Sie sind auf Seite 1von 15

SEMELHANA OU TEORIA DOS

MODELOS

NMEROS ADIMENSIONAIS TPICOS

A) nmero de Reynolds o nmero de Reynolds proporcional ao quociente das foras de inrcia e viscosas do escoamento. (Re <2000 Laminar e Re>2400 turbulento) B) nmero de Euler . o nmero de Euler ou coeficiente de presso indica a relao entre as foras de presso Fp e as foras de inrcia no escoamento de um fluido. C) Nmero de Froude (Fr) representa a relao entre foras de inrcia e as foras devidas acelerao da gravidade. D) Nmero de Mach permite classificar escoamentos snicos (M<1) e subsnicos (M>1).

O grande nmero de variveis envolvidas em mecnica dos fluidos normalmente impossvel a determinao de todos os resultados numricos por via analtica. Uma das formas de simplificar as pesquisas a construo de um modelo em escala que simula as condies do fenmeno em escala real que ser chamado de prottipo.

CONDIES

PARA APLICAO DA TEORIA DOS MODELOS

A) Entre modelo e prottipo deve existir semelhana geomtrica, isto , o modelo e o prottipo podero ter dimenses diferentes, mas devem ter o mesmo formato. As suas dimenses correspondentes devero ser proporcionais; B) Entre modelo e prottipo deve existir semelhana cinemtica, isto , as velocidades das partculas de fluido homologas devero manter uma relao constante

C) Entre modelo e prottipo deve existir semelhana dinmica, isto , as foras que agem em pontos homlogos devero manter relaes constantes.

ESCALAS DE SEMELHANAS

Chama-se escala de semelhana a relao entre uma grandeza referente ao modelo e a mesma grandeza referente ao prottipo. As escalas de semelhanas sero indicadas pelo smbolo K. Por exemplo:

RELAES ENTRE ESCALAS


Para que modelo e prottipo mantenham semelhana completa, necessria a igualdade dos respectivos nmeros adimensionais. A)

B)

C)

Exemplo 1: Quer se determinar a fora de arrasto que age no sonar de um submarino por meio de testes efetuados com um modelo na escala 1:5. Os testes so realizados em gua a 20C , a uma velocidade de 60 km/h, e a fora de arrasto medida 30 N. Sabendo que o prottipo ser utilizado em gua a 4C, calcular a velocidade do submarino em condies de semelhana completa e, nessas condies, determinar a fora de arrasto correspondente.

ou

19 km/h ou 5,28m/s

2) Um modelo de navio, na escala 1:100. testado em laboratrio. O prottipo tem 100m de comprimento. Para uma velocidade que corresponde a 10 m/s no prottipo, a fora de arrasto medida no modelo 10N. Supor que, no teste do modelo, a gua igual aquela em que navegar o prottipo. Qual a velocidade de teste do modelo e a fora de arrasto no prottipo?

Soluo:
Diferentemente do exemplo anterior, como o navio se desloca na superfcie livre, os efeitos da fora de gravidade no so desprezveis. Logo, para o estudo do fenmeno, deve-se considerar a seguinte funo:

3) O arrasto de um transdutor de sonar deve ser previsto com base em testes em tnel de vento. O prottipo, uma esfera de 1ft de dimetro, deve ser rebocado a 5 ns (milhas nuticas por hora) na gua do mar a 40F. o modelo tem 6 in de dimetro. Determine a velocidade de teste requerida no ar. Se a fora de arrasto sobre o modelo nas condies de teste for 0,60 lbf, estime a fora de arrasto sobre o prottipo.

Soluo:
Uma vez que o prottipo opera em gua e o teste do modelo deve ser feito com ar, os resultados sero teis somente quando no houver efeito de cavitao no escoamento de prottipo e no houver efeito de compressibilidade nos testes com o modelo. Sob estas condies.

Para a gua do mar a 40C,

As condies do modelo devem reproduzir este numero de Reynolds. Ento,

Para o ar na condio padro ,

4) Deseja-se projetar uma sonda submarina, onde a mesma estar submetida temperatura de 4C, para tal; um modelo na escala de 1:8 a uma velocidade de 75km/h e sob uma fora de arrasto medida de 45N foi utilizado no desenvolvimento desse projeto, assim, para que condies semelhantes sejam reproduzidas no prottipo qual ser a velocidade da sonda? E qual a fora de arrasto sofrida?

5) Um prottipo de 50m de comprimento testado com uma velocidade de 5m/s onde a fora mdia de arraste de 5N, a inteno desenvolver um modelo para um navio na escala de 1:100, para isso qual dever ser a velocidade de teste no modelo e a fora de arrasto?

Das könnte Ihnen auch gefallen