Sie sind auf Seite 1von 44

PERCIA MDICO-LEGAL

Percia e peritos; Documentos mdico-legais.

MEDICINA LEGAL

a especialidade que, utilizando os conhecimentos tcnico-cientficos de outras cincias, presta esclarecimentos para a atuao da Justia sua prtica se d atravs da Percia

Mdica

PERITOS

Do latim: peritus - verbo perior = que significa experimentar, saber por experincia.

PERITOS

so tcnicos de nvel superior, especialistas em determinada matria e que, por designao de autoridade competente, prestam servio Justia ou Polcia a respeito de:

fatos pessoas ou coisas

PERITOS

De acordo com a investidura, os peritos se classificam em:


Oficiais Nomeados ou Louvados Assistentes Tcnicos

LEGISLAO - REA CRIMINAL

CPP - Art. 159. Os exames de corpo de delito e as outras percias sero feitos por dois peritos oficiais (PERITOS CRIMINAIS OU MDICOS LEGISTAS). 1 No havendo peritos oficiais, o exame ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior, escolhidas, de preferncia, entre as que tiverem habilitao tcnica relacionada natureza do exame. 2 Os peritos no oficiais prestaro o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo.

LEGISLAO - REA CVEL

CPC - Art. 421. O juiz nomear o perito (PERITO AD HOC OU LOUVADO de confiana do juiz), fixando de imediato o prazo para a entrega do laudo. 1 Incumbe s partes, dentro em 5 (cinco) dias, contados da intimao do despacho de nomeao do perito: I indicar o assistente tcnico; II apresentar quesitos.

HONORRIOS DO PERITO

Peritos Oficiais: so pagos pelo Estado. Peritos No Oficiais: so arbitrados pelo Juiz. Percia Civil:podem ser reivindicados judicialmente. Prescrevem em 1ano. O valor a ser cobrado pelo perito baseado: no costume do lugar ; na reputao profissional do perito; nas possibilidades econmicas dos envolvidos; tempo dispendido; na importncia e dificuldade mdico-judicria da ao.

PERCIA

A percia toda a atuao de um tcnico, consubstanciada em um documento (laudo, na maioria dos casos), para informar ou esclarecer a Justia; A percia o meio probatrio pelo qual se procurar obter para o processo uma opinio, fundamentada em conhecimentos tcnicocientficos sobre uma questo de fato que til no descobrimento ou na valorao de um elemento de prova.

PERCIA

Todos os exames elaborados por mdicos (exames clnicos, laboratoriais ou necroscpicos) e que so destinados ao uso judicial so denominados PERCIAS MDICOLEGAIS Os exames elaborados por profissionais de outras reas, desde que destinados ao uso como meio de prova em juzo, so denominados PERCIAS

CLASSIFICAO DAS PERCIAS

Segundo matria:

Mdica:

Psiquitrica Necroscpica Traumatolgica etc Contbil De Engenharia Qumica Balstica etc

No Mdica:

CLASSIFICAO DAS PERCIAS

Quanto ao ramo do direito:


Cvel Criminal Trabalhista Percia direta exame na pp vtima Percia indireta exame realizado por fichas hospitalares ou outros documentos

Quanto ao modo como se realiza o exame:


CLASSIFICAO DAS PERCIAS

Quanto aos fins: Percia de retratao apenas uma descrio (narrao minuciosa) do que foi observado pelo perito ver e repetir Percia interpretativa realizada por um processo cientfico de interpretao dos fatos e das circunstncias, no qual chega a uma concluso tcnica Percia opinativa exarado um parecer do especialista sobre determinado assunto

CLASSIFICAO DAS PERCIAS

Quanto ao momento de realizao:

Retrospectivas exames realizados no presente, mas relacionados com fatos passados com o objetivo de perpetuar os elementos de prova (maioria) Prospectivas tratam de situaes presentes cujos efeitos devero ocorrer no futuro p.ex.: exame de cessao de periculosidade (art. 775 CPP)

CORPO DE DELITO X EXAME DE CORPO DE DELITO

Algumas infraes penais, como a injria verbal no deixam vestgios ; Outras, como homicdios ou delitos contra o patrimnio, deixam modificaes no mundo material que podem ser percebidas por nossos sentidos ou por aparelhos especiais.

CORPO DE DELITO X EXAME DE CORPO DE DELITO

CPP - Art. 158. Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado. Nos delitos que deixam vestgios, ento, necessariamente dever existir exame pericial, sob pena de nulidade processual

CORPO DE DELITO

a somatria de elementos vestigiais encontradios nos:


locais dos fatos nos instrumentos peas ou pessoas fsicas (vivas ou mortas);

conjunto de vestgios deixados pelo fato criminoso.

EXAME DE CORPO DE DELITO

todo exame relacionado com o fato criminoso, inclusive aqueles feitos no local e os exames subseqentes realizados nos laboratrios da Polcia Tcnico-Cientfica; no apenas o exame realizado na pessoa.

PERCIAS

Percias em vivos violncias sexuais

em geral, conjuno carnal, atos libidinosos, gravidez, parto, leso corporal, estimativa da idade, dosagem alcolica, exames toxicolgicos, infortnios do trabalho e outros.

PERCIAS

Percias em cadveres realidade da

morte, causa da morte, necropsia em mortes violentas e suspeitas, cronologia da morte, identificao, exames toxicolgicos das vsceras e outros complementares.

PERCIAS

Percias no esqueleto identificao


antropolgica (diagnstico da espcie), sexo, estatura, idade, achados de violncia. Percias em locais e objetos impresses digitais, armas de fogo, manchas em vestes e em instrumentos.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS

Os documentos relativos s percias realizadas por mdicos so denominados DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS.

Aqueles relativos ao trabalho pericial realizados por peritos que no atuam na rea mdica so usualmente denominados LAUDOS PERICIAIS.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS

So todas as informaes de contedo mdico e que tenham interesse judicial Caractersticas:


emitidos por mdicos habilitados decorrentes de exames mdicos apresentados geralmente por escrito objetivam o esclarecimento de questo judicial

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS

Classificao:

atestados notificaes compulsrias relatrios mdico-legais pareceres depoimentos orais

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: atestados

Atestados clnicos: simples declaraes para certificar condies de sanidade ou enfermidade, p.ex., para justificar ausncia do paciente ao trabalho ( sempre fornecido a pedido do interessado) Atestados para fins previdencirios: para comprovao do estado de sade (INSS).

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: atestados

Atestados de bito: em casos de morte

natural, atribuio do prprio mdico desde que tenha assistido o paciente; natural mas por doenas mal definidas: mdicos do SVO Servio de Verificao de bito; violenta (acidente, suicdio e crime) e suspeita (inesperada, sem causa evidente): IML Instituto Mdico Legal.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: atestados falsos

O atestado chamado de: gracioso, de favor ou complacente, quando fornecido a algum por amizade ou por qualquer outro motivo; no se efetiva o ato mdico (exame, por exemplo); s vezes dado com fim de lucro; improcedente a alegao de que a finalidade do atestado meramente protocolar, sem importncia.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: atestados falsos

Alm de problemas e questes TICAS, um atestado gracioso ou lucrativo poder vir a caracterizar um atestado falso, punvel, nos termos do Cdigo Penal: Art. 302 - Dar o mdico, no exerccio da sua profisso, atestado falso: Pena - deteno, de um ms a um ano

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: notificaes compulsrias

So notificaes OBRIGATRIAS s autoridades competentes por razes sociais ou sanitrias doenas de notificao obrigatria: p.ex., dengue, hansenase, Aids, tuberculose etc comunicao de acidente de trabalho - CAT: inclui tambm doena profissional e do trabalho comunicao de ocorrncia de crime de ao penal pblica incondicionada (desde que no exponha o cliente a procedimento criminal)

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: notificaes compulsrias

comunicao de ocorrncia de morte enceflica: para captao e distribuio de rgos (Lei 9.434/1997) ocorrncias induzidas ou causadas por algum no mdico: bitos, leso corporal, danos sade (comunicao ao CRM e Polcia) ocorrncia de violncia contra a mulher: p.ex., esterilizaes cirrgicas (Lei 10.778/2003

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: pareceres

So consultas feitas a renomados especialistas na rea mdica para utilizao em processo judicial , So documentos oficiosos, particulares, encomendados pelas partes para reforar sua tese e, por isto, devem ser analisados com cautela e raramente se sobrepem aos exames oficiais

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: pareceres

Compe-se de quatro partes (no possui descrio): Prembulo: qualificao do mdico consultado Exposio: transcrio dos quesitos e do objeto da consulta Discusso: parte mais importante, onde os fatos apresentados sero analisados em mincias Concluses: modo de ver do parecerista, dando resposta aos quesitos formulados

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: depoimentos orais

Dados pelo mdico perante autoridade policial ou judicial, objetivando o esclarecimento de questo mdica de interesse judicial Tais depoimentos so normalmente reduzidos a termo

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: relatrios mdico-legais


So resultantes da atuao mdico legal: auto: relatrio ditado ao escrivo ou ao escrevente na presena do delegado ou do juiz; normalmente elaborado por peritos ad hoc; assinado pelos peritos nomeados, pelo escrivo e pelo delegado. laudo: elaborado pelos prprios mdicos; o mais comum dos relatrios; se for ditado logo aps o exame: auto; se for redigido posteriormente pelos peritos: laudo.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: laudos periciais


no existe forma legal para sua apresentao o laudo apresenta no mnimo: prembulo: dados gerais como autoridade requisitante, objeto do exame, data da ocorrncia; quesitos: na rea criminal os quesitos so oficiais e padronizados para as principais percias so perguntas relevantes para o Direito; histrico: resumidamente os fatos geradores da percia.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: laudos periciais

descrio: pormenores e etapas dos exames realizados com apresentao dos elementos colhidos no decorrer do exame - A PARTE MAIS IMPORTANTE DO RELATRIO; discusso: interpretao dos fatos, diagnsticos, prognsticos os peritos comentam os dados obtidos, discutem vrias hipteses e exteriorizam suas impresses concluses: ilaes e ponderaes decorrentes do exame feito A SNTESE DO LAUDO; respostas aos quesitos oficiais e aos formulados devem ser simples, breves, com o mnimo possvel de palavras fecho ou encerramento.

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: outras questes


falsa percia prazo para realizao da percia prazo para entrega do laudo suspeio, incompatibilidade e impedimento dos peritos

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: falsa percia


prevista no art. 342 do CP alcana peritos oficiais e no oficiais na falsa percia o especialista PROPOSITADAMENTE:

faz afirmao falsa ou nega a verdade ou silencia sobre fato relevante

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: prazo para realizao da percia

CPP

regra: o mais rpido possvel excees:


exame necroscpico mnimo de 6 horas exame complementar de leso corporal mnimo de 30 dias

CPC

logo aps a nomeao pelo juiz

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: prazo para entrega do laudo

CPP

regra: 10 dias excees:


cessao de periculosidade (1 ms ou 15 dias) incidente de insanidade (at 45 dias) dilao solicitada pelos peritos outras hipteses

CPC

regra: prazo determinado pelo juiz excees:


dilao solicitada pelo perito do juzo 10 dias a mais para os assistentes tcnicos

DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS: suspeio, impedimento, incompatibilidade dos peritos

Suspeio: vnculo do perito com as partes Impedimento: relao de interesse com o objeto do processo Incompatibilidade: outras razes de convenincia previstas nas leis de organizao judiciria tais situaes so as mesmas previstas para os juzes (CPP arts.: 252, 253 e 254. / CPC arts.: 134 e 135)

Captulo X - Atestado e Boletim Mdico


CDIGO DE TICA MDICA:

vedado ao mdico: Art. 110 - Fornecer atestado sem ter praticado o ato profissional que o justifique, ou que no corresponda verdade. Art. 111 - Utilizar-se do ato de atestar como forma de angariar clientela. Art. 112 - Deixar de atestar atos executados no exerccio profissional, quando solicitado pelo paciente ou seu responsvel legal. Pargrafo nico: O atestado mdico parte integrante do ato ou tratamento mdico, sendo o seu fornecimento direito inquestionvel do paciente, no importando em qualquer majorao de honorrios. Art. 113 - Utilizar-se de formulrios de instituies pblicas para atestar fatos verificados em clnica privada.

Captulo X - Atestado e Boletim Mdico

CDIGO DE TICA MDICA:

Art. 114 - Atestar bito quando no o tenha verificado pessoalmente, ou quando no tenha prestado assistncia ao paciente, salvo, no ltimo caso, se o fizer como plantonista, mdico substituto, ou em caso de necropsia e verificao mdico-legal. Art. 115 - Deixar de atestar bito de paciente ao qual vinha prestando assistncia, exceto quando houver indcios de morte violenta. Art. 116 - Expedir boletim mdico falso ou tendencioso. Art. 117 - Elaborar ou divulgar boletim mdico que revele o diagnstico, prognstico ou teraputica, sem a expressa autorizao do paciente ou de seu responsvel legal.

CDIGO DE TICA MDICA:


Captulo XI - Percia Mdica

vedado ao mdico: Art. 118 - Deixar de atuar com absoluta iseno quando designado para servir como perito ou auditor, assim como ultrapassar os limites das suas atribuies e competncia. Art. 119 - Assinar laudos periciais ou de verificao mdicolegal, quando no o tenha realizado, ou participado pessoalmente do exame. Art. 120 - Ser perito de paciente seu, de pessoa de sua famlia ou de qualquer pessoa com a qual tenha relaes capazes de influir em seu trabalho. Art. 121 - Intervir, quando em funo de auditor ou perito, nos atos profissionais de outro mdico, ou fazer qualquer apreciao em presena do examinado, reservando suas observaes para o relatrio.

Das könnte Ihnen auch gefallen