Sie sind auf Seite 1von 42

Histrico da Radiao;

Radiao Alfa ;
E uma partcula formada por um tomo de hlio com carga positiva. A distncia que uma partcula percorre antes de parar chamada alcance. Num dado meio, partculas alfa de igual energia tm o mesmo alcance. O alcance das partculas alfa muito pequeno, o que faz que elas sejam facilmente blindadas. Uma folha fina de alumnio barra completamente um feixe de partculas de 5MeV. A inalao ou ingesto de partculas alfa muito perigosa.

Radiao Beta ;

tambm uma partcula, de carga negativa, o eltron. Sua constituio feita por partculas beta que so emitidas pela maioria dos nucldeos radioativos naturais ou artificiais e tem maior penetrao que as partculas alfa. O 32 P d uma radiao beta at 1,7 MeV com uma penetrao mdia de 2 a 3 mm na pele, e alcana, em pequena proporo, 8 mm. Se o emissor beta ingerido, como acontece nos casos de diagnstico e teraputica, os efeitos so muito mais extensos.

Radiao Gama ;

uma onda eletromagntica. As substncias radiativas emitem continuamente calor e tm a capacidade de ionizar o ar e torn-lo condutor de corrente eltrica. So penetrantes e ao atravessarem uma substncia chocam-se com suas molculas. A radiao gama tem seu poder de penetrao muito grande. Sua emisso obtida pela maioria, no totalidade, dos nucldeos radioativos habitualmente empregados. Quando a fonte de material radioativo for beta ou gama necessrio colocao de uma barreira entre o operador e fonte. Radiao eletromagntica invisvel,

Emitida por corpos aquecidos. Pode ser detectada por meio de clulas fotoeltricas, possui muitas aplicaes. Desde o aquecimento de interiores at o tratamento de doenas de pele e dos msculos. Para produzir o infravermelho, em geral empregam-se lmpadas de vapor de mercrio a de filamento longo incadescedente.

A radiao infravermelha ;

usada para obter fotos de objetos distantes encobertos pela atmosfera, tambm muito utilizada por astrnomos para observar estrelas e nebulosas que so invisveis com luz normal. Uma outra utilidade deste tipo de radiao o uso nas fotografias infravermelhas, que so muito precisas. O infravermelho foi muito utilizado na II Guerra Mundial, Alguns exemplos de Infravermelho.

COMO COMEOU ?

R: A radioatividade foi descoberta pelos cientistas no final do sculo passado. At aquela poca predominava a idia de que os tomos eram as menores partculas de qualquer matria e eram semelhantes a esferas slidas. A descoberta da radiao revelou a existncia de partculas menores que o tomo: os prtons e nutrons, que compe o ncleo, e os eltrons, que giram em torno do ncleo. Essas partculas, chamadas de subatmicas, movimentam-se com altssimas velocidades. Descobriuse tambm que os tomos no so todos iguais. O tomo de hidrognio, por exemplo, o mais simples de todos, possui 1 prton e 1 eltron (e nenhum nutron). J o tomo do urnio-235 conta com 92 prtons e 143 nutrons isso no final do sculo XIX.

O QUE ?

Existem na natureza alguns elementos fisicamente estveis, cujos tomos, ao se desintegrarem, emite energia sob forma de radiao. D se o nome de radioatividade justamente a essa propriedade que tais tomos tem de emitir radiao ou seja transmitir energia atravs do espao na forma de partculas ou ondas. O urnio235, o csio137, o cobalto60, o trio232 so exemplos de elementos fisicamente instveis ou radioativos. Eles esto em lenta e constante desintegrao, liberando energia atravs de ondas eletromagnticas (raios gama) ou partculas subatmicas com altas velocidades (partculas alfa, beta e nutrons)

QUEM FORAM PIERRE E MARIE CURIE?


Foi um casal que descobriu um elemento 400 vezes mais radioativo que o Urnio; eles obtiveram xito em separar 1 grama de uma substncia radioativa a partir de uma tonelada de minrio. Essa substncia ficou conhecida como Polnio, em homenagem Marie que era polonesa. Chegaram um elemento ainda mais radioativo: o Rdio.
O QUE SO RAIOS X?

O raio-X no gerado por desintegrao atmica, mas por fenmenos fsicos que ocorrem dentro da estrutura do tomo no espao ocupado pelos eltrons. A gerao dos raios-X provocada por um potencial eltrico de alguns milhares de volts. Quando este potencial cessa, no h produo de raios-X espontaneamente, sendo esta a grande diferena para as reaes nucleares. Filmes fotogrficos podem ser impressionados pelos raiosX, o que ocorre nas radiografias.

O QUE SO RAIOS X ?
O raio-X no gerado por desintegrao atmica, mas por fenmenos fsicos que ocorrem dentro da estrutura do tomo no espao ocupado pelos eltrons. A gerao dos raios-X provocada por um potencial eltrico de alguns milhares de volts. Quando este potencial cessa, no h produo de raios-X espontaneamente, sendo esta a grande diferena para as reaes nucleares. Filmes fotogrficos podem ser impressionados pelos raios-X, o que ocorre nas radiografias.

O QUE UM CONTADOR GEIGER ? COMO FUNCIONA?

O contador Giser um aparelho que permite detectar a contaminao por material radioativo. O contador colocado prximo ao corpo da pessoa e a radiao emitida medida.

RADIOATIVIDADE: RISCOS E BENEFCIOS


A humanidade convive no seu dia-a-dia com a radioatividade, seja atravs de fontes naturais ou artificiais. Os efeitos da radioatividade no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiao. A radioatividade inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas se a dose for excessiva, pode provocar leses no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula ssea etc., ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espao de dez a quarenta anos, atravs de leucemia ou outro tipo de cncer)

Muitos tipos de radioatividade como o raio X, laser, e at mesmo a energia nuclear so utilizados na medicina, e salvam milhes de vida. Temos exemplos como: A energia nuclear em um avanado aparelho de tomografia cerebral. Uma soluo radioativa injetada na veia do paciente faz com que o resultado seja mais preciso na procura de problemas cerebrais.

OS ELEMENTOS ARTIFICIAIS ;

Um sonho dos velhos alquimistas era o de transformar chumbo em ouro. A aceitao da teoria de Dalton (1808) fez com que os cientistas passassem a acreditar que os elementos qumicos eram imutveis. No comeo do sc. XX os cientistas comprovaram que os fenmenos radioativos (nucleares) naturais transmutavam certos elementos qumicos em outros. Em 1919 Rutherford (descobridor do ncleo atmico em 1908) fez com que partculas alfa colidissem contra ncleos de nitrognio e pela primeira vez havia-se conseguido transformar artificialmente um elemento qumico (N) em outro (O). A partir de ento muitas transmutaes foram provocadas com sucesso.

FISSO NUCLEAR :

Em 1938, Otto Hnh, Lise Meitner e Fritz Strassmann comprovaram a presena de Ba-139 aps o bombardeamento, com nutrons, de uma placa de U235. Esses tomos menores . foram formados em divises (fisses) dos ncleos pesados de urnio liberando uma quantidade enorme de energia.

FUSO NUCLEAR ;

O Nas estrelas, como o sol, ocorre contnua irradiao de energia (luz, calor ...). Essa energia provm de reaes de fuso nuclear. A reao de fuso um processo de unio de ncleos menores e conseqentemente obteno de ncleos maiores.

USINAS

NUCLEARES O PAPEL DE ANGRA II NA PRODUAO DE ENERGIA :


Angra II :

Em 1999, terminada a montagem, comeou-se os testes de comissionamento da unidade II e o trabalho de convencimento da opinio pblica. Quando um sistema era concludo, era prontamente avaliado e testado por tcnicos estrangeiros e brasileiros, enquanto seus operadores estavam sendo avaliados pela CNEN. Construda com tecnologia alem, Angra II custou cerca de R$ 12 bilhes. Pelos clculos de especialistas do setor vale R$ 2,5 bilhes.

No dia 21.06.2000, Angra II foi sincronizada, pela primeira vez, na rede eltrica. Comeou com potncia de 150 MW, atingindo 270 MW. O reator havia entrado em criticalidade, no dia 14.07.2000. Angra II encontrava-se em testes e durante essa fase dependia de mais duas autorizaes da CNEN, at atingir 100% de sua capacidade. Desde 18 de agosto de 2000 Angra II tinha autorizao da CNEN para realizar os testes at a potncia de 80%. Em 28.07.2000 atingiu 80% de carga.

Em 26.09.2000 a CNEN autorizou a subida de carga para 100%. s 14:30 de 28 de setembro com 98% da capacidade, seu gerador produzia 1.350 MW, potncia acima da esperada (1.309 MW). A central uma das tbuas de salvao com que o pas conta para enfrentar a demanda de energia eltrica em tempo de APAGO. Angra II foi sincronizada ao sistema eltrico no dia 21 de janeiro de 2001, adiantando-se ao cronograma previsto para o dia 23. Num horizonte de escassez energtica, a contribuio de Angra II tem sido significativa e ganha fora a construo da unidade III.

Os RISCOS DOS REATORES NUCLEARES ;

Os reatores nucleares so projetados para terem segurana, quanto a temperatura e a formao de bolhas de vapor no seu ncleo, se a temperatura sobe, o reator perde taxa de reatividade ( taxa de fisses diminui ), assim se torna praticamente autocontrolvel.

As barras de controle quando totalmente acionadas so suficientes para impedir a reao em cadeia. O acidente nuclear se d devido a falta de refrigerao no ncleo, liberando os produtos de fisso na forma gasosa ou no exterior do combustvel no caso dos reatores PWR( do tipo dos de Angra) dificilmente atingiro de forma grosseira o meio exterior, devido a integridade dos seus vasos de presso, das blindagens biolgicas e da grossa conteno de concreto e de ao.

O lixo atmico ;
Um dos grandes problemas ambientais ocasionados pela usina nuclear o lixo atmico. Trata-se dos resduos que decorrem do funcionamento normal do reator: elementos radioativos que sobram e que no podem ser reutilizados ou que ficaram radioativos devido ao fato de entrarem em contato, de alguma forma, com o reator nuclear. Para se ter uma idia, uma usina nuclear produz por ano, em mdia, um volume de lixo de ordem de 3 m. O suficiente para lotar um elevador residencial de um prdio de apartamentos.

A BOMBA ATMICA :
O Poder Destrutivo da Bomba,

A ao destrutiva de uma bomba atmica pode ser descrita em 6 etapas: O incio da exploso de uma bomba atmica corresponde ao incio da reao em cadeia que ocorre em pleno ar. A bomba lanada normalmente a ordem de milhes de graus Celsius. Aps 0,0001 segundos, a massa gasosa que transformou a bomba emite elevadas quantidades alfa e raios ultravioleta, alm de outras radiaes eletromagnticas, cuja luminosidade pode destruir a retina e cegar as pessoas que a olharem diretamente.

Entre 0,0001 e 6 segundos, a radiao j foi totalmente absorvida pelo ar ao redor, que se transforma numa enorme bola de fogo, cuja expanso provoca a destruio de todos os materiais inflamveis num raio mdio de 1 quilometro, assim como queimaduras de 1,2 e 3s graus. Aps 6 segundos, a esfera de fogo atinge o solo iniciando uma onda de choques e devastao que propaga atravs de um deslocamento de ar comparvel a um furaco com ventos de 200 a 400 Km/h.

Aps 2 minutos, a esfera de fogo j se transformou completamente num cogumelo que vai atingir a estratosfera. As partculas radioativas se espalham pela estratosfera levadas pelos fortes ventos e acabam se precipitando em diversos pontos da Terra durante muitos anos.
Construindo a Bomba Atmica; TNT, Urnio, Fonte de Nutrons. A exploso do TNT provoca o impacto do urnio com a fonte de nutrons, dando incio fisso nuclear.

FISSO NUCLEAR ;
- Quebra de um ncleo atmico formando tomos novos e liberando grande quantidade de energia. Urnio 235 + n -----Ba + Kr + 3n + muita energia calorfica ( Temperatura de 1000000 C).

Os 3 nutrons resultantes podem encontrar outro 3 ncleos de urnio e provocar 3 novas fisses, com formao de outros nove nutrons, os quais provocam outras nove fisses e assim por diante. Trata-se de uma reao em cadeia.
Junto com o brio e criptnio formam-se dezenas de outros elementos qumicos, inclusive artificiais, tais como tecncio (43), promcio (59) e plutnio (94). Essa mistura resultante recebe o nome de lixo atmico.

A CURA E DIAGNSTICOS ATRAVS DE RADIAES ;

Como j foi citado acima: A energia nuclear em um avanado aparelho de tomografia cerebral. Uma soluo radioativa injetada na veia do paciente faz com que o resultado seja mais preciso na procura de problemas cerebrais. Temos tambm o exemplo da radioterapia, tcnica que consiste na utilizao de fontes de radiao para tratamento de tumores, e a radioesterilizaao que entre outras utilidades evita a rejeio de rgos e esteriliza tecidos humanos destinados a implantes.

CHERNOBYL:
Um dos piores acidentes nucleares acontecidos at hoje foi em Chernobyl, na Ucrnia em 1986. A exploso, fuso e incndio de um reator nuclear provocou uma intensa contaminao do meio ambiente ocasionando mortes e doenas; a radiatividade foi propagada pelo vento atravs de milhares de quilmetros chegando at a Europa Ocidental e provocando a contaminao no leite e em diversos alimentos at hoje crianas sofrem as seqelas das mutaes genticas provocadas pelo excesso de exposio a radiao tendo deformaes na formao fetal e cncer.

GOINIA :

Em 13 de setembro de 1987 foi encontrado em Goinia um aparelho de radioterapia abandonado que continha uma fonte de cloreto de csio do Instituto Goiano de Radioterapia. A cpsula com cloreto de csio foi aberta vendida a um ferro-velho. Atrados pela luminescncia do csio, adultos e crianas o manipularam e distriburam entre parentes e amigos. O "p venenoso", contendo cloreto de csio, foi manuseado pelas pessoas que o deixavam onde colocavam as mos os ps ou onde se sentavam; foi distribudo para ser levado para casa em vidrinho, colocado no bolso, esfregado no corpo. Foi varrido para baixo de armrios, para a cozinha, para o quintal. Foi lavado pela chuva e carregado pelo vento.

Ao ser violada, perdeu, aproximadamente 90% do seu contedo, com o csio em p espalhando-se num pequeno pedao de tapete colocado sobre o cho, sombra de duas mangueiras. Parte do material ficou no recipiente, mais tarde levado para outro local. Um complexo encadeamento de fatos resultou na contaminao de trs depsitos de ferro-velho, um quintal, uma repartio pblica e diversas residncias e locais pblicos. A cpsula e seus fragmentos foram manipulados a cu aberto, o que contaminou diretamente o solo. Parte do material foi transportada inocentemente por pessoas, inclusive crianas, encantadas com a luz emitida por aquele p sem cheiro, nem quente nem frio, sem gases, inofensivo.

Os primeiros sintomas da contaminao - nuseas, vmitos, tonturas, diarria, apareceram algumas horas aps o contato com o material. As pessoas procuravam farmcias e hospitais e eram medicadas como vtimas de alguma doena infectocontagiosa.

Um dia depois o acidente foi descoberto e uma verdadeira operao de guerra foi montada para tentar descontaminar Goinia, algumas pessoas morreram e outras ficaram com srias doenas, animais foram sacrificados e os objetos contaminados foram enterrados com a devida proteo no estado do Par.

Emisses radioativas naturais ;

Radioatividade a emisso espontnea de partculas e/,ou radiaes de ncleos instveis.

QUAIS SO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DAS RADIAES ALFA BETA E GAMA ?

Alfa: As partculas alfa, por terem massa e carga eltrica

relativamente maior, podem ser facilmente detidas, at mesmo por uma folha de papel; elas em geral no conseguem ultrapassar as camadas externas de clulas mortas da pele de uma pessoa, sendo assim praticamente inofensivas. Entretanto podem ocasionalmente, penetrar no organismo atravs de um ferimento ou por aspirao, provocando, nesse caso leses graves. Tem baixa velocidade comparada a velocidade da luz (20 000 km/s).

Beta: As partculas beta so capazes de penetrar cerca

de um centmetro nos tecidos, ocasionando danos pele, mas no aos rgos internos, a no ser que sejam engolidas ou aspiradas. Tem alta velocidade, aproximadamente 270 000 km/s.

Gama: assim como os raios X os raios gama so extremamente penetrantes, sendo detido somente por uma parede de concreto ou metal.Tem altssima velocidade que se iguala a velocidade da luz (300 000 km/s).
Sries radioativas naturais Elementos radioativos naturais - Todos com Z 84; parte dos que tm Z entre 81 e 83. So excees os istopos radioativos naturais com Z < 81. Sries radioativas naturais

A velocidade de desintegrao ou atividade radioativa no depende de fatores externos como presso e temperatura, nem da substncia sob a qual se apresenta o elemento radioativo. S depende do nmero de tomos N do elemento radioativo presentes na amostra. Transmutao artificial (Rutherford, 1919) 14N + a4 17O + 1p A partir dessa, muitas outras transmutaes foram conseguidas. Fisso atmica e fuso nuclear Fisso atmica - Transmutao com diviso do ncleo, dando dois ncleos menores. a transmutao da bomba atmica. Fuso nuclear - Transmutao com unio de dois ncleos, dando um nico ncleo. a transmutao da bomba de hidrognio.

Produzida por descargas eltricas em tubos de gs. Cerca de 5% da energia mandada pelo Sol consiste nesta radiao, mas a maior parte da que incide sobre a Terra filtrada pelo O e pelo oznio na atmosfera, estes protegem a vida na Terra. Esta radiao impregnada principalmente em tubos fluorescentes, mas tambm em aplicaes mdicas que incluem lmpadas germicidas, o tratamento do Raquitismo e doenas de pele, enriquecimento de leite e ovos com vitamina D. dividida em trs classes: UV-A, UV-B e UV-C. As ondas de menor perodo so as mais nocivas aos organismos vivos. A UV-A a mais perigosa e tem perodo entre 4000A (ngstrons) e 3150A. UV-B tem perodo entre 3150A e 2800A e causa queimaduras na pele.

Toda vida, em nosso planeta, est exposta radiao csmica* e radiao proveniente de elementos naturais radioativos existentes na crosta terrestre como potssio, csio etc. A intensidade dessa radiao tem permanecido constante por milhares de anos e se chama radiao natural ou radiao de fundo, e provm de muitas fontes. Cerca de 30% a 40% dessa radiao se deve aos raios csmicos. Alguns materiais radioativos -- como potssio-40, carbono-14, urnio, trio etc. esto presentes em quantidades variveis nos alimentos. Uma quantidade raovel de radiao vem do solo e de materiais de construo. Assim, pois, a radiao de fundo pode variar de local para local. O valor mdio da radiao de fundo em locais habitados de 1,25 milisievert (mSv) ao ano.

So feixes de partculas produzidos por um eletrodo negativo (ctodo) de um tubo contendo gs comprimido. So resultado da ionizao do gs e provocam luminosidade. Os raios catdicos so identificados no final do sculo passado por Willian Cruoores. O tubo de raios catdicos usado em osciloscpios e televises. So capazes de atravessar o corpo humano, durante a travessia, o feixe sofre um certo enfraquecimento. Ele provoca a iluminao de certos sais minerais.

O uso do raio X tem sido uma importante ferramenta de diagnstico e terapia. Os raios X so absorvidos pelos ossos enquanto passam facilmente pelos outros tecidos.

Em 1895 Wilhelm Konrad Von Rntgen descobre acidentalmente os raios X quando estudava vlvulas de raios catdicos. Verificou que algo acontecia fora da vlvula e fazia brilhar no escuro focos fluorescentes. Eram raios capazes de impressionar chapas fotogrficas atravs de papel preto. Produziam fotografias que revelavam moedas nos bolsos e os ossos das mos. Estes raios desconhecidos so chamados simplesmente de "x".

Nutrons so partculas muito penetrantes. Elas se originam do espao externo, por colises

de tomos na atmosfera, e por quebra ou fico de certos tomos dentro do reator nuclear. gua e concreto so as formas mais comuns usadas como barreiras contra radiao por nutrons.

Nutrons so partculas muito penetrantes. Elas se originam do espao externo, por colises de tomos na atmosfera, e por quebra ou fico de certos tomos dentro do reator nuclear. gua e concreto so as formas mais comuns usadas como barreiras contra radiao por nutrons.

Fim ;

Das könnte Ihnen auch gefallen