Sie sind auf Seite 1von 18

PROF.

LVIA PINHEIRO

SISTEMA URINRIO
O sistema urinrio um dos responsveis pela

homeostase (equilbrio) do organismo. Os rins so os principais rgos desse sistema, j que os demais so vias condutoras e de armazenamento de urina.
Os rgos que compem o sistema urinrio so: rins ureteres bexiga uretra.

RINS
Os rins so rgos pares, em forma de gro de feijo, localizados

logo acima da cintura, entre o peritnio e a parede posterior do abdome. Sua colorao vermelho-parda. Os rins so responsveis pela eliminao das partculas txicas produzidas pelo metabolismo ou ingeridas pelo indivduo, manuteno dos equilbrios cido-bsico e hidroeletroltico, controle da presso arterial, excreo e metabolismo. Fisiologicamente, podemos dividir os rins nas seguintes partes: crtex, regio mais externa; medula, regio mais interna; e, pirmide renal. O glomrulo e os tbulos renais formam os nfrons, que so responsveis pela filtrao do sangue e produo da urina, sendo portanto as unidades funcionais dos rins.

URETERES
Os ureteres so ductos que conduzem a urina recm-

formada pelos rins para a bexiga. Contm uma parte mais dilatada, na regio do hilo renal, chamada pelve renal, estrutura responsvel pela captao da urina aps sua produo. Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e plvica. Os ureteres so capazes de realizar contraes rtmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta gravidade e ao peristaltismo.

BEXIGA URINRIA
A bexiga o rgo de armazenamento da urina. uma

vscera oca, muscular (msculo detrusor) e com capacidade de se distender.


A bexiga urinria funciona como um reservatrio

temporrio para o armazenamento da urina. Quando vazia, a bexiga est localizada inferiormente ao peritnio e posteriormente snfise pbica: quando cheia, ela se eleva para a cavidade abdominal.
Pode armazenar cerca de 500 ml de urina.

BEXIGA MASCULINA

BEXIGA FEMININA

URETRA
o tubo responsvel pelo transporte da urina para o meio

externo. As uretras masculina e feminina contm caractersticas distintas: A uretra masculina mais comprida que a feminina e dividida em quatro partes: prprosttica, prosttica, membrancea e esponjosa. Alm de conduzir a urina, responsvel por conduzir o smen. A uretra esponjosa termina no stio externo da uretra. A uretra feminina curta, termina no vestbulo da vagina, anterior vagina, e conduz apenas urina. Por ser curta, facilita a infeco da bexiga por microorganismos.

URETRA MASCULINA

URETRA FEMININA

MECANISMO DE PRODUO DA URINA


A urina produzida, como dito acima, nos rins, mais

especificamente nos nfrons. Esse processo se d atravs de trs mecanismos: filtrao, absoro e secreo. A regulao da funo renal relaciona-se basicamente com a regulao da quantidade de lquidos do corpo. O principal agente fisiolgico regulador do equilbrio hdrico no corpo humano o ADH (antidiurtico).

MECANISMO DE PRODUO DA URINA


Nos glomrulos, o sangue chega atravs da arterola

aferente. Este filtrado, restando no espao glomerular um lquido de constituio semelhante a do plasma. Do glomrulo, esse filtrado passa para o tbulo contorcido proximal, onde as protenas e as substncias teis ao organismo so reabsorvidas para os capilares, voltando para o sangue. Ao longo da ala de Henle, do tbulo contorcido distal e do ducto coletor, gua e saia minerais so reabsorvidos para o sangue ou excretados para a urina. Alm disso, as clulas dos tbulos resgatam do sangue substncias txicas.

Nefrolitase ou litase renal (clculo renal)


So formaes slidas de sais minerais e uma srie de

outras substncias. Essas cristalizaes podem migras pelas vias urinrias causando dor e outras complicaes. Os clculos podem atingir os mais variados tamanhos, variando de pequeninos gros, at o tamanho do prprio rim.
Atividade de casa: Pesquisar sobre as cirurgias renais,

curiosidades, funo, incidncia...

A alegria est na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e no na vitria propriamente dita. Mahatma Gandhi

Das könnte Ihnen auch gefallen