Sie sind auf Seite 1von 12

Preconceito Lingstico:

O que , como se faz.

A mitologia do preconceito lingustico


Parece haver cada vez mais, nos dias de hoje, uma forte tendncia a luta contra as mais variadas formas de preconceito, a mostrar que eles no tem nenhum fundamento racional, nenhuma justificativa, e que so apenas resultado da ignorncia, da intolerncia ou da manipulao ideolgica.

Infelizmente, porm, essa tendncia no tem atingido um tipo de preconceito muito comum na sociedade brasileira, o preconceito lingustico*.

* Preconceito lingstico o deboche, a stira, ou a no-tolerncia em relao ao modo de falar das pessoas. O fato que a lngua falada muito mais viva e flexvel do que as regras escritas.

Exemplos de Preconceito lingstico

Mito n 1:
A lngua falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente. Este o maior e mais srio dos mitos que compem a mitologia do preconceito lingustico no Brasil. Muitas pessoas intelectuais de boa viso crtica se deixam enganar por ele. o caso, por exemplo, de Darcy Ribeiro, que em seu ltimo grande estudo escreveu:

de assinalar que, apesar de feitos pela fuso de matrizes to diferenciais, os brasileiros so hoje, um dos povos mais homogneos lingstica e culturalmente e tambm um dos mais interagidos socialmente da Terra. Falam uma mesma lngua, sem dialetos [Folha de S. Paulo, 5/2/1951].
Esse mito muito prejudicial educao porque, ao no reconhecer a verdadeira diversidade do portugus falado no Brasil, a escola tenta impor sua norma lingstica como se ela fosse, de fato, a lngua comum a todos os 160 milhes de brasileiros, independentemente de sua idade, de sua origem geogrfica, de sua situao financeira, entre outros.

O que muitos estudos empreendidos por diversos pesquisadores tm mostrado que os falantes das variedades lingsticas desprestigiadas tm srias dificuldades em compreender as mensagens enviadas para eles pelo poder pblico, que se serve exclusivamente da lngua-padro.

Como diz Maurizzio Gnerre, em seu livro Linguagens, a Constituio afirma que todos os indivduos so iguais perante a lei, mas essa mesma lei redigida numa lngua que s uma pequena parcela de brasileiros consegue entender.

A discriminao comea, portanto, j no contexto da Constituio. Mas claro que Gnerre no quer dizer que a Constituio deveria ser escrita em lngua no-padro, e sim que todos os brasileiros a que ela se refere deveriam ter acesso mais amplo e democrtico a essa espcie de lngua oficial que, restringindo seu carter veicular a uma parte da populao, exclui necessariamente a outra.

Muitas vezes, os falantes das variedades desprestigiadas deixam de usufruir diversos servios a que tm direito simplesmente por no compreenderem a linguagem empregada pelos rgo pblicos.

Um estudo foi empreendido por Stelia Maris, na periferia de Braslia. Diante do que descobriu, a autora afirma:

A idia de que somos um pas privilegiado, pois do ponto de vista lingstico tudo nos une e nada nos separa, parece-me, contudo, ser apenas mais um dos grandes mitos em nossa cultura. Um mito, por sinal, de consequncias danosas, pois na medida em que no se reconhecem os problemas de comunicao entre falantes de diferentes variedades da lngua, nada se faz tambm para resolv-los.

Concluindo: Como dito a pouco, para podermos mudar nossa posio diante de uma realidade, necessrio que haja conhecimento da mesma. O preconceito lingstico ainda desconhecido por muitas pessoas. Ento se queremos acabar com ele, o primeiro passo informar as pessoas da sua existncia, para que depois se tome alguma atitude.

Para reflexo:

Rir de quem escreve errado o mesmo que rir de quem vive na rua. Quando algum est com seu sapato furado, entendemos que aquela pessoa tem dificuldades financeiras ou desprivilegiada socialmente. Bem, sendo assim, deveramos entender que quem escreve trocando letras ou cometendo algum tipo de erro tem dificuldades. Uma criana criada na rua, tem pouca oportunidade de estar na escola, ento obviamente ela ter dificuldades em se expressar. Dificilmente ela se apropriar a uma lngua formal. Mas afinal, onde ela teria tido oportunidade de conhec-la?

Das könnte Ihnen auch gefallen