligados ao agente qumico - propriedade fsico-qumica (solubilidade, grau de ionizao, tamanho molecular, estado fsico, etc.); - impurezas e contaminantes; - fatores envolvidos na formulao (veculo, adjuvantes).

B) Fatores relacionados com o organismo


- espcie, linhagem, fatores genticos; - fatores imunolgicos, estado nutricional, dieta; - sexo, estado hormonal, idade, peso corpreo; - estado emocional, estado patolgico. C) Fatores relacionados com a exposio - via de introduo; - dose ou concentrao. D)Fatores relacionados com o ambiente - temperatura, presso; - radiaes; - outros (luz, umidade, etc.).

Tabela 2: Diferenas fisiolgicas entre homens e mulheres que podem afetar a absoro de agentes txicos pela pele.

Parmetro

Diferena fisiolgica

hidratao cutnea
rea drmica espessura drmica fluxo de sangue/pele

> nas gestantes


> na superfcie corprea homem > no homem > nas gestantes

Diferena na Absoro > absoro > absoro < absoro > absoro

Assim, to importante como conhecer a Toxicidade dos agentes qumicos saber avaliar o Risco Txico de uma substncia.

Risco txico
a probabilidade de uma substncia produzir um efeito adverso, um dano, em condies especficas de uso. Nem sempre a substncia de maior toxicidade a de maior risco, ou seja, de maior perigo para o homem. Dependendo das condies de uso, uma substncia classificada como muito txica (elevada toxicidade intrnseca) pode ser menos perigosa do que uma praticamente notxica. Existindo um risco associado ao uso de uma substncia qumica, h a necessidade de estabelecer condies de segurana. Portanto define-se como segurana, a certeza prtica de que no resultaro efeitos adversos para um indivduo exposto a uma determinada substncia em quantidade e forma recomendada de uso. Ou seja, quando se fala em risco e segurana, significa a possibilidade ou no da ocorrncia de uma situao adversa.

Das könnte Ihnen auch gefallen