Sie sind auf Seite 1von 13

A FAMLIA NO ESTGIO TARDIO DA VIDA

Alesssandra dos Santos Pereira

INTRODUO
O idoso visto a margem do grupo social; A viso de famlia pessimista neste estgio (mitos) Os relacionamentos familiares continuam importantes na velhice; A maioria prefere morar longe dos filhos (intimidade distancia) Forte correlao entre contato social, apoio e longevidade; As mudana exigem apoio, reajustamento, reorientao e reorganizao;

TRANSIES
Lanamento do ltimo filho

TAREFAS

Depende do tipo de padres familiares desenvolvidos para manter a estabilidade e a integrao. Reduo estrutural da famlia, tarefa de separao pais-filhos e novo foco no casamento. O ninho vazio depende da capacidade de como o ninho sentido (apego excessivo ao filho ou relacionamento conjugal insatisfatrio, perda do papel materno)

TRANSIES
Aposentadoria

TAREFAS

H um aumento na satisfao conjugal (companheirismo, cuidados e interesses mtuos e intimidade sexual) Ajustamentos para os homens diz respeito ao papel de provedor (produtividade), reduo dos rendimentos, possvel diminuio das interaes sociais que foram significativas durante toda a vida adulta. As mulheres costumam ter menos dificuldades devido o papel de dona de casa. No entanto, casamentos tradicionais tem maiores dificuldades com a aposentadoria do marido. Mudana de residencia tambm implica em deslocamentos de perdas com famlia, vizinhos e comunidade. Desafio a incorporaco do marido dentro de casa, mudana nas expectativas de papel e qualidade das interaes.

TRANSIES
Viuvez

TAREFAS

Mulheres tem a probabilidade de enviuvar 4 vezes maior que os homens e tambm numa idade menos avanada. A tarefa psicossocial envolve a tristeza pela perda e o reinvestimento no futuro. Lopata (1973) trs fases:
Primeiro desatar os laos com o marido Segundo, aps 1 ano, ateno para as demandas da realidade e do funcionamento cotidiano Terceira, novas atividades e interesses.

Rtulo de viva pode ser pesado criando dificuldades Se a viuvez envolver perda de imovel, problemas financeiros, doenas que torne o vivo dependente. Recasamento maior ndice para os homens. Os filhos no costumam aprovar por no imaginar o idoso atraente ou sexualmente ativo, logo pensam que o interesse por dinheiro.

TRANSIES
Condio de Avs

TAREFAS

A condio de avs constitui uma transio sistmica que altera os relacionamentos e oferece vrias possibilidades de papel e interaes significativas. Avs e netos podem usufruir de um vnculo especial que no complicado pelas responsabilidades ,obrigaes e conflitos inerentes ao relacionamento pais-filhos. No entanto esta aliana pode ser problemtica se um neto triangulado num conflito entre progenitor e avs, ou ainda em casos que o av envolvido nos conflitos conjugais, principalmente paternidade.

TRANSIES
Doena e Dependncia

TAREFAS

A doena uma preocupao proeminente na maioria das famlias com adultos mais velhos. A deteriorizao pode ser exacerbada pela depresso, desamparo e medo de perder o controle. A doena mais difcil de manejar so as demncias senis. Interveno envolve:

Dependencia nas relaes intergeracionais Desequilbrio conjugal com a doenas de um dos conjuges.

Reduo do impacto estressante da doena Informaes sobre a condio mdica, capacidades e limitaes funcionais Orientao sobre manuteno e soluo de problemas Vinculao a servios de apoio a famlia para manter os idosos na comunidade.

REVISO

DE

VIDA

Terapia da Reviso de Vida tem um potencial imenso para muitas famlias na terceira idade. Amplia o processo de reminescencias, que facilita a resoluo das tarefas e aceitao da vida e da morte. A resoluo dos conflitos existentes no estgio tardio da vida depende do fundamentos de todos os outros estgios. Sucessivas fases da vida podem ser revisadas para que os relacionamentos sejam atualizados.

INSTITUIO

FINITUDE

As instituies costumam ser buscadas em ltimo recurso, quando as famlias esto excedendo seus limites (sobrecarregada) Sentimentos de culpa e abandono podem tornar a deciso altamente estressante Lidar com a doena mental talvez seja a tarefa mais dificil para a famlia. A adaptao familiar a perda envolve luto compartilhado e uma reorganizao no sistema de relacionamento. A morte do ltimo membro da gerao mais velha um marco para a famlia, significando agora que a prxima gerao a mais velha e a prxima a enfrentar a morte.

INTERAO GERACIONAL CRUZADA


As tarefas do estgio tardio de vida interagem com preocupaes especficas das geraes dos filhos e netos. Momentos dos eventos no ciclo de vida podem ser cruciais no ajustamento das relaes. Podem ocorrer falta de complementariedade ou ajuste quando vrios esforos desenvolvimentais forem incompatveis.

ENVELHECER BEM-SUCEDIDO
O bom funcionamento das famlias num estgio posterior de vida requer uma flexibilidade na estrutura, papis e respostas a novas necessidades de desafios desenvolvimentais. Estudos indicam que vrias respostas adaptativas, em vez de um nico padro, podem estar envolvidas no ajustamento bem-sucedido a terceira idade. Diferenas nos padres estruturais familiares, estilos individuais de personalidade, nos papis sexuais e no contexto sociocultural. A complexidade ser maior no futuro exigindo servios mais flexveis a diversidade de constelaes familiares e as novas demandas sociais.

QUESTES CLNICAS
Invisibilidade
Diagnsticos no detectados por servios mdicos Queixa de no ter famlia devem ser mais investigados Tratamento dos mais jovens pode revelar problemas com os mais velhos.

Preconceito
Suposies que idosos so resistentes a mudanas tornando inutil terapia para eles.

OBRIGADO!!

Das könnte Ihnen auch gefallen