Sie sind auf Seite 1von 15

DIREITO EMPRESARIAL

Regula as atividades dos empresrios (pessoas fsicas) e das sociedades empresrias (pessoas jurdicas) no desenvolvimento de suas atividades.

CONCEITO DE EMPRESRIO Art. 966, CC- considera-se empresrio que, exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios
1

Elementos que compem o conceito de empresrio: 1) Habitualidade

2) Pessoalidade
3) Monoplio das informaes

Atividade organizada- Elementos de empresa 1)Capital 2) Trabalho

3) Tecnologia

Atividades econmicas civis 1) Quem explora atividade comercial, mas no se enquadra no conceito de empresrio; 2) Profissional intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica; 3) Empresrio rural; 4) Cooperativas.
4

Quem pode ser empresrio


Pessoas em pleno gozo da capacidade civil - Maior de 18 anos ou emancipado

- Outras condies: Casamento, emprego pblico efetivo, curso superior concludo, capacidade de se estabelecer com economia prpria
5

Quem NO pode ser empresrio Pessoas que no tm capacidade civil absolutamente incapaz: -menor de 16 anos -enfermos ou deficientes mentais (os excepcionais, prdigos e os ndios) - os que no puderem exprimir sua vontade relativamente incapaz: - maior de 16 anos e menor de 18 anos -brios habituais -viciados em txicos

O menor como scio da sociedade empresarial


De 16 a 18 anos- pode ser empresrio, desde que emancipado Acionista- pode ser com qualquer idade, desde que aes estejam integralizadas

DA MULHER CASADA

A mulher casada no incapaz. Possui plena capacidade, mesmo na constncia do casamento.


Pode realizar todos os atos de disposio necessrios ao desempenho de sua profisso, sendo PROIBIDO apenas a alienao de bens imveis.

PROIBIDOS DE EXERCER A ATIVIDADE EMPRESARIAL - o falido no reabilitado, - leiloeiro, - funcionrio pblico, - determinadas atividades no podem ser exercidas por estrangeiros ou sociedades no sediadas no Brasil, ex. servio de sade - propriedade de empresa jornalstica e de radiodifuso privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de 10 anos- art. 222, CF, -devedores do INSS.
9

DO ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL Art. 1142, CC- considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado para exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria Complexo de bens reunidos pelo empresrio para o desenvolvimento de sua atividade econmica. Composio do estabelecimento: bens corpreos (equipamentos, utenslios, mercadorias, etc). bens incorpreos (prdio, tecnologia, marcas, patentes, direitos)

10

Estabelecimento principal ou matriz e filiais Principal ou Matriz: aquele que se situa a chefia da empresa, onde efetivamente o empresrio atua no comando de seus negcios, de onde emana suas decises gerenciais Filiais: vincula-se a um estabelecimento principal, o gerente recebe instrues ou ordens do estabelecimento principal

11

Alienao do estabelecimento empresarial O estabelecimento empresarial faz parte do patrimnio (ativo) do empresrio, e por isso, tambm a garantia para os seus credores.

12

A alienao deve observar algumas cautelas legais: -O contrato de alienao deve ser escrito e publicado pela imprensa oficial. Caso contrrio, no tem validade perante terceiros; -Deve ter anuncia dos credores, quem discordar deve se manifestar em 30 dias, exceto se o alienante reservar bens suficientes para solver o passivo; - o passivo deve estar escriturado para ser transferido;

13

-o alienante no poder se reestabelecer em idntico ramo pelos 05 anos subsequentes, exceto se autorizado por contrato;

-o alienante fica obrigado pelo passivo durante 01 ano (contado da publicao do contrato de alienao para as obrigaes vencidas antes do negcio, e 01 ano contado do vencimento para as vincendas).

14

Das dvidas trabalhistas: os contratos de trabalho so imunes alienao do negcio, podendo o trabalhador cobrar a dvida trabalhista do alienante ou do adquirente indiferentementeart. 448 da CLT.
Dos dbitos tributrios: se o adquirente permanecer na mesma atividade empresarial do alienante ter responsabilidade solidria sobre o dbito; se a atividade for diferente a responsabilidade subsidiria- art. 133 do CTN.
15

Das könnte Ihnen auch gefallen