Sie sind auf Seite 1von 10

Dr.

Helder Lcio Ganacin

A depresso no apenas uma tristeza passageira perante um facto adverso da vida. Ela apresenta-se de maneira profunda e duradoura e, em geral, dura algumas semanas, podendo estender-se por anos.
errado considerar que, com o avano da idade, a ocorrncia da depresso natural. Qualquer pessoa pode ser vtima dessa doena e o melhor a fazer procurar ajuda logo que os primeiros sinais se manifestem. Com a idade pode haver aumento de transtornos depressivos. De 8 e a 15% dos idosos apresentam sintomas depressivos.

Tristeza prolongada e frequente, sensao de vazio e ataques de choro sem explicao; Dormir muito pouco ou dormir demais; Perda de apetite e de peso ou aumento de apetite e de peso; Perda de interesse ou prazer em atividades que antes eram prazerosas; Inquietao ou irritabilidade; Lentificao; Pensamento constante com a morte

Muitas causas podem estar envolvidas:


Biolgicas excesso ou falta de algumas substncias no crebro, os neurotransmissores Genticas herana familiar multifatorial Medicamentos Doenas clnicas: IAM, cncer, transtornos hormonais(doenas da tireide) , etc. Psicolgicas: cognio negativa, perdas precoces, situaes de vida.

Psicoterapia Suporte familiar Terapia ocupacional Atividades fsicas Religio

Longa durao Efeitos colaterais precoces Efeito teraputico tardio Resposta muito individual

Algumas dicas para a preveno da depresso:


1 - Fazer exerccio fsico dirio De preferncia ao acordar, durante uma hora (por exemplo, caminhada). O exerccio fsico, quando feito diariamente, aumenta a produo de hormonas no nosso corpo, que do a sensao de bem-estar e de boa disposio. 2 - Sono ideal 3 - Evitar actividades excitantes antes de dormir Deve-se evitar actividades como desporto, ver televiso, telefonemas, discusses, pelo menos uma hora antes de dormir. Dar preferncia a actividades relaxantes, por exemplo, ouvir msica, rezar.

4 - Exposio luz solar


No incio da manh ou final da tarde, a exposio luz solar promove o aumento de melatonina, que a substncia que controla os ciclos do sono/viglia e do humor.

5 Passar algum tempo em actividades e relacionamentos familiares e sociais.


6 - Busca de encontros e reunies que constituam momentos de prazer Esses encontros so o combustvel da vida. Procurar ambientes abertos como praas, paisagens onde existam mata, montanha, rio, etc.

7- Investir em lazer nos finais de semana Sair da rotina de casa para resgatar a tranquilidade. O lazer fundamental, e deve ser feito com criatividade, procura de novidades 8 - Investir em hobbies (passatempos; actividades de tempos livres) Como costura, pintura, jardinagem, pescaria, etc, uma vez que desvia o pensamento de preocupaes rotineiras e melhora o relaxamento.

Depresso o transtorno mental mais comum na populao Recorrente e com risco de cronificao Recuperao plena se tratado adequadamente

Sejam Felizes!!!

Obrigado!

Das könnte Ihnen auch gefallen