Sie sind auf Seite 1von 97

HISTOLOGIA ANIMAL

TECIDOS EPITELIAIS

EPITLIOS DE REVESTIMENTO

EPITLIOS DE REVESTIMENTO

TIPOS DE EPITLIOS DE REVESTIMENTO

EPITLIOS GLANDULARES

GLNDULAS EXCRINAS: secreo fora da circulao

Sudorparas

Sebceas
Salivares Lacrimais Gstricas e etc.

GLNDULAS ENDCRINAS: secreo diretamente na circulao

TIREIDE

HIPFISE

SUPRA-RENAIS PNCREAS TESTCULOS OVRIOS

QUANTO MANEIRA DE SECRETAR

A PELE HUMANA

Tipos de tecidos conjuntivos


Tecido conjuntivo propriamente dito

Tecido conjuntivo frouxo Tecido conjuntivo denso Tecido adiposo

Tecido cartilaginoso Tecido sseo Tecido hematopoitico


Tecido sanguneo Tecido linftico

1- fibra colgena; 2- fibra elstica; 3-linfcito; 4-moncito; 5macrfago; 6-fibroblasto; 7-mastcito; 8-clula mesenquimal; 9-plasmcito; 10-capilar; 11-adipcito

Matriz A matriz formada por duas partes: Amorfa: mucopolissacardeos cidos

Glicosaminoglicanos (so cadeias polissacardicas, longas, no ramificadas, compostas por unidades dissacardicas repetidas: N-acetilglicosamina ) Proteoglicanos Colgenos Elsticas Reticulares

Fibrosa

Celulas do tecido conjuntivo


Fibroblasto

Macrfago
Mastcito Plasmcito Adipcito Leuccito Mesenquimais ( tronco )

FIBROBLASTO e FIBRCITO

Cada eptopo se liga a a um LThelper, no A fagocitose opsionizada (facilitada) pelo receptor TCR, que vai ativar o linfcito . O MHC-II e IgG. Da digesto do C3b(complemento) se liga ao CD4. O macrfago ativado vai liberar sai uma vescula contendo fagolisossoma Este esquema demostra o processo da fagocitose IL-1 (co-estimulador ) que vai ativar os LT (eptopos) que levada a superfcie do peptdeos (resposta imune inespecfica) contra o antgeno vermelho, helpers, que vo produzir e liberar a IL-2, que apresentada ao linfcito T helper-1 macrfago e e os processos da digesto intracelular. estimula a expanso clonal (proliferao) dos linfcitos juntamente com o interferon gama (IFN-gama) que vai estimular a fagocitose e tambm capaz de ativar o mecanismo de transcrio do gene HLA-D que o gene do MHC-classse II.

Os linfcitos T citotxicos intensamente estimulados pelo IFN-gama e IL-2 faro a RIC (resposta imune celular) especfica. Os LTc ativos e proliferados vo reconhecer o MHC-1 estranho presente em clulas rejeitadas, tumorais ou infectadas por vrus e causar a morte (lise celular) destes.

FUNES DO MACRFAGO
Apresentador de antgenos: Os macrfagos so clulas que

vo fagocitar o antgeno e diger-lo no fagolisossoma. Porm os seus eptopos so levados at a superfcie da clula e apresentado ao linfcito T ou ao linfcito B. Ao mesmo tempo ele sintetiza o MHC-classe II (MHC um antgeno produzido pela clula, originado em genes chamados de HLA-D) que se combinar com o linfcito T. Este ir estimular todo o sistema imune do organismo e "convocar" as clulas para o ataque.

FUNES DO MACRFAGO
Limpador: Os macrfagos so clulas que chegam

para fazer a limpeza de um tecido que necrosou, ou que inflamou. Eles fagocitam restos celulares, clulas mortas, protenas estranhas, calo sseo que se formou numa fratura, tecido de cicatrizao exuberante etc. Aps esta limpeza, os fibroblastos ativos (no caso de uma necrose) vo ao local e preenchem o espao com colgeno.

FUNES DO MACRFAGO
Produtor de interleucinas: O macrfago o principal produtor

da interleucina I (IL-1). Ele produz a IL-1 quando fagocita organismos invasores (micrbios), que d o alarme para o sistema imune. Esta citocina estimula linfcitos T helper at o local da infeco, onde sero apresentados aos eptopos nos macrfagos. Alm disso a IL-1 estimula a expanso clonal dos linfcito T-helper e dos linfcitos B especficos contra os eptopos (so molculas especficas dos antgeno que capaz de criar uma populao de clulas especfica para combat-lo)

FUNES DO MACRFAGO
A IL-1 responsvel pela febre nas infeces e inflamaes

que ocorrem no corpo. Ela vai ao hipotlamo e estimula a produo de prostaglandinas, que ativam o sistema de elevao da temperatura. A IL-1 tambm aumenta a produo de prostaglandinas pelos leuccitos , que vai contribuir para a inflamao e dor. Alm disso a IL-1 estimula a sntese de protenas de adeso leucocitria nos endotlios (como a ICAM1) e facilita a adeso dos leuccitos para realizar a diapedese.

FUNES DO MACRFAGO
Os macrfagos so resposveis pelo sistema

monoctico fagocitrio (SMF), pois vem da maturao dos moncitos que chegam pelo sangue. Existem clulas que so morfologicamente diferentes dos macrfagos, mas tem a mesma funo, e provm dos moncitos da mesma forma, sendo, ento parte do SMF. So eles:

moncito sanguneo - circulante no sangue; Micrglia - SNC; Clulas de Kupffer - fgado; Macrfagos alveolares - pulmo; Clulas dendrticas - regio subcortical dos linfonodos;

Macrfagos sinusais do bao - polpa vermelha do

bao. Macrfagos das serosas - peritnio, pericrdio e pleura; Clulas de Langerhans - pele.

24/05/2008 - 12h36 Cientistas identificam alvo de vacina contra o cncer da BBC Brasil Cientistas afirmam que identificaram uma protena nas clulas imunolgicas que pode ser o alvo de uma vacina capaz de estimular a defesa do corpo contra o cncer, sugere um estudo publicado na revista cientfica "Journal of Clinical Investigation". Segundo a pesquisa, a protena, chamada de DNGR-1, foi encontrada nas clulas dendrticas, capazes de ativar o sistema imunolgico em um processo conhecido como "apresentao de antgenos", ou seja, de organismos estranhos ao nosso corpo. Essas clulas trabalham como mensageiras s clulas T, que coordenam a resposta do sistema imunolgico contra corpos estranhos, no caso do cncer, o tumor. Os cientistas da Cancer Research UK, entidade que trabalha com a pesquisa da doena, esperam que a protena possa ser o alvo de uma vacina contra o cncer que direcione a protena DNGR-1 a enviar mensagens ao sistema imunolgico para combater especificamente as clulas cancergenas. A vacina carregaria uma molcula cancergena e seria injetada nas clulas dendrticas, que "apresentariam" o organismo estranho ao sistema imunolgico. Este, por sua vez, seria capaz de reconhecer e atacar o antgeno, ou, nesse caso, o cncer. "As vacinas funcionariam ao ativar o exrcito de clulas do sistema imunolgico, chamadas de clulas T, a atacar as molculas estranhas ao corpo. As clulas dendrticas seriam as mensageiras que diriam s clulas T quem elas devem atacar", explica Caetano Reis e Sousa, que liderou o estudo.

MECANISMO Ele explica que as vacinas que teriam como alvo a protena DNGR-1 seriam constitudas de duas partes: a primeira teria um exemplar de uma molcula cancergena. Essa seria a mensagem sobre "quem" o sistema imunolgico deveria atacar. A segunda parte seria uma substncia qumica chamada de adjuvante, que diria clula dendrtica que a molcula cancergena no segura e que ela deve comandar as clulas T a atacarem estes corpos estranhos. "Esta descoberta demonstra como a pesquisa bsica em mecanismos imunolgicos pode oferecer novos caminhos para o desenvolvimento de vacinas contra o cncer que possam beneficiar os pacientes", afirma Richard Treisman, diretor da Cancer Research UK. Desde a descoberta das clulas dendrticas, em 1973, os cientistas tm procurado por protenas e "alvos" que pudessem ser usados para levar vacina essas clulas. No entanto, at o momento os pesquisadores haviam descoberto apenas alvos que so comuns a outras clulas, o que tornaria as vacinas ineficazes. Segundo o estudo, por essa razo, a descoberta da protena DNGR-1 nas clulas dendrticas um passo importante.

Mastcito

Ativao do mastcito na reao de hipersensibilidade tipo I, com liberao de mediadores atravs da desgranulao. A reao tipo I a reao alrgica por excelncia, estando presente na rinite alrgica urticria, choque anafiltico, asma, etc.,

fator quimiottico do eosinfilo

FUNES DO MASTCITO
Os mastcitos tm importncia fundamental na defesa do nosso organismo.

Eles esto estrategicamente localizados nas vizinhanas de vasos sangneos do tecido conjuntivo, onde combatem antgenos que porventura penetrem na circulao atravs de lquido tecidual ou de descontinuidades epiteliais. Os mastcitos funcionam como "sentinelas", uma vez que possuem alta sensibilidade, com IgE especficos de antgenos que j apareceram no corpo. Quando estes antgenos reaparecem, e so percebidos atravs de seu IgE especfico, provocam a liberao de mediadores qumicos situados em vesculas dentro dos mastcitos. Esta a base da reao inflamatria. Os grnulos dos mastcitos contm importantes substncias de funo fisiolgica e farmacolgica. Entre elas, cita-se a heparina, a histamina e a serotonina.

A heparina representa 30% do contedo total do mastcito. uma glicosilaminoglicana sulfatada e, por isso, apresenta metacromasia. Ela possui a capacidade de impedir a coagulao sangnea, inibindo a agregao das plaquetas. A histamina compe mais de 10% do contedo total do mastcito. Ela uma amina derivada do aminocido histidina e tem um profundo efeito sobre a musculatura lisa visceral, contraindo-a. Entre as paredes de clulas epiteliais que no esto unidas por junes de ocluso, a histamina separa as membranas (ao vasodilatadora), causando vazamento de plasma. A serotonina uma amina derivada do aminocido triptofano. Assim como a histamina, a serotonina tambm possui propriedades vaso-ativas. A serotonina est presente apenas nos mastcitos de certas espcies, como o rato e o camundongo. No homem, ela se localiza nas plaquetas. Os mastcitos so responsveis ainda pela liberao de dois outros mediadores qumicos da anafilaxia. Um destes mediadores possui ao semelhante da histamina, porm sua atuao nos msculos lisos e, conseqentemente, na permeabilidade vascular mais lenta. Este mediador conhecido como SRS-A (slow-reacting substance of anaphylaxis). O outro mediador responsvel pela atrao dos eosinfilos ao local da inflamao. , portanto, um agente quimiotxico, conhecido como ECF-A (eosinophil chemotactic factor of anaphylaxis).

Anafilaxia
uma reao alrgica sistmica, severa e rpida, a

uma determinada substncia, chamada alergnico ou alrgeno, caracterizada pela diminuio da presso arterial, taquicardia e distrbios gerais da circulao sangunea, acompanhada ou no de edema de glote. A reao anafilctica pode ser provocada por quantidades minsculas da substncia alergnica. O tipo mais grave de anafilaxia o choque anafilctico termina geralmente em morte caso no seja tratado.

Choque anafiltico
Sintomas :Os sintomas podem incluir estresse

respiratrio, hipotenso (baixa presso sangunia), desmaio, coma, urticria, angioedema (inchao da face, pescoo e garganta) e coceira. Os sintomas esto relacionados ao da imunoglobulina e da anafilatoxina, que agem para liberar histamina e outras substncias mediadoras de degranulao. A histamina induz vasodilatao e a broncoespasmo (constrio das vias areas), entre outros efeitos.

Choque anafiltico

Causas : Comidas (exemplos: nozes, amendoim, peixes, mariscos e frutos do mar em geral, leite e ovos); Medicamentos (exemplos: penicilina, AAS e similares como ibuprofeno e diclofenac); Latex; Picadas de Hymenoptera (abelha, vespa e tambm algumas formigas) Exerccios fsicos Transfuso com incompatibilidade podem causar um quadro clnico semelhante.

Choque anafiltico
Tratamento : Injeo de epinefrina (adrenalina) Administrao de oxignio (entubao durante o transporte at um hospital ) Traqueostomia Drogas antihistamnicas drogas broncodilatadoras

PLASMCITO

PLASMCITO
Estas clulas tm a capacidade de produzir

anticorpos contra substncias e organismos estranhos que casualmente invadam o tecido conjuntivo. So ricas em ergastoplasma. Os plasmcitos originam na diferenciao dos linfcitos B que chegam at os tecidos conjuntivos atravs do sangue.

INFLAMAO
Classicamente, a inflamao constituda pelos seguintes sinais e sintomas: Calor: aumento da T no local Rubor: hiperemia Tumor: edema; inchao Dor Perda da funo.

INFLAMAO
agresso tecidual se seguem imediatamente

fenmenos vasculares mediados principalmente pela histamina. O resultado um aumento localizado e imediato da irrigao sangnea, que se traduz em um halo avermelhado em torno da leso (hiperemia ou rubor).

INFLAMAO
Em seguida tem incio a produo local de mediadores

inflamatrios que promovem um aumento da permeabilidade capilar e tambm quimiotaxia, processo qumico pelo qual clulas polimorfonucleares, neutrfilos e macrfagos so atrados para o foco da leso. Estas clulas, por sua vez, realizam a fagocitose dos elementos que esto na origem da inflamao e produzem mais mediadores qumicos, dentre os quais esto as citocinas (como, por exemplo, o fator de necrose tumoral e as interleucinas), quimiocinas, bradicinina, prostaglandinas e leucotrienos.

Os neutrfilos migram dos vasos sangneos para o tecido inflamado via quimiotaxia, e ento removem os agentes patolgicos atravs da fagocitose e da degranulao.

Abscesso na pele, mostrando edema e hiperemia caractersticos da inflamao, com rea central necrtica de cor escura.

Tecido Conjuntivo Hematopotico

Mielide: Encontra-se na medula ssea vermelha, presente no interior do canal medular dos ossos esponjosos, responsveis pela produo dos glbulos vermelhos do sangue (hemcias), certos tipos de glbulos brancos e plaquetas.
Linfide: Encontra-se de forma isolada em estruturas como os linfonodos, o bao, o timo e as amgdalas; tem o papel de produzir certos tipos de glbulos brancos (moncitos e linfcitos).

Medula ssea

SANGUE
O plasma:

O componente lquido, formado por 90% de gua, 1% de substncias inorgnicas (como potssio, sdio, ferro, clcio), 7% de protenas plasmticas (albumina, imunoglobulinas e fibrinognio, principalmente) e 1% de substncias orgnicas no proticas, resduos resultantes do metabolismo e hormnios. Apresenta dissolvidos gases como oxignio e gs carbnico. Devido presena da molcula da hemoglobina nas hemcias, nos animais vertebrados o sangue de cor vermelha.

SANGUE
Elementos figurados :

Hemcias Leuccitos Plaquetas

SANGUE

NEUTRFILO

Eosinfilo

Basfilo

Linfcito

Moncitos

Tecido Conjuntivo sseo


Encontrado nos ossos do esqueleto dos

vertebrados, onde ele o tecido mais abundante. Funes: sustentar o corpo; permitir a realizao de movimentos; proteger certos rgos e realizar a produo de elementos celulares do sangue.

Tecido Conjuntivo sseo


composto pela matriz ssea, por clulas,

pelo peristeo e pelo endsteo.


Matriz ssea: Orgnica e Inorgnica

Tecido Conjuntivo sseo


Clulas:
Osteoblastos: so clulas jovens que produzem a

parte orgnica da matriz ssea. Localizam-se na periferia das trabculas. Ostecitos: localizam-se no interior da matriz, ocupando os osteoplastos. Osteoclastos: so clulas polinucleares, grandes e globosas. Localizam-se nas superfcies das trabculas sseas e participam do processo de reabsoro do tecido sseo.

Tecido Conjuntivo sseo


O endsteo formado por fibras reticulares e

osteoblastos. O peristeo composto pela camada fibrosa, mais interna, e pela camada osteognica, mais externa. Ele se encontra aderido superfcie externa da difise do osso.

Ossificao Endocondral

Ossificao Endocondral

Tecido Conjuntivo Cartilaginoso


Avascularizado
Baixo metabolismo Baixa capacidade regenerativa

Revestido por pericndrio, salvo excees.


Tipos de cartilagens:

Hialina Elstica Fibrosa ou fibrocartilagem

Pericndrio

Condroblastos

Condrcitos no interior de condroplastos

Tecido Muscular
Tipos de fibras musculares:

Disco intercalar

Tecido Muscular

Fibra muscular (miofibrilas)

A funo muscular
Capacidade oxidativa;

Mitocndrias produo aerbia de ATP. Capilarizao fornecimento de oxignio. Mioglobina carreador de oxignio.
De acordo com a velocidade de degradao do ATP.

Tipo de ATPase

Tipos de Fibras Esquelticas


1.Velocidade de contrao I Lenta
I

2.Velocidade de relaxamento
Lenta

IIa Intermediria IIb Rpida

IIa Intermediria IIb Rpida

Caractersticas
3.Cor da Fibra

Vermelha muita mioglobina muscular e mitocndrias.

IIa

vermelha clara presena intermediria de


mioglobina e mitocndrias.

IIb

Branca pouca mioglobina e mitocndrias.

Caractersticas
4.Dimetro da fibra I IIa IIb
PEQUENO INTERMEDIRIO GRANDE

5.Glicognio
I IIa IIb
BAIXO INTERMEDIRIO ALTO

6.Enzimas oxidativas I
ALTA

7.Enzimas glicolticas

IIa
IIb

INTERMEDIRIO
BAIXA

I IIa IIb

BAIXA INTERMEDIRIO ALTO

Caractersticas
8.Atividade ATPase 9.Fonte de ATP I IIa IIb
Fosforilao oxidativa Fosforilao oxidativa gliclise

I
IIa IIb

BAIXA
ALTA ALTA

10.Resistncia fadiga

ALTA

11.Capilarizao I IIa IIb


ALTA ALTA BAIXA

IIa
IIb

INTERMEDIRIO
BAIXA

Msculos adaptados
Em aves, h msculos com forte predomnio de

um dos tipos de fibra, o que relacionado funo. Por exemplo, a carne do peito do frango branca porque tem grande predomnio de fibras do tipo II. Esta musculatura usada para bater as asas, um movimento rpido e de durao curta. J a carne das coxas e sobrecoxas vermelha porque a predominam fibras do tipo I. Esta musculatura tem funo postural, usada para manter a ave em p, portanto exige contrao durante perodos prolongados.

Identificao das fibras


Bipsia muscular

POR QU SE USA A ATPase PARA ESTUDAR OS TIPOS DE FIBRAS ?


A reao histoqumica para ATPase miosnica

um mtodo elegante e largamente empregado para diferenciar entre fibras tipo I e II em bipsias musculares. A ATPase uma enzima que cliva ATP para liberar energia para contrao muscular. Faz parte da prpria molcula da miosina, um dos filamentos contrteis, juntamente com a actina, que formam as miofibrilas. A ATPase constitui a 'cabea' mvel do filamento de miosina (por isso se fala em ATPase miosnica).

Identificao do tipo de fibra


Anlise histoqumica ou bioqumica

histoqumica: identificao da ATPase da fibra;


Tipo I escurecimento; Tipo IIa meio termo; Tipo IIb claro.

Bioqumica: identificao do tipo de miosina.

Identificao do tipo de fibra


No msculo humano, particularmente nos

msculos mais usados para bipsia, que so o bceps braquial, trceps braquial, quadrceps, trceps sural e peroneiro, h um relativo equilbrio entre as fibras dos dois tipos, e a distribuio entre elas aleatria. Lembra primeira vista um tabuleiro de xadrz.

Identificao do tipo de fibra


Exemplo de identificao das fibras musculares pela tcnica de identificao da

ATPase.

Tcnica para ATPase miosnica em pH bsico e cido em dois cortes contguos.


Se a reao feita em pH bsico (9.4) , as

fibras tipo I ficam claras, as tipo II escuras. Se a reao feita em pH cido (4.6), as fibras tipo I ficam escuras, as tipo II claras.

Velocidade de Contrao e Relaxamento


120 FibraVeloz

( Tipo II )

100

Fibra Lenta

( Tipo I )

80

Tenso (ug)

60

40

20

0 0 5 10 15 Tempo (ms) 20 25 30

Velocidade de Contrao
(Powers & Howley, 2000)

Velocidade de Contrao x Fora


(Powers & Howley, 2000)

Fora especfica
Tipo II > tipo I

Maior nmero de pontes cruzadas ativas (devido a um maior nmero de miofilamentos);

Maior atividade de da ATPase de miosina

Hipertrofia muscular ( musculao )


Tipo II > tipo I Corredores fibras do tipo I normais; Fisiculturistas aumento de 45% do tipo II.

Tipos de fibras e modalidades esportivas


Fibras do tipo I modalidades que exigem

baixa produo de fora; Baixa velocidade de contrao; durao prolongada; (ex: provas de endurance resistncia-, corrida, ciclismo, triatlo) Alta produo de fora; Alta velocidade de contrao; Curta durao; (ex: musculao, corridas de velocidade)

Fibras do tipo II modalidades que exigem


Adaptaes Musculares ao TF
HIPERTROFIA MUSCULAR Pr-treino Ps-treino

Adaptaes Musculares ao TF
3.

Hiperplasia????

Clulas satlites;

4.

do ngulo de penao: O ngulo de penao equivale ao ngulo formado entre a direo das fibras musculares e a direo da trao muscular

Pr-treino

Ps-treino

Adaptaes Musculares ao TF
HIPERTROFIA x HIPERPLASIA

Hipertrofia

Hiperplasia

Tecido Nervoso
Clula nervosa = neurnio

(SNP)

Clulas da Neurglia Sistema Nervoso Central


ASTRCIOTO

Capilar

OLIGODENDRCITO Bainha de mielina

Microglicitos

Cls. ependimrias

Das könnte Ihnen auch gefallen