Sie sind auf Seite 1von 12

ADMINISTRAO FINANCEIRA

Equipe: Armando Falco Francisca Marta Jozeilma Carmo Lidiana Mendes Raquel Macilon

SIGNIFICADO
E conjunto de recursos disponveis circulantes em espcie que sero usados em transaes e negcios com transferncia e circulao de dinheiro. Sendo que h necessidade de se analisar a real situao econmica dos fundos da empresa, com relao aos seus bens e direitos garantidos. Analisa-se e verifica que as finanas fazem parte do cotidiano, controle dos recursos para compras e aquisies, tal como no gerenciamento e prpria existncia da empresa, nas suas respectivas reas, seja no marketing, produo, contabilidade e, principalmente na administrao geral de nvel estratgico, gerencial e operacional em que se toma dados e informaes financeiras para a tomada de deciso na conduo da empresa.

O ADMINISTRADOR FINANCEIRO(AF)
Este profissional, geralmente denominado de Gerente Financeiro,Controller, Diretor Financeiro, Supervisor Financeiro ou ainda Chefe de Tesouraria, deve ter um timo relacionamento com os clientes internos e externos. Nos diagramas abaixo, veremos como o AF se encaixa numa hierarquia, atravs de um organograma simples e como ele se relaciona com os clientes internos na organizao.

ORGANOGRAMA ESTRUTURAL

DIAGRAMA DA RELAO COM CLIENTES INTERNOS

DIAGRAMA DA RELAO COM CLIENTES EXTERNOS

ANLISE DA RELAO ( AF X CLIENTES EXTERNOS )

Governos ( U / E / M ) : O AF o preposto, ou seja, a pessoa que representa a empresa junto aos governos. No caso de solicitao de certides negativas ou no caso de uma visita de umas das auditorias, o AF dever ser aquele profissional que tomar a frente para resolver tais assuntos. Fornecedores: A relao com os fornecedores deve ser de parceria. Sempre quando a empresa estiver passando por dificuldades financeiras e o AF no conseguir recursos para honrar os compromissos nas datas aprazadas, dever este procurar os fornecedores para que consiga um prazo mais elstico e no, ficar fugindo das presses dos fornecedores. Ele deve, sim, procurar negociar da melhor forma possvel o imprevisto Investidores : Os investidores so as pessoas que injetam dinheiro no negcio e acreditam que o negcio lhes trar lucro. Ora, se o AF quem est administrando essas finanas, ento essa relao deve ser muito boa e principalmente duradoura.

ANLISE DA RELAO ( AF X CLIENTES EXTERNOS )

Clientes : A partir de um patamar " X " de valores, os crditos devero ser autorizados pelo AF , onde far uma minuciosa anlise do cadastro do cliente at liberar a compra. Tambm cabe ao AF negociar da melhor forma possvel a dvida daqueles clientes que esto passando por dificuldades financeiras. As vezes um bom cliente, um parceiro de muitos anos, poder estar, momentaneamente, numa situao dessas e caber ao AF administrar essa situao de uma forma que fique bom para ambos. Instituies Financeiras : Essa relao de fundamental importncia para a empresa, pois na falta de recursos prprios para capital de giro ou at para aquisio de novos equipamentos, ou expanso dos negcios, o AF dever recorrer s instituies financeiras, procurando as melhores taxas e melhores prazos, para captar recursos e dar andamento aos projetos empresariais. rgos Reguladores : Estes rgos so os que regulam as atividades operacionais das empresas, bem como aquelas entidades de classe que representam as empresas nas negociaes salariais, negociaes com os governos , etc. Dentre tantas, podemos citar as Associaes Comerciais, CDLs, Federao do Comrcio, Federao das Indstrias, CREA, CRC e tantos outros.

REAS DE CONHECIMENTO
Como o AF convive com diversas reas de conhecimento para que possa tomar decises, algumas exigem um bom domnio de conhecimento e outras , conhecimentos apenas complementares. Contabilidade : Precisa ter um mnimo de noo desta rea pois, trabalhar com as demonstraes financeiras a fim de emitir sua opinio acerca da sade financeira da empresa. Dever saber interpretar uma demonstrao financeira; Administrao : Tcnicas de administrao, administrao de pessoal e outras.

REAS DE CONHECIMENTO
Economia : Viso global de mercado, ou seja, uma macro viso. Matemtica Financeira : Como o AF estar em permanente negociao com bancos, fornecedores e clientes, sobre assuntos como taxas de juros, descontos, pagamentos antecipados e prazos mdio, de fundamental importncia que o AF domine esta rea. reas de conhecimentos complementares: Informtica, Direito, Meio Ambiente, Marketing, e Comunicao.

CAPITAL DE GIRO

Toda a empresa precisa de capital para que possa existir. O capital da empresa pode ser prprio ou de terceiros. O capital de giro corresponde a uma parte do capital social aplicado na empresa. So aqueles recursos aplicados em ativos e que esto em constante giro dentro da empresa, proporcionando transformaes no patrimnio da empresa constantemente.

CAPITAL DE GIRO

O capital de giro da empresa formado pelo ativo circulante e pelo passivo circulante. A administrao do capital de giro abrange a administrao das contas circulantes da empresa, incluindo ativos circulantes e passivos circulantes. O capital de giro lquido ser o ativo circulante menos as dvidas que a empresa tem de curto prazo, que neste caso a chamaremos de passivo circulante. O ideal que sempre este resultado seja positivo, neste caso a empresa estar trabalhando com recursos prprios para girar suas operaes. Quando o resultado negativo, a empresa est trabalhando com recursos de terceiros para girar as operaes. Neste caso as dvidas superam o ativo circulante e a tendncia que aumente cada vez mais.

Das könnte Ihnen auch gefallen