Sie sind auf Seite 1von 13

Trabalho para 2 avaliao

De acordo com o tema escolhido por cada um, voc deve desenvolver o seu trabalho seguindo as regras que seguem nos prximos slides.

ESTRUTURA E APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS SEGUNDO A ABNT

1.1 PR-TEXTO OU PR-TEXTUAIS So os elementos apresentados antes do texto e que trazem informao necessrias identificao do trabalho. Alguns desses elementos so obrigatrios e outros so opcionais. CAPA essencial para a proteo e identificao do trabalho por isso obrigatria. A ABNT recomenda a apresentao das informaes na ordem que se segue: nome da instituio nome do autor ttulo do trabalho e subttulo, se houver nmero de volumes quando houver mais de um cidade onde se localiza a instituio recebedora ano em que foi entregue o trabalho

LOMBADA a parte dorsal , isto , as costas da obra que seguram a parte interna das folhas. facultativa. Quando usada, nela aparece o nome do autor, o ttulo da obra e elementos alfanumricos. FOLHA DE ROSTO Deve figurar logo aps a capa e constitui-se na fonte principal de identificao. Alm dos elementos que aparecem na capa, no anverso da folha de rosto deve figurar: natureza do trabalho isto , trabalho de concluso de curso, dissertao de mestrado, tese de doutorado e outros; objetivo do trabalho isto , aprovao em disciplina , curso etc.; nome da instituio e rea de concentrao nome do orientador e do co-orientador. No verso da folha de rosto deve figurar a ficha catalogrfica, de acordo com o Cdigo de Catalogao Anglo-Americano. ERRATA Corrigenda. opcional. Quando se fizer necessrio faz-se a lista dos erros e indicam-se as correes. FOLHA DE APROVAO obrigatria e vem logo aps a folha de rosto trazendo os mesmos elementos acrescidos da data de aprovao e de dados de identificao dos componentes da banca, tais como nome, titulao , instituio a que pertencem e assinatura.

DEDICATRIA(S) opcional e aparece quando o autor presta homenagem a pessoas relevantes em sua vida particular ou profissional. AGRADECIMENTO(S) Aparece quando o autor deseja demonstrar gratido a pessoas que contriburam direta ou indiretamente para a elaborao do trabalho. EPGRAFE opcional e pode figurar aps a folha de agradecimentos e no incio das sees primrias. Consiste numa citao correlacionada com o assunto abordado e seguida da indicao do autor. RESUMO NA LNGUA VERNCULA Apresentao concisa e obrigatria dos elementos de maior importncia do texto no devendo ultrapassar 500 palavras. Abaixo , colocar as palavras-chave (NBR 6028)

RESUMO EM LNGUA ESTRANGEIRA Elemento tambm obrigatrio, consiste em uma verso para o ingls (abstract), para o espanhol (resumen), para o francs (rsum) ou outro idioma , com as mesmas caractersticas do resumo em lngua verncula. IMPORTANTE: A LINGUA MAIS USADA O INGLS, ISSO GARANTE UMA MAIOR ABRANGENCIA DE PESSOAS A TEREM CONTATO COM SEU TRABALHO; ENTRETANTO SE O TEMA DE SUA PESQUISA UM ASSUNTO DE MUITA RELEVANCIA EM UM DETERMINADO PAIS, CONVM QUE FAA O RESUMO NA LINGUA DESTE PAIS TAMBEM. LISTA DE ILUSTRAES E LISTA DE TABELAS So opcionais; s devero ser elaboradas se houver tais elementos no texto. Cada item dever constar com seu nome especfico seguido do nmero da pgina LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS Relao alfabtica de abreviaturas e siglas que aparecem no trabalho, com os respectivos significados. opcional.

LISTA DE SMBOLOS Relao opcional de smbolos utilizados no texto com as respectivas significaes. SUMRIO obrigatrio e consiste na enumerao das sees , subsees e demais divises do trabalho obedecendo ordem em que se apresentam, seguido do nmero das pginas. Recomenda-se usar a mesma grafia do interior do trabalho. 1.2 Texto ou textuais Consiste no estudo propriamente dito e se divide em trs partes: a introduo, o desenvolvimento e a considerao final.

INTRODUO a etapa inicial do texto. Geralmente feita a partir do projeto e nela constam alm do tema do estudo e sua delimitao, a justificativa , os pressupostos tericos, os objetivos, as hipteses ou as questes do estudo e, finalmente, a abordagem metodolgica utilizada e a relevncia do trabalho. A introduo no uma repetio do resumo, no deve antecipar os resultados.
DESENVOLVIMENTO Parte mais importante do texto deve ser dividida em tantas sees e subsees quantas forem necessrias para o detalhamento do relatrio da pesquisa ou estudo realizado. So apresentadas teorias, descrio de mtodos, procedimentos e discusso de resultados dentre outras partes. As descries apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreenso das etapas da pesquisa. Mincias ou provas matemticas ou procedimentos experimentais, por exemplo, se necessrio devem constituir material anexo ou apndices. CONSIDERAES FINAIS Nesta seo, devem figurar, clara e ordenadamente, as evidncias e dedues tiradas dos resultados do trabalho ou levantadas ao longo da discusso do tema em funo dos objetivos e hipteses ou questes da pesquisa. Dados quantitativos no devem aparecer , nem tampouco resultados comprometidos e passveis de discusso. Recomendaes devem ser feitas para que novas pesquisas e estudos prossigam no sentido de investigar os resultados no esclarecidos.

1.3 PS-TEXTO OU PS-TEXTUAIS O trabalho finalizado com os elementos ps-textuais a seguir apresentados. REFERNCIAS um elemento obrigatrio que permite a identificao individual de documentos . Que possuam informao registrada incluindo impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, dentre outros. A elaborao das referncias obedece norma NBR 6023:2002 . GLOSSRIO Lista opcional de palavras de sentido restrito acompanhadas da respectiva definio. APNDICE opcional e consiste em textos ou documentos elaborados pelo prprio pesquisador com o objetivo de complementar sua argumentao. So identificados por letras maisculas, seguidas dos respectivos ttulos. ANEXO opcional e consiste em textos ou documentos no elaborados pelo pesquisador , importante para o estudo. So tambm identificados por letras maisculas e respectivos ttulos. NDICE opcional e segue a NBR 6034 para a sua elaborao

FORMA DE APRESENTAO 1 REGRAS GERAIS FORMATO papel branco, formato A4, digitado na cor preta,(exceo para as ilustraes) no anverso da folha (exceo da folha de rosto). fonte tamanho 12 para o texto, tamanho menor para citaes longas, notas de rodap, paginao e legendas. MARGEM superior e esquerda: 3cm direita e inferior: 2,5cm ESPAO 1,5 espao simples: citaes longas, notas, referncias, legendas, ficha catalogrfica, natureza do trabalho dois espaos duplos: separao dos ttulos das subsees dos textos que os precede e os sucede. NOTAS DE RODAP ficam separadas do texto por um espao simples de entrelinhas so digitadas dentro das margens sob um filete de 3cm a partir da margem esquerda

INDICATIVOS DE SEO o nmero da seo vem alinhado esquerda e logo aps vem o ttulo da mesma os ttulos sem indicativo numrico so centralizados a folha de aprovao, a dedicatria e a epgrafe no tm ttulo.
PAGINAO numerao arbica colocada a partir da primeira folha da introduo mas contada a partir da folha de rosto.(no se usam mais os algarismos romanos). Localizao do nmero no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior e da borda direita da folha NUMERAO PROGRESSIVA nas sees e subsees do texto os ttulos das sees primrias( captulos) devem iniciar-se em folha distinta os ttulos das sees e subsees so destacados atravs de negrito, itlico ou grifo e redondo. SIGLAS Quando pela primeira vez no texto, usa-se o nome completo seguido pela sigla entre parnteses.

2. APRESENTAO DE CITAES Que so citaes e como e quando us-las? Segundo a ABNT citao a meno de uma informao extrada de outra fonte. (ASSOCIAO 2002b, p.1). As citaes tm o objetivo de dar maior credibilidade s idias e pontos de vista que o pesquisador est defendendo uma vez que ele vai buscar em outros autores especialistas no assunto tratado argumentos favorveis a sua proposio. apresenta um recuo de 4 cm em relao margem esquerda, digitada com espao de entrelinha simples e a fonte menor do que a utilizada no texto. Na indicao da fonte que precede ou acompanha a citao ocorrem duas situaes; a) o sobrenome do autor ou autores poder vir totalmente dentro de parnteses e nesse caso em letras maisculas. Ex. (SALOMON, 2001, p.26). b) o sobrenome do autor ou autores devido maneira de redigir, vem na sentena em letras maisculas e minsculas. Ex. Conforme explica Salomon (2001) a monografia um estudo aprofundado de um tema.

3. ELABORAO DAS REFERNCIAS At pouco tempo era usual a expresso referncias bibliogrficas mas desde o ano 2000 quando a ABNT atualizou a NBR 6023, ela adotou apenas o termo referncias. H uma razo para isso. que atualmente com as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, a coleta de dados da pesquisa no se limita s informaes provenientes das bibliotecas; atinge os meios eletrnicos. O que exatamente referncia? a seguinte a definio de referncia adotada atualmente pela ABNT: conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual. (ASSOCIAO, 2002a, p.2). elementos de autoria, ttulo e subttulo, edio, local, editora e data

Das könnte Ihnen auch gefallen