Sie sind auf Seite 1von 26

Geodinmica Externa da Terra

Paisagens sedimentares em Portugal continental


1.Ao erosiva do vento
2.Ao erosiva da gua das chuvas 3.Ao erosiva do mar

Grand Canyon - EUA

Bloco Pedunculado
Estes blocos formam-se pela ao erosiva do vento. Os detritos embatem na zona inferior da rocha, originado estes gnero de paisagem sedimentar.

Processo de formao de blocos pedunculados

Bloco pedunculado (Serra do Gers)

Dunas
Duna uma montanha de areia criada a partir de processos elicos. Dunas descobertas so sujeitas movimentao e mudanas de tamanho, pela ao do vento.

Dunas da praia do Guincho

Dunas consolidadas
Trata-se de um tipo de duna costeira formada pela acumulao de areia gerada pela ao conjunta do mar e do vento. Esta dunas so formadas a partir do recuo do mar. Este processo da evoluo de duna no consolidada para consolidada dura muitos milhes de anos. Esta duna formada a partir de areia, formando depois arenito.

Duna do Magoito (Castro Marim Algarve)

Modelado Crsico subterrneo 1 - Grutas

As grutas so formadas devido ao infiltramento da gua nas diaclases dos calcrios .A gua das chuvas tem uma ligeira acidez e como os calcrios so constitudos por calcite (que se dissolve com os cidos) com o tempo o calcrio vai-se dissolvendo formando grandes fendas que se vo transformar em grutas.

Estalagmites - formao calcria que cresce a partir do cho. Estalactites - formao calcria que cresce do tecto para o cho. Coluna juno da estalagmite com a estalactite.

Grutas dos Alvados a 4km de Alcanena

Modelo Crsico
2. Terra rossa

Berma direita da estrada Salir Loul

Esta terra trata-se da acumulao de componentes argilosos, como a argila, areia fina e xido de ferro. resultante da dissoluo do calcrio, acumulando-se geralmente no fundo de dolinas.

Lpias
Lpias uma paisagem crsica, sendo a sua rocha inicial, o calcrio. Esta rocha sofre a abraso e a dissoluo. Este processo no muito longo devido acidez da gua da chuva que efervesce o calcrio.

Campo de lpias em Cascais junto Boca-do-Inferno

Neste caso por exemplo os agentes erosivos so a gua do mar e da chuva.

Dolinas
Depresses pouco profundas, circulares, com dimetro entre a dezena e a centena de metros. O fundo coberto por um solo argiloso de cor avermelhada - terra rossa. Esta paisagem sedimentar um bom terreno agrcola.

Uvalas
Depresso resultante da juno de dolinas

Algar
Poos naturais, por vezes muito profundos, podendo variar at algumas centenas de metros. superfcie o seu dimetro pode variar de 1 a 2 metros.

Esquema representativo da formao de uma uvala

Algar nos Aores

Torres Novas

Plataforma de abraso
A plataforma de abraso uma arriba que sofreu a abraso marinha, a arriba perde a base de sustentao fazendo a parte de cima cair, formando a plataforma. Esta plataforma est em constante contacto com a gua. Passado alguns milhares de anos a plataforma pode formar uma superfcie arenosa (praia).
Cabo da roca

O que um fssil? Fssil o resto de um organismo, ou os vestgios da sua atividade (tais como pegadas, ovos, etc.), que viveu num determinado momento da histria da Terra e que se encontra preservado. nos estratos das rochas sedimentares

FOSSILIZAO

Princpio da sobreposio dos estratos Numa sucesso de estratos no deformados, qualquer deles mais antigo do que aquele que o cobre e mais recente do que o que lhe serve de base.

PRINCIPIO DA IDENTIDADE PALEONTOLOGICA

Bibliografia
http://www.grutasalvados.com/website/carso.htm http://www.grutasalvados.com/website/enquadra.htm http://sapiens.no.sapo.pt/m-carsico/model-carsico-estruturas.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Boca_do_Inferno_%28Cascais%29 Caderno de geografia e de cincias http://www.unb.br/ig/glossario/verbete/ventifacto.htm http://geodinamica.no.sapo.pt/html/pagesgex/imagensventos/image3_84.htm http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT/Areas+Protegidas/ParquesNaturais/SintraCa scais/Caracteriza%C3%A7%C3%A3o+fisica.htm?res=1280x800 http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/BCBF2120-B160-48BC-A34BED8B7AFF56CB/955/06DUNACONSOLIDADADOMAGOITOJLDRIA.jpg http://fotos.sapo.pt/rodri/pic/0003wbb

Das könnte Ihnen auch gefallen