Sie sind auf Seite 1von 62

CURTO-CIRCUITO

OBJETIVOS DO ESTUDO

Dimensionamento e especificao de redes de BT/MT/AT; Dimensionamento e especificao de equipamentos de manobra ou chaveamento; Dimensionamento e especificao de barramentos; Projeto de subestaes; Projeto de malha de aterramento; Especificao da proteo de equipamentos eltricos; Estudo e anlise da coordenao e seletividade da proteo em sistemas eltricos de distribuio, subtransmisso, transmisso e industrial.

REPRESENTAO DOS GERADORES

Xd= Reatncia sncrona do eixo direto;


Xd= Reatncia transitria de eixo direto; Xd = Reatncia subtransitria de eixo direto.

Banco de reatores So representados pela sua reatncia, em pu. Motores sncronos So representados de forma semelhante aos geradores. Motores de induo (igual ou maior que 50 CV) So representados pela relao In/Ip Redes Pela sua reatncia, em pu. Banco de capacitores No contribui na corrente de curto-circuito. Subestao Representado pela reatncia equivalente vista pela subestao, em pu. Cargas Ativas No contribui.

CURTO-CIRCUITO TRIFSICO (ICC3)

Icc3 = Vf/Z1

CURTO-CIRCUITO FASE-TERRA (ICCF-T)

determinado pela equao: IccF-T = 3Vf/(Z1 + Z2 + Z0 + 3Zn)

Sendo, Z2 e Z0 as impedncias de sequncia negativa e zero respectivamente Zn = impedncia de contato.

CIRCUITO EQUIVALENTE

CURTO-CIRCUITO BIFSICO (ICC2)

Icc2 = (3/2). Icc3

CURTO-CIRCUITO FASE-FASE-TERRA (ICCFF-T)

IccFF-T = IB + IC = 3I0

Ia1 = Vf /[Z1 + Z2.Z0/(Z2 + Z0)] Ia2 = - Va2/Z2 Ia0 = - Va0/Z0

CIRCUITO EQUIVALENTE

ANLISE DE FALTAS - MTODO DOS MVAS

Este mtodo o dual do mtodo convencional, ou seja, os componentes em srie no mtodo convencional so representados em paralelo no mtodo dos MVAs.

REPRESENTAO DOS COMPONENTES


Gerador SccG = Sn/XG(pu) Transformador/Reator SccT = Sn/XT(pu) Linha SccL = (kV)2/XL() Motor Sncrono SccMS = Sn/XM(pu) Motor de Induo 50 CV SccM = Sn/(In/Ip)

Exemplo:

A concessionria fornece uma potncia de curtocircuito 2.350 MVA a uma SE na tenso de 138 kV/13,8 kV. O transformador da SE possui 100 MVA de potncia nominal, e Z% = 10 que alimenta uma barra atravs de um linha de 2 , contendo 3 motores sncronos de 20 MVA de potncia cada um. Determinar:

A corrente de curto-circuito 3 na barra dos motores; A contribuio de corrente de curto-circuito, de cada motor; A contribuio de corrente de curto-circuito vindo da SE principal; A corrente de curto-circuito 3 na barra da sada do transformador principal.

RECOMENDAES DO IEEE PARA CURTO-CIRCUITO

Durante a ocorrncia de um curto-circuito temos as seguintes fontes que contribuem para a corrente de falta:

Geradores Motores Sncronos Motores de Induo

GERADORES

Xd = Reatncia Subtransitria Serve para determinar a corrente durante o primeiro ciclo depois da ocorrncia da falta. Em aproximadamente 0,1s o valor da reatncia passa para Xd. Xd = Reatncia Transitria Determina a corrente no intervalo que vai de 0,1s a 2s quando se considera que a reatncia se elevou para Xd. Xd = Reatncia Sncrona usada para determinar a corrente quando j se atingiu o regime permanente.

MOTORES SNCRONOS

O mesmo conceito das trs reatncias usado para representar o motor durante a falta.

MOTORES DE INDUO
Um motor de induo de gaiola de esquilo ir contribuir para a corrente de falta como um gerador. Isto ocorre devido a sua inrcia que girar o motor na presena de um fluxo de campo como no caso de um motor sncrono. Como o fluxo decai com perda da fonte de tenso causada pela falta nos terminais do motor, a contribuio da corrente tambm se reduz e desaparece em alguns ciclos. Assim sendo, normalmente se assume somente a reatncia subtransitria que igual a reatncia do rotor travado.

CLCULO DO CURTO-CIRCUITO

O clculo da corrente, tanto pode ser executado pelo mtodo convencional como o mtodo dos MVAs, porm deve-se levar em considerao o motivo pelo qual se est calculando. So as seguintes recomendaes do IEEE no que se refere a valores de reatncias e aos fatores multiplicativos para se levar em considerao a assimtrica da forma de onda da corrente de falta.

1 RECOMENDAO

Para o clculo do esforo momentneo no primeiro ciclo em barramentos e disjuntores de baixa tenso

Deve-se usar a reatncia subtransitria para todas as mquinas rotativas

A NORMA ESTABELECE QUE PARA GRUPOS DE MOTORES SNCRONOS E DE INDUO ALIMENTADOS POR UMA SE DE BT, DEVE-SE FAZER A SEGUINTE CONSIDERAO:

1. Se a potncia total dos motores (em CV) for igual a potncia nominal do transformador sem ventilao forada, pode-se usar uma reatncia de 0,25pu (na base do transformador) para representar o grupo de motores.
2. Aps se determinar a impedncia equivalente do sistema, pode-se calcular a corrente de curto-circuito simtrica. Icc = Vf(pu)/Z1(pu) x IBASE sendo, Vf(pu) = 1

3. Esta corrente de curto-circuito agora diretamente aplicada para dimensionar equipamentos de BT cujos valores nominais ou capacidades sejam expressa em termos de valores eficazes e simtricos. Caso contrrio deve-se multiplicar pelos fatores de assimetria.

2 RECOMENDAO

Para clculo do esforo momentneo para disjuntores de AT (acima de 1 kV).

Para o clculo do esforo momentneo deve-se, portanto, utilizar os valores da fig. acima e ainda utilizar o fator de assimetria de 1,6.
= Vpu/XEQ(pu) x 1,6 x IBASE

IMOM.

3 RECOMENDAO
Clculo da capacidade de interrupo para disjuntores de alta tenso (acima de 1 kV).

Para o clculo de capacidade de interrupo importante que se leve em considerao a resistncia de todos os equipamentos do sistema, sendo que se deve usar para a resistncia os mesmos fatores multiplicativos da tabela 3.

Aps a reduo do sistema a um equivalente no ponto de falta deve-se calcular a relao X/R. Calcula-se ento a corrente de falta Ipu = VF(pu)/Xpu e determina-se das curvas (1 a 6) os fatores multiplicativos.

Para usar as curvas deve-se saber o tempo de abertura dos contatos e a localizao de falta em relao a gerao (local ou remota). Considera-se local quando se tem no mximo um transformador entre a falta e um gerador.

O TEMPO DE ABERTURA DOS CONTATOS

Disjuntor de 8 ciclos tem temo de abertura = 4 Disjuntor de 5 ciclos tem temo de abertura = 3 Disjuntor de 3 ciclos tem temo de abertura = 2 Disjuntor de 2 ciclos tem temo de abertura = 1

O clculo da corrente de interrupo feito da seguinte forma:


Iinterr.

= x (fator de multiplicao) x Ibase = MVA . 1000/ 3.kV

Iinterr.

As curvas 1 e 2 so usadas para disjuntores cujos valores nominais de interrupo esto baseados nas normas anteriores a 1964. A norma ANSI C37.5-1964 (R 1974) se aplica a estes clculos, independente da idade dos disjuntores.

As curvas 3 a 10 se aplicam aos disjuntores cujas as capacidades de interrupo esto baseadas na nova base de corrente eficaz simtrica (aps 1964). A norma do IEEE 3201972 se aplica a estes casos.
= (Vpu/Xpu) x fator x Ibase

Iinterrup.

4 RECOMENDAO
Corrente de curto-circuito para dispositivos de proteo temporizados Para a aplicao de rels instantneos deve-se usar o valor do 1 ciclo da corrente de curtocircuito determinada pelas recomendaes 1 e 2. Para a aplicao de rels com temporizao de mais de 6 ciclos, deve-se incluir no diagrama somente gerador excluindo-se os motores de induo e sncronos.

Os geradores devem ser representados pelas suas reatncias transitrias. Todos os motores devem ser omitidos. Somente os geradores que contribuem com a corrente de falta que passa pelo ramo onde o rel est localizado devem ser considerados. A componente de corrente contnua deve ser desprezada. A corrente de curto-circuito simtrica ser ento: Icc = Vpu/Xpu

POTNCIA DE CURTO-CIRCUITO TRIFSICA (SCC3)

Scc = .VN . Icc3 [MVA] Scc(PU) = Icc(PU) = 1/Z1(PU)

REDUO DA POTNCIA DE CURTO-CIRCUITO


Quando estudos cuidadosamente demonstram a sua viabilidade, as medidas corretivas trivialmente utilizadas so aquelas que envolvem alteraes na configurao do sistema, como por exemplo: Operao com linhas abertas; Operao com barramento seccionado, quando possvel.

ATERRAMENTO DE SES INDUSTRIAIS


Define-se como sistema efetivamente aterrado aquele em que o fator de sobretenso seja menor que 1,4 o que implica atender as seguintes inequaes: X0/X1 3 R0/X1 1 As quais garantem tambm que a corrente de defeito monofsico seja maior que 60% da corrente de defeito trifsico.

SISTEMAS EFETIVAMENTE ATERRADOS


As correntes de defeito so sempre elevadas; As sobretenses sustentadas so reduzidas o que permite o uso de P.R. com menor tenso disruptiva e, portanto, mais econmicos. Permite obter boa seletividade na proteo de faltas a terra. Permite nvel de isolamento menor do transformador, reduzindo seu custo.

SISTEMAS ISOLADOS
As correntes de defeito para a terra so pequenas e no causam interrupo no fornecimento. muito difcil localizar o defeito. As sobretenses sustentadas so elevadas o que implica utilizao de P.R com tenso disruptiva alta. O ajuste da proteo e a obteno de uma boa seletividade muito trabalhosa.

Filosofia americana/brasileira = sistemas efetivamente aterrados


Filosofia europia = sistemas isolados

ATERRAMENTO DO NEUTRO

Aterramento Slido
Aterramento por Resistor Aterramento por Reator

ATERRAMENTO SLIDO
No utilizados em geradores, que tem uma impedncia de sequncia zero muito baixa comparada com a de sequncia positiva, pois na ocorrncia de uma falta a terra o gerador seria submetido a esforos superiores aos impostos por um curtocircuito trifsico. No entanto, muito difundido para uso em transformadores.

ATERRAMENTO POR RESISTOR

Utilizados em sistemas no efetivamente aterrados. Por vezes, utiliza-se o aterramento do neutro por intermdio de uma resistncia no secundrio de um transformador de distribuio, conforme a fig. seguinte. A tenso utilizada para detectar defeito permite obter alta sensibilidade na proteo mesmo com corrente de defeito da ordem de 10 A. Para os transformadores, o aterramento atravs de resistncia muito difundido na rea industrial, tendo tambm como objetivo a reduo de corrente de defeito por razes de segurana de pessoal.

ATERRAMENTO POR REATOR

No utilizado na prtica em transformadores. Muito difundido em geradores e motores sncronos de grande porte, objetivando reduzir o nvel de curto-circuito fase-terra ao nvel de curto-circuito trifsico.

ATERRAMENTO POR REATOR

No utilizado na prtica em transformadores. Muito difundido em geradores e motores sncronos de grande porte, objetivando reduzir o nvel de curto-circuito fase-terra ao nvel de curto-circuito trifsico.

ATERRAMENTO DE NEUTRO DE GERADOR POR INTERMDIO DE TRANSFORMADOR DE DISTRIBUIO

Das könnte Ihnen auch gefallen